domingo, 17 de maio de 2009

Há coisas que me irritam...

Eram dez da manhã de um sábado de aspecto ranhoso, e eu, a pé desde as seis e meia, já tinha ido e voltado de Lisboa, passeado os dois cães, e dado um jeitinho à casa(=tirar a tralha do caminho para a D. Rita poder trabalhar). Faltava-me só comprar comida para os gatos -que, chatos como sabemos que são, se não tiverem Purina não comem-, pelo que passei num instante na Cooperativa Agrícola, o único sítio onde se encontra ração Purina no estúpido concelho. Infelizmente, também se encontram os agricultores, com uma média de idades de 83 anos, meio esclerozados e ainda com uma mentalidade pré-salazarista sobre o papel da mulher e dos mais jovens na sociedade actual.


E porque é que eu estou a atacar os velhinhos indefesos tão virulentamente? pois porque, como em tudo na vida, uma pessoa estúpida não melhora com a idade. Au contraire, eu diria até que se apura.
O caso não foi grave, mas a verdade é que ando farta do chico espertismo e da falta de civilidade.


Estacionei o meu carrinho e dirigi-me à porte de ENTRADA, embora se possa igualmente entrar pela porta de SAÍDA, que é o que toda a gente faz porque:
a) é mais perto do estacionamento, e
b) passa-se à frente de quem respeita a sinalética.
Para não pensarem que eu sou:
a) freak das regras, ou
b) incrivelmente estúpida,
deixem-me acrescentar que a purina se encontra logo à porta da Entrada, pelo que entrar pela porta da Saída seria redundantemente idiota.


Pois que entro, pego na minha Purina e vou para as caixas onde estão três pessoas: duas a ser atendidas e duas a aguardar serenamente que as duas mongas de empregadas se despachassem.
Ah, sim, pormenor, a fila é única. E eu coloquei-me atrás da última pessoa, óbvio, na fila para as duas caixas.
Resigno-me a esperar no mínimo um quarto de hora e vou olhando para os frascos de
Entretanto, vejo um velhinho assomar-se a apostar-se logo quase em cima da senhora que estava à minha frente, que por essa hora já estava na caixa, quase despachada. Começo a antever sarilhos e por isso, quando a monga da caixa pergunta 'quem está a seguir', eu dou o passinho à frente e abro a boca para verbalizar o meu direito ao atendimento.
Mas, de lá de trás o velhinho faz o mesmo e atira com o seu miserável pacote de sementes para o balcão e diz 'SOU EU!' Contenho-me para não lhe atirar com os 1,5 Kgs de ração acima e dizer 'és tu, o cacete ó atrasado mental!', mas digo cortesmente ' tenho a certeza que não é, porque eu vi-o chegar' e pouso a minha ração na caixa.
(dir-me-ão: ai que má, só por um pacote de sementes. Não me interessa. Eu tb só tinha um pacote de ração e pesava mais.)


E o velhinho diz-me: ' o meu carro é aquele azul, o primeiro que está lá fora'. Se calhar entrou lá por trás (pela ENTRADA, portanto) e não me viu.

