domingo, 21 de setembro de 2008

Tic tac tic tac tic tac




Time goes by...so slowly


Time goes by...so slowly




Só mesmo para a diva Madonna é que isto poderá ser verdade...


Tenho o grande sonho de um dia poder viver sem olhar para o relógio. O facto de ser alérgica a metais baratuchos e não ser rica, já me deu uma ajuda nisso, pois desabituei-me de os usar. Claro que se fosse rica, teria certamente um relógio de liga nobre, mas suspeito que, se fosse rica, também me preocupava menos com as horas pois, entre viagens e spas e aulas nos 350 cursos que gostava de fazer, teria pouco tempo para isso....




(momento, volto já. Estrondo imenso na varanda. Tenho de ir ver se nenhum dos gatos caiu ...)


....


.....


.......


(Não, estão todos cá. O meu vaso é que já não está onde o deixei ontem. Ahhhhhhh... suspiro de impotência profunda perante a constante adversidade)


...


.....


.......


Anyway...


Dizia eu que gostava de não ter de contabilizar todos os minutos do dia para o fazer render.


Que gostava de não ter de falar ao telefone com uma amiga enquanto completo uma transferência bancária e tomo nota de mais um embróglio de última hora para resolver.


Gostava de não ter de compartimentalizar o cerebelo de modo a conseguir ter uma conversa de trabalho enquanto, por outro lado, penso em como posso encaixar um cinema nessa semana.


Gostava de poder parar dois segundos e aproveitar o ADSL do patrão para visitar alguns blogues ao fim do dia, para descomprimir antes de mais uma hora de trajecto, sem pensar que mais cinco minutos é mais um comboio que parte, e é mais um quarto de hora que a Sasha está sem ir à rua.


Gostava de não falar metralês ou comboiês e não saber que se apanhar 'o' das 37, é provável que já não consiga um lugar à janela, e que o Metro passa na Avenida aos minutos 1 e 5.


Gostava basicamente de não estar doze horas fora de casa e não chegar absolutamente estoirada todos os dias e só ter dois dias para recuperar, sabendo que nesses dois dias de liberdade tenho de viver a 100 à hora porque é quando posso jardinar, sair, fazer compras, pintar, ver um filme, isto depois, claro de tratar da roupa, lavar, estender, mudar a areia aos gatinhos, escová-los, arrumar papelada.
Gostava de não ter a sensação que não faço nada, apesar de estar sempre ocupada ou em movimento.


Gostava de não ter de contar o tempo que posso estar no blogue ao domingo, antes da tarefa seguinte. A propósito, já são só mais dez minutos, não vou poder ir visitar ninguém.


Gostava de não ter de fazer ponto de cruz à noite e a correr, e enganar-me nas cores 35 vezes, porque não tenho TEMPO para o fazer de dia. ( a este respeito, sim, já marquei consulta no ofltalmologista...)


Gostava de ser menos o coelhinho da Alice


Gostava de não ter de escolher entre pintar e organizar os meus selos.


Gostava de não ter de escolher entre ir passear e tratar da roupa.


Gostava de não ter de aproveitar as viagens de comboio para ler.


Gostava de não ter de aproveitar os trajectos de carro para ouvir música.


Gostava de poder abrandar este ritmo estúpido que me esgota e que faz com que a frustração seja tanta que depois de completadas as tarefas chatas, só me apetece vegetar diante da TV.






Gostava de não ter de abdicar de mim para conseguir viver...


É só por isso que insisto no Euromihões. Não quero ser rica e viver de luxos faustosos. Estou-me nas tintas para o luxo. Para mim, o luxo é o TEMPO. Queria só ir ao 'prego' onde empenhei o MEU TEMPO e comprá-lo de volta. MEU, MEU, todo MEU. TEMPO a rodos, TEMPO para tudo e especialmente, TEMPO para mim.




Tou atrasada, tenho de ir...

