sexta-feira, 14 de março de 2008

Miscelania...

É de Paixão que vos quero falar hoje.
Da paixão que nos move. Que nos leva a agir, que nos faz levantar a cada dia com um espírito renovado e combativo. A Paixão que nos faz sentir vivos.

Quando se fala em Paixão, a tendência frequente é de pensar na paixão romântica. A paixão romântica também é muito boa, decerto, mas tem a desagradável mania de, passado algum tempo, desvanecer-se, podendo, nos casos de sorte, transformar-se em Amor, mais ou menos profundo, e nos casos que correm menos bem, em desencanto, também mais ou menos profundo. Mas não é desta paixão de que vos quero falar. É da outra. Aquela que nos vem de dentro, independentemente de ter um ‘objecto’ de culto palpável ou não, aquela que não sabemos explicar. Aquela que se baseia nas nossas crenças profundas, e que nos faz abraçar uma causa, um trabalho, um clube, um hobby... Em suma: que nos leva a combater o estado de semi coma que caracteriza o mundo de hoje, onde a maior parte das pessoas não tem tempo para muito mais do que tentar manter-se vivo, ao nível mais básico das necessidades vitais: comer, beber, dormir.

Também ando desapaixonada, ultimamente... e este post surge-me naturalmente depois de ontem não ter vibrado, como esperaria, com a vitória do Sporting. Fiquei preocupada.
‘Parvoíce’, dirão alguns. Pode ser que sim. Mas fiquei a matutar...

O Sporting foi, desde muito cedo, uma paixão. Não quero transformar este post numa ode ao meu clube, mas, por desabafo meramente académico, retenhamos o seguinte.
Cresci durante a fase menos boa do Sporting, que durou, como toda a gente sabe, 18 anos. Fui gozada, anos a fio, por familiares e amigos, porque não ganhávamos nada. Nunca desisti do meu Sporting. Ser do Sporting também me ensinou a ser paciente, a perseverar, a pensar com entusiasmo ‘para o ano é que é’. Nunca esquecerei o primeiro ano em que vi o Sporting ser sagrado campeão nacional. Retenho uma imagem para sempre: eu a entrar na segunda circular, com o meu emblema orgulhosamente pendurado no espelho, e um absoluto desconhecido, também ele do Sporting, a ceder-me passagem, mostrando-me um polegar enfaticamente erguido e um sorriso de orelha a orelha. Não me esqueço da alegria profunda e inexplicável que sentia nesses dias. Parecia que tudo o que de mau acontecia não chegava para abafar o meu contentamento e optimismo.
Assim como não esqueço a campanha da UEFA do Sporting em 2004/2005, em que num jogo absolutamente inesquecível, contra o AZ Alkmar, contra todas as probabilidades, no último minuto do prolongamento, quando eu e a minha irmã já chorávamos (pois choro, pois choro! E depois???), o Miguel Garcia surge, qual Lancelot de chuteiras, e marca o golo que nos levaria à final. Esse foi, seguramente, um momento muito, muito forte. Nunca mais me esquecerei da cara do meu cunhado, sentado no sofá a olhar para a noiva dele (na altura) e futura cunhada, como se estas duas criaturas fossem de marte, enquanto elas berravam como loucas, e choravam, e riam, e choravam outra vez. Tudo isto com a Sasha Margarida aos saltos e a ladrar. Foi o verdadeiro pandemónio, apesar das tentativas da minha pobre mãe para nos acalmar.
É essa a magia do Sporting para mim: consegue levar-me, a mim que sou reservada e calma no dia a dia, à pura euforia. Fico doida, mas mais importante, sinto-me feliz!

Por isso, ontem fiquei preocupada quando não me senti por aí além feliz... Ok, ganhámos... Fixe... bom, vou ver os ‘Ossos’ na Fox.

Matutei no assunto quando me fui deitar e comecei a fazer balanços. Má ideia, especialmente em final de semana...pensei, por momentos, que o meu Sporting já não conta para me energizar e combater as agruras do dia. Pensei, por momentos, que estava mesmo completamente desapaixonada...Mas depois, com mais frieza, concluí que não é nada disso. Os meus dias só são ensombrados pelo Planeta Desânimo, regente da minha área laboral, que me está a envenenar a existência e a drenar-me as forças e a minar-me a disposição para todo o resto. Urge mandar uma ogiva nuclear a este Planeta, e ir buscar vida inteligível noutro sítio qualquer!

Acordei com a rabuja, e só rasguei a boca num sorriso ao ver um ratinho a passar nos carris do metro, em Entrecampos. Aposto que toda a gente deve ter achado que eu era maluca, a sorrir para os carris do metro... É o que devem estar a pensar se resistiram até ao final deste post... que eu sou uma lagartona maluca. Não faz mal, eu também questiono a minha sanidade mental várias vezes por dia... acho que faz parte.

O meu professor do curso de escrita criativa diz sempre que se deve fechar o texto com uma ideia resumo, ou uma frase forte. A mim só me ocorre dizer
‘Viva o Sporting!’.

Bom fim de semana :)

PS: não sei se repararam, mas acabei por só falar do Sporting, mesmo... Dahhhhhh!!!
PPS: e vamos ganhar ao Glasgow Rangers, pois então!!!!



