segunda-feira, 2 de junho de 2008

Blossom...

Não faço segredo da minha paixão por plantas e jardinagem. Paixão refreada, porquanto não possuo mais do que alguns m2 de varanda a céu aberto para fazer o gostinho ao dedo, o que não dá para grandes aventuras e origina muitas frustrações com as quais tento lidar com a serenidade possível. Que é pouca, confesso, que sou rapariga de pavio curto e me irrito com facilidade. Foi o que aconteceu quando vi as minhas rosas, cuja floração aguardei meses a fio, cuidando do rebento adquirido no LIDL, da sua exposição solar, da humidade do solo and so on and so on...


Meses, ansiando, suspirando, para ver as minhas lindas rosas amarelas...
Estas são as minhas rosas. E não, pasme-se, não são amarelas. Mas é o que tenho... Apesar da embalagem dizer claramente, e com a fotografia correspondente, 'variedade: trepadeira amarela'. Pois...que posso eu dizer, a não ser que tenho um galo do tamanho do mundo! Isto acontece-me invariavelmente: os meus bolbos de jacinto, embalados sob o epíteto de 'cores sortidas', com a foto de lindos jacintos roxos, rosa e brancos, sairam todos... brancos. Não percebi então que sortido fizeram; só se foi nos diferentes tons de branco. Muito subtil!...Acho que os rótulos deviam vir com as probabilidades de não calharem todos da mesma cor, e com o intervalo de confiança mais restrito quanto à possibilidade de, calhando tudo da mesma cor, não ser da cor mais desinteressante, e, se possível, com o desvio padrão mais adequado à previsão da margem de erro em cada embalagem. Isso era uma ajuda, amigo hortofloricultor que embala roseiras para o LIDL (e sempre servia para dar uso aos três anos que levei para fazer a estúpida cadeira de estatística).


Mas não. A malta confia no rótulo e depois é surpreendida. Geralmente, para pior. Mas, bom, isto acontece com tanta coisa, não é? Coisas que parecem ser e não são, quero dizer. A arte de bem embalar...aqui está um tema que merecia um ensaio filosófico. Infelizmente não tenho tempo. Tenho de ir regar as rosas. Mesmo 'imperfeitas' no meu ideal de cor, têm direito à vida e a serem mimadas para se exibirem na pujança máxima da sua roupagem exterior. Especialmente porque é só isso que podem exibir, e são efémeras, como as borboletas. Ninguém olha para as suas fragilidades internas, que não transpiram pelas pétalas brilhantes. Até nos esquecemos de prestar atenção aos espinhos, e no entanto, eles lá estão, prontos a desferir a dolorosa picada quando chegamos demasiado perto ou sem a delicadeza necessária. Eu tenho sempre respeito pelos espinhos, mas não me impedem de manejar a flor. É tudo uma questão de nervo.

Anyway... aqui está a minha rosa, escassas horas após a primeira foto. É muito bonita, e cheira que é um sonho, mas daqui a dois dias estará defunta. Fica a foto para eternizar o seu momento de glória...bela e efémera rosa 'amarela'.

16 comentários:

  1. Antes de colocares as culpa nos rótulos ou nos embaladores, quiçá no mundo inteiro, já pensaste que a razão da invariável mudança de cor pode estar relacionada com o Ph da tua terra?

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Põem-se a fazer compras no LIDL e depois querem o quê?... (LOL)

    Falando sério... percebo a tua frustração. Mas a rosa é, era linda. E não esqueças a frase de Gilbert Bécaud (para não falar em Saint-Exupéry): L'important c'est la rose. Se não tiveres a música diz, que eu mando-ta.

