quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A Naúsea...

Quando era novo nunca me envolvi com mulheres feias. Mas na Marinha tive um amigo, um tipo chamado Farriello…cuja especialidade era as mulheres feias. …Se íamos a um baile, disparava direitinho à mais feia das raparigas presentes. Quando me ria dele, respondia que não sabia o que estava a perder. Elas são frustradas, dizia-me. Como não são tão bonitas como as imperatrizes que escolhemos, fazem tudo o que queremos. Na sua maioria, os homens são estúpidos, afirmava, porque desconhecem isso. Não compreendem que, se abordarmos a mulher mais feia, ela revelar-se-á a mais extraordinária. Se soubermos desinibi-la, claro. Ah, mas se conseguimos! Se conseguimos desinibi-la não sabemos por onde começar, de tal maneira ela vibra. E tudo porque é feia. Porque nunca é escolhida. Porque fica a um canto enquanto todas as outras dançam.’
In ‘A Mancha Humana’, de Philip Roth

A brutalidade destas dez linhas quase não merece comentários adicionais. A crueza do calculismo masculino, que não espanta, mas choca. Que ainda choca, apesar da inacreditável quantidade de ‘Farriellos’ que proliferam, rastejando na sombra. Conheço alguns, lamentavelmente. Segundo me consta, ainda respiram. É pena!

Ah, e tal, são feias. Até lhes estamos a fazer um favor…na verdade, até nos deviam agradecer!’

É isto que passa na cabecinha de homens destes… o clássico exemplo do pulha, que vai à 3ª Distrital com uma equipa de Champions. Não se faz. Pode ser mais fácil, mas não se faz. Precisamente porque é mais fácil, não se faz. Não se exploram fragilidades. É uma regra basíca do respeito. Uma mulher, por ser aparentemente menos atraente, não é ‘carne para canhão’. E devia ela mesma ter consciência disso. Infelizmente, há mulheres que não conseguem desenvolver uma segurança básica que lhes permita resistir à atenção que lhes é dada e que cai, como mel no pão, na chaga viva das suas carências de afecto. Tornam-se presas fáceis. Querem ser agradáveis para continuar a merecer as migalhas que lhes atiraram inesperadamente. Elas não são parvas; tentam manter-se em jogo como podem, porque sabem que, pelos padrões do mundo masculino, estão em desvantagem, à partida …

Todos sabem – ainda que nem todos estejam dispostos a admiti-lo – que, para os homens médios, na dança feromonal da sedução inicial, a importância da personalidade é inversamente proporcional à profundidade do decote, à sinuosidade do corpo e à simetria do rosto. Perguntem a um homem médio o que procura na mulher ideal e ouvirão certamente os ‘clichés’ do costume: inteligente, divertida, companheira. Raramente ouvirão dizer: bonita, copa 44F, rabo de fazer rebolar os olhos, boquinha de…bom, disso mesmo que estão a pensar. ( não estou a dizer que uma copa 44F bonita e com um rabo de sonho não possa ser inteligente, divertida ou companheira, atenção!) Contudo, ponham estas duas mulheres lado a lado, em circunstâncias absolutamente iguais, e adivinhem com quem vai para casa o nosso rapaz médio? A testosterona é uma força poderosa…

(Pequeno aparte: As mulheres inteligentes, quer sejam bonitas ou não, aguentam o golpe de serem preteridas pelas copas 44F e os rabos de sonho. Riem-se interiormente do rapaz médio e até agradecem a ajuda que lhe separou o trigo do joio. Se calhar até lhes interessa mais o tipo discreto, que as fita a direito do fundo do bar, sem sorrisinho ‘pintas,’ e que não está a olhar-lhes para as mamocas e a babar como um idiota … )

