quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O que é um bom actor?

O que nos leva pela mão ao contar a história, fazendo-nos acreditar que a está de facto a viver? Sim...
O que se transfigura, e renova a cada interpretação? Sim...
O que nos comove, nos faz chorar, nos faz querer gritar 'cuidado!' para uma tela qualquer? Sim...
Todos os acima, e muito mais do que isto.

Mas, para mim, e desde ontem, tenho mais um critério a acrescentar : um bom actor é aquele que permite que reconheçamos a pessoa que serviu de base à sua personagem sem a ter visto previamente e sem ter, à partida, qualquer elemento que permita distingui-la de um qualquer anónimo.

Eu explico. Ontem estava no ‘zapping’. No Odisseia aparece-me um indivíduo a entrevistar uma presidiária no corredor da morte. Não sou mórbida, mas confesso que é um tema que acho interessante. Portanto, fiquei a ver. Durante dois ou três minutos tentei perceber sobre o que falavam, e ouvia a senhora a falar sobre as condições na cadeia, que tinha inimigos e tal, e que nunca mais a executavam, que estava farta da espera. Não havia alusão ao crime dela, nem ao nome. Mas, uns tiques começaram a intrigar-me. Tinha a sensação de já ter visto alguém comportar-se assim, falando com a projecção do maxilar para a frente, fazendo trejeitos com o nariz. A própria cadência do discurso tipicamente americana, com os ‘ya know’ e os ‘fuckin’ a cada três palavras, a excessiva agitação ao falar...

De repente, ela diz ‘espera!’ ao entrevistador, saca de uma escova e começa freneticamente a pentear o cabelo oleoso. E aí, tive a certeza. Fiquei só à espera de ouvir o nome para confirmar.
A senhora chama-se Aileen Wuornos, é uma serial killer e as suas proezas macabras deram origem ao filme ‘Monster’ de 2003. Ela foi magistralmente interpretada pela Charlize Theron. Tão bem que foi a personagem que me levou a descobrir a pessoa real. Isto é brutal...
Confiram: a cara de anjo da Charlize, transformou-se nisto:



E esta é a Aileen Wuornos.

Mas mais do que a caracterização, importa a essência da coisa... Eu já tinha achado o desempenho muito bom, só de observar a Charlize em acção. Mas ela tornou-se mesmo na Aileen. E não se tem consciência disto até ver a dita cuja ao vivo e a cores...

32 comentários:

  1. Chiça...ainda bem que só a viste a cores!! LOL!
    Realmente, que transfiguração. Mas mesmo assim a charize ainda conseguiu que a serial killer fosse mais humana e ,vá, bonita.
    Os EUA e a sua pena de morte...mas impressionante é a serial killer dizer que nunca mais a executam... =(

    ResponderEliminar
  2. Vi as 2 versões (a verdadeira e a actriz) e realmente é impressionante.
    A Charlize estudou exaustivamente a Aileen para poder interpretar a personagem (além dos sacrifícios físicos) e conseguiu de forma notável fazer o papel de "monstro". Excelente actriz, sem sombra de dúvida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bem, se eu a visse fugia a sete pés, com uma cara dessas...

    Bjokas

    P.S. Tu vê lá o k andas a ver na televisão, não fiques com ideias

    ResponderEliminar
  4. Grave lacuna filmíca: não vi o filme, nem no cinema, nem em casa!

    Até estava curiosa - salvo erro a Charlize até foi oscarizada por essa interpretação - mas depois passa... Ainda tenho de o ver!

    Quanto à actriz, concordo que é preciso ser fenomenal, para teres identificado a mulher através da sua interpretação!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  5. Era só mesmo para comentar o facto da Charlize ser boa! Ainda que toda a gente o saiba. bj :)

    ResponderEliminar
  6. a minha loira é o máximo...

    bjinhauuu

    ResponderEliminar
  7. não vi o filme mas noutros baseados em factos veridicos é sempre interessante fazer essa comparação e tal como dizes, é sem duvida uma distinção entre o bom e o mau actor!

    ResponderEliminar
  8. Eu adorei o filme. A transformação da Charlize Theron está fantástica. Lembro-me na altura de ter lido algures que ela teve que engordar cerca de 20 kgs para desempenhar o papel.

    Por acaso pensava que a mulher já tinha sido executada. Acho que consigo perceber a ansiedade dela. Ter já a morte como certa e estar à espera que chegue o dia de ser algo muito dificil de suportar...

    ResponderEliminar
  9. Eu tb vi o filme e adorei, aliás ela ganhou um Oscar por toda a transformação e empenho em se "meter" na pele do personagem...
    E fez um trabalho magnifico até porque a verdadeira era completamente alucinada, sem sentimentos de todo...
    Há vidas mto triste de facto, e esta foi uma delas.

    Bjs e bom fds.

    ResponderEliminar
  10. Fabuloso!

