sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Cliente que se queixa nunca tem razão


Andei a arrumar os monos de 2008 e dei com as duas únicas cartas de reclamação que já fiz até hoje, farta que estou de comer e calar. Chego à conclusão que o serviço a cliente é uma farsa. O serviço a cliente é, na verdade, o serviço de encapotamento da anormalidade do funcionamento da empresa no seu grau mais apurado. Ora nos beijam quando estamos a comprar o produtinho e a pagar o dito, ora nos apedrejam quando ousamos dizer que o produto, afinal, podia ser melhor.

As respostas às minhas cartas de reclamação -que entendo terem sido correctas e claras, descrevendo os factos e sugerindo o comportamento que me parecia passível de ter sido tomado - são de chorar a rir. Fiz, duas, como disse. Uma aos CTT, por me terem perdido uma encomenda há uns dois meses. Frisei na carta que o pacote tinha sido mal acondicionado na estação porque teimaram em colocá-lo num envelope demasiado pequeno por falta de stock de um maior, e que não tinha ido registado porque se destinava aos arredores de Coimbra e não propriamente a um país do terceiro mundo. Suspeito que não tenham gostado desta boca, porque me responderam que apesar de terem muita pena não podiam fazer grande coisa, e que os CTT disponibilizavam todos os serviços adequados a garantir a entrega dos objectos postais. Mentira, não entregaram esta, e eram igualmente responsáveis por ela. É isso que parecem ter esquecido, descartando-se da responsabilidade em três tempos. Acabei por seu eu ‘julgada’ porque devia ter registado a encomenda. Porquê? Só funcionam bem quando lhes pagam mais? Ou deveria ter sorrido muito à senhora da estação para ela fazer o trabalho dela como deve ser? Não sei...

A segunda foi feita à Fertagus, num dia em que caiu uma catenária não sei onde e a circulação esteve caótica. Muito bem, mas a culpa de caírem as catenárias não foi deles, dirão vocês. E muito bem. Não foi. Mas eu também não me queixei disso. Eu queixei-me da falta de pessoal deles na plataforma, para impedir que as centenas de pessoas que lá estavam se empurrassem como selvagens e entrassem em cenas de pugilato como aquela a que eu assisti. Claramente, sou doida porque o senhor da Fertagus que respondeu à minha cartinha diz-me textualmente que ‘ a segurança dos passageiros nunca esteve em questão’. Pois, o senhor que levou o murro nas costas deve ter outra opinião. É certo que foi merecido, e não fosse eu estar absolutamente prensada e impedida de mexer outra coisa que não o nariz e os olhinhos, ter-lhe-ia também arremessado a minha malinha da marmita, mas o que é certo é que não são condições para albergar passageiros que pagam horrores por mês para andarem no comboiozinho da ponte.

Mas enfim, o certo é que, nesta coisa das reclamações, como aliás em quase tudo na vida, quem recebe uma queixa raramente compreende o que ela envolve, carrega no print da carta tipo e lá vai disto. Ou pior, acusa-nos de estar a inventar e vira as coisas de tal forma que quase temos de pedir desculpa por termos sido lesados. Não vejo outro intuito que não o de desencorajar a malta a continuar a reclamar. Pois comigo, lixam-se! E não se lixam com F grande porque sou uma senhora. Como tal, leio as cartas tipo com as desculpas parvas e as bajulações habituais, arquivo-as no arquivo morto e não se fala mais nisso.

Deixarei, por ver os meus factos estropiados, distorcidos, reajustados a favor do prevaricador, de me queixar sempre que entender? Certamente que não.
Deixarei por isso de dizer a verdade a quem a merece ouvir? Certamente que não.

Sentir-me-ei, por isso, tentada a comer e calar da próxima vez que algo não me agradar?
Era o que mais faltava!

20 comentários:

  1. Ah ah ah imainada!!! Eu reclamo quando posso, nem que por via de bilhetinhos deixados no parabrisas heheheheheh! Ou então com um "se me chumba no exame de condução, acuso-a de discriminação". Por acaso, no mestrado fiquei conhecida por ter mau feitio e ser reclamadeira (reinvindicativa, diziam) LOOOOOOOL, e havia profes que olhavam para mim e diziam logo "pronto, do que é que não está a gostar?" ahahahahahah!

