sexta-feira, 11 de abril de 2008

Anatomia de uma seca monumental

Há filmes que nos marcam. Ou porque os amamos, ou porque os odiamos. Este 'Anatomia de um crime' enquadra-se claramente na segunda categoria. Este é daqueles filmes que nos fazem chorar o tempo perdido e o dinheiro desperdiçado. Eu pessoalmente saí da sala com a nítida sensação de me terem feito de cretina.
E não fosse o Jude Law ter dois palminhos de cara teria certamente adormecido!
(Ou saído a meio, que aquilo depois da primeira meia hora começa a entrar mesmo na twillight zone!)
E depois, o Michael Caine não é propriamente o meu actor preferido. E no caso dele nem palminho de cara (ou de qualquer outra parte do corpo) lhe vale! O homem é mesmo monumentalmente desinteressante!
Não vou aqui adiantar muito sobre o enredo (até porque não saberia muito bem o que dizer sobre 'aquela coisa' que se pretende ser um enredo), mas não posso deixar de concordar com algumas críticas que destacam o desempenho de Jude Law. O rapaz tem de facto uma interpretação muito boa. O personagem é que não vale o esforço. Nem o personagem, nem coisa nenhuma. A trama é toda absolutamente estapafúrdia. É que não se percebe mesmo qual é o interesse de fazerem um remake de um filme destes. Nem imagino o original!!! O Kenneth Branagh devia continuar a dedicar-se ao romance histórico e às peças de Shakespeare e não brindar o espectador incauto com esta coisa, com um par de jarras a contracenar no mesmo sítio durante hora e vinte, às voltas com uma história que é, pura e simplesmente, inexistente. Amigo Kenneth, isto é cinema, não é teatro! As personagens podem deambular para fora de uma casa. Mudar de décor. Ir de carro a qualquer lado. Mexerem-se, quiçá!
Menos mal o El Corte Inglês ter baixado os preços do bilhete. Assim só fiquei a chorar 4€ em vez de 5€40.
Se alguém for ver, que me explique o final, por favor. E já agora, a pertinência e interesse do todo. E, last but not least, partindo do princípio de que aguentam até ao fim, digam lá se não ficaram fascinados com a facilidade com que o Jude Law encarna o papel de rameira debochada. Uma actuação muito convincente. Ou o rapaz é mesmo bom actor ou definitivamente há ali um piquinho a azedo...

13 comentários:

  1. Gostaste tanto do filme, que até lhe trocaste o nome:

    "Anatomia de um Crime" é um filme de 1959, com James Stewart e realizado por Otto Preminger, que foi nomeado para 7 óscares.

    Este é um remake de um filme de 1972, intitulado de "Autópsia de um crime", com o mesmo Michael Caine e com Sir Laurence Olivier, realizado por Mankiewicz.

    Lembro-me de ter visto este último e de também o ter achado uma enorme seca, que se passava num único cenário, essencialmente eram só diálogos estranhos entre os dois actores - na net dizem que o argumento foi alterado para esta versão - mas nem sequer me lembro de como aquilo acabou. A sensação deve ter sido idêntica à tua do "até que enfim!"

    Também não tenciono revê-lo, para confirmar que era (e pelos vistos ainda é) chato! Nem há Jude Law que motive para tanto... ;)

    Jinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Se não me passaria pela cabeça ir ver o filme em análise, mas depois do que li vou pagar a quem o censure nas salas de espectáculo!

    Bom fim de semana, Safira.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que avisas...

    Beijocas e curte o fds!!!

    ResponderEliminar
  4. Bem, se só há palminho de cara e não há palminho de traseiro, então não vou ver o jude law...

    ResponderEliminar
  5. Quando se faz o remake de um filme que foi um 'êxito' é sempre difícil de manter o nível, basta ver que o Michael Cane é velho o suficiente e entrou no filme original e o Jude ainda nem tinha nascido :) Mas mesmo assim acho que podia ter sido pior. Valeu pelas excelentes interpretações dos actores, o Jude pela desibinição ao longo das suas personagens e o Michael Cane que... É o Michael Cane.

    ResponderEliminar
  6. bolas, cada vez tenho mais medo de ir ao cinema
    cada vez que alguem vai ver um filme vem a dizer mal (va la que a sun aconselha o there will be blood)
    eu ainda nao falei do ultimo que fui ver (um palestiniano lol)
    beijocas

    ResponderEliminar
  7. Já me cheirava que não era uma boa escolha, agora com a tua crítica então é que não é de todo.

    Por falar em cinema, o dia hoje está tão cinzento (deve ser do luto da derrota vergonhosa) que o que apetece mesmo é manta, sofá e um filme no DVD.

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Se não fosses tarada e não fosses ver um filme só porque tem "Anatomia" no nome isso não acontecia
    ;o)

    ResponderEliminar
  9. Teté: vê lá o que eu gostei, para nem conseguir acertar no nome! De facto, chato, mas chato. Ainda se fosse o Viggo Mortensen...agora o Jude Law é muito copinho de leite! Mas não imagino as cenas do filme original. De facto, devem ter alterado bastante, senão era um escandalo na época

    Capitão: Se quiseres, podes pagar-me a mim! ;)
    Bom fim de semana

    Gata: Já não fui a tempo de desejar boas férias, mas espero que curtam bem!!

    Grafonola: podes crer! Aquilo é uma secura total. O mais que consegues é o Michael Caine em robe, e meia dúzia de pelos do peito do Jude, pela camisa desapertada. De resto, népia!

    Pshyco: sim, mas não achaste que ou tinham acabado mais cedo ou tinham continuado? É que aquele final depois de hora e tal a aguentar aqueles diálogos...tenham dó! Caiu ali um pouco de para quedas, não. Assim como se tivesse acabado o dinheiro, ou se tivesse percebido que de facto já não se podia fazer mais nada daquilo.
    Enfim, é como dizes. Vale pela interpretação do Jude Law e pouco mais.

    Fausto: deixa lá que o teu filme palestiniano também deve ser uma coisa esperta! ;)

    Viajante: sim, mas isto é só a minha opinião, e vale o que vale. É sempre bom fazer o seu próprio juizo sobre as coias. MAs acho que neste caso não ando muito longe da verdade.
    palpita-me que não vá ver muitos filmes nás próximas semanas...;)

    Sorrisos: o que uma pessoa tem de ler!!! Tarada, eu? Pelo Michael Caine, não? esse homem sensual e portentoso! ;)

    ResponderEliminar
  10. por acaso até foi bom :x
    tirando a parte de não se perceber nada do que eles dizem lol

    caramel era o nome do dito

    ResponderEliminar
  11. Bom... acho que não te vou poder explicar o final, porque depois de te ler não vou certamente ver o filme!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Ponto final..ficou riscado.
    Ainda bem que avisas-te. obrigada, assim não se deita dinheiro fora!!

    Beijocas
    Boa semana

    ResponderEliminar
  13. achas que depois de ler isto, alguem se arrisca a gastar dinheiro? corres o risco de ser processada!

    (li as primeiras palavras da Teté... será que se tratava da anatomia interior :D)

    ResponderEliminar