    Apesar de o filme ser muito duro eu gostei de ver principalmente pela magistral interpretação dela. E de facto deve ter sido mesmo, para tu a reconheceres na pessoa da vida real!

    Beijoca e um excelente fim-de-semana

    ResponderEliminar
  11. Um bocado assustadora.

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  12. Se tu dizes eu acredito.
    A ser assim a Charlize interpretou o papel na perfeição, tão bem tão bem, que te fez identificar a verdadeira Aileen.Isso é fantástico.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Vi o filme e esse documentário de que falas e a interpretação é absolutamente brutal, quase tão boa quanto a do Denzel W. em Ruby -o furacão.

    :D

    ResponderEliminar
  14. A cores, queres tu dizer.
    Ou estiveste ao vivo na cela dela???
    ;o)))

    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. vani: Parece que vai ser a 16 de outubro...
    Correndo o risco de chocar toda a gente, eu tenho uma tolerância grande à pena de morte. A única coisa que me faz não ser absolutamente a favor é a fiabilidade do sistema judicial e o receio de matar um inocente. E os métodos, que me incomodam também.
    De resto, não tenho pena nenhuma. Não partilho da opinião de que o encarceramento seja castigo, porque mal ou bem, esses criminosos falam, lêem, têm alguma réstia de vida. As vítimas, não.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Sílvia: é mesmo impressionante. Mas, como disse a Van, a Charlize deu-lhe um ar mais humano. No documentário fiquei com a ideia de que a mulher é mesmo louca.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Zabour: pois, a mulher é bizarra, no mínimo.
    Eu dali não tiro ideias nenhumas, teria de ter um modelo com um pouco mais de classe, certo? ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Teté: Sim, a Charlize recebeu o merecidíssimo Oscar pela interpretação.
    Não sei se te aconselhe...é um filme muito 'feio'. Feio no sentido da decadência humana, por circunstâncias madrastas da vida e consequente perda de valores e escrúpulos. Feio, porque é no fundo uma história cada vez mais banal...Mas vale a pena pela interpretação da miuda Charlize, que é soberba.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Psycho: registamos com agrado a tua opinião ;) É muito bonita, de facto. Mas fiquei com uma ideia menos favoravel quando li que ela disse que não tem problema nenhum em não tomar banho durante uma semana...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Vício: E é sempre mais difícil quando as pessoas em que se baseia a personagem ainda estão vivas, porque aí a comparação é fácil. Não é como por exemplo um filme sobre Napoleão: o actor francÊs que o interpretou? mais valia ter feito de cavalo dele!

    ResponderEliminar
  21. Carracinha Linda: Eu não percebo é como é que elas engordam e perdem peso assim, sem 'mácula'. isso é que me impressiona.
    No documentário, a Aileen insiste em que assassinou as pessoas todas em defesa pessoal, mas diz que não quer que se saiba porque ela tem de pagar pelo que fez. Não dou uito pela saude mental da senhora...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Eumesma: há de facto vidas tristes, mas há sempre a escolha individual. Quando não há discernimento para fazer a escolha correcta, tens um perigo à solta. Quando não tens pais responsáveis, que eduquem os filhos nos princípios básicos da convivência social, tens uma Aileen em potência.
    Este mundo precisava de uma volta grande, precisava!...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Ka: sim, sem dúvida, ela assimilou completamente a outra. O filme é muito duro, de facto. E acredito que o tenham 'suavizado', que em dada altura até consigo ter pena dela.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Dualidades: o mundo é que é assustador. Isto é só uma amostra, e acredito que nem seja das piores.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. D. Antónia: mas é que podes acreditar mesmo. Ela foi sensacional na interpretação.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Maria MAnuela: ai, que há aí um filme do Denzel que eu não vi?!! E pelos vistos, vale a pena.
    Beijoca

    ResponderEliminar
  27. Sorrisos: pois,não, chiça!...à distância é que é! Que a senhora gostava de meninas, e eu cá não quero confusões! ;)

    ResponderEliminar
  28. Foi sem dúvida das melhores interpretações que vi... Concordo com tudo o que escreveste. Eu já adorava a Charlize..então depois de ter visto o MONSTER..fiquei sem palavras. E depois do que disseste...não me surpreende!!
    São estas representações que marcam a diferença e distinguem os grandes actores daqueles "assim-assim"!:)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  29. não vi! mais um para a minha lista de inverno!

    foi tão a correr o nosso "comer"... (segue para o próximo post)!

    ResponderEliminar
  30. Allen Girl,

    Ê viste o advogado do daibo com o Keanu Reeves e o Al pacino? Foi aí que reparei nela, tem umas cenas de demente também muito interessantes.
    E depois venham-me cá falar das Nicoles Kidman...a milhas!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  31. Inês,

    Vê! para veres uma senhora 'actora' ;)
    Beijocas
    Para a próxima jantamos, que há mais tempo, boa?

    ResponderEliminar