quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Cidade Luz, nas poupanças



Nem a torre emblemática de Paris escapa à campanha de redução do consumo de energia...

É tradição, a cada nova hora, acender cerca de 20 mil lâmpadas (aprendi hoje no Destak o número...caramba!) durante 10 minutos. É maravilhoso vê-la cintilar. Eu sou suspeitíssima, porque esta Torre está-me na alma. Chorei, claro, da última vez que a vi brilhar. Fiz questão de ir para o Champ de Mars e juntar-me às dezenas de turistas que para ali vão contemplar o espectáculo de perto. É grandioso. Os meus melhores anos foram vividos lado a lado com a Dama de Ferro e amo-a de paixão, por mais estúpido que possa parecer ter sentimentos por uma estrutura metálica. Mas tenho. Faz parte de mim e das minhas melhores memórias.

A partir de 22 de Setembro, o tempo de iluminação vai ser reduzido para apenas cinco minutos. Aplaudo a medida vigorosamente. Ajuda o ambiente e reduz a factura do município, que decerto terá outras prioridades. E condensa o prazer, tornando-o mais intenso. O tântrico é giro, mas olhar 10minutos para uma torre a piscar acaba por ser cansativo...cinco minutos chegam perfeitamente.

E, para que sintam muita, mas mesmo muita inveja minha, esta foto foi tirada à porta daquela que foi a minha casinha em Paris. Era só mesmo atravessar a estrada e calcorrear o Champ de Mars. E depois vêm-me dizer que eu sou isto e mais não sei quê, e que só digo mal de tudo...então uma pessoa vivia aqui e agora está em Sesimbra... A malta que já esteve em Paris compreende certamente o meu absoluto desencanto...sinto-me um bocadinho Calimero, agora!

22 comentários:

  1. e eu? não sou uma estrutura metálica? não tens sentimentos por mim?

    bjinhauuu

    ResponderEliminar
  2. Ai sortuda!!!!!

    E ainda vens para aqui fazer-nos inveja!!!


    Beijoca :)

    ResponderEliminar
  3. suspeito que a ultima vez que ela brilhou foi quando a limparam...

    ResponderEliminar
  4. Inveja não tenho, mas saudades tenho e muitas......
    Concordo plenamente 5 minutos chegam e vamos lá a pensar em poupar um pouco....

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  5. Boa Tarde
    Bonito espaço já lá estive, passei lá bons momentos, eu fiquei instaládo durante um mês, em casa de um amigo na pereferia Malacof
    foi muito agradável
    Amizade
    Luis

    ResponderEliminar
  6. Inveja não tenho, porque não vevi por lá.
    Quanto à poupança, concordo plenamente.
    Sesimbra, é assim tão mau?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. "O Calimero foi ao c...à abelha Maia..."
    Desculpa, mas quando me falam no Calimero lembro-me logo desta canção,eh,eh,eh, brincaderinha,viu?
    Olha, linda, o que importa são as belas recordações que tens desse tempo.Pensa assim,se lá tivesses ficado agora vinhas de férias a Portugal e fazias aquela figura ridícula que muitos emigrantes fazem qd cá vêm:"François, vien ici!François...vien ici!!! Chico, anda cá ou ainda levas nos c..."
    Tou muito espirituosa hoje...Ainda bem k não me dá esta pancada todos os dias. Fui...

    Bizous

    ResponderEliminar
  8. E não tens vontade de largar tudo e voltar para lá?

    ResponderEliminar
  9. Eu também é só passar a estrada e tenho o café do vizinho, onde posso contemplar enormes torres de grades de minis, por isso não queiras fazer inveja ao pessoal :P

    ResponderEliminar
  10. Rocket: Tu, estrutura metálica?...fria, inflexivel e estática? Certamente que não! E ainda bem, gosto mais de ti humano!
    Beijos

    Kazinha: eh eh eh...sou terrível!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Vício: Ela brilha sempre que eu lá vou. Só para mim...
    (e depois acordei...)
    Bjs

    Parisiense: Saudades...tantas, tantas. Ainda me falta ver tanta coisa. Tenho de arranjar tempo para lá dar um saltinho em breve. Queres vir? ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Luís: Um mês inteiro em paris...o sonho!!
    Ainda bem que gostaste
    Beijos

    D.Antónia: Não, Sesimbra até é engraçadinha. Mas não é Paris, e não tem nada a ver comigo. Nunca me inseri verdadeiramente, por isso não criei afinidade com Sesimbra. Sim, tens razao, podia ser pior...mania de cuspir na sopa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Inveja não tenho porque também lá estive hehehehe
    Não podia concordar mais contigo... desencantada ando eu há muito disto aqui.
    Podem dizer que a vida lá também não está fácil mas comparando com Portugal, neste momento, é um paraíso!
    É melhor parar por aqui pois se começo a desbobinar lá se vai a minha boa educação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Zabour: ó mulher,só tu para desvirtuar o meu mítico calimero...na verdade nunca percebi a lógica dessa canção: pois não vêem a impossibilidade técnica da sodomia a uma abelha? DAHHHH!!!!
    ;)
    Beijos

