sexta-feira, 30 de abril de 2010

De como um post sobre um bicho de conta deriva para uma manifestação antipatronato

Adoro a primavera. Cliché dos clichés, mas a primavera ilumina-me a alma. Há mais horas de sol, as flores começam a colorir os campos, as andorinhas começam a aparecer com os seus voos rasantes e agradável chilreio. A natureza desperta do coma invernal, retemperada e cheia de força, e o nosso ânimo também agradece a pensar já nas blusas de alças e vestidos sem costas à espera no armário.

Mas também gosto da primavera porque ela traz também uma simpática criaturinha de Deus, que dá pelo nome absolutamente foleiro de ‘bicho de conta’. Em inglês é muito mais giro: pill bug ou roly-poly. Quem inventou o nome em português tinha pouca imaginação. Já no Brasil parece haver imaginação a mais, pois os bichinhos são conhecidos por tatuzinhos de jardim. Ok... estamos todos de acordo: há uma clara falta de respeito logo na nomenclatura.

E acho mal. Acho mal porque este é um bichinho incompreendido e ignorado por muitos. Não é, como muita gente poderia pensar, um insecto. Ah pois não. É um artrópode. Mais, segundo a wikipédia, é mesmo um crustáceo. Portanto, um parente da lagosta. Ao preço a que esta costuma estar, acho que já há aqui uma clara discriminação na deferência para com o bicho de conta. Mas adiante.

Diz a wikipédia que este simpático bichinho vive em ambientes húmidos, debaixo de pedras ou dos detritos vegetais de que se alimenta. A wikipédia devia sair mais de casa, na minha opinião. Ora, alguém me explique então o que fazem dezenas de bichos de conta nas escadas da estação de comboio, ou na escada da urbanização onde tenho a minha fabulosa penthouse (é um 3º andar com varanda a ceú aberto, e então? É uma penthouse ou não? Ah bom!)?? Isto é uma problema: há muitos bichinhos de conta claramente desnorteados e a passear por onde não devem. A outra parte do problema tem a ver com o seu curioso método de defesa: o enroscanço sobre si mesmo. Ora é giro, sim senhor, parecem umas bolinhas, que fofos!, mas depois não se conseguem voltar a por de patas no chão e ali ficam a espanejar de barriga para o ar. E a malta vê isto e o que é que faz? Passa dez minutos por dia a virar bichos de conta escada acima, escada abaixo. Não têm conta os comboios que perco entre Março e Julho, à conta dos bichos de conta. E, quando estou de calças ainda é como o outro, agora com saia já é mais chato ficar ali de rabo alçado à espera que o bicho desenrole e se deixe salvar. Costumo usar o método do disfarçar a fingir que estou a limpar o sapato, porque acho que os outros passageiros não estão preparados para esta dedicação aos crustáceos terrestres. Reparem que me estou nas tintas para o que pensam de mim, mas não os quero perto dos meus bichinhos de conta com as suas patorras imensas. Donde o low profile dado à coisa.

Encaro isto como uma das minhas missões na vida: salvadora de bichos de conta. Não se riam: esta história do Karma é tramada. Tento ser boazinha para todas as criaturas de Deus(euh...menos baratas e aranhas e accionistas imbecis e, claro o anormal do 2º esq.) porque nunca sabemos se voltamos e como.

E é pena. É pena porque se eu soubesse como voltariam certas pessoas, engraxava o Big Boss do Universo para voltar directamente acima na cadeia alimentar deles. E nhac! Primeiro um bracinho, depois uma perninha, e ficava a vê-los arrastar-se em agonia até ficarem exangues e mortiços. E depois deitava-os fora, que eu sou de boa boca, mas a ruindade da presa ainda me ficava a trabalhar no estômago...

Hum...Em calhando calava-me, que já me estou a entusiasmar e ainda me esqueço que não estou ainda reincarnada em super predadora do universo e não posso começar a trincar pessoas por aqui...

Bom, voltando à biologia, se gostaram deste artigo sobre o bicho de conta terei todo o gosto em dissertar proximamente sobre a lagarta da couve.

