domingo, 1 de junho de 2008

EU FUI!

Eu, e mais setenta mil pessoas. É muita gente. Felizmente que a Bela Vista é grande e que chegámos à hora ideal: nem demasiado cedo para apanhar uma seca descomunal, nem tão tarde que já não se arranjasse um lugar muito bom para acompanhar o desfile de música e profissionalismo a que assistimos.
Sendo os Bon Jovi os cabeça de cartaz, e (quase) a única razão pela qual eu estava no meio daquela gente toda, eu que não gosto, por norma, de 'ajuntamentos' nem de comungar com a cotovelada do estranho ou a pisadela da tia que vai para ali de saltos agulha (meu Deus, há efectivamente gente tão atrasada mental), asseguro-vos que a perspectiva de esperar cinco horas até ver os meus moços a subir para o palco me parecia dantesca. Mas, fui agradavelmente surpreendida pelo primeiro grupo, os SKANK, que puseram o público a saltar e a cantar (eu incluída nas duas únicas músicas que conhecia), com uma atitude muito 'boa onda' do vocalista, um saúdavel louco que deambulava pelo palco. Deambulou e cantou muito bem, o que não é nada fácil quando se tem de dar pulos e tocar guitarra ao mesmo tempo.
Seguiu-se a grande Alanis Morissete, que não desapontou. Uma postura meio louca e uma escolha de guarda roupa um pouco infeliz (rapariga, rosa choque com cabelo alourado nunca!) não foram suficientes para ensombrar a grande prestação da senhora. Começou com o magnífico 'Uninvited', cantado à nota. Quem conhece este tema sabe que envolve grande técnica vocal, daquela que só os genuinos conseguem reproduzir em palco. A Alanis é genuína. Tem uma grande técnica a rapariga. A voz, apesar de a achar meia nasalada, funciona mesmo. Cantou alguns temas novos, em que foi mais difícil corresponder, mas 'You oughta know' e 'Ironic' 'deitaram a casa abaixo'. Ficou a faltar 'Head over Feet' (rapariga, não te perdoo...). Mas o todo, foi bom. Poderia ter sido muito bom se tivessem trabalhado melhor as passagens entre músicas, um pouco lentas, e com pausas desnecessárias.
Meia hora depois, após a rotina de mudanças do palco, apareceu aquela que, para mim, foi a desilusão da noite: Alejandro Sanz. Não é que o homem cante mal, longe disso, mas foi demasiado tempo de um estilo que não é forçosamente o meu favorito. E, para quem só conhece bem uma canção, e está à espera do Jon, é chato! O momento alto foi precisamente a canção 'corazon partio', que reservava uma surpresa a meio: a Ivete Sangalo apareceu para cantar com ele, o que causou uma revolução pouco elegante no público que, até a moça aparecer estava ali só no 'la la la' morno, e depois começou aos gritos e pulos. Ainda pensei que a seguir encadeassem no 'La tortura', mas a Shakira poderia não gostar e fiquei a 'aguar' por esta também. Deu para notar a faceta extremamente generosa do Alejandro em palco, com grande destaque para cada um dos seus músicos e momentos de solo das coristas. É um cantor simpático. E muito bonito, apesar de poder perder algum volume. Gosto muito do Alejandro. A música dele é que não me convence por aí além. Mas gosto muito do seu ar menino.
E só faltava meia hora para ver os Deuses e vibrar com os seus acordes! Eu estava que não podia, sentava-me, levantava-me, bref, estava num desasossego, ansiando pelo momento em que o Jon se assomaria ali, mesmo ao pé de mim (vá, a uns metros...bastantes metros...hum, não interessa!). E eis que nos cinco minutos finais, vindos da multidão por trás de mim, surge o clube dos janados, um bando de dejectos humanos que, pasme-se, estacionaram ao meu lado. Bom, tudo estaria menos mal, se eles fossem janados mas estivessem quietos e calados. Não. Barulhentos, invasivos, histéricos e definitivamente candidatos ao pontapé na boca do ano. O que, aliás, só não aconteceu porque tive medo: medo de que viesse a polícia e eu acabasse por não ver o concerto. Só por isso. Que o facto de poder levar na cara também (eles eram seis) era uma coisa de somenos importância. Um em particular, o que estava