    ResponderEliminar
  2. Ah, não deixes de reclamar não! Eu, que nem sou muito de reclamações, uma vez reclamei a um banco e o próprio presidente do banco me escreveu, pedindo desculpas e dizendo que tinha razão! :D

    Em compensação certa vez fiquei sem net durante uns dias, reclamava para a PT e eles diziam que a culpa era do server, e falava com os serviços deste e diziam que o problema era da PT. Todos a sacudirem a água do capote. Bom, se não conhecesse alguém na PT, ainda hoje o assunto deveria estar por resolver. Cambada!!!

    Beijocas e bom fim de semana para ti (preferencialmente sem reclamações)!!! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu reclamo sempre que me sinto enganada ou mal servida. Umas vezes borrifam-se para as minhas queixas, mas já recebi um relógio de pulso da Optimus com um pedido de desculpa!

    ResponderEliminar
  4. Eu reclamo sempre, este ano que passou escrevi duas vezes em livros de reclamações e fiz várias à TVCABO e à EDP que me baixaram facturas em virude disso, no caso da TVCABO foi uma diminuição na mensalidade permanente. Já estavam a abusar.

    Eu acho que aqui se aplica o ditado "Quem não se sente não é filho de boa gente" ;)

    ResponderEliminar
  5. Apoiado!
    Eu do pessoal amigo só oiço "ah ñ sei pk te metes com isso...ng te dá rzão..nada se resolve"
    Essa mentalidade irrita-me! A deco existe p alguma coisa, e é por ng reclamar que estamos como estamos!

    Apoiadíssimo, é reclamar até que a voz nos doa...lol
    jokitas

    ResponderEliminar
  6. Vani

    HAhahahah.Também já deixei um bilhete num parabrisas a agradecer o exercicio matinal que fiz a tentar entrar para o carro graças ao idiota que estacionou colado ao meu carro.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Teté,

    A Pt é um dos gigantes que se pode dar ao luxo de 'desprezar' os clientes. Agora menos, com a concorrência, mas ainda assim as superestruturas prestam um serviço ao cliente um bocado 'ao despacha'.
    Vou reter essa informação de cunha, pode ser que possas dar uma palavrinha por mim caso um dia precise ;)
    beijocas

    ResponderEliminar
  8. A gata Christie,

    Olha que sorte. Eu só recebo desaforo de volta. Tens de me ensinar o teu truque!;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Cor do Sol,

    E quem não chora não mama, não é? Eu não gosto muito de conflitos e chateia-me imenso irritar-me, mas há alturas em que uma pessoa tem de se impor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Aralis,

    É que podes mesmo crer. Mesmo que não nos liguem e não resolvam nada, pelo menos tiveram o trabalho de levar com a reclamação e abrir um processo. MEsmo que não nos dêem razão, temos o direito à indignação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. comer e calar não faz muito o meu género e se a 1ª reclamação não resulta tento a 2ª a 3ª a 4ª... a 20ª é como diz o meu filho "oh mãe, se não os vences por razão, aposto que os vences por cansaço, livra"

    beijinhos, Safira

    ResponderEliminar
  12. Cliente que se queixa quer continuar a ser cliente. Digo isto imensas vezes aos meus alunos empresários.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  13. Uma semana no Brasil e enlouqueceriam todos.
    Aqui quase ninguém reclama. Há um certo medo, vergonha.
    Não se sentem "filhos de boa gente".
    Muitas ocasiões acaba-se por relevar. Ou viveria-se pra reclamar.
    Bjs, Safira, do outro lado do Atlântico.

