quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sobressalto


Na segunda feira, apanhei um valente susto com o meu cãozinho velhote. Acordou com os olhos inchados e colados, a gemer e sem reacção a coisa nenhuma. Nem o queijo que ele adora, nem a trela que o deixa histérico mal ouve o seu tilintar. Nada. Não se mexia. O nariz quente, os membros a tremelicar... Fui trabalhar com o coração apertado.

Vários boletins de actualização durante a manhã, a decisão da logística para levá-lo ao veterinário, vários ataques de choro, total desconcentração no trabalho...

A meio da tarde tive o diágnóstico. O expectável: a velhice, o começar da falência de alguns órgãos, neste caso os olhos, que sofreram uma infecção grave vá-se lá saber porquê, mais umas suspeitas de problemas neurológicos potencialmente graves a confirmar com exames. Em suma, as palavras temidas: vão-se preparando.


Ora digam-me lá se uma pessoa se consegue preparar para a perda? Qualquer que ela seja. Por muito conscientes que estejamos, de que tudo tem um fim, nós incluídos, os nossos mecanismos de defesa obrigam-se a pensar noutras coisas. Não queremos que nos chamem à realidade. Não queremos que nos digam 'preparem-se'. Eu pelo menos não queria. Queria olhar para o Yurie e não sentir já o que vai ser a sua ausência. Queria olhar para ele e não ver a sua cegueira, o seu passo trôpego e o seu pelo já ralo e crespo. Como fazia até ontem. Até ontem, o Yurie era cego, velho e sem o pelo sedoso dos seus tempos de glória, mas era o Yurie e ponto final. Não tinha plena consciência da sua mortalidade. Hoje tenho. E tenho medo. Medo de o perder, medo de ter de o perder mais cedo, para lhe evitar sofrimento. Medo de ter de tomar essa decisão.


Tudo isto são projecções a curto ou médio prazo, impossível saber...para já, e felizmente o Yurie recuperou bastante após medicação, e já anda. E come como um alarve como dantes. Temos 3 comprimidos e dois colírios a aplicar várias vezes ao dia e já começou o circo dos remédios, pois, como todo o macho, Yurie Manuel é um péssimo doente e não deixa que se trate dele. Pôr-lhe as gotas então é uma emoção: é tentar acertar com a gota no olho a trinta centímetros de distância, sem nos impressionarmos com o beicinho a tremer e a anunciar o dentinho e o ruido surdo de um rosnar zangado. Esta manhã já me tentou morder, claro. Mas fiquei feliz ao tirar milagrosamente os dedos do caminho dos dentinhos trituradores. E, ao invés de lhe mandar o berro do costume 'és parvo, ou quê?' e fugir a sete pés, voltei a desafiar os caninos amarelados e fiz-lhe uma festa na cabeça. E ele abanou o rabito, ralo e crespo, e deitou-se de barriga para o ar à espera de mais. E vai ter muitas festas, muito mimo, há-de ser o cão mais mimado do mundo enquanto por cá andar. Porque o meu mumu é lindo. Pronto.

44 comentários:

  1. Quando vi o teu post nas minhas actualizações, com o título sobressalto, vim logo ver o que se passava. Amiga, os nossos animais são de facto os únicos seres que nos dão aquele afecto incondicional. É sempre um momento triste quando eles partem. Eu já passei por experiências bastantes dolorosas. Mas eis o que penso para tentar enganar essa dor, enquanto os tive dei-lhes todo o meu carinho e sei que tiveram uma vida muito feliz. O teu querido Yurie certamente é um cão feliz, pois é indiscutível o teu amor pelos animais.
    Um beijinho de força amiga e já agora um beijinho para o Yurie também, votos de melhoras!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que o Yuri já está fino para mandar umas dentadazitas :)

    E sim, a perda de um animal que nos acompnha grande aprte da nossa vida custa muito, mas temos todas as recordações para nos ajudar a ultrapassar as saudades.

    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  3. Oh linda eu sei o que isso é e doi muito......e a seguir eu costumo dizer "nunca mais quero animal nenhum cá em casa" e passado pouco tempo......já cá está outro.

    Mas se ele está a recuperar e já arreganha a dentuça optimo. Mima-o enquanto ele cá estiver é tudo o que podes fazer.....porque a velhice não perdoa.....nem a eles nem a nós....ahahahahahha

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Perder um amigo ( peludo) doi...e só quem passou por esse momento horrivel sabe valorizá-lo ...
    As melhoras , e mima-o ;=)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Perder ou estar longe...dói tudo!

    E há quem não pense nisso.