Shocking!!!
O argumento do século!
(Nota mental: estacionar no centro comercial com três horas de antecedência, ir ao cinema e depois passar à frente na caixa do continente porque estacionei no parque primeiro.)
E eu olho para o velhinho, olho para a monga da caixa que sabe perfeitamente quem tem de atender, mas não se quer meter (CABRA!!!) e digo magnânime (mas firme) 'ouça, tá bem, passe lá à frente se só tem as sementes, para não perdemos mais tempo'
Mas o velhinho é chico esperto, mas orgulhoso. Não quer. Arranca as sementes de cima do balcão e vai para trás, a bichanar mais outro velhinho, que 'ainda se fosse dia de trabalho, agora que tanta pressa ao sábado, há gente assim e assado'
Bom, o que eu queria mesmo era pagar e ir à minha vida, já que, e isto os velhinhos não sabiam, eu tenho aulas ao sábado e já estava atrasada. Não sabiam, nem ficaram a saber que eu digo o que tenho a dizer e não mais do que isso, e não tenho de dar satisfações a quem me quer passar à frente. Só tenho pena é que a deferência que devemos mostrar aos cidadãos sénior, e que eu tento sempre aplicar, não tenha o devido retorno. A civilidade é uma estrada de dois sentidos, certo? Há muita gente que entende que a senioridade é posto. Eu discordo. Sou a primeira a ceder lugar no comboio, a deixar passar nas filas, mas sou eu que ofereço. Agora ficar calada quando me passam à frente, velhinho ou não, era o que mais faltava. Há velhinhos detestáveis, e eu não os apaparico como se nada fosse. Uma pessoa detestável em velho foi seguramente detestável em novo, e deve ter tido tanto respeito pelos velhinhos no seu tempo como têm os automobilistas pelas peões na Avenida da Liberdade.


Por isso, amigo velhinho, pateta e resmungão, temos pena! Entra com o carro directamente para cima da caixa se achares que sim, mas se eu estiver na fila (e sobreviver ao embate), pagas na tua vez!

39 comentários:

  1. ora aí está uma coisa que a mim também me irrita: dizerem-me que idade é posto de privilégio redobrado para falta de respeito aos outros

    ResponderEliminar
  2. lool
    Realmente há quem ache q a idade é um posto :)

    hugs and kisses from kikos world

    ResponderEliminar
  3. Fizeste bem, há velhotes (e não uso esta palavra no sentido depreciativo) amorosos, e depois há aqueles que acham que já têm idade para fazerem o que lhes apetece, com a condescendência de toda a gente. Para esses não tenho paciência, também, querem ser respeitados, têm de se dar ao respeito.
    Um beijo e aproveita bem o resto do fim de semana :))

    ResponderEliminar
  4. Sabes, estes comportamentos são devidos a arterosclerose !

    Tens que ter paciência, não sabemos se não vamos reagir assim quando chegarmos à idade deles....;)

    ou

    ensina o teu gato a comer outra coisa do que PURINA. Até os gatos têm que ser educados... se lhe servir outra coisa durante uns dias, ele acabará por comer...com fome !

    :))

    Beijinhos da

    Verdinha

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Concordo inteiramente com a tua atitude...eu faria o mesmo :=)
    Mai nada...
    Um coisa é sermos nós a ceder a vez...ouitra é, fazerem de nós parvos :=((

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Ena! Grande gaija!!
    Toma! Incha!

    ;)beijossss

    ps:já agora,estavas a ver frascos de quê?

    ResponderEliminar
  7. cOMO TE ENTENDO!!!
    a sério, há muito tempo postei algo semelhante....
    Já agora, se tiveres tempo, vês como entendo.
    Há com cada uma.
    Concordo plenamente com o que dizes!

    http://aralisiri.blogspot.com/2008/10/e-de-repente-na-farmcia.html

    JOKAS

    ResponderEliminar
  8. mais nada! há com cada um...
    e sabes o que também me deixa danada? quando estou na caixa a pagar e o que vem atrás se põe mesmo em cima de mim. já cheguei a perguntar se queiam pagar a minha conta...
    boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Chico-espertismo parece-me existir em todas as idades!

    Nunca ultrapasso ninguém, mas já me aconteceu levar com uma gaja (que estava sentada a descansar não sei onde, em vez de estar na fila) a insultar-me em alto e bom som, porque lhe "passei à frente". É que se me tivesse dito com bons modos (mesmo não sendo uma velhota a cair da tripeça), como não estava com pressa até tinha deixado passar. Mas assim, ouvi e ouvi, até que me chateei e "chamei-a de velha chata", mas lá passar à minha frente é que não passou! Mas enfim, lá que irrita, é verdade...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. apoiado!!! as pessoas que querem ser respeitadas também têm de se fazer respeitar!
    cresci numa casa onde imperava o puro machismo. o meu pai acha que a minha mãe é que tem de se levantar para lhe servir um copo de água. e também acha que eu devo pedir "autorização" ao meu marido para escolher a cor do verniz das unhas. por isso só imagino como ele vai ser daqui a mais uns anos...

