domingo, 4 de janeiro de 2009

Balanço/Great Expectations/Desafio - é um post gigantesco, não leiam! ;)

Comentava ontem com um amigo que não tenho escrito nada muito sério nos últimos tempos. O sítio onde estávamos não era propício a grandes reflexões transcendentais. Bom, na verdade, mal conseguíamos ouvir-nos a pensar com . O certo é que fiquei a pensar na questão. É verdade que a profundidade dos meus posts tem deixado a desejar. Se me perguntaram, por mim acho óptimo, porque este não é, de todo, o meu lugar de realização pessoal, nem tão pouco o meu diário. E, convenhamos, há coisas que não se colocam na blogosfera para qualquer pessoa ver. É evidente que faço uma filtragem do que aqui escrevo. Seria louca em não o fazer. Carrego na tecle 'delete' muitas vezes. Entendo que este é um espaço onde partilho o que me apetece partilhar, quando me apetece partilhar, e tenho muito cuidado com o que digo. Há uma responsabilidade inerente em escrever quando somos lidos. Aquilo que dizemos tem de ser contextualizado, pesado. Eu tento ter esse cuidado, para não chocar quem me lê. Sei que há coisas que posso dizer que poderão tocar num nervo sensível de pessoas que me lêem e, sempre que possível, evito. Esta é a única censura que me imponho. Tentar não ferir susceptibilidades. E tentar não dar azo a equívocos e interpretações erradas. Também não gosto de 'mandar recados'. Tenho o meu blogue sem regras de postagem, nem obrigações. Não quero sentir-me obrigada a tomar posições sobre actualidades, comentar costumes. Não ando nos campeonatos de posts ou comentários. Gosto de os ter, obviamente. Muito. Gosto muito de vos ler também. Mas quero fazer deste espaço um espaço positivo. Não me quero queixar de que a vida é injusta, que sou uma desgraçadinha, que a relva do vizinho é mais verde que a minha. Não é. Quer dizer, pode ser, mas não quero saber disso para nada. Constato, absorvo e evoluo. Com o que tenho. Com o que é meu: convicções, princípios, sensibilidade. Usados com moderação, acredito que me hão-de guiar à erva verde e tenra de um prado na primavera. Não preciso, por isso, de cobiçar a erva do vizinho, embora não vá tão longe quanto a dizer que não a admiro. E posso até pensar, 'caroço, não me importava de ter um prado assim'. Mas recuso-me a ficar deprimida porque o meu solo é menos rico. Há adubos. O humor é um deles. Por isso o espírito 'palhaço' estará inevitavelmente presente em mim. Não concebo uma vida sem humor. Não raras vezes, estou mais para dar um tiro na cabeça (por favor, é metafórico, que detesto armas de fogo) que outra coisa, mas um disparate qualquer, mesmo se dito com ar lúgubre e macambúzio, faz milagres. Recomendo o humor e sobretudo o rir-se de si, a todos, em 2009.
O meu balanço de 2008 vai ser curto. Não foi um ano mau. Fiz muitas coisas, conheci muitas pessoas, óptimas pessoas, pessoas que me vão acompanhar para o resto da vida, se depender de mim. (Nem todas são homens, o que reduz drasticamente as minhas hipóteses de concubinagem, mas pronto, não se pode ter tudo). Redescobri-me e aprendi a gostar mais de mim. Ainda tenho um longo caminho a percorrer na estrada da assertividade e da coragem para correr riscos, mas ainda assim entendo que estou na metade positiva da coisa. E, o que é muito bom, estou muito mais tonificada do que estava o ano passado. Isto, meus senhores, é muito importante! E não me apetece alongar mais nos balanços, porque a parte do passivo também teria de ser considerada e essa é menos divertida. Em conclusão, e perdoarão a deformação profissional, mas a minha situação líquida, ainda assim, foi positiva este ano. Mas não vou pagar imposto, porque tenho crédito de anos anteriores. Muitos créditos... Caro Homem Lá de Cima, podemos fazer encontro de contas quando quiseres, sim? Muito grata.
E, last but not least, em jeito de resoluções/desejos, e para responder aos desafios da Zabour, da Parisiense, do Fausto e da Aralis (perdoem-me se deixei alguém de fora), oito sonhos a concretizar:
  1. Cantar 'Santa Fe' com o Jon Bon Jovi (ou cantar outra coisa com outra pessoa qualquer, mas emocionar um público. Ter montanhas de palmas. Gente a descabelar-se por mim. Lágrimas... Rosas atiradas aos meus pés. Essas coisas...)
  2. Encontrar o caminho para conseguir saltar da cama com entusiasmo ao pensar que vou trabalhar. Realizar-me profissionalmente, e não ter o sentimento de absoluto desperdício que me tem acompanhado
  3. Educar uma criança. Let's face it: o mundo aguenta perfeitamente duas como eu! ;)
  4. Ser melhor pessoa
  5. Ter um carro que não me tenha fanicos quando há nevoeiro, para não ter de voltar a ir de autocarro para Lisboa.
  6. Viajar, viajar, viajar. Este é um sonho permanente, há tanto país para calcorrear
  7. Ter uma vivenda (isolada! Não quero ver os vizinhos em tronco nú a fazer sardinhadas. Credo!) para os meus bichanos provarem o sabor da liberdade, e para eu fazer dela o meu castelinho e ter um JARDIM a sério.
  8. Casar e ter dependentes cujas despesas possam ser deduzidos em sede de IRS. Estou muito farta de ser penalizada nas deduções. Além de que tenho de levar o carro à revisão e quero que seja o último ano em que sou eu a tratar dessa porcaria!
  9. Que o Sporting seja campeão ou pelo menos fique sempre à frente do Benfica! ;)
  10. Que consiga arranjar uns sonhos melhorzinhos para a próxima!