Dizia eu que a testosterona é uma força poderosa. E cega. Não importa se é bonita ou feia na hora do ‘bora lá’. O 'Farriello' tem é de ‘pontuar’. O 'Farriello’ dirige-se às mais feias para jogar pelo seguro. Para afogar as suas próprias inseguranças. É o seu próprio receio de rejeição (que o impediria de ‘pontuar’, e implicitamente o tornaria alvo de chacota dos seus pares) que o leva a ir ao alvo mais fácil. O Farriello é um cobarde frustrado. É a sua frustração de saber que não pode ter a mais bela do baile, nem a segunda mais bela, nem a terceira mais bela, e o medo de ficar inactivo (enquanto todos os outros se perdem em lingerie de seda) que o impele a contentar-se com o que cair na rede. Prefere apanhar as migalhas do que ficar sem nada. O 'Farriello' torna-se, ironicamente, na 'mulher feia'… E, assim sendo, acaba por andar a foder-se a si mesmo, não é?
...O Farriello é mesmo irremediavelmente estúpido...
Nota: as minhas apologias pelo vernáculo. Não é hábito que alimente e deve chocar alguns...mas, não sejamos hipócritas, não havia alternativa condigna.

29 comentários:

  1. Olá!
    Adorei...concordo inteiramente contigo ;=)
    Este post está uma delica...
    Os homens têm muito a evoluir...


    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Hei, tu não deixaste margem para qualquer comentário, pois disseste tudo que havia a ser dito.
    Malditos estupidos.
    Eu cá costumo dizer que não mando a dita à merda.
    Beijinho e bom dia para ti.

    ResponderEliminar
  3. Nina, e que tal umas sessões de psiqoterapia á minha pessoa?? É que ando ando a precisar mesmo, talavez por fazer parte do lote das feias lol
    :-)

    Mais a sério (embora a parte da feia não seja a brincar) adorei este teu post.
    Decreves na perfeição essa especie deveras nada inteliegente dao especime masculino, e como dizes o mal está neles, porque no fundo são uns inseguros, eles é que tem medo de ser rejeitados pelas mulheres e "servem-se" duma caracteristica menos favoravel das mulheres (se bem que beleza é algo mto relativo como todos nós sabemos) para explorarem os sentimentos dos outros.
    Mas nós é que acabamos por ser as pessoas inteleigentes, que é algo de to mais importante do que toda a beleza deste mundo, porque nos livramos de tipos desses com uma pinta do caraças!! :-)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. é verdade que se fala desse assunto entre os homens!
    mas sem querer levar a conversa para o sexo e apenas falando na inteligência... essas meninas dos concursos de miss e muitas modelos ajudam que a teoria que falaste tenha o seu peso!
    parte da beleza de muitas acaba quando abrem a boca!

    (note-se que não apoio o uso de pessoas)

    ResponderEliminar
  5. Pssst, Vício, caladinho, queres estragar o esquema?

    Quanto ao poste, eu até percebo, é o que em linguagem de gestão se chama de "aproveitar um nicho do mercado".

    ResponderEliminar
  6. Mjf: A questão é: como é que lhes metemos isso na cabeça?
    Beijocas

    D. Antónia Ferreirinha: Fizeste-me rir com essa dos malditos estúpidos! ;)
    Beijos

    Eumesma: Epá, com a crise que anda por aí não me importo de fazer uma perninha como psicóloga. Levo baratinho, por ser para ti.
    Como deves calcular, nem vou comentar a parte do feia que enfiaste aí algures...a fealdade também pode ser um estado de espírito. E, nao me parece de todo que te possas incluir na categoria, mas tens de ser tu a acreditar nisso! (ó pr'a mim a começar a facturar como terapeuta! ;))
    A questão fundamental é que é errado explorar fragilidades. Ponto. Não há desculpa para isso. É do mais cobarde que se pode ser. Não gosto de cobardes...
    Beijocas