    a mim já me aconteceu outra: pediram-me para passar à frente pk só tinham um pacote de leite e eu claro k deixei. mas depois, enkto a fila nao avançava, a mesma pessoa decidiu que afinal precisava de mais coisas, abandonou a fila e foi comprar arroz, pão, legumes... e eu ali especada!!! ora k esta! claro k, kd a caixa ficou livre, voltei a passar-lhe à frente pk ela tava a comprar congelados. eheheheh

    ResponderEliminar
  11. Eu ficaria igualmente irado. E isto que se passou contigo não tem nada a ver com ser velho ou novo, tem a ver com carácter. O senhor deve ser intrinsecamente velhaco e encrenqueiro e disso há aos pontapés por aí, novos, velhos e mal passados :-)

    ResponderEliminar
  12. pelo menos deu para me rir um bocadinho...:)

    ResponderEliminar
  13. Escarlate.due,

    A antiguidade como posto só vale quando alguém que está na empresa ha menos tempo quer férias na mesma altura :)
    (tou a gozar)
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Aninhas,

    e ninguém me convence que não havia ali uma pontinha de machismo também, como quem diz, pffff, ela nem sequer é agricultora. :)

    beijos

    ResponderEliminar
  15. Rosa Negra,

    Disseste tudo, têm de se dar ao respeito. E serem gentis, também, porque não?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Verdinha,

    Bem, quanto aos gatinhos, não dá, que eu já experimentei e o que consigo é que se arrastem a miar desalmadamente atrás de mim e me dêem cabo da paciência. Além disso, a Purina, não sendo topo de gama, é uma coisita já jeitosa e poupo dinheiro no vet se os alimentar bem.

    Quanto aos velhinhos, alguns até podem estar esclerozados, mas acredita que este era mesmo só mal educado e prepotente.
    Beijos verdes

    ResponderEliminar
  17. Mjf,

    Pois, a malta não gosta que nos façam de parvos. Também já me aconteceu com uma miuda nova,e também lhe chamei igualmente a atenção (e mantive a minha vez), portanto é mesmo uma questão de principio. O mais engraçado é que nunca reconhecem o erro, nunca pedem desculpa. É sempre o 'nem me vou chatear, nem vale a pena', como se nós é que ainda tivessemos a culpa.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  18. Gata Verde,

    Lol, a culpa foi do Boris. Deve ter feito alguma asneira e eu interrompi o que estava a escrever e ficaram os frascos suspensos no éter. Mas n era nada de especial: raticidas, pesticidas, fortificantes de vinha e não sei quÊ para pessegueiros. Uma mina de conhecimento a coop agricola :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Aralis,

    De certeza já aconteceu a todos nós alguma cena macaca destas...
    Depois vou ver a tua aventura :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Maga,

    Ai o que eu gostava de ter visto essa cena. LOL
    Vou anotar para uso futuro, que às vezes tb me calham desses na rifa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Teté,

    Adorei a expressão 'velhota a cair da tripeça' ahahahhaha
    Pois, e este fim de semana aconteceu-me outra coisa, e acabei por passar à frente de uma pessoa, mas porquÊ? porque ela parou no corredor a ver não sei o quê e eu pedi licença para passar para a caixa (mercearia de bairro, corredor de meio metro) e afinal a criatura estava ela também a caminho da caixa. ainda ponderei deixa-la passar, mas depois pensei NAHHHHHHHHHHHHH, não ficasse a olhar para o ar.
    Ninguém disse que eu sou perfeita ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Uma dona babada,

    Ui, machismo e idade deve ser de fugir...mas pode ser que não, talvez se modifique entretanto. Mantenhamos a fé! (mas essa de ser o marido a escolher o verniz tá gira, sim senhor... :))