39 comentários:

  1. Olá, lindona!
    No outro dia no blog da Ferreirinha deixei-lhe uma frase que me disseram que se adequa agora ao momento, penso eu:"Quando somos crianças temos saúde e tempo mas não temos dinheiro,quando somos adultos temos saúde, dinheiro,mas não temos tempo,finalmente quando somos velhos temos dinheiro e tempo, mas não temos saúde"
    Sabes que mais? estamos bem tramados...
    Eu hoje só queria ter tempo para dormir, tou com umas olheiras que me batem aos joelhos, até tou vesga...Gostava de ter mais tempo para te poder ir visitar e pôr a conversa em dia...
    Óculos, ena, vais ficar uma diva!

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Já vi que estás sem tempo, mas queria sublinhar uma coisa. Pensa assim, ao menos és uma pessoa que se interessa por muitas coisas. Isso já excelente. E ao que parece és bastante versátil. Pensa no lado bom de tudo isso, ocupas o teu tempo com algo interessante, pois se ele é pouco, o pouco que tens não é desperdiçado. (esquece o tempo de arrumar a casa e roupa - isso são obrigações) mas o resto do tempo que sobra do trabalho, é o tempo que aproveitas ao máximo. Isso é importante, não te esqueças. Se te sentes cansada aqui vai uma sugestão, estabelece prioridades. Pensa o que é mais importante para ti neste momento? Ler ou pintar, descansar ou sair, ir ao cinema ou fazer ponto cruz? Estabelece prioridades.
    Beijinhos de ânimo e beijinhos aos gatos também...:)

    ResponderEliminar
  3. Tens saúde ??? O resto é tudo uma questão de prioridades....

    Há uns anos este post poderia muito bem ter sido escrito por mim. Com o tempo fui percebendo o que era importante e mesmo não ganhando o que ganho hoje (aliás ganhando mesmo muito menos) optei por me privar de umas coisas para ter outras (designadamente mulher a dias - 1 vez por semana, em detrimento de saídas e jantares e outras coisas.) Foi das decisões mais sábias que tomei. Porque com o tempo tudo se ajusta, porque posso descansar durante o fds e porque acabas mais tarde por retomar as saídas e os jantares só que em sítios divertidos mas mais económicos.

    :D estiquei-me um bocadinho, sorry

    ResponderEliminar
  4. Ufa...fiquei cansada com tanta correria...
    ;)

    beijocas

    ResponderEliminar
  5. Ou seja, ter dinheiro significa 'controlar' o tempo! Acho que se fosse rico seria mesmo o contrário, estaria sempre a contar o tempo para ter como gastar o dinheiro. O tempo é o que fazemos dele para o saber aproveitar.

    PS: Gostava mesmo era de ter uma 'coelhinha' chamada Alice!

    ResponderEliminar
  6. Como eu te compreendo,essa correria do dia a dia mas tem deser;)
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. O melhor mesmo é não fazer muitas contas ao tempo. Isso ainda nos faz perder mais tempo do pouco que nos resta para fazermos o que realmente gostamos.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Como disse a minha mummy no outro dia...devagar, temos de ir devagar. Mesmo que isso signifique deixar para amanhã o que se pode fazer hoje...
    Porque, bolas, estamos aqui para sonhar a realidade e viver os sonhos. Não para andar num formigueiro.
    Ser mais cigarra e menos formiga, é o que é!

    ResponderEliminar
  9. Como já foi dito aqui em cima, o melhor é definir prioridades, e às vezes prioritário é o que te está a apetecer fazer em determinada altura, e não o que achas que devias estar a fazer.
    Um abraço vagaroso :)

    ResponderEliminar
  10. Eu também gostava de muitas das coisas que tu aqui escreveste. Pois, se gostava.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Como te compreendo! A maior parte dos donos andam sempre a correr...
    Quem sabe vão surgindo part-times interessantes?

    ResponderEliminar
  12. Por vezes temos de nos "forçar" a abrandar o ritmo para ganharmos um bocadinho de qualidade de vida!!

