segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O que tu queres sei eu...

Dia de sol e frio cortante, daqueles como eu gosto.
Saio do Metro no Campo Grande. O Estádio do Grande ergue-se orgulhoso à minha frente. Sorrio, e vou contornando, chapinhando alegremente nas pequenas poças que reflectem as cores do arco íris. Ainda não são nove da manhã e eu não estou no escritório! Vou para a Medicina do Trabalho, e é com satisfação que antevejo as cerca de duas horas que vou passar em medições, pesagens, exames respiratórios e quejandos. Sempre são menos duas e uns pós que passo lá no sítio do demo.
Tenho o meu plano delineado: vou queixar-me muito ao sr. Doutor e fingir-me muito desgraçada, para ver se em vez do 'apto' me aparece um 'condicionado' na ficha, e se tenho de ser assim tipo, reformada mais cedo!
Corre tudo dentro do normal. A técnica de análises observa-me os braços e pergunta-me em qual prefiro. Digo' Tanto faz' (não fiques é três anos a apalpar-me as veias, que não suporto), e ela põe-me o garrote no direito. Inicio o meu ciclo de concentração, encosto-me e respiro fundo. A agulha aproxima-se e eu fecho os olhos. Mas não acontece nada. Abro um olho. A moça olha dubitativamente para o monstro inchado de azul e decide que não gosta daquela veia gigantesca. Muda de braço, e diz 'esta é melhor'. Eu olho, e não há veias à vista ali, mas ela deve saber o que faz. Digo um oração rápida, apelando aos santinhos do anti trombolho, para que o meu braço não se torne num. Resulta. Saio com os dois braços funcionais, rumo à espirografia.
A espirografia mede a nossa capacidade pulmonar. Fixe. Soprei três vezes e aquilo não passava do 'suave'. Tem de soprar com mais força, diz a mocinha. Eu soprei com força. Pois, mas tem de ser mais. Peço desculpa por não consiguir arfar como um cavalo, mas repito até estar no 'normal'. Saio dali cansadíssima, e ainda sem pequeno almoço. Questiono-me se é normal fazer um exame até que dê normal, mas como não sou médica, sigo para a consulta.
Desta vez não é a médica despachada que me diz olá e adeus num instante. Não, não, não. Hoje calha-me um mongo by the book, que me debita as perguntas todas que o seu monitorzinho lhe manda e não se ri das minhas piadas, que eu mando para o ar, na tentativa de o fazer entender que não tenho culpa se ele não conseguiu entrar para neurocirurgia, mas que tenho mais que fazer que estar a contar o meu historial clínico desde o fim dos anos setenta! Até porque já está na minha ficha. A conversa ganha interesse quando ele me pergunta se tenho queixas físicas decorrentes do meu trabalho. Recosto-me e pergunto-lhe quantas horas é que ele tem. O 'Trombas' não se ri. Suspiro, e debito-lhe laconicamente: stress, opressão, dores de cabeça, taquicardias, choro convulsivo on occasions e agora também estou pitosga. Pergunta-me: e o que pode fazer para alterar o estado das coisas? Olho para ele e digo: se calhar mudar de emprego, não? DAHHHHHH!! HELLO!!!!!
Confesso que o trombas me irritou deveras. Mandou-me também tomar fontes de um ácido qualquer, de nome irreproduzível, e quando eu lhe perguntei onde é que eu encontrava o estúpido ácido olhou para mim como se fosse de Marte e, como se eu tivesse dois anos, repetiu: então, onde é que encontra o ácido n sei das quantas? Ora eu, que gosto pouco que me façam de parva, voltei a dizer-lhe que não fazia ideia, e que se o ácido tivesse outro nome que eu pudesse reconhecer sem um compêndio de medicina talvez fosse mais fácil. Ignora-me e responde-me: nos citrinos, não é? Concluí que o tal ácido devia ser o cítrico na sua fórmula amaricada e desejei mentalmente que lhe caisse o candeeiro na cabeça.
Depois de sugerir veladamente que talvez não fosse pior ser seguida (por quem, não sei, mas palpita-me que devia estar a referir-se à minha saúde mental, o grande estupor) mandou-me para o exame de visão, no gabinete 15.
Passados 10 minutos ouço chamarem o meu nome no outro lado do corredor, muito muito longe do 15. Pego nas dez mil tralhas que carrego sempre comigo só Deus (e a minha mãe) sabem porquê, e apresso-me a percorrer o corredor, maldizendo o médico que nem um nº de gabinete sabe indicar em condições. Entro numa sala com biombos e aparece-me um homem de bigode e bata branca, que me diz:
- Bom dia! Ponha as suas coisas em cima dessa mesa e dispa-se da cintura para cima.
Excuse me????
Fico a olhar para ele...euh...tenho de me despir para um exame de visão?
E ele diz: não, vai fazer um electrocardiograma
E eu: quem, eu? Olhe que não.
E ele: sim, sim
E eu: Não, nao. não tenho isso na minha grelha, e saco do meu papel onde não estava nada que envolvesse tirar a roupa.
E ele: tem, tem. E saca da dele, onde dizia que sim.
Já eu me imaginava a ser barbaramente violada por trás do biombo, quando felizmente aparece uma enfermeira que constata que pos a cruz no sítio errado. Pego nas minhas coisas e fujo a sete pés do rebarbado. O que tu queres sei eu! Ainda se fosses giro...vai mas é pregar eléctrodos no barrigudo que está lá fora!
Haverá alguma coisa banal que não se transforme num acidente cósmico quando é comigo? Não sei, pergunto, assim desinteressadamente....

