quinta-feira, 3 de julho de 2008

Ainda sobre a Tunísia… ( Que é como quem diz: ‘vamos mesmo levar com a gaja e o seu estúpido deserto até ao final dos tempos’)

Não temam, vou escrever em parágrafos curtos. Vão ser mais ou menos dez, divididos por temas de interesse. Do meu interesse, claro. Já do vosso, não garanto. Temos pena…;) E vai haver fotos. Já estão a babar de anticipação? Suspeito que não, mas não faz mal, que eu agora vou sempre em frente, contra ventos e marés!
Cá vai:

1) O grupo: Éramos 12. Quatro casais, um pai e um filho, e duas mocitas a viajar a solo (eu incluída). Deste universo rifava dois logo à chegada, no aeroporto. Passados dois dias pagava a um berbere para me levar outros dois e atá-los a um cacto no meio do nada. No entretanto amordaçava outra, para ver se a conversa variava dos cozinhados e das 473 formas de cozinhar bacalhau. O resto, tudo bem, incluindo o marido desta última que se portou bem até ao momento em que na despedida, já em Lisboa, não encontrou nada melhor para dizer do que ‘então muito gosto e que Deus lhe dê um princípe encantado que a faça muito feliz’. Gosto sempre que me digam isto. Especialmente quando vem a propósito de…absolutamente nada! Enfim...
E como gente boa atrai gente boa, tive a sorte de ser ‘adoptada’ por um simpático casal de Viana do Castelo, castiços como poucos, e criar uma empatia imediata com a Paulinha, companheira de regateios e gargalhadas. Nunca mais nos largámos. Tivessemos um cão e seríamos os famosos Cinco, sempre juntos! Na verdade, criámos um subgrupo, sempre a fazer pandilha com o guia Amen e o motorista Ali, uns queridos.

2) A comida: Condimentada, claro. Não é para estômagos delicados. Gostei muito da variedade das saladas, alegradas por inesperadas alcaparras, e de um guisado de lentilhas, cujo nome se me varreu. Os doces também são algo inesperados para o nosso paladar habituado a cremes de ovos e merengues. Nada disso: tudo muito sóbrio e mais para o seco, com recheio de tâmaras, ou frutos secos. E uma tarte maravilhosa, com creme pasteleiro com aroma de jasmim. Delicioso! Deixo-vos uma foto do incontornável cuscuz, a que tivemos direito na noite tradicional berbere.



3) A bebida: O álcool é parco e estupidamente caro. Compreende-se, o Corão proibe o seu consumo. Mas, ainda assim, têm produção de cerveja, apesar de só existir uma marca. O vinho que provei também era fraquinho, e os sumos do pequeno almoço…xarope colorido. Blargh! Bom mesmo é o chá de menta. E o chá verde com pinhões? Uma delícia.

4) A língua: o árabe é incompreensível. Safa-nos o facto de ainda estar muito patente a influência francesa (o francês é aliás, a segunda língua oficial e de aprendizagem obrigatória), e de misturarem algumas palavras. Ainda assim aprendi algumas 'arabices', nomeadamente a palavra ‘cinco’ (o fonético é ‘ramsa’), e achei que isto me ia permitir regatear com mais facilidade…eu disse ‘aslam’ (olá) e ‘ramsa?’ para comprar um boné. E o miudo começa-me a falar em árabe. Fiquei a olhar e voltei a dizer, mas com menos convicção, ‘ramsa?’. E o puto toca de continuar…e eu sem perceber nada, claro. Tive de lhe dizer em francês ‘amigo, eu não falo árabe’. E diz-me ele: então porque é que me disseste ‘ramsa?’. Opá, porque só sei dizer isso!! E debitei-lhe a rir a minha pobre lista de palavras em árabe. O puto riu-se à brava da minha figura miserável, e lá me deu o boné pelos ‘ramsa’ dinares. Dá jeito saber aceitar com graciosidade a nossa profunda parvoice e rirmos das nossas figuras tristes.