    Quem sabe nãoe stá na hora de mudares de ritmo??? :P

    Beijosssss

    ResponderEliminar
  13. Gostava... também gostava muito de ter tudo isto... mas não dá... Infelizmente! Tenta ser o feliz possivel desta forma, senão então, nada feito!
    :) Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Zabour,

    Somos escravos, no fundo. A única diferença é que recebemos pelo nosso tempo. Não me ligues, que eu ando revoltada com o sentimento de desperdício da minha vida, ultimamente.
    Olha, talvez com os óculos que prevejo venha a ter de usar consiga VER tudo melhor...
    Beijo grande, e vê lá se arranjas tempo! ;)

    ResponderEliminar
  15. Carla,

    Os gatinhos devolvem-te um sonoro romrom... prioridades, escolhas...ai que chatice!!! ;) Eu queria era não ter de as fazer e por um dia ser assim totalmente irresponsável, sem horários...o pior é que era capaz de me habituar e depois é que era bonito!
    Mas tens razão no que dizes, sim senhora. Podia ser pior...
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Maria Manuela,

    Esticaste-te muito bem esticada! ;)
    Pois eu também estou a chegar a esse limite em que terei mesmo de escolher entre o € e a minha paz de espírito. Mas seria tão mais fácil se tivesse outro ordenado em casa! ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Gata Verde,

    Estás a ver? pois, é o que eu digo! ;)
    Beijinhos e boas férias!

    ResponderEliminar
  18. Psycho,

    Se eu encontrar uma coelhinha chamada Alice, ensino-lhe a beber 'mines' e mando-ta. Boa?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Joana,

    Pois, e aqui não há meta a cortar, é sempre a correr todos os dias! puf puf puf
    Não se aguenta!
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Carracinha,

    Tens razão...mas às vezes o desânimo é muito :(
    Beijocas para ti

    ResponderEliminar
  21. Vani,

    Pois, mas sabes o que aconteceu à cigarra, não sabes? Kaputt...LOL
    Pois eu tambem gostava de ser cigarra e cantar, cantar...mas não há 'cigarro' para sustentar a casa se eu ganhar menos do que ganho, por isso, tenho de cantar só no chuveiro e engolir sapos num trabalho muito chatinho...
    é a vida!
    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Rosa Negra,

    O problema das prioridades é que se eu fosse a seguir as minhas só queria fazer o que me deixa realmente feliz. Infelizmente, não se coaduna com o chequezinho ao fim do mês... That is the problem! O meu problema maior é perder tempo num emprego que não me diz nada. É muito frustrante perder tempo criativo em funções burocráticas e gastar duas horas por dia em trajactos para esta tortura diária...
    Mas pronto, temos sempre o Euromilhões...
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. D. Antónia,

    pois... :(
    A tempos mais calmos e melhores!
    Beijos

    ResponderEliminar
  24. Van Dog,

    Acho que vou é ter de por a Sasha Margarida e os gatinhos a trabalhar também!!
    ;)

    ResponderEliminar
  25. Ka,

    Ai linda, eu abrandaria tanto se tivesse outro salário em casa! Deixava de vir trabalhar para Lisboa e arranjava qualquer coisa perto de casa. Teria certamente uma vida mais serena!
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  26. Imagina o tempo que perdi a ler tudo o que escreves-te....ahahahaha
    POis linda eu estou justamente a aprender a ter mais tempo para mim......porque isso tambem se aprende......e para tal bastou-me uma doença grave numa pessoa muito proxima....foi o suficiente para eu pensar " O que é que eu gosto de fazer???? O que é que me dá prazer??....... "
    E sem luxos passei a ocupar o meu tempo mais em função do que me dá prazer.....nem que seja ler aquele livro que está a muito começado e a meio......passear de mãos dadas....ouvir os filhotes ...os namoros, as faculdades...a deitar no sofá a ver um filme com a minha cookie (cadelita) aos pés......estar com os amigos (os verdadeiros.....aqueles que não se afastaram por conveniência deles)... e aprendi até a ficar de baixa.....eu que nunca tinha tempo e andava até cair na cama 1 ou 2 dias e levantava a correr porque o trabalho não podia parar!!!!!!!!

    Eu aprendi a ter o meu tempo cada vez mais para MIM.

    Beijokitas linda e não corras que o proximo metro leva-te á mesma.....ahahahah

    ResponderEliminar
  27. Li,

    Ai linda, mas às vezes a malta desanima...tanto que há para fazer!!! Coisas úteis, ainda por cima...custa-me lidar com a inutilidade às vezes...
    MAs temos de ser fortes, né?
    Beijos

    ResponderEliminar
  28. Bem, isso já foi há dois dias. Espero que hoje estejas com mais tempo. Estes dias sempre rotineiros, uma seca, sem quase nada de novo, só nos resta mesmo ter imaginação e criatividade para os tornar mais preenchidos.