    Vício: tens toda a razão. A própria Kate Moss disse algo do género: 'ser modelo faz mal ao cérebro, mas faz ganhar muito dinheiro' (citação numa 'Sábado' do mês de Julho). Mas, com quem é que quererias sair se não tivesses a oportunidade de ouvir a musa a debitar bacoradas? Com a modelo/miss ou com a mulher banal? A questão é essa. Os homens, alguns, bom, a maior parte, pensa no imediato. No imediato, uma modelo/miss/gaja boazuda é bem mais interessante do que uma mulher banal. Então, o homem dispara em direcção a essa. Esquece-se é que a mulher banal o está a observar, e a tirar as suas conclusões. Depois, quando a modelo abre a boca e borra a pintura, o homem volta a olhar para a mulher banal. Só que...tarde piaste! Agora é ela que não quer um gajo que se deixou iludir por um rabo bamboleante. E o gajo, que se achou muita bom por sair com a modelo, acaba por não ter outro remédio senão continuar a sair com as 'bimbos' porque as Mulheres de jeito são, elas sim, selectivas.

    Bom...isto já dava outro post. :)

    Nota registada e devidamente apreciada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Rafeiro: O Michael Porter deve estar a descabelar-se neste preciso momento!
    Tsk, tsk, tsk...

    ResponderEliminar
  8. Capitão: eu levo, que não é nada comigo. Eu até nem sou muito feia! ;)
    MAs não gosto destas coisas, que a falta de caracter complica-me com os nervos!

    ResponderEliminar
  9. Ora bem safirita, já disseste o que eu ia a dizer: as mulheres de jeito são selectivas. Há mais para acrescentar? eu acho que não.
    Quanto aos farrielos desta vida, coitados...temos de ter pena deles...na verdade, quem é o levado é o farrielo, e não a tal mulher supostamente feia...ou ele acha que lá por ser menos atraente segundo os seus parâmetros duvidosos, não é capaz de um acto de caridade?...bolas,isto já me soa outra vez ao "gosto tanto de ti que nem me importo que tenhas borbulhas no rosto". O que vale é que com borbulhas ou sem elas, o meu tico e o meu teco ainda tinham amor próprio (e engedraram um elaborado plano de vingança, que só prova o que eu disse...o gaijo achou que era ele quem estava a seduzir...mas no dia a seguir, perante a insignificancia e despeito com que foi brindado -totalmente ignorado, num "ora prova lá do teu próprio veneno" ao cubo- descobriu que estava perdida e irremediavelmente apaixonado. Claro que só levou com uma gargalhada na tromba. muahahahahahah. Mulheres com cerebro são perigosas. E se têm o ego ferido, então...
    Vai daí, eu pergunto: porque é que há algumas subespécies da espécie machu pichu que se declara apaixonado apenas quando o objecto da sua suposta paixão se compromete ou anilha ou lhe demonstra uma total indiferença? porque é que quando houve oportunidade não se mexeram, e dez anos depois, sabendo-nos bem e felizes, resolvem que afinal significámos mais do que aquilo que se aperceberam na altura e começam a querer virar o bico ao prego?...interessante tema.

    ResponderEliminar
  10. Vani: xiii, mulher, que até tive de maximizar o ecrã! ;)
    Olha, na segunda feira deu um documentário sobre cabras maltesas, do National Geographic (todos os dias na 2, por volta das 20:30). E, a parte final do teu comentário fez-me pensar nisso. O bode passa o ano inteiro a combater com os seus congéneres, para garantir que são os seus genes que passam para a geração seguinte. Não sei, talvez os gajos pensem da mesma forma quando vêem que a oportunidade passou. A necessidade da conquista impele-os a cortejar a fêmea que anteriormente desprezou, talvez por não haver mais nenhum macho com quem competir.
    As cabras malteses são seres fascinantes. Mas tive de parar de ver porque não aguentei quando uma caiu e apareceu com a pata dianteira completamente partida, dobrada em locais pouco normais... fugi a sete pés. Não suporto ver bichinhos a sofrer.
    Bom, não sei se te ajudou esta analogia com o bode montês...LOL
    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Chiça, que as garras hoje estão afiadas ;)
    Mas com toda a razão, brincar com os sentimentos (qualquer um) das pessoas (qualquer uma) só mostra mesmo falta de caractér e baixeza.