    Beijo grande e volte sempre ;=)

    ResponderEliminar
  6. Faz-lhe as vontades e dá-lhe mimos que ele te retribuirá com olhares meigos e rabejar sincero. A minha mãe também cuidou do nosso Snoopy desdentado durante mais de um ano, desde o dia em que o veterinário lhe diagnosticou falência hepática, até ao dia em que ele foi e o boneco de pêlo ficou, sem se despedir.

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Ihihih,o yurie manuel já aí anda para as dentadas heheheh! ;-) se recuperou, é bom sinal. Muito miminho para ele e para a dona. :) O resto, miga, logo se verá quando tiver de se ver. Um dia de cada vez. Certo?

    ResponderEliminar
  8. É curioso como o pelo deles reflecte logo se os bichinhos não estão bem...

    De qualquer forma concordo com a Van: não vale a pena pensar no pior, que pode nunca chegar a acontecer. A seu tempo se verá. E se ele já anda a arreganhar a dentuça e a comer com apetite, também me parece bom sinal, que está a arribar!

    Mima-o, sim! :)*

    As melhoras para o Yurie Manuel e beijocas para ti!

    ResponderEliminar
  9. Eu bem te disse que os vets são uns exagerados. Os fofinhos costumam ter dessas crises. Nós é que pensamos que eles vão nadar sempre alegres e saltitantes o resto da vida e de repente apercebemonos que afinal eles são tão mortais como nós.
    Mas olha se já morde é bom sinal, eh,eh,eh...tem cuidado com os dedinhos.

    beijinho grande

    ResponderEliminar
  10. Nunca estamos preparados para uma perda, nunca. E então, de alguma coisa ou alguém que nos faz feliz.

    As melhoras po canito :)

    ResponderEliminar
  11. sem duvida que estás a tomar a atitude certa! os animais merecem!

    ResponderEliminar
  12. Como eu te entendo minha querida! Há 2 anos perdi o meu Disney também por velhice! Começou por ficar surdo e a ver muito mal! Uma noite passou muito mal, mesmo, como eu nunca desejaria ter visto, no dia seguinte fomos ao veterinário e as suas palavras foram:" Se sempre o tratou tão bem não queira que ele sofra, precisa de ser abatido". E assim foi, a minha mãe segurou-lhe na cabeça, enquanto ele entrava no seu último sono e do qual nunca virá a acordar! Ainda o trouxemos para enterrar no nosso quintal! Custa muito, muito, mas ficam recordações boas, muito boas também! Força para ti e um grande beijinho de carinho ao Yurie!

    ResponderEliminar
  13. Yurie, és um cãozinho com sorte. Aproveita o mimo.

    ResponderEliminar
  14. Quando estiver velho e cansado já sei quem procurar. Se há coisa que temos certa é sempre a perda de algo que amamos, por isso é aproveitar enquanto se pode, quando o dia chegar vamos saber que até ali todos os dias contaram.

    ResponderEliminar
  15. Não consegue não... eu nunca consegui recuperar da morte da cadela que me acompanhou durante a minha infância... E passei horrores quando ela morreu já velhota durante a minha adolescência. Nem me quero lembrar. Depois disso nunca mais tive um cão. Agora, quase 15 anos depois, ando a pensar em reconsiderar a minha posição... Ainda não é pacífico para mim e ainda me custa falar neste assunto.

    bj

    ResponderEliminar
  16. Goza todo o tempo que possas (estranhamente, desta vez até sei do que falo!!! ;o) )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Carla,

    Obrigada pelas tuas palavras de conforto. Tentamos sempre fazer o melhor possível, mas não podemos mantê-los para sempre. Só que custa assistir impotente...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Ka,

    E deste tenho muito que relembrar. Desde o swatch novinho em folha que tinha oferecido à mana e que ele destruiu à dentada, à tartaruga desaparecida que ele achou debaixo do sofá e que viveu ainda uns anos com o buraco do dentinho do yurie na carapaça...
    Um pirata, dos bons :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Aproveita todos os momentos que possas, porque ele também vai aproveitar todo o mim o que lhe deres, e é isso que conta :))
    Um abraço de força

    ResponderEliminar
  20. Já perdi alguns amigos peludos e custa muito.
    Fazem parte da familia.

    Bom fds.

    ResponderEliminar
  21. Boa Noite
    È deveras dificil, eu próprio já passei por muitas perdas desse genero.
    Mas digo-lhe na altura própria saberá entender o que é melhor para a dignidade do sentimento dele ao partir, sabendo que foi bem amado.