mesmo a meu lado, era uma criatura insuportável.. Por Deus, quis verdadeiramente esmagar-lhe a cabeça! A sério. Não suporto gente assim. Estão centenas de pessoas ordeiramente a assistir a um concerto, na sua vidinha, a cantar e pular com moderação, respeitando toda a gente, e vêm-me estas bestas, que não têm outro qualificativo possível, e começam com moches e cerveja a voar por todo o lado e cigarros a passar a três centímetros da nossa cara? Desculpem lá, comigo não. A primeira vez, tentei protestar delicadamente 'olha, não te importas de gritar menos alto ao meu ouvido, é que eu gostava de não ter um tímpano furado antes de eles subirem ao palco', o que obviamente não resultou. Da segunda vez, na sequência de um empurrão, um olhar fulminante. O gajo estava tão pedrado que nem notou. Epá, à terceira, pisaram-me o calcanhar à séria. A partir dái, de cada vez que me tocavam, levavam elegantemente o mesmo tratamento.... Pontapé discreto, cotovelada nas costelas, era o que estivesse a jeito. Infelizmente não consegui partir a rótula a nenhum, apesar de ter insistido. Estava positivamente possessa, e quis possuir um objecto contundente que lhes espetasse na artéria femoral para sangrarem sossegadamente até à morte.
À conta das bestas, dos seus gritos e saltos histéricos, não consegui acompanhar como devia ser a subida ao palco dos Bon Jovi. Mas, pelo meio da minha nuvem de pensamentos negros comecei a vislumbrar a luz celestial: o Jon, de blusão de cabedal branco, lindo de morrer como sempre, assomava-se no ecrã gigante e piscava-me aquele olhão azul 'esquece lá isso! ó p'ra mim aqui, a cantar para ti'. E pronto, rendi-me ao espectáculo...( mas não totalmente, porque tinha de ter cuidado para não levar com um pé na cara, que os atrasados mentais encavalitavam-se às cavalitas uns dos outros e gritavam como animais. Um pavor. O meu reino por uma faca do Rambo! Ai, se eu fosse um gajo e não medisse só 1,63!)
Enough sobre os janados imbecis. (Acabei de tomar um longo duche e acho que me consegui livrar do cheiro a ganza. Ainda bem que não me mandaram parar numa operação stop, quando não era odorífera e sumariamente detida!)
Voltemos ao que interessa. Os BON JOVI. São o máximo! São mesmo. Pronto. Os anos passam por eles, e deixam as suas marcas nos traços mais carregados, no cabelo menos farto e mais branco, e nos kgs a mais (Richie, Richie, estás cheiinho, homem!), mas eles continuam a ter a 'aura'.
Nunca os tinha visto ao vivo. Falhei os dois concertos deles cá, porque, as usual, conformei-me com uma dificuldade em vez de a tentar contornar. E estive para não ir ao RR pelos mesmos motivos. Em boa hora me insurgi. Eles são muito bons. Muito bons, mesmo. Andam nisto há muitos anos, e apuraram-se. Ainda que a voz já não seja tão límpida (só cá entre nós, julguei perceber uma pequena distorção do micro para modular a voz, mas pode ser preciosismo), e que se notasse cansaço à segunda música (again, pode ser preciosismo) a postura foi irrepreensível. Sempre a sorrir, com um sorriso genuíno, sempre em interacção com o público, com pequenos improvisos musicais de covers para animar as hostes, como o foram os excertos de 'Mercy' e 'You Start me Up', e sempre em movimento. Um monstro de palco, aquele Jon. Ainda que seja suspeita - porque esta tara dos Bon Jovi já me acompanha desde adolescente - acho que ninguém tem dúvidas de que foi um óptimo concerto. Ficaram muitas por tocar, e o encore , com um Jon a vestir a camisola das quinas, soube a pouco. Não apostaram nas baladas, e acho que foi pena. Faltou um 'Bed of Roses' ou o velhinho mas intemporal 'Never say goodbye'. Mas foi muito bom. Muito, muito bom. Eu ia já a correr para lá outra vez! E palpita-me que vou passar a tarde a dar cabo do que me resta de voz e fazer uma passagem pelos CDs todos que tenho cá por casa.
Como diria o Jon: 'I ain't got a fever, got a permanent disease' ('Bad medicine', álbum 'New Jersey', 1988)
Este bichinho já não sai...