5) A religião: é levada muito a sério. O Corão manda rezar cinco vezes por dia. Começa-se às 4:30 da manhã. Eu sei porque acordei quase todos os dias com o altifalante da mesquita mais próxima a chamar os fieis para a primeira oração. Tem o seu encanto a litania incompreensivel, quando ainda há estrelas no céu. Não sei porque força movida, o certo é que por duas ou três vezes me levantei e pespeguei à janela só a ouvir. E rezar implica também o ritual da purificação, as chamadas abluções. Perdi a conta à explicação do guia, mas o certo é que há preceito para cada zona do corpo: três vezes os braços, primeiro um e depois o outro (n me recordo da ordem), os pés, as mãos, a cara, os olhos, o cabelo…Se não houver água, pode ser com areia. Ou com pedra, que é areia cristalizada. Têm é de estar ‘puros’ e rezar num lugar limpo. São um bocado castradores estes rituais e chateia-me o facto de não permitirem que não-muçulmanos entrem nas mesquitas. A Igreja Católica nisso é mais generosa: toda a gente pode entrar numa igreja, mesmo os não crentes.

6) O ‘direito de foto’: Queres fotografar a mesquita ou o museu do Bardo? Pagas. Queres fotografar as ruinas de Cartago? Pagas. Queres tirar uma foto a pegar num falcão? Pagas. Um dinar, por tudo e por nada. Chatos, pá! Mas no final, ficamos com recordações assim:
Termas de Antonino Pio - Cartago

7) Os nativos
: mais giros do que eu estava à espera. Mas um bocado melgas. E teimosos. Todos os dias me perguntavam, nas diversas cidades, se eu tinha ascendência marroquina. (Nota mental: Tenho de ter uma conversa com a minha mãe!). Uma vez, se eu era polaca (é que tá-se mesmo a ver pelo meu tom alvissimo, cabelo louro e olhos azuis!!!). Outra vez, onde é que eu tinha tatuado os olhos. «Não tenho os olhos tatuados, amigo». Tens, tens. «Não tenho, não». Hum…tens…«Não, pá, é um lápis, vês. Da Avon, dos baratinhos» Ah…mas tens ascendência marroquina, não tens? ARGH!!!!
E atiradiços! Recebi uma ou duas propostas de casamento, uma oferta de 15 dias no deserto, no dorso de um camelo e a dormir numa tenda, de borla.. (De borla, isto é, sem envolver trocas monetárias, mas achei prudente não avançar mais na conversa. Mas o tipo espera-me em Outubro. Espero que sentado…:), mais um convite do meu cavaleiro berbere, com quem galopei nas dunas, no dorso de um belo alazão, para jantar o cuscuz berbere à luz das estrelas e last but not least, uma sessão de massagens anti stress no spa do acampamento no deserto. Este tive pena - apesar de ele também me perguntar se eu era marroquina, o que convenhamos, me começou a irritar depois das primeiras 20 vezes - que o homem tinha os olhos castanhos mais bonitos que já vi. Deixei a tenda aberta e tudo*, mas o imbecil não apareceu…
(* não consegui atar aquilo do lado de dentro…a malta não está acostumada a acampar… E é preciso um curso para dominar a arte das cordas!…)

8) A bicheza: ‘Espectáculo com escorpiões e cobras’, apregoava o programa. E foi. O verdadeiro espectáculo. Um escorpião em estado comatoso e uma cobrinha de nada. Era isto o 'espectáculo'. Nem tirei foto, de tão miserável display…Ao invés disso, no dia a seguir fui a um oásis e pimba, peguei nesta belezura de lagarto do deserto:
E depois, vi o dono deste falcão e dei-lhe o dinar da praxe para tirar mais esta foto:

E com o meu ‘charme marroquino’ ainda conquistei um jovem nativo que me ajudou a empoleirar-me numa viga do tecto para fotografar este ninho de falcão, e respectivos ovos (ah, pois é!!! A malta não brinca em serviço!)


