domingo, 13 de julho de 2008

Porque não te mudas para Lisboa?...

É a pergunta que me faz toda a gente com quem comento o meu périplo diário de 40km para chegar ao emprego e toda a logística subjacente.
Como já faço o trajecto desde os tempos de faculdade, ou seja, há 18 anos ( caramba, até engoli em seco...) já me parece absolutamente banal. Cansativo, mas banal. Nada de especial. E, apesar de ser obviamente mais prático morar em Lisboa, também é muito mais caro. Ainda fui ver uns apartamentos, mas fiquei traumatizada com o que me descreveram como sendo um duplex na Avenida da Igreja e que não era mais do que T1 horroroso, escuro como breu, velho, feio, com umas escadas para uma casa de banho de azulejos indescritíveis, e que nem banheira tinha. E por aquela coisa pediram-me na altura 15 mil contos. 15 mil contos por um pardeeiro, só porque ficava na Av. da Igreja. Só para informação adicional, não ficava. Era perto, mas não era lá! Uns brincalhões os senhores da imobiliária.
Além disso eu sou mocinha que precisa de espaço. E, como não era rica na altura (e continuo a não ser, lamento desapontar todos os interessados no meu hipotético dote), era (e continua a ser) manifestamente impossível comprar um mínimo de 100m2 em Lisboa. Esqueçam, não se consegue, e nem vale a pena pensar nisso! E além disso, e o que é ainda mais importante: não gosto de Lisboa. Não é que ache feia, mas não tenho afinidade nenhuma com o raio da cidade. É muita gente, muito carro, muito barulho...epá, não tenho paciência. Não gosto, pronto. Seria capaz de lá viver, mas teria de ter o meu refúgio de fim de semana no campo. Ou dava em doida. Portanto, para viver em Lisboa, teria de ter duas casas. Right...

Assim, preferi investir onde o mar encontra a serra, e os passarinhos cantam pela manhã. E, por muito pouco mais do que que me pediram pelo pardeeiro em Lisboa, tenho um T3 solarengo, com uma varanda a ceú aberto, onde acabei de inaugurar a época balnear (sim, sim, estou atrasada mas tenho pouco tempo livre e não dá para tudo), com a implantação do meu tapete de relva artificial e chapéu de sol (é favor não gozar com o meu chapéu de sol que tem a respeitável idade de 28 anos!) (sim, está a cair de podre, mas serve o propósito basilar que é fornecer sombra. Como tal, gosto muito de o ter por cá!).
E, pergunto eu, porque diabo mudaria eu para Lisboa se tenho uma varanda assim, para tomar o meu chá de jasmim ao domingo de manhã, antes de jardinar...



...onde posso estar estiraçada a contemplar isto durante o dia...


...e tomar banhos de luar e de estrelas pela noite fora?

18 comentários:

  1. Será que aí nesse T3 há um espacinho para a minha pessoa...?? ;-)
    É que com um tapete desses e uma visão de Mar ao longe, não há casa em Lx se que se compare!!
    Não estou mal servida tb, moro quase fora da cidade, tenho jardim á frente e por detrás de casa, sem pre estacionamento e mta calma, mas nada se compara a ter o Mar por perto...
    Não se pode é ter tudo e para ter alguma qualidade vida, no teu caso a distancia que ercorres todos os dias é o preço a pagar pelo previlégio que tens de viver nesse local...
    Portanto sugiro é troca de emprego. ;-)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. stealth!

    não são 40 km... são 80!

    belo cházinho...ainda te alugo os banhos de lua e de sol... ou então trocamos...

    bjinhos miauuuuuus

    ResponderEliminar
  3. Ná ná não vais nada pra Lisboa!!!! quem me dera esse pedacinho de paraíso!!! lool, eu moro a 70 kms de onde dou formação...mas aqui os transportes são uma vergonha...por exemplo, nos dias em que entro às 8 e meia, não teria nenhum comboio para me por lá a horas...um trajecto que se faz em 40 min,os comboios e autocarros levam 2 horas...quando os há!

