domingo, 27 de janeiro de 2008

Sunday morning...

Esta é uma daquelas manhãs de domingo como eu gosto, solarengas e calmas. Já despachei tudo o que tinha de despachar, e tenho agora duas horas para fazer o que me apetecer.

Estava à espera que o pc não arrancasse, porque ontem o Gato Gil, em voo picado sobre a mesa, mandou-o ao chão. Pasmo que a coisa ainda funcione, mas parece que ainda não é desta que estrafego o malvado do gato!

Enquanto estou a escrever estas singelas palavras, vou degustando o meu chá de jasmim, ao som de 'Romanza' do extraordinário Andrea Bocceli, e deitando um olhinho pela janela para o mar lá ao fundo...Parece que me está a chamar... Apetecia-me pegar na Sasha e ir dar uma corrida na praia do Meco. Só nós duas, as gaivotas, o sol e o mar. E o vento, claro.
É uma sensação tão libertadora correr na praia...junto ao mar, não penso nas pessoas sem escrúpulos para quem trabalho, nem no desperdício completo das horas de inspiração que podia aplicar construtivamente. Junto ao mar, não penso na solidão que me assola por vezes. Junto ao mar não penso no amanhã. Nem no ontem. No que fiz, não fiz, farei ou não. Não penso no que não tenho. Junto ao mar, só o momento interessa. Cada pormenor exige a minha atenção completa. Cada onda que rebenta, cada concha que rebola empurrada pela força da água, cada nuance de cor proporciona-me um momento em suspenso e transporta-me para um semi limbo em que estou ali no meu casulo, só a gozar o momento. Passava horas a olhar para o mar...

Gosto de um mar revolto, mais que de um mar sereno, apesar de ter um medo profundo da sua força, e de imaginar mil cenários de desgraças quando estou num barco, ou mesmo à beira mar. Para mim o movimento é tudo. Gosto de contar as vagas, e dar-lhes personalidades. 'Aqui vem uma onda tímida', 'esta agora vai partir tudo'. Preciso, de tempos a tempos, de ir passear junto às ondas que rebentam com tanta força que não se ouve mais nada. Vou, muitas vezes, passear na praia quando está para chover. Gosto de ver as nuvens cerradas, o mar cinzento esverdeado, e a quietude implícita, como se estivesse tudo em suspenso, à espera da chuva libertadora...

Estou um bocadinho melodramática hoje... mas é verdade, acho que às vezes precisamos de uma purga. A minha é esta. Ir ver o mar...

Bom fim de semana

8 comentários:

  1. Olha, aproveita bem essas horinhas, que tão bem sabem. Eu tb vou fazer... nada! :o)

    Dualidades JP

    ResponderEliminar
  2. reitero neste post a minha disponibilidade de te tirar esse peso das mãos que dá pelo nome de Gato Gil ;)
    assim passarás a correr menos riscos do pc ir parar ao chao

    quanto à praia.. acho que a vives da mesma forma que eu, tirando a parte de teres medo da agua e eu adorar aquele liquido salgado e irrequieto

    ResponderEliminar
  3. Sorte a tua. Eu olho pela janela e vejo este belo sol Alentejano a chamar por mim e eu em casa a ter que estudar para o exame de amanhã :S O que eu dava agora por um dia de praia! Bj

    ResponderEliminar
  4. JP: 'que bom é ter um dever e não o fazer'. Hoje fiz greve à roupa, estou a ouvir música francesa e a tratar do blogue. Que bom é o ócio!

    Fausto: Estive a passar a tua intenção ao Gato Gil. Ele diz que só se deixa raptar se eu também for. (e agora??? Isto é mesmo para desencorajar qualquer um! :))
    Correcção: não tenho medo da água. Tenho medo é do que lá anda dentro e, bom, ok, também não gosto de saber que o líquido me afoga em três tempos se eu não me ponho a pau!

    psycho: espero que corra bem o exame!! Figas para ti!

    ResponderEliminar
  5. Acho que andas é inspirada... pelo mar, ou pelo curso (já está a dar frutos??)... fiquei tão curiosa! Continuação de bom ócio, com muita inspiração!

    ResponderEliminar
  6. Tenho de te trazer cá para casa para poder trazer o gato? É um caso a pensar... vou consultar a direcção e depois comunico a decisão.

    ResponderEliminar
  7. O mar é lindo, não é?

    É bom que exista qualquer coisa que consiga desligar o botão que temos na nossa cabeça e que nos faz estar sempre a pensar... Eu gostava de conseguir fazer o mesmo...

    ResponderEliminar
  8. Pois, ao som da Andreia Bocceli, tb eu fico assim, mais que melodrámica , embora goste muito , muito de ouvir.
    É, tb gosto do mar, por mais furioso que possa estar, parece que acalma todo e qualquer estado de espirito menos bom...
    E ontem tb eu andei a ver o mar, lá para os lados da Caparica, mas só de tarde que essa a hora, ainda dormia...;-)
    E antes correr pela praia que como tu dizes "liberta", que estrafegar o gato, mesmo.

    :-)

    Bjs

    ResponderEliminar