E depois, claro, os incontornáveis dromedários. Pobres bichos. Tenho pena deles, apesar de ter consciência da minha hipocrisia igual à de todo o turista histérico que os obriga a carregar hordas de pessoas do nascer ao por do sol. E por muito que eu ache que para mim é diferente porque eu ADORO a bicheza, no final no dia, fui apenas e só mais 50kgs e poucos kgs em cima do desgraçado. Apanhei este assim, esgotado e abatido, no fim de um dia de trabalho…

9) A paisagem: Deixo-vos apreciar, sem demais comentários...

Ksar Ghilane - Portas do Sahara

Sidi Bou Said - vista sobre a Baia de Tunis


Parque Arqueológico de Sbeitla - Kessarine


Port El Kantaoui - perto de Sousse

10) As impressões finais: De bom: ficam-me as recordações, os amigos que fiz, a paz e a comunhão com a natureza agreste. De mau, apenas a frustração de não ter visto um escorpião ao vivo e a cores e de a minha foto a cavalo com o berbere ter ficado tremida. Não se pode contar com homens para nada. Digam-me lá qual é a dificuldade de tirar uma foto a um cavalo ainda parado? ARGH!

Ainda assim, balanço positivíssimo. Aconselho vivamente a experiência dos mil cambiantes tunisianos!

'Shokram' (obrigada) a todos os resistentes que leram até ao fim!

33 comentários:

  1. de nada...

    ...o prazer foi todo meu. gostei da viagem.


    ps:também tenho uns lindos olhos castanhos e teria aparecido, claro...

    : )

    ResponderEliminar
  2. Rocket: E fazes massagens também? ;)

    ResponderEliminar
  3. é a primeira vez que alguém diz que o sahara tem portas!

    convenceste-me a não ir para esses lados! não há alcool?

    ResponderEliminar
  4. Salam aleikum! =D

    Habibi, marhaba!!

    (tradução, qq coisa como "que deus esteja contigo", é um cumprimento e depois, "fofa, linda, querida, baby", o que quiseres, e "Olá"!)

    (tenho um pen friend palestiniano que me me deu umas luzitas de árabe =D)

    A minha mãe e mana vão à tunisia agora em agosto (eu não vou, claro...tenho a tese de mestrado pra escrever...mais trabalho não pago)!! tenho de as mandar ao teu blog ihihihhih!

    Essa viagem foi um must. As fotos estão uma delicia. Maravilha!!!

    A minha irmã é loira...achas que volta ela ou uma dúzia de camelos??...
    Quanto à minha mãe, tia e prima (são a pandilha do costume, a minha irmã vai a que modos infiltrada), a julgar pelo que contas, vão passar a vida a ouvir perguntar se sao de ascendencia marroquina =DDD é que, tirando a minha mana, isto aqui é tudo morenos bastante escuros!

    E vão ficar agradadas de saber que lá se fala fluentemente frances, heheheh! =D

    Bem, espero que continues as tuas memorias de viagem. Que é para, quando elas voltarem da tunisia, parecer que quem lá esteve mais tempo fui eu...loooooooool!

    De qq maneira elas não vão pó deserto, vão pá praia mesmo.

    Vá, quero mais quero mais aventuras tunisinas!

    ResponderEliminar
  5. ps - ganda piriquito pendurado no teu braço!!!! =DDDD

    ResponderEliminar
  6. miiiaaaauuuuuuu


    era o teu bracinho ali com uma bicharoca em cima ????

    rsrsrsrs


    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Salam alekam...
    Gostei da parte da empatia...realmente foi quase "amor" à primeira vista, eh,eh,eh...até faziamos um belo casal (de moças solteiras)...
    E a melga do hotel k tinha o radar ligado para nos encontrar em todo o lado???Lembraste?
    credo k o homem era msm melga, das grandes...Mas tinha uns olhões...Ai o meu habibi k n~eo me oiça, eh,eh,eh...Continua o diário de bordo pk me faz reviver tudo de novo...
    Shokram, habibi!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Então vamos lá por pontos:

    1. Melgas e cromos nessas coisas há sempre. Não percebo o que tens contra esse senhor que tão delicadamente te deseja princípes encantados, escolhidos por Deus (ele se calhar também acredita no Pai Natal, não?), mas pronto...