    A tua história é muito mais surreal do que a minha. Eu tinha dito logo à senhora da caixa para anular o pacote de leite e nem queria saber de mais nada. Olha a lata da mulher! Há pessoas estranhas, mesmo.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Viajante,

    Infelizmente tens razão: o mundo pulula de criaturas mal educadas e quezilentas.
    Respeito é bonito e nós gostamos.
    Palerma do homem!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  24. Intruso,

    Bem-vindo, e fico contente pelo facto da minha desventura motivar pelo menos um sorriso. Já não se perde tudo:)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Educação cabe em todo o lado e diga-se de passagem que tens razão.
    Só espero que quando tiveres a idade deles te lembres disso...eheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Um dos locais públicos em que as pessoas mais idosas procuram usar a sua respeitadora e provecta idade, que a têm não lhes nego isso, é obter privilégios de prioridade nos lugares sentados dos autocarros. Mais que uma vez lhes fiz notar que antes de mais nada têm de respeitar os outros para que sejam respeitados e se existem lugares reservados são para passageiros com crianças ao colo e para as senhoras grávidas. O civismo é uma questão de educação e respeito e serve para todas as classes etárias.

    ResponderEliminar
  27. Ndem quero imaginar quando tu tiveres a idade deles......se já agora reclamas con tudo....ahahahhahaah

    Claro que boa educação cabe em todo o lado....mas muita gente pensa que ser bem educado é não dizer palavrões......enfim!!!!

    Gostei da musica.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  28. É isso e a loira oxigenada do tamanco de 15cm de salto, ontem no centro de saúde de Peniche.
    Mete-se à frente sem olhar para as pessoas que já lá estão (moi même, por acaso até a tender para o pavio curto, ultimamente...), dizendo "Ah, é só pra meter um carimbo!"
    "Olha que porra, eu só quero um papelito!" e meto-me à frente, mesmo à penicheira!

    (e olha que a gaja ainda levou uma amiga de muletas, a ver se se safava!)

    ResponderEliminar
  29. Governador,

    Se eu na idade dele ainda conseguir ir às compras vestida, já fico contente :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  30. Paulofski,

    Exactamente. Mas, em abono da verdade, também já vi senhoras mais idosas levantarem-se para ceder o lugar com jovens a fingir que não vêem a senhora grávida ou uma pessoa mais idosa. Há de tudo... A mim irrita-me solenemente que uma mãe com um miudo ao colo e duas mochilas tenha de passar por três ou quatro filas no comboio até alguém se dignar levantar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Parisiense,

    Sou a primeira a dizer que tenho mau feitio, mas daí até ser como o velhinho e querer passar à frente tenho de perder muito neurónio :)

    Espero não ser muito 'tinhosa' se chegar a velha :)

    Ando numa fase musical revivalista, adoro estas 'velharias'.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  32. André,

    o mundo está perdido...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  33. Wolfhearted,

    Bom, não podes dizer que a moça não tem recursos :) Não estava era a contar com o teu mau feitio também :)

    Mas isso, as filas para as burocracias tb não tenho paciência. Teres que esperar que dez pessoas se despachem para te carimbarem uma receita é surreal. Pergunta: cairia a mão do médico se estampilhasse ele a receita? O sistema gosta de complicar a vida.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  34. LOOOOOOOOOOOOL, essa ultima tirada está demais, xim xenhora!!! Pois, sabes que mais??? TOTALMENTE DE ACORDO!!!!!!

    ResponderEliminar
  35. Acho que aqui a questão nem sequer é a idade: é a educação e o civismo das pessoas!

    As pessoas não cumprem as regras e depois ficam ofendidas quando alguém defende os seus direitos...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  36. Carracinha Linda,

    Pois, exacto, a idade é só a desculpa do costume para disfarçar a falta de civismo.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  37. Wu digo sempre à minha canalhinha que para sermos respeitados temos que respeitar, seja velho ou novo e não ha ca discussao pá!!

    Beijo

    ResponderEliminar