domingo, 16 de março de 2008

Safira em seis capítulos

A Carracinha já veio aqui reclamar (e com razão) que eu não lhe respondia ao desafio. Assim, para júbilo de muitas das pessoas que têm alguma curiosidade em saber algo mais sobre o bicho estranho que se esconde por trás deste nick tão pomposo, e que, não desfazendo, até é uma jóia de moça, aqui ficam seis coisitas que têm a ver comigo:
  1. Melancolia: é uma palavra de que gosto muito, e que tem muito a ver comigo. Sou, por natureza, por karma cósmico, por conjugação astral, sei lá eu porquê, uma pessoa melancólica. Não sou triste, apesar de estar muitas vezes triste, por motivos diversos, mas tenho sempre um 'je ne sais quoi' comigo, que faz com que tenha aquele veú no olhar...se calhar pareça mais triste do que estou no momento. Mas a melancolia decorre sem dúvida do ponto nº 2, também...
  2. Sonhar acordada: Sempre. Na minha cabeça correm filmes inninterruptos, a mil à hora... Diálogos que não tive com pessoas que já não fazem parte da minha vida, diálogos que terei com pessoas que ainda não conheço. Eu a cantar no Olympia (right!!!), eu a casar num veleiro (duplo right), eu a embalar os meus bébés (triplo right!!!!), eu a bater no médico de família (um anormal!!!) porque me obriga a estar um mês à espera de consulta para me passar as credenciais para os exames que o meu generalista me passou. Sonho muito, e antecipo muito. Depois, como já vivi as situações intensamente na minha cabeça, se por acaso acontecem, já não dispendo o esforço que elas se calhar pediam...o que é mau, por um lado, porque se calhar isso quer dizer que acho menos piada ao real do que ao fantasiado, mas que, por outro, me impede de ir para a cadeia por agressão física a muitas pessoas.
  3. Agressividade latente: Detesto conflitos, e vou engolindo sapos até poder. Mas, quando chega o limite, posso ser extremamente desagradável. Suponho que, para mim, o ataque é a melhor defesa. Como sou muito sensível, assim que sinto que qualquer coisa me vai magoar, ponho a armadura e 'mordo'. Mas aviso sempre primeiro. Mas é um processo muito lento, e raramente se vê. Sou pacífica, na maior parte das vezes, e é preciso muito para deitar as garras de fora. Excepções que me levam a passar de imediato e a partir para a violência se não me segurarem: magoarem alguém que eu ame, maltratar um animal à minha frente. Não aconselho! É que me passo, mesmo. Uma vez, um ex teve de me agarrar porque eu fui tirar satisfações a um anormal que estava a atirar um cachorro pastor alemão para o chão, repetidamente. Levantava-o, e atirava-o para o chão, para a neve fria. Porquê? Porque era uma besta, obviamente. É uma coisa que me assusta, esta suspeita de que, se um dia me passo à séria, e que não tenha ninguém que me impeça, poder fisicamente magoar uma pessoa, para além de me magoar a mim, fraca figura que sou. Mas, claramente, não sou de enterrar a cabeça na areia e fingir que não vejo. Tenho sangue a mais na guelra.
  4. Expressividade: Faço montanhas de caretas. Quando for velha vou ter a testa cheia de rugas!!! Ele é franzir o sobrolho quando me estão a contar uma história que me está a aborrecer, ele é revirar os olhos quando me impaciento, ele é rosnar no metro quando alguém se encosta demais a mim...não consigo disfarçar nada. impávida e serena, não é uma expressão que se aplique a mim. A minha expressão facial e corporal trai-me sempre! Se recebo uma boa notícia, grito e pulo, esteja onde estiver (ex: no meio do expediente, no meu primeiro ano de trabalho, quando recebo o telefonema a dizer a minha última nota = fim do curso. levantei-me, e aos berros, com director e patrão na sala, fiz a minha dança do 'acabei o curso' (algo entre o bailinho da madeira e um hip hop manhoso). Se estou de mau humor, vê-se logo. Se estou irritada, um olhar basta para o anunciar ao mundo. Se estou triste, então, é muito mais fácil: nunca disfarço as lágrimas a cair. Isto porque...ver ponto 5
  5. Sou uma chorona. Mas assim, maricas, maricas. Choro por tudo e por nada, e em qualquer lugar. Funciono muito por vagas de emoção, e quando ela se torna mais forte, acabou! pimba, abro a torneira! Mas não quer dizer que seja só tristeza. Não! Choro até mais de alegria, ou quando algo me toca muito fundo, do que por estar triste. Choro com o chilrear dos pássaros, choro com uma paisagem bonita, choro ao ver uma criança a brincar ( se estiver a jogar à bola com o pai, então é uma miséria), choro quando o Sporting perde, choro quando o Sporting ganha, choro ao ouvir certas áreas de ópera, choro ao ver o Paul Potts realizar o seu sonho, contra todas as probabilidades (aquele moço que ganhou o Ídolos em Inglaterra com uma Área de ópera), choro quando vejo desgraças, choro quando vejo sofrimento, choro quando vejo cães e gatos abandonados nos canis, a espreitar por entre as grades, quando alguém se aproxima, como a dizer 'pick me'!! Choro com a Anatomia de Grey, choro com romances impossíveis, choro quando me morre uma planta. Enfim, sofro de hiperactividade do saco lacrimal aliada a um coração mole, mole, mole!!! Às vezes é seca, quando estou a conversar com alguém e começo a lacrimejar!
  6. Dualidade ( sem querer plagiar o blogue do J e do N): Sou muito inconstante. Passo de um estado de alegria à tristeza num piscar de olhos. E sim, sei que isso é sintoma de doença bipolar ou esquizofenia, mas até ver, é mesmo só porque é uma característica do meu signo. Os peixes são, por natureza, duais... indecisos, sempre a navegarem contra a maré ou deixando-se ir na onda. Não sei explicar porquê, é mesmo assim. Basta uma coisinha mínima para fazer bascular o pêndulo, para um ou outro lado. Por isso, posso ser vista como excêntrica: um dia sou um mono chorão, sem ânimo para nada, no outro estou calada, embrenhada nos meus pensamentos, no outro a disparar bocas sarcásticas ao meu redor, no outro a seguir, sou um poço de energia e nada me pára. Ando sempre a oscilar entre o bobo da corte e o Pierrot, entre Lara Croft (forte e independente) e a Rapunzel, mariquinhas presa numa torre à espera do príncipe (Só que não sou loura, nem tenho o cabelo comprido. Bom, nem sou parecida com a Angelina Jolie. Mas assim tipo, em lado nenhum !!:().
  7. Eu sei que eram só seis, mas não posso deixar isto sem rematar com qualquer coisa de bom, quando não fogem-me todos a sete pés! Considerem um bónus. Sou amiga do meu amigo, preocupo-me sempre em não magoar as pessoas, muitas vezes, em detrimento dos meus próprios sentimentos, sou generosa (no sentido em que gosto muito de fazer surpresas e estou sempre a magicar formas de dar miminhos aos outros, por acções, porque tenho muita dificuldade em dizer coisas tão básicas como 'gosto muito de ti', não sei porquê, é assim mesmo). Estou sempre disposta para a palhaçada, desde que num círculo restrito, não gosto de dar estrilho. Acho que se pode contar comigo numa crise. Ou fora dela, apesar de não andar sempre aos beijos a toda a gente, as pessoas que estão próximas sabem que estão mesmo 'cá dentro'. Gosto de música e de animais, e por isso, sou basicamente, uma pessoa decente. Espero eu... ;)