    2. Com a comida não me convenceste. Ficava com as saladas, provavelmente... o que acaba por enjoar, tantos dias seguidos...

    3. Sendo a cerveja fresquinha e não daquelas muito amargas, por mim já estava de bom tamanho, porque tudo o resto que mencionas não é comigo - vinho, sumos axaropados, chás verdes e de menta etc. e tal. Chá preto de Ceilão sou uma bebedora habitual, de limão (só em caso de gripe), os outros nem lhes toco!

    4. Estava desconfiada que o árabe fosse um bocado incompreensível. Se algum dia for para aquelas paragens, também já levo esse ramsa no "bolso"... Parece dar um certo jeito!

    5. E esqueceste-te de dizer que os católicos não obrigam ninguém a lavar-se!!! (hummm...)

    6. Como é que eles te obrigam a pagar por uma foto ao ar livre? Não entendi, excepto a da ave...

    7. E tens ascendência marroquina??? I'm joking!!! :))) Confundiam olhos pintados com tatuados??? E por falar nisso, numa das fotos mais abaixo tens a mão tatuada ou é outra mão que não a tua??? Ou na outra não tatuada é que é outra mão? Parece-me que já meti os pés pelas mãos, mas pronto, desde que dê para entender...
    Raça, agora que ia começar a aquecer com a tenda aberta e a possivel massagem do outro é que o desgraçado faz essa desfeita! Tá mal! Assim estragou o argumento!!!

    8. Até em Espanha já vi mais cobras e crocodilos e lagartos desses, mas por mim prefiro distância... ARGH!!!
    Coitadinho da camelo, está mesmo com ar de estoirado!

    9. As tuas fotos falam pela paisagem, sem dúvida belíssima!

    10. Ainda bem que foi uma experiência positiva: para ti e também para nós que lemos este magnífico relato! (a Van sem sair de cá, vai parecer mais tunisina do que a família dela, que vai lá passar férias, eh, eh, eh!)

    Ah, tenho três amigas a quem chamo Paulinha. Às vezes é uma confusão... mas são todas excelentes amigas!!! :)))

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  9. Fotos divinas ...
    Depois dizes que é a minha cadela que te fura as mãos... pois pois...

    Habibi, marhaba!! e beijossssssssss

    ResponderEliminar
  10. Beslam!
    A Paulinha é inconfundivel...
    Safira não deixes k façam confusão...
    Também não falaste na nossa odisseia nas dunas k terminou numa paisagem enfeitada por George Lucas para mais uma saga de "Star Wars"...
    A nossa viagem dava uma longa metragem, mas nada de Manoel Oliveira, antes algo muito mais light e delicioso, não achas?

    ResponderEliminar
  11. É engraçado porque estive a ver o blog deles e a perspectiva é completamente diferente. Queixam-se muito ("ah, que pena ele ser marroquina e não assumir...")
    ;o)

    Agora a sério (e raramente o faço por aqui: SOBERBA a descrição!
    Clap clap clap

    Um sorriso gigante

    ResponderEliminar
  12. Amiga, adorei as fotos dos camelos!!

    O deserto é sem dúvida uma fonte de inspiração...

    beijos

    ResponderEliminar
  13. Fui uma das resistentes e ainda bem, adorei o relato e as fotografias :)

    ResponderEliminar
  14. li o texto na diagonal e vi as fotos. para a proxima tens mm de me levar, ouviste!!!

