sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dia da Verdade

Ainda há uns dias comentei num post da Teté que não costumo ligar nenhuma aos 'dias de'. Foi por isso que esta manhã fui surpreendida pelo Pedro Ribeiro (não em pessoa, infelizmente) a anunciar na Comercial que se celebra hoje o 'Dia da Verdade'. Não fazia a mais pálida ideia. Mas acho bem. Acho bem porque a Verdade anda muito mal tratada por estes dias.

Primeiro achei estranho ser celebrada depois do dia das mentiras, como se tivesse menos importância. Mas agora que penso nisso, faz todo o sentido. Imaginem o que seria a vida da Mentira se depois não houvesse uma Verdade a cilindrá-la? Bom, quem não gosta da palavra Mentira, tem sempre em alternativa a expressão mais inócua 'distorção da verdade'. Não raras vezes deparamos com universos paralelos, alimentado pelo seu criador com tudo o que ele imagina, e em que acaba por acreditar piamente, talvez por ser assim mais fácil lidar com as suas próprias insuficiências.

Seja como for, a Verdade vem sempre ao de cima. Bom, se calhar nunca saberemos o que aconteceu à Maddie, ou se o 'engenheiro' aceitou as luvas ou não. Mas, desde que saibamos que nos mantemos no nosso trilho, e sejamos, essencialmente, honestos, connosco e com os outros, há-de correr tudo bem.

Deixo-vos com um lírio branco, flor que muito aprecio, e cuja 'significância' que se lhe atribui, a pureza, tem tudo a ver com o dia que se celebra .





Banda sonora: Honesty - Billy Joel


(que também tem tudo a ver. Isto hoje correu-me bem com os apêndices :))
(até arranjei um video que passa a letra, para que possamos reflectir)




7 comentários:

  1. Como tu também gosto muito da verdade, sinceridade e acima de tudo não mentir a mim mesmo.

    Linda flôr, com a cor da paz.

    Voltarei se o permitires.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    As pessoas que gostam da verdade...são uma espécie em vias de extinção...penso eu...porque as notícias que diáriamente chegam até nós!!!
    Eu penso que são tão poucas, e que eu até as conheço quase todas :=)
    ehhheheeh
    ;=)

    Beijocas
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Estou contigo, os frutos da honestidade podem tardar mas não falham. Creio nisso!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Governador,

    pois que sê muito bem-vindo!
    Cor da paz, também, pois claro, que a vida é dura para alimentar conflitos.

    Coisa perigosa essa do mentir a si mesmo: impede-nos de avançar ou faz avançar mal.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. mjf,

    O problema da verdade é que não escamoteia as imperfeições que toda a gente tem. Não traz nenhuma vantagem material, nem compra favores. Vivemos num mundo em que só o que nos beneficia interessa. O resto não interessa dizer, ou diz-se de forma distorcida, por forma a servir os interesses em questão.
    Mas estou mais optimista que tu, ainda acho que há muitas pessoas a viver na Verdade. Não vêm é apregoar isso, porque não precisam de o fazer. Viver com verdade deveria ser um acto tao normal quanto respirar.
    Enfim, desejo-te um bom fim de semana senão estou aqui o resto do dia.

    BEijocas

    ResponderEliminar
  6. Viajante,

    Também eu. Embora haja por vezes a necessidade de algumas podas para os frutos vingarem sãos.

    BEijinhos e bom domingo
    PS: O Into the wild não consta do MEO. Damn!!!!
    PPS: n sei se já viste, mas estão a dar filmes à borla (primeiro aniversário do MEO). Três xaropadas, mas um 'Adeus lenin' que ainda não vi e não vou perder!

    ResponderEliminar
  7. Tenho de anotar este na minha agenda de "dias de...", até porque me parece mais importante e relevante do que o da Mentira - afinal de contas, esse ocorre todo o ano, mas a hipocrisia generalizada resolve "festejá-lo" como se apenas naquele dia se dissessem algumas...

    Ah, também acho que nunca vamos saber a verdade sobre esses casos! Há demasiados aldrabões envolvidos em ambas as historietas!

    Beijocas!

    ResponderEliminar