    Que inveja desse pedacinho de céu, pah! Um dia terei o meu, ihihih... =)

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo, nada como um lindo espaço, com vista previligiada....
    Vivi 12 anos em Paris e gostava imenso daquela confusão e daquela cidade, e agora vivo num vale da linda Serra da Freita que também é um espaço paradisiaco....o meu problema é que demoro 10 minutos de carro de m/casa ao emprego e quando ma aparecem 2 carros a frente eu já acho que estou num engarrafamento....hihihihihihihihi

    Nada como ar puro para respirar....mas se puder volto para Paris na reforma.....ahahahah

    Beijokitas e boa semaninha

    ResponderEliminar
  5. Olha lá mas porque razão haveríamos de gozar com ot eu guarda-sol???
    Só porque tem umas florzinhas que não estão propriamente na cor da moda isso não quer dizer nada :)

    Quanto à vista fico "inbejosa"...lol (inveja da boa claro, contente por ti!!)

    Beijinhos e boa época estival :P

    ResponderEliminar
  6. Bem... com uma vista dessas eu tb jamais pensaria em mudar para Lisboa.

    É como disseste: ter uma casa decente num sítio sossegado e a preços acessíveis é praticamente impossível. E poder ver o mar todos os dias da janela... nem eu trocava isso!

    E a tua varanda está bastante acolhedora!!!!! A bicharada não vai para lá estender-se ao sol?

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Eu mesma: Para alojamento terei de ver com os restantes locatários ;) São eles que mandam lá em casa...

    Pois, também eu queria mudar de emprego... mas na zona não me pagam o que pagam em Lisboa. Eu queria mesmo era ser dondoca, estás a ver? Isso é que era! ;), estou a gozar!

    Rocket: liar, moi? :)
    não quis dar uma de vítima, mas tens razão: são 80km por dia.
    Os banhos de lua são particularmente simpáticos com as cigarras e as rãs a coaxar no charco que há por ali. E o que é que tens para a troca, conta lá? ;)

    Grafonola: Não vou, não. Só se me obrigarem com muita força. E mesmo assim, não sei. mas tu é ainda pior...fazes 140km por dia! Caraças...
    Os transportes aqui tb n são lá essas coisas. é exactamente a mesma coisa. 2 horas de autocarro e barco. 1 se fores de comboio, mas tens de ter carro para ir até à estação q ainda fica a 20km...mas eu gosto, aproveito para cantar que nem uma maluca no trajecto.
    Beijocas

    Parisiense: Temos de conversar sobre esses tempos de Paris. Eu nasci lá, e tenho paixão! É a única cidade que me faria largar o mar.
    10 minutos? és uma verdadeira privilegiada :)onde fica a serra de freita (ai esta geografia...)?
    Eu também quero voltar para lá, um dia. Mas tb quereria uma casa de campo na campagne. dilema, dilema...;)
    Beijinhos

    Ka: não estão na moda??? Como não? Então o estampado floral não está de regresso??? ;)
    Beijos

    Carracinha: linda, e não é só a vista. Estou a 10 minutos de carro de uma praia maravilhosa (que não a correspondente ao mar da foto, essa só fica a 2 mas não ponho lá os pés), estou a minutos a pé de uma vereda lindissima na encosta do Castelo, que também vejo da varanda, é só virar o pescoço. O chato é que tenho pouco tempo para aproveitar isto tudo...

    Claro que se estica lá tudo, não vês o Boris debaixo da mesa?;) Ora clica lá na foto...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Não, esquece, não dá...não sei porquê...ca seca este blogger. mas pronto, o bébé gordo está lá debaixo da mesa...