11 comentários:

  1. Como eu te percebo...

    Bom fim-de-semana :) Eu vou ao norte dar uma vista de olhos aos meus campos verdes.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Deixa lá... Existem mesmo dias em que aquilo que normalmente nos faz feliz nos outros dias, ás vezes não causa tanto impacto. Como parece que o "meu" Benfica já se ficou pelo caminho, espero que o Sporting tenha sorte em todos os jogos que tem pela frente!!!!!!

    E pegando no que escreveste no comentário do meu post, também eu:

    "I hope life treats you right
    and i hope you'll have all you dream of
    and i wish you joy and happyness, but above all, I wish you LOVE!"

    Beijocas e bom fim-de-semana!

    Vou pirar-me que já são horas!

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Olha ser sportinguista...não é grande atributo...mas eu consigo ter amigos "lagartixas"...por isso podemos ser amigas...certo?
    ;=)

    Beijocas
    Bom fim de semana

    ps- eu simpatizo com o SLB...

    ResponderEliminar
  4. Sou benfiquista, mas admiro as pessoas que não mudam de clube quando a equipa está em baixo. Especialmente os do Belenenses - são poucos, não ganham um campeonato desde os anos 50 ou coisa, ficam felizes por não baixar de divisão, mas continuam adeptos...

    Há realmente alturas assim, em que para lá da monotonia e de nos encontrarmos cercados de gente desinteressante, o desânimo acaba por nos bater à porta. Mas estás a ver que um simples ratinho no metro te fez sorrir? Enfim só não te desejo mais ratinhos, para não virar praga... :D

    Mas há outros escapes, né?

    Beijocas e bom fim de semana para ti!

    ResponderEliminar
  5. olha... merda para a paixao.

    viva o sporting! (sou lampião)

    beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. com que entao tambem queres um café (leia-se pin eheh)? :P
    tendo em conta q passas aqui bem perto da minha casa (vá 15 minutos a pé em lx é perto) podemos combinar qq coisa.
    manda-me mail ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
  7. E já agora refere os meses que ficas sem falar a amigos só por causa dum SMS a dizer "snifff"...

    ResponderEliminar
  8. Sim!!! Resisti, porque sou VERDE!!!!

    Beijocas e VIVA O SPORTING!!!!

    ResponderEliminar
  9. Ai, safira, tu és mesmo um must!! :-p ainda ontem falei de ti a uma amiga, que esteve a desabafar e que me fazia pensar "bem, eu conheço isto de algum lado, mmmmm". É incrivel como não estamos mesmo sozinhos, e como as pessoas sentem exactamente o mesmo que nós. Já lhe dei a direcção do teu blogue, of course!!! LOL, ando a ver se a trago para a blogosfera!!
    Percebo-te muito bem. Conheço bem essa sensação de parar para pensar porque é que algo que antes nos fazia vibrar tanto (possa, adorei a tua descrição desse jogo do sporting em que nem faltou a sasha aos pulos a ladrar, pagava para ver!!! ninguém filmou??? =D eu sou assim -como a sasha, entenda-se, afinal temos o mesmo segundo nome!- mas com a selecção LOOL) nos deixa agora indiferentes. Para depois darmos connosco a sorrir para pequenas coisas, como um ratinho a correr, uma canita doida da vizinha que nos entra a correr pela casa adentro e nos prega um susto de morte, pirizinhos a namorar, crianças a brincar, sei lá, tanta coisa que nos faz lembrar que estamos aqui para viver e não para sobreviver.
    Viva o ratinho que fez a safira sorrir!! =)

    ResponderEliminar
  10. Juro que começo a ficar farta do blogger e dos comentários que eu escrevo e que desaparecem!!!

    Cá vai, pela segunda vez...

    Viajante: já vi que o fim de semana deu para pores as fotos em dia!! Já fui espreitar o teu 'jardim'.

    Carracinha: És uma querida. Grande beijo para ti!

    MjF: se és do SLB ainda vai. Se fosses do Porto é que era pior! ;)

    Teté: tb gosto do belenenses (menos quando ganha ao Sporting, claro).
    Quanto aos estímulos... há, pois claro, mas quando falta o ânimo, eu encosto à box. Estimula lá um mono num sofá!!! :)

    Fausto: fizeste-me pensar no restaurador olex: 'um preto de cabelo louro, um branco de carapinha, um lampião a gritar pelo Sporting. Isso não é natural!!LOL
    Beijos!

    Rafeiro: águas passadas. Agora já sabes que não podes enviar sms, nem emails com videos do golo da derrota! Feio!!!!

    Gata: Não sei como é que aturas o 'gaijo' aí de cima. Uma estátua em tua honra ainda é pouco!!! uma estátua verde, pois claro!

    Vanadis: não gravamos, as cenas giras são sempre quando não há nada de maquinaria por perto.
    Acho que tens razão, que estamos aqui para viver e não sobreviver, mas há dias em que é difícil...
    Beijocas grandes

    Desculpem ser assim ao despacha, mas tenho de ir para a aulinha da escrita, e não estava a contar com esta partida de ter de repetir ocomment do comment.

    Agora estou como o coelho da Alice: ATRASADO!!!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. oh... é uma especie de meu segundo clube. ja que nao ha mais ninguem que faça frente ao porto a nao ser os gajos da 2ª circular (ultimanente nem esses)

    ResponderEliminar