segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Pega Rabuda

Nao vá o incauto leitor pensar que eu estou a falar desta fulana...





...e apesar de também ter encontrado a 'minha' pega à beira da estrada...
... informo que o post é sobre a ave.
Esta ave.




O propósito do post é mesmo registar este momento solene em que, pela primeira vez em 32 anos, avisto esta ave na margem sul do tejo. Bom, também nunca a avistei noutra margem de outro qualquer rio em Portugal. Na verdade, nunca cá tinha visto nenhuma. Sei que as há, e que pessoas mais dotadas do que eu até as conseguem fotografar e tudo, mas para mim foi uma primeira vez. Ruidosa e entusiasticamente celebrada, para susto do meu pobre sogro (que felizmente não sofre de patologia cardíaca) e confirmação inequívoca da  forte suspeita de que a nora não joga com o baralho todo. 
Mas, ainda que a minha sanidade mental tenha ficado irremediavelmente maculada, o avistamento já ninguém mo tira. E como a malta do forúm de aves que frequento passa a vida na rua à cata de pássaros e observa 130 espécies por dia e seguramente até vê aves enquanto dorme, e teria uma reacção do género 'ah, sim, uma pega rabuda...e atão? eu cá vi três dódós na semana passada', prefiro um público mais fácil e confio nos poucos resilientes que ainda me vão lendo para rejubilar comigo. Vamos lá, todos a uma só voz: Viva a pega rabuda da Safira! 

(Salvo seja. Embora de carnes também não me possa rir muito da outra monga da primeira foto. Ai de mim, que nem a elíptica me vale (é certo que ajudava se eu fizesse mais de dez minutos por mês, mas isso agora são permenores...)).






3 comentários:

  1. Ahahah! É linda, a tua pega rabuda! Mas, francamente, nem sabia que essa ave existia. Como não frequento grupos de observação ou fóruns de aves, o meu conhecimento sobre pássaros é pouco acima do nulo... :)))

    Viva a pega rabuda da Safira (salve seja!)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Quem terá sido a desgraçada da madrinha que batizou a pobrezita? Até é gira e merecia um nome mais catita...

    ResponderEliminar
  3. Consta que elas desapareceram porque sempre que uma era avistada se ouvia uma voz histérica "PEGA RABUDA! PEGA RABUDA!!" enquanto apontava freneticamente na sua direcção...

    ResponderEliminar