domingo, 24 de agosto de 2008

'Bitching'


Do inglês ‘to bitch about’: criticar enfática e ruidosamente, sem propósito construtivo ou contributo válido. O equivalente a ‘moer o juízo’, em português corrente. Quem quiser pode substituir o verbo por vernáculo com a mesma terminação. I know I would...

Pensei em cabras várias vezes ontem à tarde, enquanto descia pela escarpa da Serra do Risco, na Arrábida. Já tinha pensado o mesmo durante a manhã, quando descia a escarpa do Cabo Espichel. O termo 'cabra' foi aliás uma constante no meu dia. Por um lado, fiquei com a certeza que fui, efectiva e inequivocamente, uma cabra numa vida anterior. Digo-o com esta convicção, porque só uma cabra poderia caminhar graciosamente pelos caminhos acidentados que percorremos ontem. E, tendo em conta que nem levei as botas de montanha (porque não combinavam com os meus igualmente pouco adequados calções), ter saído dali sem ossos partidos e só com alguns arranhões menores, revela capacidades inatas que só um poderoso gene caprino ressuscitado poderia conferir a esta mocita citadina nos dias úteis.

A outra vertente da palavra cabra que se me assomou ao cerebelo durante o dia inteiro foi bem menos positiva. Há daquelas pessoas que nos tiram do sério só de olharmos para elas. Afectadinhas e parvinhas, sem jeitinho nenhum para coisa alguma e que, para disfarçar essa manifesta incapacidade de por um pé em frente do outro e fazer como toda a gente faz, brada contra cada pedrinha e cada declive mais acentuado. 'Ai, que horror! Não consigo, não consigo...' (Ó amiga, não consegues, fica aí à espera, mas cala-te!!!!) 'O quê???? Mas vamos ter de passar por aí? Presos à corda?????' Ok, estávamos suspensos por uma cordinha a 35 metros dos pedregulhos e do mar, mas so what?? As grutas não têm elevador, amiga! Hello!!! As grutas estão onde calha, sim...geralmente lá para o fundo da escarpa. Ainda conseguiu ter um pretenso ataque de pânico (mana, daí termos estado a enregelar durante meia hora...agora que penso nisso) e perder os óculos na ravina. Culpou tudo e todos em vez de assumir que devia ter ficado em casa. Nós agradecíamos!

'Ai, eles estao doidos?! Mas tu estás a ver esta inclinação? Ai, não, não, não vou, não vou! Isto não é programa que se faça...isto é perigosíssimo!'. 'Ai, que horror, e depois para subir como vai ser?' (amiga, por mim podes apodrecer aí em baixo que eu não te levo às costas!)

Coitado do marido. Não fosse ele ser igualmente débil mental, teria uma palavra de conforto para o homem. Mas não tenho. Temos pena. Uma pessoa que se casa com aquilo não merece viver!

Havia outra cabra em potência, mas esta só não queria andar ao sol. É que é um facto conhecido a existência de chapeus de sol e espreguiçadeiras de cinco em cinco metros numa escarpa. Estão ali plantadinhos, à nossa espera...

ARGH!

Não tenho paciência para gente maricas...afinal, eu até já subi o Pico!! (é uma private com a minha irmã, que também foi comigo ontem e foi uma valente! modéstia à parte, somos o máximo, mesmo ;)). (mas é verdade que subi o Pico. Um dia, quando ultrapassar o trauma, hei-de fazer um post sobre a expedição mais bizarra que já passou por terras açorianas).

Ao fim de oito horas de marcha e escalada com bitching, confesso que foi um alívio meter-me no carro e voltar para casa.

Para quem estiver interessado no estado da minha velha carcaça: hoje não me mexo lá muito bem. Há músculos que sinto onde não era suposto e outros que não sinto onde ainda ontem estavam...A cabra deve ter ido embora durante a noite...

Fiquei eu...

Aturem-me!

Béeeeee Béeeeeee!!

PS: Esta e outras actividades na área da geologia, biologia , arqueologia, visitas a faróis etc estão integradas no programa 'Ciência Viva no Verão'. É gratuito e é muito giro. E é a nível nacional. Para a semana, aqui a menina vai visitar o Farol do Cabo Espichel. Com sorte, calha-me a mim acender o 'giracoiso'. Se ouvirem dizer que houve naufrágio por estas bandas, sshhiuuuuu! eu nunca lá estive!

