quarta-feira, 15 de abril de 2009

Com papas e bolos só se enganam mesmo os tolos




Dediquei-me, na hora de almoço, a um estudo sobre os hábitos alimentares das formigas. Não que isso tenha um interesse doido, mas estava sem nada de mais interesessante para fazer. Convém dizer que o estudo foi conduzido porque agora temos formigas no terraço. Já não bastam as osgas que aterrorizam as minhas colegas - e que eu ainda não consegui ver, com grande pena minha, que nunca estou no sítio certo à hora certa, nisto como em quase tudo na minha vida - agora ao almoço temos de conviver com estes simpáticos hymenopeteros que, embora tenham a sua graça a correr de um lado para o outro, com as suas anteninhas a espanejar, se tornam chatos quando nos começam a entrar para o prato. Pelo menos eu prefiro ketchup como condimento. Formiguinhas, não gosto tanto.


Resolvi por isso criar uma manobra de diversão e, ao mesmo tempo, conduzir uma experiência iluminadíssima com as ditas formigas, agradecendo ao Altíssimo o facto de não me aparecerem (ainda) por este terraço gnus ou ursos pardos, o que me traria certamente dificuldade acrescida na defesa da minha marmita.

EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA DE APURADO NÍVEL TÉCNICO

Amostra: bando* de formigas irritantes que se me assomaram às mãos para trepar para o meu prato e daí para o meu esparguete!

Tese a provar: as formigas são gulosas. Ergo, hão-de largar o meu esparguete se eu lhes der açúcar.

Experiência conduzida: Derrame de açúcar na outra ponta da mesa

Resultado obtido: nulo. A amostra recusou deslocar-se para junto do açúcar.

Conclusão: as formigas, além de chatas, também se preocupam com a linha!


Divido a minha conclusão com o meu colega M. que conduziu a segunda parte da experiência (colocar um montinho de açucar mais perto da amostra, obtendo o mesmo desinteresse absoluto por parte das estúpidas criaturas) e que estabeleceu a relação causal com a preocupação das ditas bichas em manter a silhueta...Tenho a certeza de que mordeu a língua para não acrescentar 'gajas, o que é que se esperava?!...' e fez ele muito bem!

*ao que parece, 'formigueiro' será o nome que se dá a um conjunto de formigas. Pesquisei pouco, mas li isto em dois sites diferentes. Eu sempre achei que um formigueiro era onde viviam as formigas, mas pelos vistos andei enganada durante anos! Mas, em minha defesa, parece-me, face aos outros nomes colectivos, uma coisinha muito parva. Afinal, fala-se em cáfilas, manadas, enxames. Ex: um rebanho de ovelhas. Ok, faz sentido. Agora, um 'formigueiro de formigas' soa a redundância (daquelas um bocadinho ridículas), ou sou só eu que sou chata?
Já agora, se alguém souber efectivamente o nome que se dá a um conjunto de formigas, agradeço a partilha. Ainda pensei em ‘colónia de formigas’ mas não consegui confirmar...

16 comentários:

  1. se estiveres interessada na vida sexual delas avisa porque há aqui um tipo, que ninguém suporta, que só fala disso e pode ser que tu tenhas paciencia!

    (vida sexual das formigas em modo conotativo)

    ResponderEliminar
  2. Do que te havias de lembrar...ahahahah

    Já agora não queres vir pesquisar porque é que as formigas teimam em subir numa esquina de m/casa até ao telhado???????
    è que já usei tudo para lhes desvair o trajecto, mas nada feito.....elas são uma mulas teimosas!!!!!!!
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  3. Nunca percebi porquê é que os portuguesas têm nojo das osgas ! Vejo uma ou outra de vez em quando no jardim e não me assustam nem me metem nojo de maneira nenhuma. Não pego nelas, claro, aliás são tão rápidas que não conseguiria....
    Mas tenho uma pergunta a fazer : porque é que tive uma carreira de formigas na cómoda onde tenho o meu telefone e que não tem comida nenhuma ? Será que já descobriram o telefone para comunicar ?
    A constatação é séria, a resposta-proababilidade já não é...

    Beijinhos da

    verdinha

    ResponderEliminar
  4. olha, para a próxima experimenta um montinho de canderel!

    ResponderEliminar
  5. Não sabia que a Safira tinha esta veia de cientista!

