segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Coisas que metem nojo

Começo a ter profunda aversão ao jornalismo de trazer por casa, sedento de sangue, em que quanto mais miséria melhor, e desde que se obtenha o furo que se lixe a edição e o decoro. Havia absoluta necessidade, pergunto eu, de passar na TV a evacuação da senhora que veio a falecer por causa da palmeira que caiu durante o comício? Havia absoluta necessidade de focar a poça de sangue ao lado da dita árvore que despencou? Não se pode deixar à imaginação de quem se deleita com estas coisas a aflição que ali se viveu? É mesmo preciso partilhar com o mundo? Pergunto eu, assim de repente, se as famílias que estão agora a chorar apreciam que o mundo tenha tido direito a ver o corpo do seu ente querido a desfilar até à ambulância, não obstante os esforços dos paramédicos em ocultar a senhora com umas mantas, num sentido básico de decência e respeito pela privacidade. Infelizmente não puderam impedir que se filmasse de um ângulo superior. Conferir aqui. E houve quem disso se aproveitasse e alguém superior que deixou que fosse isso incluído na peça. Acho isto absolutamente lamentável.
Não é a primeira vez que me chocam notícias feitas na Madeira. E não só na televisão, pois recordo distintamente que muita imprensa também fez questão de mostrar imagens explícitas do retirar de um pobre senhor apanhado pelas enxurradas do princípio do ano, já em rigor mortis evidente, num voyeurismo pueril e absurdo, como se alguém se pudesse sentir-se elevado por ver imagens deste calibre. Serei muito estúpida, mas falha-me ver em que medida é que isto é serviço público.

3 comentários:

  1. Concordo contigo, mas na verdade a luta pelas audiências gritam mais alto, se não passarem essas imagens os outros canais hão-de fazê-lo!

    Aliás, há quem defenda que os americanos perderam a guerra do Vietnam precisamente por os americanos estarem nas suas casas, a tomar o pequeno almoço ou a jantar, enquanto viam as imagens da guerra quase em directo!

    Agora já não acontece: há uma censura directa em todas as imagens que podem ser exibidas, num estilo propagandístico, em que apenas se divulgam as que os "cowboys" ficam bem na fotografia!

    Mas exemplos dessa falta de decência, até para com as famílias, são tantos...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Não és muito estúpida mas, infelizmente, 98% da população é (as notícias são para as massas).

    (tu és apenas idealista, e isso é coisa para te foder o juízo e te fazer subir o fel à boca)

    ResponderEliminar
  3. quer-me parecer que quem faz serviço público és tu!
    eu não vejo notícias há meses! desisti! e é o melhor que faço

    ResponderEliminar