16 comentários:

  1. vou fazer um magazine musical on-line. quando começamos?

    ResponderEliminar
  2. Bem-feita. Não quiseste a protecção aqui do Rafeiro, levaste com os grunhos em cima. Cá para mim não trocaste de lugar porque achaste piada aos moços, especialmente no momento em que meteram os pés de um na tua cabeça...

    ResponderEliminar
  3. E não é que o jove já conta com 46 aninhos (fui hoje pesquisar...)!!
    Continua lindo de morrer e muito jovem (aquela camisolinha decotada até ao umbigo tirou-me do sério!!)
    Eles disseram que voltavam...lá estarei!

    Beijinhos e um bom Domingo( a chupar pastilhas para a rouquidão)

    ResponderEliminar
  4. Acompanhei a belíssima prestação do rapaz pela televisão, por instantes ainda pensei que ele se lançasse para meio do público para desmaio de muita menina, ficou-se pela camisola da selecção.
    E muito bem ;)
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Tb fui mas um dia antes, gosto de Bom Jovi , mas não o suficiente...
    De qualquer das maneiras gosto de algumas musicas, vi pela Tv e sim, foi um grande concerto, com ele ainda em muito boa forma de facto (tb estava a ver as miudas a perderem a cabeça e a subirem se pudessem para o palco :-)

    Esta tua descrição está muito bem feita, para quem não viu parece mesmo que está a visualizar...:-)

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Bem me parecia que irias fazer a "reportagem" sobre o assunto...

    Ainda me ri com o bando de janados, mas nestes espectáculos já se sabe que com um "azarito" podemos levar com "vizinhos" incómodos.

    Pessoalmente, devo abominar "ajuntamentos" mais do que tu, deixei de ir a concertos há anos. Estes fomos seguindo mais ou menos pela TV, que obviamente não é a mesma coisa, mas também tem outras vantagens: poupa-se no dinheiro do bilhete, vê-se e ouve-se melhor e evita-se essa gandulagem (com ou sem odor a ganza). Desvantagens, é que não é tão emocionante... para além das "reportagens" ao vivo e a cores terem muito mais graça - jura que vai mulherio de saltos altos para o parque da Bela Vista... :)))

    O Bon Jovi, continua um bom jóve... ;)

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  7. Rocket: assino já hoje! ;)

    Rafeiro: na verdade, eu não troquei de lugar porque como ultimamente só preciso de uma boa desculpa para espancar alguém, pareceu-me que aqueles serviam para o efeito.

    Gata Verde: mas viste que ele ajeitou a pelagem da peitaça, está mais sóbrio agora. Muito bom! Não comentei no post o posterior, mas suponho que partilhas da minha opinião: continua em grande forma;)
    Também estou rouca, mas dá-me jeito que assim canto melhor os graves.

    Viajante: Não sei se passou na TV, mas houve um momento em que ele foi para o meio do público, na galeria em frente do palco, para desespero dos seguranças. Inclusivamente, sacudiu com irritação um deles que o tentava afastar das grades onde as mãos estendidas imploravam um toque do Supremo. O Jon é o máximo!!!
    Bjs

    Eu mesma: Então e gostaste da Amy? Coitada da miúda, qualquer dia aparece morta...mete dó.
    Mas o Lenny foi muito bom. Vi um bocado pela TV, mas já o tinha visto em Belém há uns anos. Ele é muito bom ao vivo. Não sai muito do registo, mas canta 'igual' ao CD.

    Teté: sabes que eu nunca deixo o crédito dos Bon Jovi em mãos alheias! E olha que me contive na reportagem! ;)
    E acho que se devia legalizar o uso de bastões eléctricos para os 'vizinhos incómodos'. Epá, estou a ter uma visualização da minha pessoa a sacar de um bastão electrico - 'By the Forces of the Universe' - e a desferir choques eléctricos Lisboa afora. Ui, o que eu gostava!
    Enfim, fantasias a parte, é verdade que é preciso ter paciência para ir a concertos destes. Entre as filas para a casa de banho e a malta a passar-te por cima constantemente, e os ganzados da praxe, não fosse mesmo o Jon e eu tinha ficado em casa. Também me tinha poupado a logística de levar o carro para a confusão, e as duas batidelas (sucessivas. Muito bom o meu golpe de vista nesse dia) que dei num muro, a tentar arrumá-lo num estacionamento que não lembra a ninguém. Realmente, o Jon faz-me fazer com cada coisa! ;)

    ResponderEliminar
  8. ok! eu percebi que foste ao rock in rio mas havia necessidade de escrever tanto?