O sonho comanda a vida, não é? Hum...acho que já estou a perceber porque é que avanço a passo de caracol. hahahahaahhahahahahaaahha. Não importa, a tartaruga ganhou à lebre...Persistência, meus caros, persistência. E entusiasmo. Estes é que são desejos de jeito.

São estes os meus para 2009. Muito entusiasmo. Para todos!

46 comentários:

  1. Para ti, os meus desejos de muita sorte e alegria e humor para que 2009 seja um ano excepcional :))

    ResponderEliminar
  2. Vá, vou dizer uma coisa que pensei várias vezes: o teu blog é o melhor que tenho na minha lista de blogs.
    Bom 2009.
    beijo

    ResponderEliminar
  3. hum...deixa ver:
    O 1 e o 9, parece-me impossivel, tunga,rsrsrs...o 2 , o 3,o 4 , o5 , o 6 e o 7, só dependem de ti;o 8, ó gaja, casa viras lerda, tu vê lá se precisas de homem para isso, independência forever...e o 10 p'ró ano logo veremos.

    Não sei se estou incluida nas pessoas óptimsa k conheceste, mas na minha lista estás em 1º lugar.
    Gosto mt de ti miga, hj fazia-me falta akele chá ao pôr do sol :O(

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Gostei de te ler e revejo-me em muito do que dizes acerca dos nossos espaços virtuais. Só não gostei da parte "meus senhores" apesar de andar a pensar deixar crescer o bigode ;))))
    BOM ano, querida Safira e acima de tudo continua a SONHAR, nunca se sabe :))))
    Beijossssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Pode ser que tudo o que desejas aconteca este ano... quem sabe??

    BOa sorte!!

    ResponderEliminar
  6. Querida, que os sonhos sejam metas a concretizar, pelo menos aqueles que sabes serem possíveis lutar plenamente por eles, mas acima de tudo não percas o teu humor. E já agora posso assinar também o desejo 9?
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Disto tudo (além de desejar um bom 2009), a parte que mais gostei foi Sporting Campeão.

    Nunca tinha comentado antes mas venho cá ler-te muitas vezes

    ResponderEliminar
  8. Tu vas avoir au moins un rêve qui va se réaliser :

    LE SPORTING va être champion !!

    Bisous verts

    ResponderEliminar
  9. Concordo que os textos têm de sair quando e à medida do que nos apetece escrever, quando não é mais um frete que outra coisa!

    Tens razão, o sentido de humor é fundamental para nos rirmos de nós próprios e não dramatizarmos demais...

    E é assim, com grande sentido de humor, que te lembro que tinhas direito apenas a 8 sonhos, de modo que o 9º e o 10º ficam sem efeito!!! :)))

    Quanto aos outros sonhos, espero que se concretizem!!! (mas olha que eu também fui à revisão periódica da carripana...) ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    É bom ver-te cheia de esperança, para enfrentar o ano de 2009 ;=)
    Eu também penso e digo em voz alta que este ano vou colher o que tenho andado a semear ;=)
    ehehehe

    beijocas

    ResponderEliminar
  11. Eu ofereço-me para te levar o carro à revisão!