Pronto, e agora vou almoçar, que está tudo à minha espera e eu prezo muito a pontualidade. Além disso, não quero que isto fique a parecer um anúncio para um site de encontros!!! (não que resultasse, porque definitavemente, depois disto, ninguém me pega!!!) LOL!!!!!

Beijos grandes!

10 comentários:

  1. Tirando a parte do choro acho que gostei dos outros pontos todos. Limpa lá essas lágrimas que não levam a lado nenhum...

    Não conseguiste dar porrada no gajo que estava a atirar o canito ao chão? Se lá estivesse ainda te ajudava!!!

    ResponderEliminar
  2. Boas características!
    Típicas das peixinhas. Lá está..não podes fugir da tua conjunção astral!:)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Mas essas características não fazem parte de se ser MULHER (e Peixes, enfim...)?

    É que assim como assim, também ostento algumas delas - já não choro é com a mesma "facilidade", muito menos com crises clubísticas (que aí, também estava feita ao bife!)

    De ópera não sou grande fã, mas aquela voz espantou até o júri do concurso.

    A ternura, o carinho e a amizade não precisam de ser expressas por "discursos", nem por beijos! Para bom entendedor... um olhar basta! :)

    ResponderEliminar
  4. Bem... demorou, mas valeu a pena esperar!

