domingo, 11 de maio de 2008

Não há pachorra...

Há pouco, ao responder a um comentário da Vanadis, a propósito do grau de atractividade dos actores estrangeiros, no caso, do Reino Unido (Inglaterra e Irlanda, para ser mais precisa), fartei-me de pensar num paralelo por terras lusas e cheguei à conclusão que, nos últimos anos, a colheita tem sido muito fraca. Na verdade, para além do charmosíssimo Rogério Samora (na versão olhos castanhos e não aquele pavor verde ou azul água que o obrigam a usar na última novela), do Diogo Infante e do Pedro Granger (que já acrescentei mesmo in extremis antes de publicar, evitando assim uma enorme injustiça porque o moço distingue-se, de facto) não vislumbro assim de repente mais nenhum digno de aclamação. Não existe, é certo, a máquina publicitária que se vê nos países anglosaxónicos, nem o show biz à escala interplanetária de Holywoods e afins, mas não estaremos a cair no verdadeiro marasmo? Teremos nós de nos contentar com a 'geração morangos' para sempre? Palminhos de cara ( e estou a ser muito simpática) imberbes e tontos, que vão aparecendo nas revistas cor de rosa mais pelas sucessivas conquistas do que por verdadeiro mérito artístico? Que fornada entediante, esta!
Tenho saudade - e não vivi nesse tempo - dos anos de glória dos Senhores Curado Ribeiro e Ruy de Carvalho, os nossos Cary Grant e Humphrey Bogart (em termos de comparativo de popularidade nacional, claro está). Nessa altura havia respeito pela arte de ser Actor, cultivava-se o Actor como um ser etéreo e bemfeitor, que nos transportava nas salas de cinema, e nos palcos do D. Maria II, para mundos de suspiros e fantasias, fazendo um povo mais ou menos sacrificado pelos tempos difíceis do Salazarismo, distrair-se um pouco e perder-se nos meandros de uma história que desejariam fosse a deles, ou para se esquecerem do clima de opressão e medo que grassava naqueles anos.
Hoje, com todo o progresso, o que temos? novelas idiotas e fast food cinematográfico, com miúdas de maçãs de rosto proeminentes, mamas à mostra e rabo ao léu a dar vida a clássicos literários; historietas sobre miúdas de mamas à mostra e rabo ao léu a denunciar corruptos, e actores a fazer anúncios de supermercados para conseguirem sobreviver.
Acho isto um bocado triste, na verdade. Como tal, em vez de prestar atenção aos Rodrigos e Soraias que andam por aí, vou continuar a deleitar-me com os Al e Roberts que estão para lá do Atlântico. É que, para além de charmosos, e bem postos, até são mesmo ACTORES! E pasme-se! fazem filmes com argumentos interessantes. E mais estranho ainda: não têm de se despir para arranjar audiências!

31 comentários:

  1. O QUE?????!!!!!!Espero bem que estejas a falar somente de estrelas de cinema..porque o Rodrigo Guedes de Carvalho é o homem mais charmoso do Mundo!!!!!!!!!!
    fiquem lá com os Cloney e os Pits...
    Marasmo em Portugal!!
    Oh mulher tu vê mais noticiários!!!!

    ResponderEliminar
  2. E o Albano Gregório?
    É charmosíssimo!!

    beijocas

    ps:deu saudades nã foi amiga?

    ResponderEliminar
  3. Achei engraçado teres lembrado o Curado Ribeiro e o Rui de Carvalho...
    Eu lembraria a Beatriz Costa, a Laura Alves, a Maria Clara, a Madalena Iglésias e a Simone, e tantas outras que agora não me recordo. Com a idade a memória já me falha ;)

    Ah! Deixem de ser invejosas, a Soraia não tem culpa que só lhe ofereçam papéis de veste e despe. A moça é tão talentosa... :)))

    ResponderEliminar
  4. Carvoeirita: pois, era só mesmo actores... mas se queres alargar a selecção ao jornalismo e afins, pois que fica lá com o teu Rodrigo GC que eu prefiro o Nuno Rogeiro.
    Para mim o charme passa antes de mais, pela inteligência. Por isso é que não me entusiasmo minimamente pelos meninos morangos de agora, ainda não têm nada para nos ensinar. Ser só bonito chega quando tens 15 anos. Depois, começamos a ser selectivas, e muito mais difíceis de impressionar. PElo menos, falo por mim...

