quinta-feira, 23 de julho de 2009

Desabafo

Acabei de almoçar no terraço do escritório. Foi um almoço triste. Primeiro, porque que não tinha ketchup para por na minha massa (e eu odeio massa sem nada, ficam a saber. Arroz branco, também só se houver molho. Senão, ketchup para cima. E não pode ser um qualquer, tem de ser Heinz). Foi triste para mim, mas pelos vistos foi ainda mais triste para a minha colega, coitada, que bem tentou puxar conversa, mas em vão. Esqueçam! Há dias em que não me apetece falar, é mesmo assim, não sei porquê e se não tenho justificação para mim, muito menos tenho de a fornecer aos outros. É deixarem-me estar, sossegada; eu agradeço.

Nunca percebi porque é que há pessoas a quem faz impressão estarem caladas um dia inteiro, ou que têm medo de estar sozinhas. Não entendo, mas respeito.
Querem papaguear o dia inteiro? Por quem sois!?... Falem para aí até se vos finar a laringe (só não o façam comigo, por favor).

Não conseguem encontrar conforto interior numa casa sem vivalma? Tenho pena. Mas tenho mesmo, só não é problema meu.

Não conseguem entreter a mente quando não têm ninguém por perto? Tenho ainda mais pena. Eu cá consigo. E (ó Drama! ó Horror!) aprecio esses pequenos momentos de retiro interior. Muito.


Só que agora todos os dias no escritório é isto:
- Ó Barbie*, mas está tudo bem?
- está.
- É alguma coisa do trabalho?
- não, não mais do que o costume...
- Mas é pessoal ? Tá tudo bem? Podemos fazer alguma coisa?
- ....nope.

Hello????

Qual a parte do primeiro 'está tudo bem?, está!!!.' sobre a qual era preciso elaborar?
Irra!


* eu não pedi nada, mas parece que esta alcunha pegou...n percebo porquê, que não sou loura (e muito menos anorética), mas sempre é melhor do que 'A Esfinge', que era um petit nom dos tempos de PGA, onde eu também nunca primei pela simpatia instantânea nem pelas amizades imediatas. Temos pena.


Banda Sonora: Let it rain - Amanda Marshall

26 comentários:

  1. Prontos hoje estás assim e já vi que não há nada a fazer...tenho pena....hihihihi!!

    Eu também gosto de ficar no meu cantinho refugiada na minha solidão de vez em quando....mas é verdade que há quem não entenda e então começam as especulações...

    Vá diz lá o que tens?????

    Prontos....FUI.
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  2. XIIIIIIIIIIIIIIIIIII ela hoje tá marafadaaaaa! :D

    Pois, vou-te contar um segredo...eu odeio estar sozinha. Não encontro conforto numa casa vazia. :-p vá, diz lá, temos pena! :DDD

    Sou uma faladora nata, sou. Mas tb tenho os meus momentos de silencio, e momentos em que preciso de estar sozinha. Só que, quando quero companhia, não a tenho. Quando não quero, não me larga. Dificil de contentar, mmmm? LOOOOOOL!

    Mas, podemos comentar, não podemos? :D

    Já agora...Barbie?...

    ResponderEliminar
  3. Parisiense,

    Estou pelo sossego mesmo :). Mas percebo que estranhem a ausência do meu lado palhaço, que é muito mais divertido. Mas, como se diz na gíria: 'não ha guito, não há palhaços'. Não me apetece, pronto.

    Foste...mesmo a tempo :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Vani,

    Marafada também estou e vai dar post noutro dia. A FNAC nem sabe com quem se meteu, tou pelos cabelos com eles!

    Ó miga, tu é que podias vir para daqui dar conversa, então :) Esta malta fala, fala, fala...

    Exactamente, preciso dos meus momentos de solidão e nem sempre me apetece companhia. Mas isto é dificil entender para as pessoas. Eu gosto imenso de estar sozinha, n me custa nadica, estou sempre entretida. Mas isso faz confusão às miudas...enfim, feitios. Eu sou bicho do mato, mesmo LOL

    Comenta até te cairem os dedos, linda :) hahahhaahahhah
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. pois é mesmo isso! e o mais triste é que são principalmente as mulheres quem não consegue estar meia hora calada, ou sozinha. triste.
    para mim não há melhor que almoçar sozinha. minto, almoço sempre com o meu livro ;)
    não lhes ligues, que qem está és tu!
    beijas!

    ResponderEliminar
  6. Pois bem, maga, então sou uma triste... :-p odeio almoçar sozinha :-p odeio tomar o pequeno sozinha, abomino jantar sozinha, detesto, odeio estar sozinha por imposição. E não gosto de estar calada, gosto de conversar, falar, falar...
    Mas, apesar de tudo isso, respeito quem queira o seu canto, tal como espero que respeitem o meu. Quando quero estar sozinha faço por isso. Mas ODEIO ter de estar sozinha. Há uma diferença entre as duas coisas...
    Há quem tenha de estar sozinho e não consiga viver com isso. Eu, aqui me confesso, não conseguiria.