    ResponderEliminar
  22. Amiga, passei aqui só para saber como estás. Como vai o Yurie e os teus meninos? Como está a exposição?
    Obrigada pela mensagem de parabéns.
    Beijinhos, espero que estejas bem.

    ResponderEliminar
  23. Parisiense,

    Há dias em que só penso, mas porque é que me meto nestas coisas...mas depois percebo que é inevitável, e que por muito que doa o bom que ele nos dão compensa tudo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Myllana,

    Há quem hierarquize a dor, como se a perda de um animal fosse algo de 'inferior'...
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Paulovski,

    o Yurie também já tem uns dentes a menos :)mas ainda ferra com os que lhe restam e doí na mesma.
    Eu faço-lhe as vontades todas, sou quem melhor comunica com ele,mesmo...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Vani,

    Recuperou mas está muito desnorteado. Agora que já não vê nada nada, fica parado a tentar orientar-se e depois vai de encontro a tudo... arrepio-me de imaginar o seu mundo escuro.
    Enfim...
    Beijo

    ResponderEliminar
  27. Teté,

    É mesmo, tal e qual como o cabelo e as unhas dos humanos quando há um problema qualquer.
    Arribou, sim, já anda bem, ainda que devagar, come, mas a vet ontem voltou a dizer-me o mesmo :(
    Mas pronto, um dia de cada vez, mesmo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  28. Zabour,

    Neste caso não é exagero, o diagnóstico dela está correcto. Foi um episódio agudo, originado pela falência do organismo, que neste caso se manifestou nos olhos. Daqui a uns tempos haverá outra fal~encia qualquer...o cãozito está velhote, é o expectável.
    E agora convencer-me disto?
    :(
    Beijinho

    ResponderEliminar
  29. Cor do Sol,

    Não estamos mesmo...olha, ontem soube que morreu o Paul Newman, que não me é nada, e o meu humor mudou de imediato. Fiquei triste.
    A perda é sempre triste.
    Beijinho e obrigada

    ResponderEliminar
  30. Vício,

    Muitas vezes mais do que os humanos...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  31. Li,

    pois...o Yurie está a ir por aí também. No dia em que a vet me disser isso, nem sei como vai ser...
    Um beijinho, linda, e obrigada

    ResponderEliminar
  32. Van Dog,

    Obrigada, tentamos fazer o melhor, apesar de nem sempre ser fácil.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  33. Psycho,

    ha ha, vou guardar uma mini para o teu corpo cansado e gasto!

    O que dizes é verdade, e pensamos nisso muito pouco.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  34. Maria Manuela,

    Eu nunca passei por isso directamente. Tive um gato, o Tigre, mas tive de dá-lo porque a minha mãe passou-se com as asneiras que ele fazia. Soube que, poudo tempo depois, apareceu morto.
    A culpa continua comigo, e mesmo não tendo assistido, também me custa pensar que ele esteve sozinho no fim.
    Olha, porra, já estou a chorar outra vez...

    Beijinho, linda
    Ps: revê a tua posição, há tanto bichinho abandonado a precisar de carinho. Era um bem que fazias, e um bálsamo para a tua alma.

    ResponderEliminar
  35. Rosa Negra,

    obrigada. Tento fazer isso levando-o a passear aos sítios que ele mais gosta, com muita paciência para ele não tropeçar. Levo o dobro do tempo, agora, mas vale a pena. Ele confia em mim e nos sinais que lhe faço quando há um degrau ou um poste...
    Qualquer dia levo-o à praia e solto-o na imensidão de areia.
    Beijo e obrigada

    ResponderEliminar
  36. O Quatorze,

    É o medo de ser egoista que me roí...aceitar que é o melhor para ele e agir em conformidade.
    Muito difícil.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  37. e tu irás ter um prazer indizível em mimá-lo...

    bjinhau

    ResponderEliminar
  38. Carla,

    obrigada pelo teu carinho. Já vou fazer uma actualização sobre o Yurie e lá para terça há novidades sobre a exposição.
    De nada, queria mesmo era ter conseguido comentar no dia. Este conect box da vodafone é uma bela bodega...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  39. Rocket,

    Sim, ainda que as lágrimas não parem de se assomar às janelas da alma...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  40. tadinho do teu yurie :(

    tambem tive uma perda, que nem referi no coisas... o super hamster pisgou-se. desta vez para o outro mundo :(

    beijnho

    ResponderEliminar
  41. :( ohhhhh, tadinho do hamster, Fausto...
    Eles nunca vivem muito, sabes. Também tive dois, e com a Valentina tive um desgosto horrível...
    Beijinhos

    ResponderEliminar