    Adorei ler a tua resposta ao desafio... Adorei mesmo. Sabes porquê? Por apesar de eu ter dado outras respostas quando respondi ao mesmo desafio, estas características que tu escreveste em relação a ti própria também se poderiam aplicar á minha pesssoa. Principalmente a melancolia(o pensar demasiado, sobretudo no passado e mais ainda no futuro), o facto de ser chorona (mesmo que ás vezes não se vejam as lágrimas,por dentro estou a chorar) e a alteração de estados de espírito (posso estar bem num minuto... e depois de repente estar completamente em baixo).

    Obrigada pelas respostas pe por teres mostrado mais um pouco de ti!

    Beijo grande e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. ía de passagem e resolvi "espreitar". mas que espaço encantador. voltarei mas com mais tempo!

    ResponderEliminar
  6. LOL!!!!

    Deixa-me que te diga que para "Peixinha" estás muito bem. Isso da indecisão deve ser só de vez em quando, é que os peixes não gostam lá muito de nadar sozinhos ;)

    Acho injusto não teres deixado o teu número de telefone!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Fausto: mas chorar limpa a alma... faz parte!
    Não, não lhe cheguei a bater mas ainda entrámos em 'diálogo'... Depois o meu jove é que me puxou, quando não, levava!

    Allen: Tks! As 'Peixas' são umas queridas, não desfazendo! ;)

    Teté: pois sendo peixes também tens alma sensível. MAs não sei se estas caracteríscas se poderão aplicar a todas. Há por aí 'Mulherões' muito mais decididas e determinadas, e que não choramingam. Mas pronto, eu cá gosto de ser sensível.
    Hum... o que será mais fácil: converter-te ao Sportinguismo ou à Ópera? olha que tenho jeito para a coisa... qualquer dia ainda te surpreendes a cantar uma área ou a gritar golo do Sporting!!! :)
    Ainda estou na lista negra da minha prima porque converti a miuda dela ao Grande Verde. E olha que na família do lado da minha mãe são todos do Benfica. Todos menos ela, claro. Grande Sportinguista, até ouve os relatos e tudo. Como eu, claro!

    Carracinha: pois, é que é difícil depois de ler uns quantos resultados não se deixar influenciar pelo que outros já apontaram. Eu também partilho algumas das tuas descrições, menos a da organização no trabalho porque a minha mesa está sempre em estado de sítio. Provavelmente porque qualquer porcaria me vem parar aqui, mas isso é outro assunto.
    Bom, mas isto, em linhas muito gerais, é o que me vai na 'ialma'. Claro que é engraçado que a maior parte das pessoas que me conhece não gosta de mim à primeira vista. Já tive alcunhas como 'Iceberg' e 'A Esfinge' (espero que não por causa do nariz), mas geralmente, sou vista como distante e nariz empinado. Tenho grandes amigos que antipatizaram comigo inicialmente, e hoje rimos disso. Mas não é por mal, não sou um bicho social, é só isso.
    Beijos

    Alexandre: Cá estarei à espera de mais demorada visita.
    Beijinhos e bom fim de semana

    Viajante: Ui! que assim até coro!LOL
    Tens razão, os peixes não gostam de nadar sozinhos.Tem muita mais graça nadar em cardume, ou em duo como os cavalos marinhos, que são os habitantes mais românticos dos mares, permanecendo com o mesmo parceiro para a vida. Mas claro, no mar não existem as pressões (e tentações) com que se debatem os humanoides...

    Quanto ao telefone... e depois gerir os fãs, como era? ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Somos tão parecidas..em tanta coisa…toda a gente me diz que falo com os olhos, que as minhas expressões matam gente!!
    Deve ser por isso que gosto tanto de ti..
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Carvoeirita: olhos que matam! Eh lá, isso dava-me um jeitaço. Era chato mas era depois desviar-me dos corpos a meus pés! ;)
    Tanto candidato a fulminação visual...
    Grande beijo para ti também e festinhas à Chanel e ao Mijocas

    ResponderEliminar
  10. Pois, e embora não tenhas tido de todo a intenção de trnaformar a solicitação da nossa amiga Carracinha numa "montra para o site de encontros" lol, acho que estás no bom caminho eheheh (just kidding).

    Já te o disse e volto a dizer a dizer, basicamente, gostar de plantas e animais, só se pode ser uma boa pessoa.
    Tenho algumas semelhanças ctg, mas a maior será com certeza, a dualidades do estado de espirito, seremos ambas bipolares?? ;-)

    Qto á Esfinge, nope, será mais Mona Lisa (olha, a tua França) de enigmática...;-)

    Bjs

    ResponderEliminar