    ResponderEliminar
  7. A mim não me faz confusão estar em silêncio. Consigo estar no trabalho um dia inteiro e apenas falar o que é necessário (convém dizer que o meu trabalho envolve o telefone também), mas não falo de mim nem da minha vida. Isso faz alguma confusão às pessoas.
    E estar sozinha não me causa estranheza, eu vivo sozinha, por isso...
    Julgo que as pessoas deviam cultivar mais o silêncio e apreciar a sua própria companhia.
    Tou contigo miga
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Vou começar pelo fim: Barbie??? A dita mesmo??? ahahhaahahah!
    "Foi comigo, diz-me se eu fiz alguma coisa foi sem querer... vá lá diz, não estejas assim? Estás melhor?"
    Massa e arroz como aos pacotes, mas dispenso o molhito! Aqui na mansão ainda me fazem daquele á moda antiga! esse ás vezes provoca-me uma certa acidez (PDI)
    Almoçar sozinha, praticamente todos os dias e se há coisa que preze são mesmo esses momentos! Falar, falo pelos cotovelos, como sabes, mas também estou calada horas seguidas! Credo escrevi tanto, disse alguma coisa que se aproveite??? E adivinha quem vai almoçar contigo um dia destes??? Xicoração grande

    ResponderEliminar
  9. Sim, ainda não explicaste: Barbie????

    ResponderEliminar
  10. Maga,

    Eu confesso que prefiro não almoçar a ir almoçar a um restaurante sozinha. Isso irrita-me, porque me sinto perturbada na minha introspecção. Mas a minha marmita e o meu livrinho no terraço, sem ninguém a papaguear, isso aprecio mesmo. Que é o que faz muita confusão às colegas. Mas ficas aí sozinha? Anda connosco!
    Não encasquetam que eu gosto.

    Mas acho que os homens n sentem tanto a falta do papaguear porque são mesmo uns monos que geralmente não falam, mesmo. hihihihihihihi

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Vani,

    Olha que o ser humano é um bicho muito resiliente. Quando a necessidade se impõe, conseguimos fazer muita coisa. Até sobreviver à solidão imposta, e pasma! na grande maioria dos dias sentir-se feliz, ainda assim.
    Poucas pessoas escolhem mesmo estar sozinhas. Acho eu. Depois, há umas que lidam melhor com isso do que outras, claro. Quando digo que é pena, é mesmo porque é uma grande fonte de autoconfiança conseguires estar contigo mesma. Falo por mim. Conforta-me o não estar dependente de outros para estar serena e em paz. Claro que há dias de neura, em que só queremos é colinho, não digo que não. É tudo uma questão de equilíbrio interno. Obviamente que quando este é abalado, por uma ou outra razão(às vezes coisas tão simples quanto uma boca que levamos mais a peito), há que repô-lo e para isso é preciso sossego e retiro. Claro que corre como verdade insofismável que os males se exorcisam quanto mais falarmos deles. Tenho aprendido que isso pode ser verdade, mas que o proveito é só para quem gulosamente escuta poder ir fazer conversa na primeira ocasião. Também por isso, deixei de falar. Quanto menos souberem da minha vida, melhor.

    Beijos e não te marafes pá! :)

    ResponderEliminar
  12. Carla Sofia,

    O teu comentário não me surpreende nada. Uma pessoa que faz os posts que tu fazes, só poderia apreciar o silêncio em estado puro e compreender o sentido de contemplação.

    O problema é que, na maior parte das vezes, as pessoas etiquetam-nos como antipáticos, quando somos só reservados, ou estranhos, quando somos apenas diferentes no nosso modo de expressar e sentir. Pior, querem à força trazer-nos para a sua normalidade e para a sua zona de conforto, quer isso nos convenha a nós ou não.

    Eu já não tenho paciência para gerir outros estados de alma que não os meus. Temos pena :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Inês

    Muore, fico à espera desse almocinho. Tenho um vegetariano porreta para te mostrar :)

    Não tenho nada contra as tagarelas (e tu falas para cacete, toda a gente sabe :)), só que há dias em que não apetece interagir, entendes. Posso ouvir, mas participar já seria um esforço, e eu já n tenho paciência. Por isso prefiro dizer 'epá, não me apetece falar' e rezar aos santinhos para que não insistam.
    É chato para os outros, mas o inverso seria mais chato para mim. E eu tenho para comigo que mais vale gostar mais de mim, para poder gostar melhor dos outros quando a coisa acalmar.

