domingo, 13 de junho de 2010

Da imbecilidade. A minha, claramente!

Aqui há tempos, após uma crise de nervos motivada pela constatação de que a minha vida se consumia durante a semana com as deslocações de e para o trabalho e no fim de semana com a lida da casa e as compras, decidi sacrificar uns trocos ( uns trocos é como quem diz, que o trabalho doméstico anda bem cotado ultimamente) e contratar uma mulher a dias. Mariquice, dirão uns. Pedantismo, dirão outros. Pois talvez. Eu digo, paz de espírito e TEMPO para mim. E a conversa fica por aqui, que eu sempre achei mais piada a ter uma aula de pintura do que a limpar o pó, e sacrifiquei muito em prol da pose de fada do lar durante muito tempo.

Tive duas pessoas muito boas que infelizmente não puderam continuar porque encontraram trabalho a tempo inteiro que as minhas três horinhas por semana acabavam por perturbar. Fico feliz por elas, que estão melhor do que estavam, mas fiquei uns meses com o ónus da limpeza. Desisti da pintura, entretanto, e dei por mim a não fazer muito mais do que trabalhar e limpar a casa. No way, Jose!

Em Janeiro, contratei aquela a que nos referimos com irónico carinho como D. Coisinha. D. Coisinha é um personagem. Para já, traz a neta com ela. Por mim estaria tudo bem, se a neta viesse para trabalhar. Mas com dois aninhos, não me parece. Depois, ´termina cada frase com 'tá bem, tá bem' (duas vezes, não é só um 'tá bem' são dois 'tá bem' sucessivos), coisa que não percebo muito bem e que à terceira começa a tornar-se vagamente irritante. Mas enfim, tudo isto estaria muito bem, cada um é como cada qual, e a senhora é um doce, mas a questão é que D. Coisinha ainda é menos fada do lar do que eu. A não ser que limpar à volta das coisas seja o novo modus operandis estabelecido e que eu, pobre pretendente a fada do lar, desconheça. E claro, quem é que inclui limpar um frigorífico, por fora, na limpeza da cozinha?! Os preciosistas, certamente. E para quê limpar os vidros, se tem chovido tanto? Ou levantar as almofadas do sofá e aspirar por dentro? Pffff, qual quê, isso dá muito trabalho! É muito mais giro encharcar a mobília de cerejeira de óleo de cedro, para ficar tudo brilhante. Não importa se depois eu tenho de passar o pano para remover o excesso, então qual é o meu problema, certo? Bom, o meu problema é que, hey, newsflash, o óleo de cedro é pegajoso e nojento???? Há Pronto no armário, for God's sake!


Por isso, enchi! Tenho para mim que as pessoas que se fazem pagar por um trabalho sabem como o trabalho se faz. Se não sabem, deviam saber, que eu não sou a Madre Teresa e não ando aqui para perder tempo a ensinar a missa ao prior. É como tudo na vida: se não fazem melhor do que tu, tira-os do caminho e faz tu. Como tal, não tarda nada, está D. Coisinha com muito mais tempo livre nas mãos. E eu com um lencinho na cabeça, a dar ordens a Sasha Margareth para dar ao espanador que lhe vou atar à cauda. Aposto que fazemos melhor serviço.

E agora vou ali mendigar dois euros que me faltam para pagar o mês de Maio, que também se acabou o 'arredondar' para cima. Grrrrrr!

3 comentários:

  1. não sei com que tom é que ela usa o "tá bem, tá bem" mas digo-te que o meu chefe também o costuma usar e no caso dele dá 2 sensações. umas vezes dá a sensação que se está barimbando para o que estamos a dizer e outras dá a sensação que não está a "ver um boi" do que lhe dizemos... é possível que com ela também se passe o mesmo!

    por acaso pensaste no resultado das unhas da Sasha no móvel de cerejeira?

    ResponderEliminar
  2. Olha, também não nasci para fada do lar, sempre tive uma empregada para ajudar. E por razões várias umas foram saindo, uma acabei por despedir: não limpava bem a casa, queimava as camisas do maridão quando engomava e falava ao telemóvel em simultâneo, punha a roupa ao molho na máquina e saía de lá toda em tons de rosa...

    Quer dizer, para mau serviço faço eu um bocadinho melhor, se bem que sem pretensões a fada. A actual (com quem não simpatizo por aí além) é bastante desastrada e tem pelo na venta, está farta de partir coisas, mas limpa muito bem. Daí já estar cá há uns 5 anos ou por aí, espero que continue, que sempre me livra da parte do serviço doméstico mais chato... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. POis concordo plenamente contigo.....se não sabem fazer o trabalho que lhe compete não sou eu que pagarei para ficar mal servida.

    A mocinha que vem a m/casa já a tenho há quase á 20 anos e além de ser espectacular na limpeza ainda me tras pilhas de legumes da horta dela e faz uma sopinha que os meus rapazes perferem de longe á minha...:)

    Por isso só espero que ela continue ainda por muitos e felizes anos.
    E eu tudo faço para a guardar e a recompensar.

    Boa sorte para a proxima....ahahh
    Beijokitas

    ResponderEliminar