36 comentários:

  1. Pelo menos não saiste de lá com o braço ao peito. Menos mau !!!

    :)

    ResponderEliminar
  2. Consulta de Medicina do Trabalho numa manhã de feriado! E tu foste?

    ResponderEliminar
  3. Loooooooolada monumental!!!

    Que sorte ser gajo!
    Pergunta-me se sei respirar, não esperam sequer pela resposta e estou cá fora com o visto de "apto" na mão!!!

    Beijufa!

    ResponderEliminar
  4. Manela,

    O que eu me lembrei do teu post do braço trambolho quando estava lá encolhida na cadeirinha...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Paulovski,
    Não, credo, não foi hoje! Mas como estive mono na última semana não me apeteceu escrever em tempo devido. É em flasback, muito à frente...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Sorrisos,

    Pois, chama-lhe sorte. VocÊs fizeram foi um pacto com o Velhote lá de cima! É tudo fácil para o bicho gajo... ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Coitadinha, tens uma vida muita atribulada ! Precisas mesmo de uma baixa....

    Beijinhos verdinhos

    ResponderEliminar
  8. lol....
    só tu para me fazeres rir a valer
    beijocas

    ResponderEliminar
  9. Pois olha, tenho uma certa tendência a não simpatizar muito com médicos.

    Acho que a maioria se assemelha muito a esse mongo que te atendeu, não costumam ter pitada de sentido de humor, não escondem um certo tom de superioridade e ainda por cima possuem esse tal paternalismo em que só falta acrescentarem "faz o que eu digo, senão levas tautau..."

    O "dispa-se da cintura para cima tem muita piada" num exame de visão! :))) Mas pronto, concedamos, aí a culpa não foi do médico, mas da enfermeira...

    Vá, boa semanita de trabalho, preferencialmente sem acidentes cósmicos! :)*

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. OI linda, vim deixar-te "un bisous de Paris"......
    Chove mas nada demais por isso aproveito para fazer as compras......
    Fugi ao mais que tudo so para vir mandar-te esta beijokita de Paris.
    A bientôt.....mesmo se nao me apetece ir daqui....hihihihih

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Safira!

    Realmente tiveste uma grande aventura! Por acaso, da minha experiência, também acho que os médicos dessas clínicas de medicina do trabalho conseguem ainda ser piores que os médicos dos centros de saúde. Alguns parecem que estão lá a fazer um grande favor!

    Enfim, tu lá te safaste de mostrar as mamocas ao médico! E agora já sabes, toca a comer muita laranjinha!

    Obrigada pelo teu simpático comentário. Conta comigo! Seja quando for a tua vez eu estarei à tua disposição para te ajudar! Tivesse eu mais uns cobres e abria uma loja com tudo para o casamento e respectiva organização. Não sei bem explicar... mas por acaso acho que iria gostar de prestar ajuda a quem casa e não tem tempo para organizar as coisas. Quem sabe um dia?

    Beijocas e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Hã, Hã, Querida Saf,
    peço desculpa por, com a minha lógica opressivamente irrefutável, vir estragar uma perplexidade, mas tenho de defender um dos profissionais de saúde atacados: o que A mandou despir estava perfeitamente num exame de visão. Só que pensou que era à dele. E logo mostrou que tinha olho, opinando qie a Minha Amiga valia a pena...
    Está ou não tudo explicado? A cruz da enfermeira era para camuflar a libido activada do chefe, é a cruz que essa Bela Profissão tem de carregar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. LOOOOOOOL!!! a unica coisa parecida que me aconteceu foi eu estar a fazer uma radiografia aos pulmões -de blusa interior vestida- e aparecer um técnico novo (e jeitosito) de repente na sala. Eu estava com uma amiga, que tava de mamoca ao léu e desatou a berrar. O técnico assustou-se e tb gritou. E ela gritava. E ele fugiu. LOOOOL! E eu a rir-me e a congratular-me por estar de camisa interior. =D

    Mas que raio de médico é esse afinal...??? nós por aqui temos um conhecido assim do genero a quem chamamos o tromba lobos looooooooool!

    ResponderEliminar
  14. que descaramento da gaja! aparecer assim para estragar a tua fantasia de violação...