    Barbie...porquê Barbie? Ora, porque sou podre de gira, homessa!!!
    ;)

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Vani,

    Não sei, acho que tem a ver com o facto de eu gostar de ter acessórios a combinar, e tentar andar sempre arranjadinha. Piorou quando descobrimos que a MAttell lançou a gaja no dia do meu aniversário :)
    Não me importo, confesso que até acho graça, porque já deu bandeira várias vezes. Convenhamos que gritar da recepção 'Barbie, chegou um fax para ti', faz rir toda a gente (eu inclusive). Já acho menos piada às piadas do Ken, mas pronto, se não fosse o Ken era outra coisa qualquer com o mesmo efeito (o de sempre, que também é um tema que muita gente gosta de explorar, embora nem sempre pelos melhores motivos)

    Cacete! Para quem não queria falar, estou-me a esticar muito!!
    ;)

    beijocas

    ResponderEliminar
  15. Olha, e fazes tu muita bem! De vez em quando também tenho essa necessidade de ficar comigo mesmo e refugiar-me das preocupações alheias. Acho que já estão habituados. Como diz a Inês, molhos caseiros nas massas e arroz malandrinho de preferência.

    Pena!? Quem tem pena são as galinhas!

    ResponderEliminar
  16. Minha querida,

    Porque não me telefonaste ?
    Tenho sempre ketchup Heinz em
    casa !

    Não te esqueças, da próxima vez, chamas e venho com uma mobylette tipo Telepizza (que comi hoje...miam!) fazendo petpetpetpetpet...(a mobylette e não eu...) :-)

    Beijocas

    Verdinha

    ResponderEliminar
  17. Na verdade, também tenho dias! Depende muito das circunstâncias...

    Aí lembrei-me de que quando fui ver a tua exposição não me calei um minutinho! (sorry! :)) Mas na verdade não sou sempre assim tão palradora. E curto bastante estar sozinha também e que não me interrompam quando estou a ler...

    Conversas triviais, de como está o tempo e tal aborrecem-me solenemente!

    Não me chateia almoçar fora ou ir ao cinema sozinha! Prefiro companhia, mas se não houver, o livrito dentro da mala sempre dá um óptimo entretenimento... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  18. Ai Safira, tu nem me fales! As bocas que levo quando simplesmente não me apetece falar. É logo rotulagens de arrogante, manienta, antipática etc... Pior, se para além de não me apetecer falar estiver com cara de poucos amigos (acontece!) é o descalabro, passa a inquérito.
    Não entendo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Entendo-te tãããoooo bem, mas tão bem.

    :)

    ResponderEliminar
  20. experimenta acompanhar o "está tudo bem" com um olhar de psicopata... talvez desistam de fazer a segunda pergunta.

    quanto à Barbie... será por causa da tua idade? :D

    ResponderEliminar
  21. Olá Barbie!

    Lá estás tu com o teu mau feitio do costume :-)

    Também gostei da esfinge. Anotei ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  22. Bora combinar isso! Adoro vegetariano! Falo, pois falo eheheheh e principalmente com vocês que me sinto bem! Alturas há em que entro muda e saio de fininho! E tu moça, não falas com palavras, mas os teus olhitos de barbie dizem tanto!

    ResponderEliminar
  23. Não é defeito, é feitio... és mesmo ruim, será que não percebem !

    ResponderEliminar
  24. Arroz e massa com Ketchup?????
    Bom...eu também tentaria falar contigo para saber se estava mesmo tudo bem e se querias que te levasse aos K.A.* pois eu sei bem o que a dependência causa :D

    Ahhh e na prá semana não há Ketchup...Tonga :P

    Beijocas
    *K.A. - Ketchup anónimos

    ps - eu que sou tagarela até dizer chega(e mesmo assim não me calo...) compreendo-te perfeitamente pois necessito também dos meus momentos sózinha e gosto efectivamente deles :)

    ResponderEliminar
  25. Mas estás mesmo bem???
    ;)

    Esta era uma frase tipica de uma antiga colega quando me via pedrada de sono...calma jove!!

    beijos...até já!

    ResponderEliminar
  26. Eu tinha escrito um comentário altamente, deslumbrante, digno de pulitzers, óscares, leões de berlim, ursos de prata, nobel, prémio afonso henriques, e outros prémios que tais (provavelmente os que indiquei ou não existem ou estão todos trocados)...mas esta coisa avariou do juízo e a minha brilhante avacalhação perdeu-se para sempre no cyber-espaço (ou lá como se escreve)...
    Mas, dizia eu (e até andei atenta a isso ahahahah) que, gosto de estar sozinha, mas acompanhada. Ou seja, gosto de saber que ele está na sala, mas não quero que me venha chatear ao quarto (o espaço para onde me retiro qd quero estar sozinha, sossegada, em silencio), abomino que me interrompa uma leitura ou uma série ou um trabalho, mas...tem de estar ali ao lado. :D só consigo estar sozinha quando estou acompanhada... :D

    ResponderEliminar