    ResponderEliminar
  9. Eu se estivesse no teu lugar não trocaria nem por nada.
    Eu também já tive anos de fazer mais km que esses diariamente. Em estrada boas isso não é nada. O que lixa é os preços dos combustíveis.
    E agora percebo porque és tão afinadinha. Existem os ensaios diários.
    :-))))))
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Oi, linda!
    Eu da minha varanda não consigo ver o mar, mas oiço-o todos os dias.Fica a apenas 5kms...De facto é maravilhoso saber k ele está aqui tão perto, principalmente nas manhãs frias de Inverno quando vou passear com a Mary. Ou melhor, quando ela me leva a passear, porque com uma são bernardo, tás a ver, não estás?Gostei da parte do chá de jasmim, maldita a hora que não comprei, em vez da tatuagem era melhor o chá, não achas, parvoices...
    bjokas
    P.S. Já me estou a sentir melhor!

    ResponderEliminar
  11. Como sempre quando o comodismo é tanto e já tão velho, não nos apetece mudar os hábitos. Mas o que interessa é onde nos sentimos bem e somos felizes, nem que implique ter de fazer 40km, depois o chegar a casa ainda sabe melhor.

    ResponderEliminar
  12. se tivesse a tua sorte tambem nao me importava d fazer 40km p vir para lisboa. eu tambem nao gosto disto e na primeira oportunidade eu pisgo-me daqui... esperemos que esteja proxima ;)

    bonita paisagem e o guarda-sol, enfim, parece que grita "RE-FOR-MA" :P

    ResponderEliminar
  13. Já sei o que te vou oferecer nos anos!!!!

    Beijoooooooo

    ResponderEliminar
  14. Não há dinheiro que pague essa vista :))

    ResponderEliminar
  15. Ora bem a Serra da Freita fica em Arouca e Vale de Cambra, ou seja no distrito de Aveiro a 20Km de S.João da Madeira e 50Km do Porto.
    È uma região lindissima, mas um meio pequeno demais para mim....hihihihi
    Os meus pais eram daqui mas eu nasci em Angola, os meus filhos em Paris....enfim uma familia muito cosmopolita...ahahahahah

    Gros bisous, et bonne journée.

    ResponderEliminar
  16. D. Antónia: sim, se não fosse a minha dose diária de música já me teria finado de tristeza há eras... Assim a coisa aguenta-se!
    Beijos

    Zabour: pois fizeste mal, que o meu cházinho é maravilhoso... ainda tenho dois micropontinhos no dedo, é o que resta da minha tatuagem. A próxima, vai ser a sério. Estou só a mentalizar-me para escolher o tema e o sítio.
    Qualquer dia tenho de ir aí ver a Mary, acho que nunca fiz festas num S BErnardo. PECADO!!!!

    Psycho: podes crer. Sabia ainda melhor se tivesse um moreno de 1,80m e olhos verdes para me acolher com o jantar já feito, mas pronto, não se pode ter tudo ;)

    Fausto: pois, a sorte tem de se construir. MAs agora que já és engenheiro não tarda tens uma vivenda em Cascais, sei lá!
    Não amei o q disseste do meu chapelinho...:(

    Gata: deixa-me adivinhar...é mais um protesto contra o meu guarda sol...;)

    Rosa Negra: Há pois! Aliás, se eu quiser a minha vivenda com um laguinho (someday...), tenho de por preço na vista...não se pode ter tudo.
    Mas por ora, é minha. Aproveitemos!Olarila! ;)

    Parisiense: ah, já ouvi falar dessa paisagem. Contam-me maravilhas.
    Acho que, depois de Paris, tudo é pequenino, não é? Mas só sente isto quem lá viveu. Sem desprimor para a sensibilidade de outros amigos que por aqui passem, claro. Paris é 'aquela' coisa! Pelo menos para mim, mas não tento influenciar ninguém ;)
    Bisous, bonne journée à toi!

    ResponderEliminar
  17. Tás à vontade!
    Mas olha que ela melga como é não sei quem vai fazer mais festas a quem,eh,eh,eh...não fazes ideia!!!
    Mas é mesmo para apareceres, tenho tantas asudades tuas, nem imaginas.

    Boussa

    ResponderEliminar