    ResponderEliminar
  15. Vício: podes sempre levar umas garrafitas de cá... ;)

    Vani: Habibi, para a próxima vais comigo. Já vi que dominas o linguajar ;)
    Sorte que têm o teu clã em ir para a praia. Aquilo parecia-me muito apetitoso para uns dias ao sol e água quente. MAs acho que elas vão torrar em Agosto...Credo, em JUnho estavam perto de 40º. vão para que sítio? Hammammet?
    Se me lembrar de mais aventuras dignas de referência volto à carga.
    Beijocas

    Ps: este piri não conseguias tu fazer falar! ha haha a. E não pus aqui a foto em que ele me subiu para a cabeça e o guia a dizer que ele estava com fome e me ia bicar. Mas o bichinho portou-se lindamente, nem me magoou com as unhacas, era muito levezinho.

    Vsuzano: era pois! mas olha que já andei de mão dada com bichos mais asquerosos! ;)
    Beijocas

    Capitão: epá, pois. É aproveitar enquanto posso. Não sei o dia de amanhã...E esta já cá canta!

    Zabour, Paulinha: Miga!!! epá, tu vê lá o que dizes, não vá a malta tirar ilações erradas.LOL!
    Fogo, esse gajo era muito melga. Tinha uns olhos bonitos, no entanto... ;)
    Boussa (beijos)

    Rocket: hum...acho mal! ;)

    Teté: :) ainda eu digo que me estico nos meus comments. Adorei a extensão da coisa! Cá vai, por pontos:

    1. Nada contra, não fosse o facto de ele estar a presumir que sou livre e anseio pela 'salvação principesca', quando não falamos sobre isso. E também podia ser lésbica. É só o princípio da coisa que me irrita. O assumir que, se está sozinha, é porque é uma desgraçada infeliz. Mas os cidadãos sénior têm esta visão das coisas, não lhes levo a mal. Não conheceram muito mais do que os casamentos para a vida e a 'necessidade' que as mulheres têm de serem 'mantidas' por um homem. Principe ou sapo, que nessa altura, a felicidade era um bocado acessória. Se estavas casada, estavas bem. Ponto. Viva o séc. XXI!

    2. confirmo: enjoei as saladas ao fim do 3º dia.

    3. acho que te convencia com o chá de menta. Aquilo não tem nada a ver com as infusões de pacotinho.

    4. Leva um canivete no bolso também. Nunca se sabe o que pode acontecer num regateio! (estou a brincar, nunca me senti com medo)

    5. É verdade. Mas não sei se não deveriam. Pelo menos os fieis que andam no metro andam a desleixar-se bastante!

    6. É ao ar livre mas tens de passar o portão. É que pagas o bilhete para entrar no museu ou nas ruínas, e adicionalmente, pagas o dinar se quiseres tirar fotos. No México também era assim, mas só para filmar. Os tipos da Tunísia são mais espertos :)

    7. Já falei seriamente com a minha mãe e ela confirma-me que não. Epá, baralhaste-me com a mão tatuada e a que não está, mas tenho efectivamente uma tatuagem na mão esquerda que é suposto desaparecer dentro de duas semanas. Mas gosto tanto dela que estou a ponderar seriamente fazer uma a sério.
    A minha vida é assim, argumentos estragados...tenho sempre um galo do caraças...(também chamado de timidez mórbida e falta de, como direi, hum... 'tintins' (é muito cedo para usar vernáculo) para dar volta à trama ;)

    8. Ah...os reptilários fascinam-me sempre. Tb fui a uma quinta de crocos em Espanha. Adorei aquilo! Havia um crocodilo perneta, era o máximo! Eu cá adoro a bicheza extrema. Não de muito perto se estiverem em liberdade, claro, que não sou maluca. Mas peguei num croco bébé, e em imensas cobras. Adoro!!!

    9. E se eu tivesse uma máquina de jeito, nem te digo nada!

    10. Mas contado não vale...tem de se viver a coisa, é muito mais giro. A Van é tonta de não ir, mas não digas que eu disse...;)

    Beijos

    Olá!!: mas a tua cadelinha é alucinada, convenhamos! ;) Um doce hiperactivo! Adorei-a! Mesmo com as marcas dos dentinhos na mão.
    Beijos, habibi!