    ResponderEliminar
  14. Escarlate,

    Exacto. Agora que leio o teu comentário sinto-me tentada a responder aos CTT e a dar-lhes um bocadito mais cabo da cabeça.
    Pode ser que se cansem e me devolvam o valor que lhes dei como custo mínimo perdido.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Paulo Tomás Neves,

    Concordo. A questão é que, neste caso, estamos a lidar com duas empresas que não têm concorrência directa. A alternativa aos CTT é gastar horrores em UPS, e a alternativa à Fertagus é voltar às duas horas de trajecto em autocarro para ir para LIsboa. Eles sabem disto, o problema é esse.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Rogs,

    Deixei passar muita sem vergonhice, por vergonha, por não querer chatices, etc etc. Mas chega um dia em que relevar já nos causa mais gastura que dizer o que temos a dizer. Depois, quem recebe a queixa faz o que quiser com ela, contudo o direito à indignação ninguém mo tira.
    Beijinhos, desta lado do atlântico

    ResponderEliminar
  17. POis eu tambem quando tenho que reclamar reclamo, e já que falas da PT, reclamei e não paguei e disse-lhes que quando quisessem que cortassem o telefone que não precisava dele....resolveram logo o problema...e não paguei a factura durante 2 meses.
    Raramente reclamo e até sou paciente mas tudo tem limites.

    Por isso linda não pares de reclamar, pois servirá sempre para alguma coisa...

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  18. Parisiense,

    parece que gostam de 'apanhar', é o que é...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Sou utente da FERTAGUS e do parque de estacionamento da GISPARQUES da estação de Corroios e venho mostrar a minha indignação perante a impunidade que empresas como estas tratam com desprezo os seus clientes.

    Na passada semana, fui tranquilamente para o meu local de trabalho, deixando como habitualmente o meu automóvel no parque da estação de Corroios.
    Passado um longo dia... qual não é o meu espanto ao notar que a porta do meu veiculo estava aberta e vários bens furtados.
    Obviamente dirigi-me a um segurança da estação que por acaso se encontrava de pé ao lado da máquina onde inserimos os tickets, que tinha chegado perto das 16h e não tinha visto nada.
    Para alguém que paga um passe social no valor de 63.25€ mensais com o parque incluído... o mínimo que poderia exigir seria alguma segurança... já nem ponho em questão qualquer retorno da parte da gisparques/fertagus...pois isso sei que seria impossível e levaria a excessos... mas... nem um segurança a fazer ronda? Nem uma câmara? Nem sequer ILUMINAÇÃO DECENTE? Por favor... já basta Nós utentes termos que aceitar os constantes aumentos das assinaturas... sem qualquer melhoria !
    Sei que o meu caso não é o unico, já reclamei junto da Fertagus e na Gisparques e não obtive qualquer resposta.
    É uma Vergonha!

    Para quem estiver interessado em colaborar para uma melhor segurança!!
    É importante, assinem p.f .


    http://www.peticao.com.pt/parques-fertagus

    ResponderEliminar
  20. Como eu sei daquilo que falam! Quantas vezes já reclamei e recebi respostas idiotas! De facto, por vezes as coisas até correm bem, pelo que vale sempre a pena reclamar. Contudo, depois também acontecem aquelas coisas "engraçadas", como por exemplo: reclamei ao Metro (Lisboa) e eles responderam uma coisa que não tinha absolutamente nada a ver; usei o livro de reclamações da Media Markt (Benfica) e a ASAE basicamente responde-me "temos pena mas não podemos fazer nada"; etc. E que dizer da Deco? Já desisti deles. Só não usei o livro de reclamações deles porque ironicamente a Deco não dispõe de um. Desde receber publicidade forçada, a não me enviarem os documentos que se comprometeram a enviar, já experimentei um pouco de tudo em termos de incompetêcia por parte da Deco. De momento confio mais no Instituto do Consumidor (http://www.consumidor.pt/). Pelo menos têm uma linha de atendimento esclarecedora e só pagamos a chamada. A minha "guerra" mais recente é com os CTT expresso. Felizmente ainda não perderam uma encomenda minha, mas já andaram a "passear" com elas até finalmente as trazerem até à minha cidade (e fora do prazo que paguei, claro!). Ah e fartaram-se de dizer que não me conseguiam entregar a encomenda, quando na verdade diziam que apareciam a horas em que havia gente em casa e a minha caixa de correio sempre disponível. Realemente a sorte deles é não haver concorrência de jeito.
    Com os melhores cumprimentos,
    Liliana Costa

    ResponderEliminar