    ResponderEliminar
  12. mulheres feias? isso é como as cores...não existem.

    beijos

    ResponderEliminar
  13. Rosa: É a minha veia de defensora dos oprimidos...não suporto injustiças, e suporto menos ainda que se gabem destes comportamentos aberrantes. MAs estou muito mais calma, agora :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Rocket: sempre galante...ou serás daltónico? ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. até perdi a vontade de "miar" qualquer coisa..... ainda bem que somos todos parecidos.... mas muito diferentes....


    olha uma miadela para ti....


    hehehehe

    ResponderEliminar
  16. Vsuzano: Os parecidos muito diferentes destacam-se sempre. E são sempre muito bemvindos!
    Podes miar aqui à vontade, homem ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Sem querer ser muito dissonante, mas já sendo :-)
    Acho que está por aí uma grande confusão entre a "mulher ideal" e a "gaja que se quer levar hoje/agora/já" para a cama.
    As necessidades biológicas (a abstinência é uma doença) e algumas cargas etílicas podem tornar o homem médio num Farriello qualquer.
    Agora a "mulher ideal" é aquela que se quer como companheira e por isso o homem médio a deseja inteligente (mas não mais que ele para não passar por parvo) e divertida (ma non troppo que não é para andar a divertir os outros). E quanto aos decotes e quejandos isso será, eventualmente, para o "antes" depois da "conquista", para o homem médio, o vestuário ideal da "mulher ideal" é a burka.
    p.s. já agora o Farriello será assim uma espécie de "trinco", de "cabeça de área" como lhe chamam os brasileiros, por isso é muito mais um destruidor de jogo do que criativo e só costuma marcar golos de bola parada ou com remates de longe :-)

    ResponderEliminar
  18. Ai, o que já me ri práqui!!!

    Enfim, não tanto com o tema, que tal como tu, não acho graça a esse tal de Farriello, mais as suas "habilidades" conquistadoras, mas com os comentários. A começar pela Van, que diz que não há nada mais a dizer e depois faz um post dentro do post... Ou o Rafeirito a falar de nicho de mercado, ou o Vício a dizer que a beleza de muitas acaba quando abrem a boca!

    Quanto ao tal idiota do livro, o melhor mesmo é desprezar gajos dessa índole, tendo a secreta esperança que alguma mulher "seduzida" descubra a sua manigância a tempo, sendo campeã olímpica de luta livre... :)

    Beijocas!

    Post-Scriptum - a velha história de loira burra é um mito. Há muita mulher bonita e inteligente, podendo ser loira ou não. Homens ressabiados é que lançam essas "ficções"...

    ResponderEliminar
  19. Miga, TU ÉS LINDA!
    Mas realmente "Farrielos" é o k mais há neste mundo. Quem são os D. Juans senão os ditos Farrielos?
    Mas as mulheres têm muita culpa da sua existência pk olham-se ao espelho e pensam k por não terem as ditas medidas 86-60-86, já não têm valor enquanto seres humanos.
    A grandiosidade do ser humano está nas suas conquistas e o k ele faz com elas.

    Beijinhos lindos

    ResponderEliminar
  20. Muito giro este teu post e carregadinho de razão também! Se eles são a pior das criaturas porque o fazem, elas são mais burras ainda porque caem na cantiga do bandido deles e vice versa, claro! Sim, porque isso ser coisa só de um dos sexos, já lá vai!
    :) Grande beijinho e continuação de boa semana!

    ResponderEliminar
  21. Paulo Tomás Neves: adorei a analogia final, mas não concordo lá muito com o resto. 'Antes da conquista' e 'depois da conquista'? Ui, ui, ui, nem vou entrar por aí, senão temos aqui um motim não tarda! :)
    A questão é que os homens dão demasiado enfâse ao aspecto físico. Isso irrita-me. Não porque me sinta de algum modo inferiorizada, mas porque enfraquece a minha visão do Homem em si. E eu só posso estar com quem respeito em absoluto. Se algum se chega perto sem outra coisa que não premente virilidade, pode ir com a malinha às costas. Há bonecas insufláveis para as premências inadiáveis. Não chateiem as moças em vão, é basicamente essa a mensagem.
    Beijinho