    Pronto um desejo concretizado :))))

    ResponderEliminar
  12. Adorei a musica dos Abba.....e espero mesmo que todos os teus desejos sejam realizados.

    Trés Bonne Année, ma cherie, tous mes Voeux de une Année trés heureuse.
    Bisous.

    ResponderEliminar
  13. Hmmmm muito bem :P

    Eu, entre os meus objectivos tenho um (de poupar uns érios para apadrinhar um evento :D)

    Beijosssssssss

    ResponderEliminar
  14. E o verde é a cor da esperança (a segunda parte do teu desejo 9 está quaise, quaise a primeira parte essa é mais difícil).

    Sonhar ainda deduz IRS mas também não paga IVA. Um 2009 em grande para ti e para os teus bichanos.

    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Bom 2009.
    E muito humor, que precisamos todos de bom humor para aguentar as desgraças do dia-a-dia...!

    ResponderEliminar
  16. Rosa Negra,

    E que seja um ano excepcional para ti também.
    Grande beijo

    ResponderEliminar
  17. Maria Manuela,

    Neste caso é mais a estratosfera, mas há que manter a fé ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Maria do Consultório,

    Hum...e quantos tens? Dois? ;)
    Estou a brincar, é um grande elogio e foi devidamente apreciado.
    Beijinhos e bom ano

    ResponderEliminar
  19. Zabour,

    pois a mim parece-me que o nono ainda é o que mais facilmente pode acontecer ;)
    LOL
    Beijinhos para ti

    ResponderEliminar
  20. Olá!!

    Olha, tu és daquelas pessoas a quem tudo fica bem, por isso acho que ficavas lindamente de bigode ;)

    Que este ano seja um de realização de sonhos, olázinha;)
    Grande beijo

    ResponderEliminar
  21. Ah,ah,ah...lá por se perder uma batalha não quer dizer k se tenha perdido a guerra.

    Querias...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  22. Adoa

    O Gatil acolhe.te com satisfaçao.
    Parece-me dificil que o Jon Bon Jovi venha a saber da minha existencia nos tempso mais proximos, mas quem sabe um dia...~
    Beijinho e bom ano

    ResponderEliminar
  23. Carla Sofia,

    Ai, linda, estás à vontade, quantos mais a gritar pelo Grande, melhor! SPORTINGGGGGGGGGGG

    Prometo lutar com determinação pelos meus sonhos. Mas não posso esperar pelo nº 8, que tenho de ir à inspecção até final do mÊs... :(
    Beijos

    ResponderEliminar
  24. Susana,

    Então sê bemvinda! Mais uma sportinguista, acho muito bem! ;)
    Este ano é que é!!!!

    BEijocas

    ResponderEliminar
  25. Verdinha,

    Je l'espere bien! Et toi aussi, je le sens. hahahah
    Gros bisous

    ResponderEliminar
  26. Teté,

    Ai que me matei a rir com a parte final do teu comentário. Vê lá a ganância, que pedi desejos a mais...lol
    Posso trocar o 9 pelo 5º?

    Ai, Teté, eu se tivesse um maridão nunca mais sequer lavava o carro. Não tenho paciência nenhuma! E como os homens são estranhos e gostam de passar a vida a tratar dos bólides, era bom negócio para ambos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Mjf,

    A esperança é que nos move.
    Vais ver que este ano é que é!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Poeta,

    Tem de ser até 28 de Janeiro. Estás *a vontade
    Beijinho

    ResponderEliminar
  29. Parisiense,

    Também gosto imenso desta musica.
    Olha, linda, mesmo que não se realizem todos, espero que pelo menos o 4º não se fique pela intenção. É o único que só nos compete a nos, né?
    Beijos e bom ano

    ResponderEliminar
  30. Ka,

    Amiga, se o evento se realizar eu até te pago um alfa em primeira classe, n precisas de poupar. Tudo on me!
    Beijos

    ResponderEliminar
  31. Paulofsky,

    Quaise, quaise... ;) E depois da +aguia, iremos ao ataque da Inbicta...
    BIBó SCP!!!
    BEijos

    ResponderEliminar
  32. Angela,

    Bem vinda! Precisamos mesmo...já fui espreitar e percebo que enfrentas a grande selva do mundo laboral com grande sofrimento.
    Bora formar um clube?
    Beijinhos, e volta sempre