    Rosa: tenho pois...mas tenho essa ideia refundida como balão de oxigénio. Não a irei por em prática, certamente. Por um lado tenho amarras fortes aqui, por outro tenho receio de desmistificar o mito e não ser lá o mar de rosas que imagino. Talvez um dia mais tarde...
    Beijo

    Psycho: E aposto que também passas bons momentos ao lado dessas torres!
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Nunca estive em Paris mas já tenho viagem marcada para lá ir no inicio de Dezembro! Quero ver se vejo a Torre e não só cheia de luzinhas de Natal! Desculpem, eu sei que é um desperdicio de energia mas deve ser um espectáculo!!
    :) Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Maga: ha ha ha, deixa lá, tu tens um príncipe, remember?!
    Beijos

    Sílvia F: pois, imagino que te juntes ao meu coro de desencanto...
    A malta que conheço em França queixa-se do Nicolas, mas não vejo ninguém emigrar para cá! Não sei porquê, isto está tão bom...
    Bisous ;)

    Li: Ai, que agora quem ficou com inveja fui eu!!!Se precisares de dicas, apita!
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Linda mesmo :)) Linda! lembro-me mesmo bem! =)))

    ResponderEliminar
  18. Posso? Ora então aqui vai. Compreendo que tenhas fortes amarras aqui (eu também as tenho e não me impediu de viver fora durante dois anos). Ficares no meio da ponte é que talvez não seja boa ideia. Não é de todo. Tens medo de desmistificar? Ora bolas, vai lá e experimenta! Pede o raio de uma licença durante uns três ou quatro meses e abala. Vai sondar o terreno, vai sentir a tua felicidade, vai perceber se ainda está por lá. Vei perceber se os cinco minutos de luz são suficientes para dares esta oportunidade a ti mesma.
    Não adies, a vida é tão curta... E Paris é já ali ao lado.

    Abraço amigo!

    ResponderEliminar
  19. Grafonola: É, não é...uma maravilha!
    Beijocas afrancesadas ;)

    Viajante: claro que podes, quem vier por bem e falar bem pode sempre deixar a sua sugestão.
    O que dizes é válido mas, correndo o risco de ser cilindrada, não se me aplica. As minhas amarras são maiores que as tuas, como sabes...Eu não seria feliz longe, sozinha.
    Além de que, só no Carrossel Mágico é que esta malta me dava uma licença sem vencimento! ;)
    E também, convenhamos que o vencimento é mesmo aquilo que me prende aqui, e portanto, sem ganhar o tostão ao fim do mês também não haveria de ir muito longe em Paris...isso é tudo muito bonito quando tens 20 anos. Quase vinte anos depois, as grilhetas do desencanto já te comeram a carne e entraram no músculo que te permite mexer. Já não me apetece mexer-me... que se lixe, é fazer o melhor possível com o que se tem. Reviravoltas monumentais só quando não se tem nada a perder ou se tem um ombro com quem partilhar a aventura.
    Honestamente, não acredito que lá fosse mais feliz. A questão é mesmo essa. É que o próprio sonho é fraco demais para arcar com a real perda do que deixaria para trás.
    Bom mesmo seria pegar em tudo e transpor para lá. Agora recomeçar do zero, sozinha...não me apetece.
    Mas terás razão, sem dúvida. Quem não arrisca, não petisca. Mas também tenho consciência disso.
    A felicidade é tramada e esquiva. Às vezes, quanto mais se procura por ela menos resultado dá. E eu começo a pensar se não será melhor ser feliz a espaços do que perder tempo em busca da felicidade suprema onde imaginamos que ela esteja.
    Bom, não reli o comentário...tenho de ir almoçar, vai mesmo assim.
    Podes chamar-me de cobarde ou amorfa, mas eu digo-te isto: a felicidade está dentro de nós. A minha está em mim, mas nem sempre sei ligar o botão certo. O interruptor é independente do sítio onde estou porque o que me faz feliz são as pessoas que tenho a meu lado. E se não as posso levar comigo, até posso ir viver para uma penthouse no dubai que vou desejar estar bnoutro sítio de qualquer forma.
    COmo já disse várias vezes, o António Variações explica isso muito bem no seu 'estou além'. Eu estou, quase sempre, além...sabe-se lá onde!
    Beijo e obrigada por tentares, sei que foi sentido

    ResponderEliminar
  20. Ora aí está um forma fácil de poupar.

    Também acho que 5 minutos de luzes cintilantes é suficiente. Quem quer mais, certamente que não se importa de aguardar uma hora para repetir a bela visão!

    E estou a ver que eras uma sortuda! Morar assim pertinho da tua Dama de Ferro não é para qualquer um!

    E hoje em dia é tão simples dar lá um pulinho! Facilmente podes ir lá matar saudades!

    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Espero não faltar muito para ir lá ver isso ao vivo.

    Bom fds.

    ResponderEliminar