    Teté: a Vani é...unbeliavable. O que eu me rio com ela também!
    Sim, a gente vai desprezando, mas o pior é que os tipos são tão medíocres que nem se importam com isso. E continuam, que é o que me espanta mais. E apuram a técnica...
    Ou luta greco-romana ou a bela da esgrima, mesmo. Nada de tão drástico como a Lorena Bobbit, mas ali um frissonzinho no fio da navalha...
    nota mental: trazer sempre um canivete na mala!
    Beijocas


    Zabour: MIGA, ÉS MESMO EXAGERADA!!! Aliás, para provar a tua afirmação é contar a quantidade de gajso que eu tenho de pisar para conseguir dar um passinho que seja. É que não desgrudam! ;) Tonta!...
    Ah, sem dúvida, as mulheres têm muita culpa. Mas há pessoas mais frágeis que outras, que têm vivÊncias dramáticas e que se anulam na busca de um placebo para o seu sofrimento interior. O sacana do Farrielo aproveita-se disso. É que, que isto fique bem claro, n tenho anda contra desde que a 'vítima' saiba ao que vai. Aí a escolha é dela. MAs quando há clara manipulação e mentira, aí, não há perdão!
    Beijos mimosinhos

    ResponderEliminar
  22. Li: concordo contigo, claro. Há de tudo, e há muitas mulheres que são tão 'Farriellos' como o mais reles dos homens. Mas acho que o contrário ainda prevalece.
    A melhor solução é sermos nós mesmas, estar atentas e evitar engodos...e tentar manter o sorriso, apesar de às vezes ser MUIIIIIIIIIIIIIITo difícil.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Mas olha que na minha opinião quem, de facto, conquista são as mocinhas, mas quanto a isso tens razão é outra conversa (Amotinada!? Talvez não) :-)

    E essa de os homens darem demasiado enfâse ao aspecto físico é só uma parte da história. Por um lado porque a mulheres também dão enfâse ao aspecto físico (se é em demasia ou não já não sei) e por outro porque o aspecto físico é a “montra”, chama a atenção, e só é exclusivamente decisivo nas relações “fast food”. Para algo mais perene o que cativa é o resto, sem qualquer desmerecimento para a parte física. O ideal é o tudo em um mas isso, essa tendência pela globalidade ou pela parcialidade, acho que nem sequer depende do género, faz é parte da espécie. Há algumas mocinhas que são perfeita Farriellas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. És sublime!!! Tenho muito orgulho em ser tua irmã e nada mais digo...

    Beijos enormes

    ResponderEliminar
  25. D. Antónia: tou em falta, eu sei, mas tenho um plano e vou dar-te conta dele ainda hoje!!!
    Bjs

    Mana: Eu acho que ainda me podias elogiar mais, que eu estava a gostar, mas pronto, não faz mal! ;)
    Beijos mais enormes ainda

    Paulo Tomás Neves: já respondo, que o teu leva mais tempo ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Lindo! 20 valores!

    Concordo com o que escreveste.

    Além disso detesto os homens que se acham uns garanhões e uns grandes pintas. Acho que a discrição os supera sempre!

    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Paulo: concordo em absoluto com a parte das mocinhas farrielas. Existem, claro. Acho-as umas cabras, by the way. Não entendo a usura, nem o aproveitamento da fraqueza humana nem o embuste, que é o que está em causa. É evidente que o aspecto físico conta, nem vou negar isso. Para ambos os sexos, claro. MAs, não me passa a mim pela cabeça chegar ao pé de um homem menos atraente e 'ludibria-lo' para me servir a meu bel prazer. Se não sinto qualquer conexão com a pessoa, simplesmente não a abordo. E inversamente, nunca alimento esperança a uma pessoa que me aborde, e pela qual não sinto atracção particular. É uma questão de respeito. OS Farriellos,masculinos ou femininos, obviamente, não o têm.
    Beijinhos

    ResponderEliminar