    Gata Verde: pois...não me convence, esse moço.
    Ai, tanta saudade do buraco do Pico...;)

    Viajante: A classe da velha guarda, meu caro, a classe...

    A Soraia é muito bonita, isso eu não contesto. Mas invejosa, moi? porquê?? ;)

    ResponderEliminar
  5. Hummm... concordo contigo, no que diz respeito à geração "morangueira": fraquita mesmo, nem só em relação à actuação!

    Mas mesmo não sendo uma "estampa", também temos bons actores. O Pacino e o de Niro são bonitos e charmosos? Se calhar, tanto como o Miguel Guilherme ou o José Pedro Gomes... Como actores, são todos excelentes (tendo em conta as devidas diferenças de dimensão, entre indústrias televisivas ou cinematográficas)!

    Bom, também concordo que o Redford, apesar da idade, ainda é bonito, charmoso e bom actor. Já o Wagner tinha os dois primeiros predicados, mas como actor, enfim, era escapatório...

    Será que a beleza e o charme impedem a "rapaziada" de se focar mais na representação, havendo apenas algumas honrosas excepções?

    Ainda me ri foi com essa do Nuno Rogeiro - inteligentíssimo, sem dúvida - mas que em contacto pessoal tem alguns "handicaps"... :)))

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Inteiramente de acordo ;=(
    Estamos em crise

    Beijocas
    Boa semana

    ResponderEliminar
  7. CLAP! CLAP! CLAP!
    Grande post, Safira, sim senhora!
    Suponho que estavas a julgar apenas os méritos físicos dos senhores, porque há alguns (felizmente) a apontar como bons actores.
    Quanto à geração antiga, parece que o Virgílio Teixeira, que hoje poucos conhecem, também era um pessegão. Acabou por fazer muito mais cinema em Espanha, como era costume...

    ResponderEliminar
  8. Olá Safira!

    Por coincidência ainda a semana passada falava com as minha colegas acerca de um assunto semelhante.

    Como diria o anúncio, "eu ainda sou do tempo" em que se passava na rua e se via um especiemen do sexo masculino que era capaz de nos fazer olhar uma 2ª vez e até mesmo fazer suspirar. Hoje em dia passa-se na rua e não se vêem homens interessantes. Digo eu. Eles devem haver... mas devem andar todos refundidos debaixo de calças com correntes, calças a meio do rabo a mostrar os boxers com ursinhos que trazem vestidos, escondidos por aquela "pêra" ou amontoado de pelôs na cara julgando que assim são mais machos, sei lá.

    Bom isto é o que eu penso relativamente ás pessoas que vejo na rua.

    Por outro lado não posso estar mais de acordo contigo quando falas em fast-food cinematográfico (e acrescento o televisivo)... Só se vêem actrizes com grandes cintos a fazer de saia e com grandes implantes (ou não) de silicone para fazer abrir a pestana aos espectadores do género masculino.

    Enfim, talvez tivesse sido mais engraçado ter nascido aí uns 30 anos antes porque aí com esta idade o DeNiro, o Redford estariam mais ou menos na mesma faixa etária que eu e talvez me fizessem suspirar. Hoje apesar do charme que ainda mantêm... já estão velhotes. Valha-me o George Clooney (tenho lá em casa um "clone" dele) e o Tom Cruise. Considero-os bonitos e bons actores. A nível nacional... bem tirando o Diogo Morgado (ó pá... o rapaz é giro) e o Diogo Infante não estou a ver quem mais, dentro desta faixa etária, consiga aliar a beleza à capacidade de representar...

