segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mudasti!

Ando há uns tempos a reflectir sobre este espaço lúdico. Não muito, é certo, como se pode deduzir pelo tempo miserável que lhe tenho consagrado ultimamente, mas só esse facto per se é prova evidente de que algo está mal no reino da postagem.
Que os facebooks e twitters e afins têm andado a matar a blogosfera não é novidade para ninguém. Não serei com certeza original nesta minha consideração. Compreende-se que as pessoas tenham menos tempo para dedicar à escrita se estão ocupadas a brincar aos latifundiários e têm horas marcadas para apanhar as couves e os ovinhos (sim, estou directa e inequivocamente a atacar o Farmville. So shoot me!). Não que seja o meu caso, obviamente, que tenho plantas e animais a sério e esses precisam mesmo de comer, mas é um facto que a blogocoisa tem andado mais abandonada e menos interactiva ultimamente.
Que tenho tido alterações significativas na minha vida que também me têm substituído a atracção pelo teclado por outro tipo de descobertas e pequenos prazeres há muito esquecidos, como o simples acto de passear ou andar de bicicleta, também não é menos verdade. Tenho tido menos tempo livre. Ou melhor, o tempo livre que tenho tem sido empregue de outra forma, e não sobra quase nada.
E depois temos também o facto da auto-censura, que acaba inevitavelmente por colocar-se ao fim de uns tempos de escrita e interacção com quem nos lê. Se contar pequenos episódios caricatos do dia a dia não tem mal nenhum, e só compromete, quando muito, a minha dignidade pessoal, já tecer considerações sobre a imbecilidade do patronato, coisa recorrente nos meus dias úteis, pode complicar-me a vida. Tenho andado anestesiada pela picada do bicho do 'politicamente correcto', e modero muito o que escrevo (ou não escrevo de todo) sobre muita coisa porque sei que pessoas que eventualmente me lerão poderão ficar, digamos, melindradas. Por acaso sou de opinião que é saudável a argumentação de pontos de vista diferentes, mas também já me tenho chateado à conta de amuos e nem sempre tenho pachorra para isso. Por isso, tenho evitado temas sensíveis. Tem sobrado os gatinhos, o Sporting e pouco mais, e, pese embora tenha forte apreço por ambos os temas, parece-me que se calhar já chega. E, porque já recebi queixas formais (olá Luís! ;)), se calhar deixava-me de mariquices e salamaleques, e voltava a ser corrosiva quando me apetece.
E é nesse princípio que declaro reactivado a full time o tasco.
E começo já por dar Graças por finalmente se ter lançado a suspeita da mácula sobre a pretensa Santidade do ex Cardeal Ratzinger. Tenho para mim que aquela alma é o anticristo, e ninguém me convence do contrário. Há anos que faço o sinal da cruz de cada vez que a criatura aparece na TV, não por devoção, mas por medo. Medo que aqueles olhos de fuinha apanhem boleia das hertzianas e se me cravem na alma para minha danação eterna. Medo. Aquele homem mete MEDO! Era um feeling... Agora o Mundo começa a abrir a pestana. Não sei factualmente se a criatura é culpada de conivência com pedofilia ou não. Imagino que sim. Sei que não gosto do homem e que isso não me surpreenderia. Sei que a Fé Cristã e a Igreja que a processa merecia mais digno representante, isso garantidamente. Ou, vistas as coisas por outro prisma, se calhar a Igreja tem em Ratzinger e afins, aquilo que merece. Seja como for, a verdade é que os fieis merecem, seguramente, uma Igreja Católica Apostólica Romana mais limpa e mais virada para os seus rebanhos do que para o seu próprio umbigo. Digo eu...

13 comentários:

  1. Ena pah, está toda a gente a ressuscitar (na blogosfera, claro...) :))
    Eu não chego ao ponto de me benzer, mas que o homenzinho me dá arrepios, isso dá :\
    (Não me chamo Luis, mas também gosto muito de te ler assim corrosiva :))

    ResponderEliminar
  2. ... Ora toma lá e mai nada! Dá-le! Voltasti, mudasti, mas estás lásti...LOL

    Jokas e psst... eu de vez em qd brinco aos latinfudiários mas o meu blog é publicado no faceB tb... eh eh ;)

    ResponderEliminar
  3. Nada com a ressurreição pascal para voltarmos ao fim de várias luas conforme as escrituas.

    Aleluia, Aleluia, Aleluia!

    A Igreja está a bater no fundo e desse "batimento" sairá a pureza da luz e da mensgem. Mas para isso tem de haver um terramoto, aliás, já esta a haver.

    O papa Rati (como em Roma lhe chamam, denuncie-se)personifica e representa tudo aquilo que a Igreja já não devia ser nos inícios do século XXI.