    Agora vê só a tristeza que eu sou com plantas...

    http://gotaderantanplan.blogspot.com/2007/03/o-meu-azar-com-as-plantas.html

    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Viajante: Aí estaria a culpar os fabricantes de turfa e substrato universal...isso que dizes é interessante, e verfica-se de facto para plantas como as hortensias, por exemplo, mas um bocado rebuscado para o caso da minha rosa. Os meus amores perfeitos são amarelos e roxos, tal como a foto no pacote das sementes. A lobélia é azul, como na foto. A sardinheira também é vermelha, donde creio que o problema é mesmo galo universal, coisa que assumi logo à partida.
    Beijinhos

    Teresa: O que eu me ri com a tua Petúnia Clark (pasma, que eu conheço a senhora desde os cinco ou seis anos. Era bastante apreciada em França, pelo menos aparecia muitas vezes nos programas de variedades. Tenho um disco e tudo!)Também tenho petúnias em quase todos os vasos, que aquilo autopropaga-se. As petúnias são os coelhinhos do mundo vegetal. Mas não te sinta mal que as petúnias não são eternas. Duram bastante, mas inevitavelmente murcham e acabam por morrer. Aquele 'espectáculo' deprimente no vaso lá no teu post já devia ser a fase terminal da coisa...Não leves isso a peito ;)
    Beijos. Não desistas!

    PS:Claro que tenho 'L'important c'est la rose, l'important c'est la rose, l'important c'est la rose, crois-moi'... e agora vou ficar a trautea-la! ;)

    ResponderEliminar
  4. Realmente tiveste azar. mas olha que apesar de não serem amarelas não deixam de ser muito bonitas!
    Eu tenho é azar com as plantas... começam sempre a secar. Eu acho que não ponho nem muita nem pouca água... mas volta e meia lá ando eu a tirar folhas secas...

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. com tudo isto talvez devas meter de lado a tua paixão por "planta" e dedicar-te a becel.
    ouvi dizer que é mais saudável!

    ResponderEliminar
  6. Carracinha: mas é normal as folhas secarem. Eu tenho um 'ficus' (uma planta verde, tipo árvorezinha) que secou todo. Mas todo, todo. Ficou com duas folhas. Mudei-lhe a terra, e tenho andado a dar-lhe mimo, e já voltou a rebentar. Está fraquinha, mas ainda mexe...é como nós, quando nos dá a neura ;)
    Beijocas

    Vício: sim, mas a becel não sabe a nada. é preciso um bocadinho de sal na vida, senão n tem piada.
    BJs

    ResponderEliminar
  7. A cor das pétalas das rosas não é genética?...aí, nem com o pH acertado até à centésima...

    Esta rosa é linda. Fez-me lembrar a "rosa gadjot" (eu explico: o meu piririto lindo que era cãozinho miniatura, foi enterrado debaixo de uma roseira e de lá brotou uma linda rosinha)...snif...

    Não percebo lá muito de estatistica, nem tive de gramá-la muito tempo, hehehehe!

    Fico então à espera do ensaio filosófico sobre a arte de embalar! Mas não vale falar dos rótulos estúpidos, tipo, conselho de consumo: "tirar da embalagem antes de comer"...

    ResponderEliminar
  8. Pois, creio que sim que tem a ver com a estirpe dos genes, mas como não sou especialista não teimo quando não tenho a certeza.

    Eu também enterrava os meus passarinhos e os dois hamsters aos pés de uma árvore ou arbusto, sempre a chorar copiosamente, claro...

    Ai mulher, a arte de bem embalar tem tanto que se lhe diga...é tipo o wonderbra: inflaciona-se o produto mas na hora da verdade... pssssssssssssssssssssssiiiiiiiiiuuuuuuuuu (isto é o wonderbra a perder volume) (;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Mas pelo menos é do tipo trepadeira? assim metade do rótulo já estaria certo. uma rosa, tal como o nome endica e relacionando com a cor, devia ser rosa de qualquer maneira indo pelo significado das cores das rosas compreende-se o engano de quem embala. A rosa amarela significa felicidade, amizade e a rosa rosa significa amizade e carinho. Têm um significado em comum e se calhar o problema foi o excesso de carinho e ela mudou de cor...
    P.S.- Obrigado pelo post de há uns tempos atrás sobre a promoção das mulheres eu era colega do Pedro Portela e aquilo deu-nos muito jeito.

    ResponderEliminar
  10. deixa estar pá...há coisas piores! conheço uma que lhe nasceu um filho preto...tinha-se esquecido com a bebedeira, dos pormenores da noite da despedida de solteira...

    olha, amarelas ou não são lindas! beijinho miau

    ResponderEliminar
  11. Faz como a minha avó! Arranja pés das flores das vizinhas e planta :P
    têm para lá flores (entre elas muitas variedades de rosas) de todas as cores e feitios... roi-te :P

    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Estás a queixar-te de quê? A rosa é (era?) lindíssima, ainda por cima num dos meus tons predilectos! Não aprecio o amarelo...