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Falando dos actores claramente que Portugal é país de actores de novela, mas nem isso se sabe fazer. Não temos mercado cinematográfico nem capacidades para grandes produções, por isso é que as meninas muito gostam de andar desnudas para se promoverem, já que o talento é escasso, mas deixa lá meninas em paz, elas que se dispam o que quiserem :)

    ResponderEliminar
  10. nuno rogeiro?????????se ele tivesse sido teu orientador de mestrado não lhe achavas tanta graça...raio do homem mais a mania das correcções...ás tantas já corrigia coisas que ele tinha escrito...lollll..alguem acha isso normal...mas é charmoso sim senhor..passa as mãos pelo cabelo grisalho quando tem alguma para atirar..e quando se ri é sempre mau sinal...
    tenho uma historia dele...queres que te conte?

    ResponderEliminar
  11. Ora essa, e o qu etem contra as mamas e os rabinhos ao léu??!! Cad um mostra o que tem!!!!
    Ah pois... e naquele caso o que tem são mesmo só umas mamas e rabinhos e mesmo assim....

    Acho que também me fico pelos Al e Roberts!!!

    ResponderEliminar
  12. teté: Ai!!! tu não me digas que o Al Pacino não é charmoso, mulher! Tá bem que está um bocado acabadito, mas aquele carisma não se vê em mais lado nenhum.
    Pois não sei os handicaps que o Rogeiro tem, só sei que desde a guerra do golfo é sempre uma excitação quando o vejo a comentar alguma coisa. É como a tara do Ivkovic, o meu guarda redes croata do Sporting nos anos 90 (ou sérvio?já n sei), até gravava as entrevistas que ele dava na televisão. Sim, eu sei, sou um caso clínico, mas sou boa mocita!
    Bjs

    MJF: temos de fazer um manifesto pelo regresso dos genes certos, para lavar a pestana!
    Bjs

    Teté: Pois, incluo-me nos desconhecedores do VTeixeira. Só conheço o Virgílio Castelo e também o acho um bocado acabadito...
    Mas claro que temos bons actores. Mas são da geração anterior aos moranguetes...

    Carracinha: tens um clone do Clooney?? E ele n tem um primo que seja parecido com o Andy Garcia, não?
    Pois olha que concordo contigo, e acho que os homens nisto têm mais sorte, que o mulherio anda cada vez mais giro. Isto dito como facto, naõ que ande a prestar mais atenção às gajas, entenda-se! mas é, os tipos não andam lá com grande sentido de estilo, não senhor...às vezes até me apetece chegar ao pé de um gadelhudo rasta e perguntar-lhe se ele acha mesmo que fica giro com aquela bedunguice na cabeça...enfim...vê lá mas é isso do primo, tá!? ;)

    Psycho: Não acho que seja só isso. A culpa das produções mixurucas é em parte culpa do espectador mixuruca. Há bons actores de teatro, depois faltam é oportunidades sérias no resto...
    A mim chateia-me que as gajas se dispam a torto e a direito. Não percebo muito bem, se é para ser um peep show há ali uns que dizem ser engraçados para os lados da Baixa...

    CArvoeirita: se ele fosse meu orientador de mestrado eu ainda andava às voltas com o mestrado, pois ficaria embevecida a olhar...
    MAs conta lá a história que fiquei curiosa!

    ResponderEliminar
  13. For You: Eu não tenho nada contra a não ser que não me interessa particularmente ver rabos e mamas. Para isso fico pasmadinha ao espelho ;)

    ResponderEliminar
  14. Pois, portugueses não tou a ver...ah, espera, tou sim: o meu!!!!!! =D

    ResponderEliminar
  15. Perdão,
    Nuno Rogeiro? Esse vaidosão?
    Lvkovic e entrevistas gravadas?
    Rabos, mamas e espelho?

    E eu a pensar que este blogue era de família. Nah!

    P.S. 1 Virgílio Teixeira, sim senhor, outro figura a registar, fez de Camões no célebre filme de José Leitão de Barros.

    P.S. 2 Pois eu cá gostei muito de ver a Eunice Muñoz ontem na televisão. Isto não desfazendo no descote da Soraia, 20 valores!

    ResponderEliminar
  16. tenho de ir aum casting para juntar a minha pessoa aos nomes que meteste no post. esta visto que o pais precisa de uma figura como eu :P

    mas concordo contigo quando dizes que nao ha actores em condiçoes em Portugal. Para mim o maior foi e será sempre o Ruy de Carvalho. Quando aparecer outro ao mesmo nivel, pode ser que mude de ideias.