    A minha Igreja é a de Jesus e a de Francisco, não a destes mafiosos de cruz ao peito, muito menos a de gente recalcada, frustrada, reaccionária e com medo deles próprios.

    Mudasti e eu estou very happy about that. Era bom que toda a gent tivesse essa capacidade, de mudar, para melhor...

    Ósculos e amêndoas!! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Safira,

    Nunca amuei contigo, já é alguma coisa ! Posso não concordar sempre contigo mas entrar em discussão não é "ma tasse de thé" como se diz em França !
    Quanto ao Santo Padre, como é chamado, enquanto vivo não devia ser chamado de santo porque só se é santo depois de morto....
    Sou católica praticante, isto é vou à missa ao Domingo por sentir necessidade disso sendo a altura em que rezo mais....porque no resto dos dias, falo mais com Deus aos poucos e canto (dizem que é rezar 2 vezes...).
    Confesso que também não sinto particular simpatia pelo actual papa mas penso sempre "se foi próximo de João Paulo II, é que não pode ser má pessoa".
    Quanto à Farmville, o Twitter e o Facebook, concordo contigo. Também não entendo o gozo desta quinta virtual que não traz qualquer intercâmbio de ideias ou de opiniões que tem o blogger.
    O Facebook, para mim - pelo menos naquilo que percebi dele, porque recuso a entrar nele - representa uma abertura completa da vida pessoal e acho que temos que preservar uma certa privacidade.
    Tenciono continuar a ser bloguista, e se um dia tiver menos ou poucos comentários, talvez retirar-me-ei mas sem entrar noutra onda. Mas não deixarei de guardar boas recordações dos amigos que aí encontrei.

    Beijinhos da Verdinha

    ResponderEliminar
  5. O FB, o twitter e afins parecem-me modas que passarão com o tempo, a blogosfera nem tanto assim: entre outras coisas serve para debate de temas e ideias, o que dificilmente acontece naquelas redes.

    Quanto ao Rat(zinger) não tenho medo dele, nem das suas ameaças que vou parar ao quinto dos infernos. Era preciso acreditar no Inferno, não é? Mas que aquele homem não inspira confiança nenhuma, estou absolutamente de acordo. Nem interessa se foi nazi na sua juventude (que já de si é algo estranho num membro da Igreja), mas aquela tolerância zero contra métodos anti-concepcionais, os sapatinhos italianos de luxo que calça e agora até a suspeita que encobriu casos de pedofilia (para a Igreja não ficar mal vista?!) dizem alguma coisa sobre a sua personalidade... :/

    Mas gosto muito de te ver de volta, "politicamente incorrecta" e tudo! :)))

    Beijocas e bom regresso a "casa"! :D

    ps - devo ser das poucas que não aderiu à quinta virtual, mas passo por lá para jogar poker, eheheh!

    ResponderEliminar
  6. Rosa Negra,

    Eu estou em falta para contigo :(, mas depois envio-te um email.
    Também dei conta de algumas ressuscitações e bem contente fiquei!
    Beijo não corrosivo ;)


    Aralis,
    ehe eheh, bem, quem confessa o seu 'pecado' merece perdão e farta colheita. Espero que a tua quinta esteja resplandescente :) (mas não me peças para acordar às cinco da manhã para te ir ajudar a apanhar amoras, tá? ;))
    Beijo


    Viajante,

    Caro amigo, bons olhos o vejam!
    E o primeiro a quem confessei a profunda antipatia para com o Sr. Rati, e que, doppo as nossas cumbersas só se aprofundou. De facto, e a Teté fala nisso no seu comentário, como acreditar num representante Católico que vive de luxo e ostentação, e quer um palanque de 200 mil euros para vir orar em Fátima? Que se ajoelhe no chão, como fazem as verdadeiras pessoas de fé!

    Mudei, não sei se para melhor para toda a gente, mas sei que eu sinto.me muito bem assim ;)
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  7. Verdinha,

    Ah, com os amuos da blogosfera posso eu bem. Já os tive, e como transbordaram para a vida real, cortei rente. Falava em termos mais gerais, da dificuldade que por vezes existe em trocar opiniões dentro do respeito pela opinião alheia. Há pessoas que não sabem discordar, a verdade é mesmo essa.

    Quanto à religião, que é também um tema quente, eu gosto pouco de ir à missa só por ir. Nunca vou na minha paróquia porque entendo que o pároco nada ensina. Limita-se a ler as escrituras, e isso fazemos nós sozinhos, que graças a Deus sabemos ler também. Por outro lado, chateia-me o ritual de ter de beijar as pessoas que estão ao meu lado. Não serei boa católica certamente, mas não consigo olhar para o próximo, um desconhecido, e querer beijá-lo. Não consigo mesmo. Como tal, afastei-me completamente desde que fiz a comunhão solene. Vou à missa duas vezes por ano, na minha paróquia: uma para celebrar o nascimento de uma amiga minha, e a outra para relembrar o seu desaparecimento. E é só. Mas entro em todas as igrejas que encontro quando vou de visita a algum sítio que não conheço. Gosto de estar numa Igreja, sozinha, em reflexão ou recolhimento, o que quiseres chamar-lhe. Não gosto que me imponham uma cerimónia, mas gosto de eu mesma sintonizar-me espiritualmente. E isso acontece-me muito, chego a comover-me só por estar numa igreja. Não tendo a ver com a Igrega em si, naquilo que ela pretende representar, gosto de estar perto do Sagrado, mas ao meu próprio ritmo.