    Olha lá e o teu bando de felinos deixa as rosinhas crescer? O meu Nicky dava cabo de todas as plantas que apanhava a jeito. O que era mau para todos: a começar nas ditas, para o bichano que depois vomitava verde por todo o lado, para nós, que além de ver as plantas fenecer, ainda andávamos a limpar a porcaria...

    Esmoreci na jardinagem (no caso, mais "marquisagem") depois dessas experiências inglórias... Ainda tive um vasinho de salsa na cozinha, mas fazia-me pena cortar a dita, para pôr na panela!

    Quanto ao invólucro não condizer com o produto, dá "pano para mangas"!!! Fico à espera... :)))

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  13. É casa para dizer que as rosas andam como o tempo, já nada era é como dantes, pensamos que vamos ter uma coisa e sai-nos outra...:-)

    Mas não stresses, podes ver isso sempre como ser uma surpresa "é amarela, mas irá sair de que côr"?? ;-)

    E afinal rosa que se preze ser de cor "rosa" mesmo (nesse caso, um rosa mais escuro) mas que são lindas e cheirosas na mesma, ainda que tenham uma vida tão curtita...

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. lool eu n gosto nada de flores lol e sou alergica eheheh pior

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Criador do Universo: Olá, bemvindo! Espero que tenha corrido bem a vossa apresentação e que tenham defendido bem o drama das mulheres trabalhadoras! ;)
    Quanto à rosa, acho que sim, que é trepadeira. Vá lá! ;)E mimo, também não lhe faltou. Se calhar tens razão, e tenho uma rosa humanizada, que reage ao mimo.
    Beijinhos

    Rocket: epá, essa moça teve um galo maior do que o meu, de facto. O marido dela não deve ter achado graça, suponho... ;)
    Beijocas

    Fausto: e tou roidinha, que também devem ter um quintalinho para plantar isso tudo...
    Bjs

    Teté: tens razão, estou a queixar-me de barriga cheia. É bonita. E até tou toda vaidosa. Já tinha tentado uma roseira uma vez, mas correu mal. Esta pegou bem, já tenho mais botões noutra haste e tudo.

    Os gatos não se metem muito com ela. Agora deram para esgravatar o 'ficus'. E também gostam dos morangueiros. MAs eu ando sempre de olho. Estragar, estragar, só uma gardénia. Tudo destruido. até tirei foto para documentar o estrago que o Gato Gil fez. Foi vaso partido, terra por toda a sala, e as folhas e raizes ´por ali... E era uma pulga de meio kg, peste do animal.
    HA aha ha...não me digas que és vegan e que achas que os vegetais têm alma também...(Bom, eu por princípio nunca apanho flores no campo que tb tenho pena, por isso acho que perdi uma bela oportunidade para ficar calada! ;))
    MAs ter umas ervas aromáticas cultivadas por nós...não há nada melhor. Olha que o mangericão é fácil de plantar e dá-te um gosto divino às saladas e massas. Experimenta, que não te arrependes.
    Beijos

    Eumesma: podes crer! Nada é como pensamos. Eu sempre achei que ia ter um tórrido affair com o Jon Bon JOvi, mas olha que não há meio! ;)
    Eu gosto das rosas amarelas e das cor de chá. As rosas rosa também, mas menos. As vermelhas ainda vêm a seguir (excepção feita a uma variedade que é enorme e de um vermelho quase roxo, e que cheiram maravilhosamente). As de que menos gosto são as brancas. Aliás, não gosto nada. Não gosto muito de branco, deve ser por isso.

    ResponderEliminar
  16. Ó Enfim, isso é que é azar! Ser alérgica (seja ao que for) é uma coisa horrível. Eu sou alérgica ao níquel e demais 'pechisbecagem' e fico tristissima de não poder usar montes de acessórios. Quer dizer, uso na mesma (que não tenho dinheiro para metais mais nobres), mas fico com a pele numa lástima depois...

    Nem para regalar a vista gostas? Vá, anda, diz lá que não achas as flores bonitas se estiverem longe?
    Beijos

    ResponderEliminar