PPS só para sportinguistas: Aquele 'penalty' foi 'penalty' mas foi em Marte!!!! Já começa, pá...Ca nervos!

19 comentários:

  1. Aaaahhhh! Acabo de concluir que não sou cabra! Nem das primeiras e, por conseguinte, também não das segundas... :)))

    Não vou para passeios desses, precisamente porque já não me sinto com a agilidade física necessária, de modo que prefiro ficar em caselas ou dar outro tipo de passeios! Isso, e ainda por ter horror ao caricato que é fazer essas figurinhas!

    Ontem fui até Sesimbra, rever o filhote e trazer roupa para lavar e jantar com toda a famelga que está de férias por lá. Nos franguinhos da Guia, que dada a fomeca com que estava (mesmo sem ter andado nos "alpinismos") me souberam lindamente!!!

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  2. Grande mulher.
    Olha se fosse eu o mais certo era ficar-me por casa, rsrsrsrs.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Amiga, alturas nem pensar!Tenho umas vertigens que dão origem aos piores pensamentos mórbidos que possas imaginar. Em Viena obrigaram-me a andar na roda gigante, aquela que aparece numa feira da série "Rex, o cão polícia", gritar não gritei pk sou uma lady, mas se pudesse fugir podes crer que o fazia. Enquanto todos riam e passeavam pela cabine, o je estava sossegadinha sentada no banco quase sem respirar, o que no meu caso estar quieta sinal que a coisa é grave.

    Beijokas vertiginosas

    P.S.Olha que para dia 6 já tens programa, nada de marcares subir o Monte Evereste nesse dia.

    ResponderEliminar
  4. LOOOOOOOOL, agora estou curiossima pra saber dessa aventura caprina açoriana!!!!!! muié, que aventureira! ;-)))

    por acaso irritei-me com o jogo do sporting ontem :-p. mas por razoes diversas: andámos pelos lados de albufeira a ver lojas de móveis (já tou fartérrima dos ditos!), e fomos jantar ao algarveshopping e espreitar a divanni e divanni (foooogeee, que os gajos são caros) e a interforma (deliciosa,mas mais cara que o raio). Aqui a je cheia de fomeca, de tabuleiro com penne e molho de tomate na mão, e nem um lugar pra sentar pq as excelencias estavam todas a ver o jogo!!!! GRRRRRRRRRRRR!

    ResponderEliminar
  5. Olha pois eu andei a subir a escadaria da sagrada familia de barcelona, nos tempos em que tinha tempo e dinheiro pra passeatas, e tive de evitar olhar pra baixo. Subir agté foi como o outro, agora descer...pÔ, aquilo é a pique, escuro, vertiginoso...cheguei ao fim com as pernas a tremer tanto que mal me dava em pé!!! =D acho que os montes everestes não são pra mim loool!

    ResponderEliminar
  6. Pois que partilho da tua opinião de que há gente muito estúpida...

    Mas mesmo no meio de gente estúpida a nossa little adventure foi muito fixe!!! Mesmo com os músculos ressentidos... Temos de fazer mais coisas destas e comungar o espírito caprino.

    Beijos

    PS - No comments para a vergonha da arbitragem no jogo do grande SCP!

    PSS - «...por terras açorianas»!?! ou açoreanas! Eheheh

    ResponderEliminar
  7. já me fartei de rir...
    .
    .
    mas olha eu estive em Alvalade e aquele árbitro deve ter ficado com os tímpanos a latejar...
    beijocas
    CarlaSofia

    ResponderEliminar
  8. afinal quantas serras existem no meio da serra da arrábida?

    cacete, sempre a prender...

    beijos miaus

    ResponderEliminar
  9. Teté: exactamente, eu também nunca iria para uma corrida de motos, por exemplo. Há que ter noção dos limites...
    Mas a senhora poderia ter optado por não fazer o percurso em escalada até à gruta, mas a filosofia era 'se os outros vão, eu também vou'. isso é estúpido quando não se está seguro se se consegue...e pode ser perigoso, para si e para os outros. Na verdade, apesar de estarmos amarrados com um arnês e presos à corda, bastava um escorregar e cair, para ir toda a gente atrás. Também achei pouco judicioso da parte da organização não especificar que o passeio envolvia escalada radical. Mas enfim...
    Ora bolas, se soubesse que andavas por Sesimbra desafiava-te para um café! ;)
    Beijocas