    ResponderEliminar
  9. Vício: Mas fui querida. Escrevi logo o que interessava perceber no título, para não teres de te interrogar até fim do texto ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Não tenho muito a dizer, excepto que a minha "onda" é outra...

    ResponderEliminar
  11. Capitão: aqui somos tolerantes a todas as ondas! ;)

    ResponderEliminar
  12. Eu também sou da troupe que levou com os janados em cima e com o cheiro a ganza mais os litros de cerveja. Mas confessa... o puto do chapéu tinha a sua graça sobretudo aquando do pontapé na cabeça do desgraçado que estava em frente que, ainda por cima, (coitado) era completa e totalmente careca!!! E depois como se nada fosse vira-se para o desgraçado e diz-lhe "na boa!!!!!!!" depois de quase o ter deixado com o crânio enfiado para dentro...AH, ah, ah!
    Mas Bon Jovi: muito à frente! E gosto de te ouvir falar bem de um grupo brasileiro...É INÉDITO. É um momento que deve ser guardado para a posteridade.

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Looool, adorei que tivesses ido ao rock in rio, só para me poder rir com este teu texto espectacular!!! =DDDD LOOOOOOOOOOOOOOL!!!
    Bem, eu detesto concertos... :S, detesto ajuntamentos ao ponto de me tornar muito agressiva e mal humorada...acho que me tinha passado com esses janados, e bem passada, com direito a segurança e tudo!!! =D E olha que eu costumo dançar com os cotovelos inocentemente espetados!! LOOOL, o que me fez lembrar (pra variar) certa vez numa discoteca em que estava uma gaija a esfregar-se toda em cima de mim e levou logo com um "ó minha, tu podes gostar de gajas, mas eu não sou fufa, por isso pára de esfregares o teu cú em mim", seguido de uma amiga minha a tirar-me dali antes aue houvesse porrada a sério...LOOOOL, ah e já te contei que já preguei uma bolacha numa gaja que empurrou uma amiga minha? e que já provoquei uma briga num bar (empurrei um gaijo que me deu um estalo que era pra outro gajo que estava atrás de mim -sacana, falhou o alvo em lixou-se, atirei-o pra cima de uns janados que o desfizeram ao soco... :-p)? LOOOOOL! Demais, estou mesmo a imaginar essa cena...vi uma piorzinha num concerto dos blind zero numa das semanas académicas aqui da mouraria...eram moches atrás de moches...

    Quanto aos bon jovi, pá, o Jon é um pãooooooooozãooooooooo!!! aiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!! Mas a música, não faz muito o meu genero, para além de a minha irmã ter passado um verão a ouvir bom jovi a fio sem parar...enjoei a música...mas nunca o gaijooooooooooo!!! aiiiii, já estou com calores!!! a culpa é da tua descrição do gaijo!!!!

    ResponderEliminar
  14. Sebastião: Malandreco!!!! Até que enfim que me vens visitar! Inédito mesmo é ter-te do outro lado do teclado! E não, não achei piada ao gajo do chapéu. Queria tê-lo morto! Acho que não deste conta do quão perto estive de me passar...mas controlei-me. Felizmente!

    Vê se apareces mais vezes, os 'miudos' aqui do gatil estão delirantes com a visita de tão ilustre convidado!

    Vani: já vi que tb és de sangue quente. Acho muito bem! Isto de ser boazinha e civilizada não funciona com a ralé e nesses casos só tirando o tamanco mesmo. Viver e deixar viver; agora não se admirem se me chatearem de levarem o troco. Era o que mais faltava!
    Quanto ao Jon...pois...palavras para quê? O homem é uma coisa que não tem explicação!!! Mas eu gosto muito da música. OS meus vizinhos é que, calhando, já não!;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Aqui uma colega tb foi nesse dia e ficou maravilhada!!! Ela disse que todos os concertos foram bons, mas que os Bon Jovi superaram as expectativas. Parece que por eles o tempo passa mais devagar :D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Hmmmm, podias ter mudado de lugar para nao levar com os energumenos em cima
    és teimosinha miuda!!

    nao fui ao RiR e hei-de explicar porque la para os meus lados ;)

    beijos

    ResponderEliminar