    Zabour: Beslam? ó mulher, então já me estás a dizer adeus assim que chegas? ;)
    Pois, foi, não falei das dunas. Damn it! Lá vai ter de sair mais um post!
    A nossa metragem era mais à Spielberg, acção e aventura até cair! As Indianas Jones do Magrebe. Espera, espera...um título: 'Indianas Jones e o Jipe Infernal'...espera, espera...'Indiana Jones: em busca da forma de neutralizar o par de jarras do inferno?' (reconheces os maus da fita);) que te parece?
    Boussas aos molhos

    Sorrisos: epá, os gajos são uns aldrabões! Não assumo mais do que uma eventual descendência de Napoleão!
    Obrigada, obrigada (vénia, vénia)
    Beijo enorme

    Gata VErde: Miga, se vocês não me tivessem contado tantas coisas bonitas de lá, eu se calhar nao tinha ido. Obrigada!
    Beijo grande

    Rosa Negra: Obrigada, Rosa.
    Um grande beijo

    Fausto: e não deste um jeito ao pescoço? ;)
    É só garganta, pá! tu nem vais tomar um cafézinho comigo...:( (tou a gozar)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Adorei esta viagem!
    Ontem já tinha tentado ler duas vezes mas fui sempre interrompida...lol

    Fiquei com vontade de conhecer :)

    Beijosss

    ResponderEliminar
  17. Aslam!
    Então, aslam não é "bom dia" e beslam "boa noite"? Já tou toda baralhadinha...
    As únicas ilações que a malta pode tirar é que ficamos amigas desde o início e que foi muito bom, principlamente para quem estava com 1 certo receio de se sentir sozinha durante 8 dias (eu pelo menos tinha esse receio).
    Concordo plenamente com o que dissesete sobre o comentário do "principe". Lá na escola todas as colegas me asucrinam a paciência com a conversa do casamento e a falta que a maternidade faz a uma mulher.Até parece que sou alguma anormalidade só porque acho que não preciso depender de ninguém, nem mesmo para mudar um pneu, para me sentir útil. Penso ser mãe um dia, é verdade, mas não faço disso uma obsessão, nem tão pouco um mote de vida.
    Por isso, cada macaco no seu galho...
    Habibi,marhaba! Boussa
    Ah! Vou ensinar-te como se diz "Amo-te", podes precisar um dia,eh,eh,eh...Diz-se "nhebek".

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Não sei se já reparaste mas os meus dedos são disléxicos, e como estou farta de corrigir coisas e já tou de "férias" de garotos, sim porque o batente continua todos os dias das 9 às... nem me dou ao trabalho de ler antes de enviar.
    Por isso desculpa lá as eventuais trocas de letra k possam surgir.
    Vida de professor tem destas coisas, eh,eh,eh...

    ResponderEliminar
  20. P.S.-"Zabour" também é árabe.
    Mas essa tenho k te dizer o significado em segredo, eh,eh,eh...

    ResponderEliminar
  21. Ka: Pois, não admira que sejas interrompida, isto também parece o Guerra e Paz, quando começo a escrever é um caso sério para parar! ;)
    Beijocas

    Zabour: opá, então aslam n é olá e beslam não é adeus?
    Boa noite não é não sei quê tahiba?
    Eu bem sabia que devia ter tomado mais notas!
    POis esquece lá os principes. Eu é mais sapos ;) Obrigada pelo 'amo-te': os gatos vão gostar! ha ha ah
    BEijocas, Zabour (pá, manda-me um mail, que fiquei curiosa! ;))

    ResponderEliminar
  22. Ainda não sei para onde vão elas, mas vão-se enfiar num hotel à beira mar de certeza LOOOOL.

    ResponderEliminar
  23. Deu para perceber que gostaste bastante!
    Eu, por norma, viagens prefiro faze-las pelo velho continente.