    Acho que o teu esparguete devia estar muito saboroso e as ditas cujas não pendiam para o lado do açúcar!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Não tenho nojo de osgas. Até tivemos uma de estimação, que nos comia as moscas e mosquitos!!! :))) acho-lhes piada, até.

    Tenho ideia de que a casa das formigas é o formigueiro...há as termiteiras, os formigueiros...colónia já é nome pomposo :-p...e ainda faltam as quintas de formigas...

    Eu digo-te o que faltou nessa experiencia: deviam ter obrigado uma das formigas a ir cheirar o açucar!!!! Se a coisa lhe interessasse, ela iria alertar as outras para o facto de haver açucar perto! Portanto, não concordo com a tua conclusão, porque, não tens como saber se elas deram pelo açucar ou não! Tens de repetir a experiencia, introduzindo o factor de que te falo.

    De qq forma, esparguete é hidrato de carbono. Hidrato de carbono é...açucar. ;-) ahahahahahah!

    ResponderEliminar
  7. Ah, ah, ah, que rica conclusão! Mas eu acho que elas comunicam umas com as outras, de modo que a Vani tem razão, se não puseste lá nenhuma que pudesse avisar as outras (e uma vez que com aquele tamanhinho o cérebro não pode ser muito grande), continuaram a investir no teu esparguete, porque esse elas sabiam em que marmita estava... :)))

    Agora formigueiro também me parece aqueles montinhos de terra onde elas vivem e armazenam comida. Não sei se existe uma palavra própria para esse conjunto, mas já ouvi falar de colónias de formigas!

    Beijocas para ti e festinhas aos bichanos! (e não estou a falar das formigas, obviamente!)

    ResponderEliminar
  8. Vício,

    Quando atinar com a minha logo me preocupo com a das formigas ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. parisiense,

    Bem, mulas em sentido figurado, certo? que senão desconfio que esse telhado não ia aguentar ;)
    mas toma cuidado, deve ser um plano de invasão em várias frentes. Mas só se forem formigas inteligentes; se forem como estas que tenho aqui, devem estar a fazer solário na tua parede!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Verdinha,

    Eu também não tenho medo de osgas. Desde que não me entrem para dentro de casa (o que já aconteceu e foi chato porque acabei por matá-la sem querer fazê-lo). E adoro lagartixas. Ando sempre atrás delas com a máquina de fotografar. Não tenho é zoom para os grandes planos que gostaria...

    pois essa concentração junto ao telefone é estranha...estariam a congeminar ligar para o formigueiro do lado para avisar que em casa da Verdinha se estava muito bem?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Carracinha Linda,

    A Safira tem veia para muita coisa, mas precisava de mais três vidas para fazer tudo como deve ser :(

    ó miga, tu já viste alguma formiga não gostar de doce? É galo ou não é galo as minhas estarem de dieta???
    ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Vani,

    Pá, o teu controlo de qualidade da minha experiência requer que eu mexa na formiga para lhe por o nariz no açucar. Eu sei lá por onde andaram aquelas patinhas, muié?!!

    Nah! Tiveram a sua oportunidade. Não aproveitaram? Azar! Agora esmago-as, pronto.
    ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Teté,

    Tu estás de combina com a Vani...então não só tinha de garantir que as bichas viam o açucar como ainda patrocinar telelés para elas ligarem do outro lado da mesa? Isto da ciência dá mesmo muito trabalho...
    Acho que o mais seguro é passar a ir almoçar fora ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Há uns anos também eu cheguei a fazer um estudo sobre o que movia um carreiro (é assim que chamo) de formigas desde o jardim da casa até ao meu quarto. A certa altura julguei ser eu o prato principal mas entretanto percebi que o culpado era o canino pequinez que tinha a mania de fazer provisão de alimentos no edredon da minha cama!

    ResponderEliminar
  15. lool
    Não fazia ideia que as formiguinhas tinham preocupações com a linha :D
    Nunca tinha ficado com essa ideia das histórias da Carochinha. :)
    Será que aprenderam com os erros?
    Quer dizer...o açúcar apenas te dá energia para um curto espaço de tempo, depois tens de renovar a dose, por assim dizer :)
    lool
    Se experimentares com um bocadinho de pão, depois dá o feedback, ok?
    :D

    bjs e lambidelas do kiko

    ResponderEliminar