    ResponderEliminar
  17. Grafonola: e o moço 'na' tem um primo também? ;)

    Viajante: Perdão, vaidosão, mas diz umas coisas de jeito. Ou não? Ai, ai...

    Um blogue familiar...nah...wrong number! ;)


    Ps:Ímpia criatura, que prevaricaste ao escrever o nome do Ivkovic!!!!! É um 'I'!!!! Ivkovic, Tomislav. Nasceu em Zagreb (croata, portanto)corria o ano de 1960...um portento! Ainda me lembro do frango monumental que deu ao chutar a bola directamente para o Geraldão, esse porco sabujo do Porto, que naturalmente, agradeceu e devolveu...para a baliza. Não amei esse jogo!
    Mas enfim...bons tempos! obrigada por me fazeres regressar a essas épocas em que o Sporting andava sempre pelo 5º e 4º lugar... as coisas mudaram entretanto, já n me lembro bem a que sabem os lugares UEFA... (isto é muito feio, mas sabe tão bem...;))(sorry, por acaso hoje não merecias...fica por conta, sim?)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Fausto: Manda uma foto de corpo inteiro e um close up do resto, e eu vejo o que posso fazer ;)

    ResponderEliminar
  19. este país tem 10 milhões de habitantes com bigode.

    ResponderEliminar
  20. Close up do resto?

    Ó Fausto, tu não te desgraces, rapaz!

    Eu bem digo que este blogue degenerou :)
    Quer dizer que agora deste em angariadora de actores... para filmes assim, quero dizer... especiais?

    Vá, põe esta na conta;)

    ResponderEliminar
  21. ok..ok..
    ele antes de ser meu orientador foi meu Professor e deu-me uma nota baixa comparada com as restantes notas que eu tinha. Decidi ir a oral para subir a nota. Como o meu nome começa por S era uma das ultimas.
    O meu primeiro colega a ir a oral era daqueles borgas com mania que tinha estilo, gel no cabelo todo no ar...e lá foi ele todo contente que ia dar baile ao Professor.
    Nem 5 minutos depois estava cá fora com cara de enterro:
    -Então pá? Já saiste? Passaste?
    -Nem me digas nada...
    e começou a contar que quando entrou o Professor lhe disse : vens com o cabelo todo no ar, deve estar uma ventania lá fora!!!
    -Não Professor eu é que tenho um descapotável!!!!!disse o meu colega todo inchado!!!
    -Um descapotável...serio? então diz-me lá o que é um descapotável?

    -Oh Professor por favor!!!então um descapotável é um carro em que se tira a capota!

    -olha escusas de te sentar..estás chumbado!!! Um finalista de direito tem que saber falar correctamente!
    Um descapotável é um carro com capota conversível!

    Escusado será dizer que mais ninguem fez oral nesse dia!
    Fomos todos embora!!!!

    ResponderEliminar
  22. Rocket: isso resolve-se facilmente porque felizmete também há gilettes e depilação definitiva. As mentalidades é que são mais difíceis de mudar...

    Viajante: acho nada bem aproveitares-te de um lapso perfeitamente inocente para lançar dúvidas sobre a reputabilidade do meu sítio. Acabas de perder a oportunidade de assistir à ante estreia da minha última produção, by the way... ;)
    Bjs

    Carvoeirita: Pois...o teu colega quis ser mais esperto do que ele...é natural que não lhe tenha corrido bem a vida.;) É uma prerrogativa do avaliador decidir do futuro do avaliado. Com mais ou menos justiça, mas é ele que decide. E o avaliado, sabendo disto, deve tomar as precauções necessárias. Antagonizar o prof. nunca é boa ideia...Mas, sendo finalista de direito, podia ter aproveitado para argumentar que não é a capota que é conversível, mas sim a estrutura do carro. Se calhar foi um teste para ver a capacidade de argumentação do moço... who knows? Misteriosos são os desígnios de Rogeiro...
    Agora não percebo é porque é que se desencorajaram de fazer a oral só por causa disso? Ias na mesma, e logo se via.