    Bom fds.

    Dualidades JP

    ResponderEliminar
  24. não aches. ia para tomar um chá no deserto, que é sempre bom, cada vez que me meto a massajar a coisa acaba mal...

    ResponderEliminar
  25. Fotos lindissimas,tambem quero:)
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  26. Vani: e fazem elas muito bem, que eu com a mania dos circuitos e das culturas acabo sempre mais cansada à volta que à ida. Uns diazinhos na praia, só sol sol e descanso. MAravilha!
    BEijos

    Dualidades JP: Eu também dizia o mesmo, até ter começado a sair do velho continente...
    Beijos

    Rocket: Chá também me parece bem ;) Contudo, honestamente, no deserto, um Jameson caía melhor. É mais 'áspero', mais adequado ao cenário das dunas varridas pelo vento. Quanto ao resto... a prudência leva-me a não aprofundar a relatividade do 'acabar mal';)
    Beijinhos e bom domingo

    Joana: se pagares bem, posso enviar-te um CD ;) Estou a brincar!...obrigada, beijinhos para ti e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  27. não bebo alcool, mas, quando bebia, jameson, jack daniels e bombay sapphire eram os meus favoritos... como é o tal chá com pinhões?

    ResponderEliminar
  28. antes de ir de ferias vamos beber o dito cafe... ja la vao uns meses desde que falamos nisso :x

    ResponderEliminar
  29. Rocket: Bombay Sapphire não conheço, mas uma safira indiana também deve ter o seu quê...Bom, sobre o chá com pinhões: é muito bom. Os pinhões flutuam no cimo do copo, e vão-se trincando à medida que bebemos. É um 'dois em um' engraçado.
    Bjs


    Fausto: vou ficar à espera...mas sentada! ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  30. Grande relato, sim senhora.

    Acho que aquilo de se meterem contigo, se eras marroquina era mesmo para ver se te engatavam.

    Ouve lá... és mesmo corajosa! Alguma vez eu deixava que um bicho feio como aquele viesse para o meu braço???!!!! Irra... só de pensar estou com arrepios... Répteis só mesmo à distância.

    O facto de se ter que pagar por tudo e por nada é realmente muito chato. Mas não me arrependo de ter pago para ver as ruínas de Cartago... Não sei porquê... mas lá senti-me como se tivesse recuado no tempo. E Sidi Bou Said é um local muito giro! As casas, as portas, a vista... tudo!

    Além de pintares, de ser uma grande cantora ao que ouvi dizer acho que também tens muito jeitinho para a fotografia. Adorei a foto com as sombras dos camelos no deserto.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  31. Carracinha: sim, claro, mas aqueles tipos até engatariam um escaravelho da batateira. É tudo o que mexer... ;)

    Um lagartinho tão lindo, Carracinha...e era macio e fresquinho, e tinha uns olhinhos tão fofinhos...

    Sim, Cartago é fabuloso. É quando lá estive não andava por lá mais ninguém, de modo que pudemos gozar daquele ambiente sem atropelos nem turistas parvos (para além dos 'meus' cromos). Sidi BOu Said é a chamada aldeiazinha fofa. É tudo fofinho, não é? Tb gostei muito.

    Bem, eu vou contratar-te para minha manager, com tanto elogio... acho que a malta que gosta das coisas tende a fazê-las o melhor possível. Vou-te confessar uma das minhas frustrações é não ter aprendido canto a sério e a tocar piano a sério. Sou uma curiosa e vou aprendendo o que posso, mas gostava mesmo mesmo mesmo de poder dizer eu toco piano. Talvez um dia, quando me sair o euromilhões e eu tenha tempo para me dedicar à dondoquice (mas produtiva, sempre)
    Mais uma confissão: vi um dos outros a tirar a foto às sombras nas dunas e achei a ideia espectacular e fiz também. Por isso, nesta tenho de dividir o mérito.
    Beijos, lindona!

    ResponderEliminar