    Quanto ao Facebook...é uma moda. Eu tinha uma conta no facebook mais de um ano antes de rebentar esta coisa. Usava para corresponder com um amigo que vive errando pelo mundo. Agora raramente lá vou, e como dizes, muitas vezes sinto a minha privacidade invadida. Recebo convites de amizade de pessoas que nunca mais tenciono ver na vida, e que me 'encontraram'. Isso já me fez limitar os acessos ao meu perfil. Acabamos por ser um pouco prisioneiros quando andamos na net, é a tal censura auto imposta de que falava no post. É uma coisa com a qual temos de viver da melhor forma, ou abandonar. E isso eu não faço porque tenho aqui pessoas de quem gosto muito, umas que conheço pessoalmente, outras nem por isso, mas sei com certeza que ficaria mais pobre se perdesse a oportunidade de as ir lendo.

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  8. Teté,

    Também concordo contigo sobre o fenómeno moda. E vá, o facebook até tem coisas engraçadas, mas eu passo-me quando me 'ralham' porque eu não aceitei não sei o quê, ou não mandei de volta um poke não sei de quê. Epá...não tenho pachorra!
    O amigo Rati devia por os olhos em S. Francisco de Assis, é a minha modesta opinião. E devia ter vergonha de custar milhares ao erário público (vulgo mexilhão contribuinte que pode até não ser crente mas subsidia na mesma porque ninguém lhe pergunta se quer contribuir para a visita Papal. Eu cá não queria nada, mas pronto). E de resto, se a Igreja é assim tão justa, não devia encobrir um crime tão hediondo. Ficariam mais bem vistos entregando o culpado à Lei do Homem. Era tão mais simples, e sairiam muito mais bem vistos. Há ali alguma burrice na minha opinião.

    Enfim, eles que se entendam, né?
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! ELA VOLTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOU!

    VIVA VIVA VIVA VIVA VIVA VIVA!!!!!!!

    =D =D =D AUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!

    Tá tudo a voltariiiiiiiiii!!!

    :D

    uhihihih, concordo pleanamente. O homem tem uma cara de ratazana que já assusta.

    E mais pela hipótese de que essa Igreja só tem o que merece...

    ResponderEliminar
  10. Pois é, e é aqui entre as quatro paredes deste gabinete que acabo por ter algum tempo livre e ir-me entretendo e, enquanto me for possível, abro a janela do blogue ao exterior. Aqui, tanto o FB como o Twiter são coisa do demo para a entidade patronal e como tal não me "afeiçoei" a eles em demasia. Também é verdade que o tempo disponível que tenho para passar no meu e nos blogues favoritos tem sido cada vez mais escasso, tanto pelos mais diversos afazeres que vou acumulando mas também pelos prazeres que os dias maiores me vão proporcionando. Fiquei contente por saber que a bicicleta é um pequeno prazer em comum.

    Quanto a papas e sotainas não me apetece dissertar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. afastei-me um pouco do teu blog exactamente por causa das mariquices e slamaleques mas se vais voltar a ser corrosiva... sou gajo pra te visitar mais vezes! (não pensando que a minha visita é desejada mas eu às vezes gosto de ser chato)

    ResponderEliminar
  12. Vani,

    Voltei, voltei, voltei de lá... :) (ah, o saudoso Dino Meira. Era um moço simpático...)

    A ver se consigo ser assídua :)

    E quando o homem ri? MEDO!!! é mesmo uma figura tenebrosa. Vade retro, é o que eu digo!
    Beijos


    Paulofski,
    Tenho para mim que o que realmente importa é o que nos dá mais prazer no momento. E sim, não troco um bom passeio de bicicleta (mesmo nabiça que sou a andar) por uma estadia em frente ao pc, especialmente quando o bom tempo convida e há tanto caminho a descobrir...
    Beijo grande e bons passeios

    Vicio,

    Olha eu afastei-me do teu porque n te via publicar nada...só agora é que descobri que tens outro blog. Assim, convenhamos que não era fácil :)
    Mas ainda bem que voltaste, que gosto sempre dos teus comentários corrosivos q.b. também.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. "Pequenos prazeres"? Não era preciso gozar com o tipo, pá, nem, todos podem ser bafejados pela natureza...

    ResponderEliminar