    Ahhh... Queres os numerosinhos e as estrelinhas do euromilhões, não é: 1,2,3,4,5 estrelas 6 e 7.

    Nada é impossível. Boa sorte e Beijinhos.

    p.s: não te esqueças da minha comissãozinha, ok?

    ResponderEliminar
  29. Eu diria que cerca de metade da população portuguesa tem esse mesmo problema: não tem tempo para nada!

    A outra metade são crianças, velhos e desempregados, que tendo tempo à fartazana, muitas vezes não sabem o que fazer com ele...

    Mas concordo que às vezes é necessário abrandar um bocado o ritmo, para não virarmos máquinas e conseguirmos alguma qualidade de vida. Já o fabuloso Charlie Chaplin chamava a atenção para isso no seu filme mudo "Tempos Modernos".

    Last but not least, todos temos direito à preguiça, não te amofines se de vez em quando só te apetece ficar esparramada em frente à TV! Tens todo o direito a isso!!! :)))

    (dica: a minha irmã também é alérgica a metais não preciosos, portanto todos os relógios dela são da swatch e em plástico - há-os bem giros!)

    Beijoca e relaxa! ;)

    ResponderEliminar
  30. Gostávamos de tanta coisa............
    pelo menos dos gatos gostamos ;)

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  31. ... vê se arranjas tempo (tic tac tic tac) para um mais calmo!

    beijo grande

    ResponderEliminar
  32. Parisiense,

    Não sei porque te espantas, já sabes que eu escrevo testamentos IMENNNNSSSSOOOOS ;))))
    Olha, eu tenho para mim que de facto damos pouco valor às coisas que nos podem faltar de repente. A saúde, um ente querido...reservarmos mais tempo para nós e para os nossos é uma questão de aprendizagem. Acho que estou a abrir os olhinhos agora. Mais vale tarde...
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  33. Paulofski,

    Não, estou atolada, como sempre. Mas com mais energia para combater o cinzentismo e arranjar novas actividades. Aliás, foi o que fiz hoje! ;)
    Beijinhos
    PS: queres cheque ou transferência bancária? ;)

    ResponderEliminar
  34. Teté,

    Victor Hugo dizia 'dêem-me os vossos vinte anos, se nada fazem com eles', sinal de que, mesmo na sua velhice tinha o engenho, a despeito da energia que via ser desperdiçada pelos teenagers 'inconssientes'da época. pois por eu já não ser teenager e achar que tenho muito por fazer, quero fazer tudo ao mesmo tempo, e depois, claro, dá asneira e olheiras. E frustração.
    O vegetar diante da TV é prato frequente, não te preocupes ;)) à noite então, qualquer outra actividade inteligente é pura ficção!
    Hoje, grande feito: boicotei o 'Anatomia de Grey' para despachar a minha brochura e dar uma volta por aqui. E ainda quero terminar um livro...deve ser verdade! ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  35. Myllana,

    olá, bemvinda!
    Sim, dos gatos gostamos e para eles arranja-se sempre tempo, né?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Inês,

    Temos de arranjar, mas almoço é sempre a correr...um jantarito, não?
    Beijoca

    ResponderEliminar
  37. Em vez de os engolires, começa a dar lhes uns jinhitos e vais ver que ficam logo uns principes heheheheh! =D

    ResponderEliminar
  38. Até me cansaste :) eu também gostava de ter mais tempo. Faço muita coisa que me preenche, mas depois falta-me o tempo para mim, para vegetar!

    Bj

    ResponderEliminar
  39. Há alturas em que a vida nos parece tão estúpida, não é?
    Mas ainda bem que vais tendo um tempinho para o blog. Penso que é a primeira vez que deixo um comentário mas já o visitei muitas vezes. E sempre que o visito fico muito bem disposta com o que leio!

    P.S. Uma festinha doce para o Yurie

    ResponderEliminar