    D. Antónia: qual grande! Só meço 1,63m! ;) Ficavas nada em casa, as mulheres do Nuorte não ficam em casa, carago!
    Beijocas

    Vani: Olha, eu nem tempo tive para ver a Sagrada Família qdo estive em Barcelona! Sendo assim ias adorar as pirâmides maia no México. Também são de impor respeito.
    A aventura caprina no Pico tem de ter a aprovação do Rafeiro e da Gata primeiro. Até pode ser que o convença a escrever a meias... ;)
    Pá, os sportinguistas têm de estar sentados para não cairem com síncopes com as arbitragens vergonhosas de que são alvo volta e meia!
    Beijos verdes :)

    Mana: Farol? Sim ou não, até quarta feira.
    Beijos

    Carla Sofia: Eu é que não acho piada nenhuma a começarmos o campeonato com o Polga castigado...
    Espero mesmo que o tenhas insultado ferozmente!

    Rocket: o meu cantinho é um poço de sapiência. Pois pasma, meu querido, são três as formações que constituem a cadeia da Arrábida. Também não sabia, mas já agora partilho: serra de São Luís, Serra da Arrábida (570m, acho. Ou 580m, é por aí) e Serra do Risco (350m). E a cadeia continua mar adentro, obviamente submersa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Esta mulher, a grande Safira, não pára de me surpreender.

    É subir ao Pico, é ir ao deserto na Tunísia, é aventuras na neve, é subir escarpas... ufa... esta Mulher é demais!!!!!

    Só é pena que nem todos os acompanhantes sejam de fibra como tu!!!!

    Bem, não te elogio mais porque imagino que já devas ter baba no chão... :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Algum sportiguista viu o golo do Hulk? Já começa... Ehehheh

    ResponderEliminar
  12. Carracinha: ó linda, também passo muita tarde de domingo a ver tv...ou a fazer ponto de cruz. É o que se chama aproveitar a ocasião. Estou sempre pronta para um programa interessante. E tudo o que tiver a ver com natureza e bicheza, estou lá caida!

    Não, não tenho baba, que eu sou uma rapariga modesta. Não me impressiono a mim mesma com nada do que faço porque, se eu faço, mais três trilhões e meio de pessoas no mundo também fazem. Vocês é que me mimam muito, mas também não torço o nariz a isso.
    Beijo grande, linda
    (já vou fazer a minha ronda ao almoço, isto hoje está complicado por aqui...)

    António Sabão: Olá, olá! Por acaso não vi, só ia mudando de vez em quando para ver o resultado. Já se sabe, agora que o campeonato arrancou, acabou-se a simpatia. Todos os pontos que o fcp perder serão bemvindos. hihihihhihi
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. tanta gabarolice por causa desses feitos basicos?
    e se eu te disser que já subi o everest?
    é verdade que acordei logo a seguir a ter sonhado isto, mas que subi, subi!

    ResponderEliminar
  14. quanto ao penalti... é possivel que tenha acontecido o que o paulo Bento disse! deve ter sido o tipo que marcou o campo que meteu a linha no sitio errado!

    ResponderEliminar
  15. O que eu já me ri com esta história das cabras :) Como sempre bem escrito.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  16. eeeeeeeeei, um texto escrito a meias com o rafeiro era digno de se ler, era sim senhora!!! forçaaaaaaaaa! fico á espera!!!! =D

    ResponderEliminar
  17. Vício: eu acordei mesmo, no Pico. Foi a pior noite da minha vida!
    Beijos

    Viajante: bem regressado ao gatil!
    As cabras são tramadas...;)
    Beijinhos

    vani: tenho de falar com ele. Claro que ele censura-me metade, para não fazer má figura. LOL!

    ResponderEliminar
  18. Vício: acordei cheia de pica...para sair dali para fora!
    Bjs

    ResponderEliminar