12 comentários:

  1. Olá!
    Percebes mesmo sobre o bicho de conta:=))
    Sabias que os piolhss também são artropedes????

    ;=)))

    Beijocas
    bfs

    ResponderEliminar
  2. eu só digo que gostei se prometeres dedicar um post à centopeia!

    qual é a estação que costumas usar quando vais de saia? :D

    ResponderEliminar
  3. Estamos expectantes. Ansiosos, diria eu...
    Então o artrópode-crustáceo hum... tem problemas na viragem...? Seguramente haverá uma razão mecânica para isso: no seu ambiente natural não existiam superfícies lisas (como os degraus das escadas). O que me leva a crer que em vez de aguardar serenamente que o bicharoco (seguramente transido de medo) se desenrole para de seguida o salvar (deixando-o contudo sobre o mesmo degrau liso e hostil) poderíeis enfiar-lhe um piparote decidido que o empurrasse para o meio dos arbustos, onde ficaria no seu meio e capaz de se desenrascar por si, sem correr o risco de ter uma população inteira de bichos de conta com graves problemas de afirmação - e enventualmente a frequentarem consultas de psiquiatria...

    ResponderEliminar
  4. mjf,

    Nunca tinha pensado nisso..., mas olha, é muito mais fino dizer que anda por aí uma praga de artrópodes do que dizer anda tudo infestado em piolhos :)
    Beijos

    Vício,

    Olha que generoso da tua parte quereres ajudar-me a salvar os bichinhos na estação. :)
    Bjs


    Niagara Et Al,

    Se precisares de mim mais logo não ligues entre as 18 e as 19 que devo estar eu deitada no sofá do psi, a chorar baba e ranho porque afinal ando a causar prejuízo à bicheza...
    beijo pequenino, não vá causar dano também ;)

    ResponderEliminar
  5. LOOOOOOOOOOOOOOL uma pessoa chega aqui e rebola-se a rir com o relato e, por fim, ainda leva com bichos de conta com problemas de afirmação!!! ahahahahahahahahahahah

    ResponderEliminar
  6. Pronto, tá bem eu não me rio! Já percebi que terás uma estátua lá no país do faz-de-conta.

    Sobre a lagarta da couve já sabemos que é... verde, portanto venha de lá uma dissertaçãozita sobre o desenroscanço de um proco-espinho?

    ResponderEliminar
  7. Proco-espinho!!! Inventei uma nova espécie! É o Erinaceus europaeus, esse mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Ahahah! E os bichos-de-conta também se comem à thermidor? Bom, passo esse pitéu culinário... :)))

    Salvadora de bichos-de-conta é uma missão mui nobre, pela qual merecias ser condecorada! E essa da reencarnação noutra espécie animal está muito bem vista. Super predadora do universo, a ex-salvadora de bichos-de-conta, é que é assim um passo de 8 para 80, não te parece? Enfim, mas sei que há muita gente que bem merecia ser atirada para um viveiro de crocodilos... :D

    Por mim, dispenso a lagarta da couve, blheque!

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. Olá Safira,

    Já percebi porque há 2 anos que não vejo bichos-de-conta na minha casa : foram todos parar na tua "penthouse" porque lá são bem tratados ! Confesso que não os mato mas quando os via, pedia-lhe para irem fazer contas para outro lado e parece que decidiram fazer conta ao pé da Safira ...

    Beijinhos
    Verdinha

    P.S. Viens chercher ton porte-bonheur dans mon blog, si tu veux...
    Verdinha

    ResponderEliminar
  10. Afinal não entendi, depois de ler isto tudo......
    Quem é o bicho de conta Tu ous aquele que está na foto????ahahahah

    È que muitas vezes eu também faço de bicho de conta, enrolo-me na minha carapaça e deixo os outros passar....

    Beijokitas e boa semaninha.

    ResponderEliminar
  11. O!, vivem comigo, são simpáticos, mas sem capacidade para se defenderem. Assim são presas fáceis da minha paciência e vão se salvando outros bicharocos cá no casal, as moscas, as melgas (quando existem, e os aranhiços.
    Já deveriam saber que eu os mato voluntariamente ou pisando por descuido, alguns deito para a rua quando me sinto filho de um Deus deste imenso universo, mas eles não dizem aos outros que o dono da casa não gosta, ou está de mau feitio! Os meus cães sabem que não podem entrar, mas também não são santos pois destroem muita coisa lá fora .
    O problema é que julgamos que somos Grandes, porque eu até gosto deles e quem gosta deles deve ser bom gente!
    Se encontrar algum até ir dormir estará salvo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tive o prazer de ler o seu artigo agora... em todo o caso não acredito em reencarnação, mas se ela existir, bem que a menina poderia reencarnar numa aranha ou numa barata, assim poderia ser que desse mais valor a esses insectos e aracnídeos. =)

      Eliminar