    ResponderEliminar
  33. Zabour,

    acho que tens de começar a actulizar a lista de batalhas...já sao umas quantas...lol
    Bjs

    ResponderEliminar
  34. Muitas viagens neste novo ano!!!...e o resto também!

    beijocas

    ResponderEliminar
  35. Gata

    Muitas viagens!!!
    E o Sporting campeão!
    Beijos e bom ano

    ResponderEliminar
  36. Grande post, by the way.
    Olha, eu quero apenas uma coisa qd for grande: escrever como tu, e ser um bocadinho como tu, será que o Sr. lá em cima me concede este singelo desejo...?? :-)
    Se for pedir demais, pois fico-me pelo desejo 4 e 8 lol

    Olha que tudo, mas tudinho se realize, mta persitencia, never give up, e já agora porque não always with a smile on the face??? (or trying at least)

    Bjs

    ResponderEliminar
  37. Revejo-me no post e em quase todos os desejos :)

    Bom 2009 e ... viva o Sporting
    (a casa isolada é um must! vizinho em tronco nu? blraagh! detesto aquelas casinhas "geminadas" a que os donos chamam orgulhosamente vivenda! Mais parecem legos! Prefiro que o meu gato não conheça o belo jardim! Mas também queria muito, muito a referida casinha isolada para ter mais animais)
    *

    ResponderEliminar
  38. Não é assim tão grande...

    Mas eu não o li...disseste para não ler!!! LOOOOL

    ps-agora é que vou le-lo! :)

    ResponderEliminar
  39. Engraçado, já pensei muito isso do meun bloguito. Que lhe falta profundidade e que podia discutir isto ou aquilo ou assim ou assado e que podia angariar mais comentadores e etc e tal...mas...escrever tem de sair porque quer sair e não porque é frete! Ultimamente penso que sou mais comentadora que postadora, mas que queres, lembro-me de mais palavreado ao ler postes do que se ficar a olhar para o ecran e para dentro de mim...

    ;-)

    Happy New Fucking Year!!! LOOOOOOOL

    ResponderEliminar
  40. Eumesma,

    Hum, não sei se serei o melhor modelo, mas obrigada pelo elogio :)
    Espero que o ano novo te traga muitos sonhos, e que os mesmos se concretizem. E se não puderem ser todos, paciência. Vamos sorrindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Nocas Verde

    Bemvinda à família sportinguista e amantes dos animais!
    Já vi que partilhamos duas paixões. Bem, trÊs, se contarmos com as vivendas não geminadas. ;)
    Obrigada pela visita e um bom ano para ti!

    ResponderEliminar
  42. Van

    Ah, então se não leste não respondo!
    ;)

    ResponderEliminar
  43. Van,

    Brincadeirinha!
    Linda, eu acho que devemos fazer aquilo que nos dá prazer, quando nos dá na real gana. Desde que não prejudiquemos ninguém, só devemos contas a nós mesmos. Certo?
    Por isso, olha um ano cheio de coisas boas e postagens ou comentários quando nos der na veneta.
    Grande beijo

    ResponderEliminar
  44. Um caderno de encargos à altura da encomendante, sim senhora ;-) Não seria melhor repartires os dez pontos por dois anos? Suspeito que o ponto quatro leve algum tempo a ser resolvido :-)))

    Para não me dares na cabeça e como prova do meu altruismo e bondade, tudo farei para que ponhas vários "visto" no ponto 6.

    Quanto ao ponto 9. Aconselho-te a reveres o seu conteúdo e substituires a sua mensagem por algo assim: "que o Sporting encontre um presidente e que as assembleias-gerais tenham mais assistentes do que os filmes do Manuel Oliveira". LOOOOOL

    Tudo de BOM moça!

    ResponderEliminar
  45. Viajante,

    E eu ainda fui ver qual era o ponto 4, que já não me lembrava...isto de andar a responder em flasback tem destas dificuldades;)
    Mas tenho muito que aprender, ainda. E felizmente que assim é!
    Bem vistas as coisas, o ponto 6 +e mesmo o que tem maiores probabilidades, isto se o patrão não ler o ponto 2 e não me despedir. Sem érios é dificil cumprir o plano :)

    Vou desconsiderar o teu
    ultimo reparo ja a treinar para o ponto 4...
    Beijinhos verdes e bom ano para nós e os nossos!

    ResponderEliminar