    ResponderEliminar
  23. Giorno Safira!!!

    Deixa-te de mau feitio, olha que tu também. Não sei o que se anda a passar com estas joves :-/
    Essa de boicotares a tua última produção caseira não está certo. Aviso-te que já mandei um camião de salmão à gataria, a ver se consigo sacar a fita;)

    Saudações amigas

    P.S. Interessante a contra-argumentação da oral. Cá pela Alma Mater ouvi muitas histórias de meninos reprovados por contarem ao prof que tinham passado férias numa casa alugada.

    ResponderEliminar
  24. é verdade o que conta o viajante!!!Tenho uma amiga que chumbou numa oral em Setembro só porque o Professor achou que ela estava bronzeada demais para ter estado a estudar o suficiente em Agosto.
    ela ainda disse que gostava de estudar na praia, mas o velho não a passou.
    beijinhos
    (quando estiver com o rogeiro dou-lhe o link do teu blog!!prometo!!!!)

    ResponderEliminar
  25. Hello!! A questão não é o bronzeado é o uso incorrecto do termo "aluguer" para imóveis.
    Estes arrendam-se não se alugam!

    Em tom de despedida, o professor recomendou ao aluno que arrendasse um táxi e fosse para casa ;)

    ResponderEliminar
  26. Estás com azar... O único primo, que até é "emprestado" já está ocupado e olha que por coincidência até que tem umas parenças com o Andy Garcia, mas mais novo claro e mais giro...

    De resto só sobram as primas...

    :D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  27. Safira, primos ele tem, mas são todos malucos... :-p =D

    ResponderEliminar
  28. lamento informar-te que mesmo depois de tudo o que disseste neste texto, a minha decisão é não entrar no ramo da 7ª arte!

    ah e tal... gostei deste blog e vou voltar!

    ResponderEliminar
  29. Viajante: A gataria aguarda ansiosamente o carregamento de salmão, apesar de eu lhes ter dito enfaticamente que se trata de um suborno ao mais alto nível. Não me parece que questões de ética lhes causem transtorno...são uns rebeldes interesseiros!
    Bjs

    Carvoeirita: o problema n devia ser tanto do bronzeado como da falta de copa da moça... ;)

    Carracinha: Bolas...primas também tenho! ;)
    Bjs

    Grafonola: Bom...isto tá a correr bem! Deixa lá, então, que malucos tb conheço com fartura ;)
    Bjs

    Vício: Pois deixa-me dizer-te que decerto se perde uma estrela em potência. Mas se quiseres vir ao casting, já sabes: só tens de enviar uma foto de corpo inteiro e um close up do rOsto.
    Bjs, e eu também gosto de ti e tal! ;)

    ResponderEliminar
  30. Bem, o que eu já me ri aqui hoje! Primeiro com a história da Carvoeirita, que mais ou menos giraço, o Nuninho é mesmo um pedaço de mau feitio... (mas ele não foi meu professor)

    Depois com o aluguer e o arrendamento, que sempre foi típica de chumbo certo na oral.

    E com os primos não estarem disponíveis ou serem malucos...

    Mais o casting para o Vício, que não pretende entrar na 7ª arte!

    :)))

    Bom, mas para te alegrar um bocadinho, e como sei que gostas de Colin Firth (by the way, eu também), vai estrear brevemente "Mamma Mia", uma comédia com ele e a Merryl Streep (entre outros), com música dos ABBA - não sou especialmente apreciadora, que "enjoei" de tanto ouvir na rádio - que me parece ter a ver com as loucuras resultantes do Flower Power...

    Já que o tema do post eram actores, né?

    ResponderEliminar
  31. Teté: Calha bem o mau feitio do Nuninho, que tem cá quem lhe faça sombra. E tenho testemunhas da blogosfera que confirmarão com grato prazer toda a extensão do meu mau feitio.
    E obrigada por relembrares que o post era sobre actores. Ha ha,até eu já nem sei bem onde é que isto tudo descambou! ;)

    Epá...Colin Firth (é um charme aquele ar circunspecto, não é?) e Meryl...estou nessa!
    Bjs e vou ficar atenta à estreia

    ResponderEliminar