    ResponderEliminar
  15. Pois, pois, o k tu keres sei eu: é o enfermeiro jeitosão k me atendeu no outro dia.Vou lá outra vez na 6ªFeira. Se lá estiver tiro-lhe uma foto à socapa e mando-te para veres...com ele até pedias para fazer resmas de electrocardiogramas, rsrsrsrsrs...

    Beijokas

    ResponderEliminar
  16. Loooolll demais... mas deixa, eu quando trabalhava numa empresa multinacional, recebia as convocatórias da medicina no trabalho para consultas que datavam de dois dias antes daquele em que as recebia... enfim...

    ResponderEliminar
  17. Yaba, yaba, yaba.
    Mas porque é que não fui para cardiopneumologista???
    1 - Porque não tenho bigode
    2 - Porque tinha de ver também os barrigudos
    3 - Porque assino a revista "Mamas"
    4 - Porque sou burro

    ResponderEliminar
  18. Eheheheheh!
    Ai o gajo, que queria observar-te as maminhas...

    ResponderEliminar
  19. Mana

    Contigo é tudo um filme...

    beijos que vou fazer a mala para a Serra da Estrela!!!

    Ps: Tenho saudades de quando íamos todos...

    ResponderEliminar
  20. Por falar em filmes, não esquecer: Madagáscar!!!!

    Beijinhos :)))

    P.s. estou como o Vício, e a fantasia estava a correr tão bem... ;)

    ResponderEliminar
  21. Como te entendo!
    Há dias tramados. Acredita que não estás só, acidentes cósmicos "is my midle name"...lol
    Desde coincidências parvas a experiências de alterar a vida...

    jokita

    ResponderEliminar
  22. VErdinha,

    finalmente, alguém que me compreende. MAs já tenho os resultados: estou apta. BAH!!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  23. Carla,

    Bom, se é assim acho que me devias pagar um cachezito, que tal? ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Teté,

    São uns frustradões porque estão ali só para fazer figura de corpo presente e darem-se a ares senhoriais com os nomes dos ácidos das 23 sílabas! BAH!

    Sim, a culpa não foi do médico, mas era escusado insistir quando eu lhe disse que n tinha ecg marcado...hum...
    Sim, que não seja pior, que ao menos isto sempre dá para rir

    Beijocas

    ResponderEliminar
  25. Parisiense,

    Como estão a correr as férias? ouço dizer que está um tempo miserável, mas aposto que não estás nem aí. Até a chuva é diferente em PAris, né? ;)
    Beijos e boa continuação e obrigada pela lembrança!

    ResponderEliminar
  26. Olá D. Carracinha!

    Podes crer, há médicos que o são só porque calhou. Também podiam ser serralheiros mecânicos que daria no mesmo. Não gosto nada de ser atendida por um médico sem paixão. Mas talvez lhe tivesse corrido mal o dia, coitado...todos temos dias menos bons.

    Sim, e ainda bem porque não levava lingerie a contar com exibições e era uma coisinha muito simples. Ai, meu deus, as coisas que eu escrevo!... ;)

    Pois, eu gostava de contar com a tua ajuda mas penso que o inferno há-de gelar antes de eu precisar desses teus 'serviços'...
    ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  27. Querido Paulo,

    O seu comentário é hilariante! Poderia eventualmente concordar consigo se, à semelhança de uma das jovens cuja foto teve a amabilidade de partilhar connosco no seu espaço, ostentasse dois pneus TIR no esterno. Não sendo manifestamente esse o caso, para gaúdio da minha pobre coluna, é um completo mistério para mim a atitude insistente do senhor técnico.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  28. Van,

    Bom, uma vez fiz uma eco com um técnico que era igualzinho ao Chase do Dr. HOuse. Não sou particularmente fã de louros, mas o moço era bastante engraçado. Ainda bem que tenho de ir fazer outra eco daqui a um ano, para ver se o meu cálculo renal ainda está na mesma. :)
    Tromba lobos é bonito. Vou registar para uso futuro! LOL
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Vício,

    Epá, com um bigodudo daqueles mais valia fantasiar que ia ser violada por uma manada de gnus!

    Chiça...

    ResponderEliminar
  30. Zabour,

    Tu e a Vani estão de conluio para me fazer inveja com os técnicos de saude giros, certo?

    Não te esqueças de enviar a foto. Se puderes apanha-lo na mudança de turno, sem a bata, melhor! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Poeta Poente,

    Olá! Já não te via há muito...
    BEm regressado!
    Eu já imaginava que alguma coisa não ia correr bem porque faltei à primeira convocatória (para duas semanas antes desta). Varreu-se completamente do espírito, e a empresa teve de pagar a minha não comparência porque eles não se condoeram da minha desculpa esfarrapada da virose súbita na véspera dos exames...
    Enfim...

    ResponderEliminar
  32. Lesma,

    BEmvindo ao meu espaço de insanidade. PElo teu comentário, vejo que estás perfeitamente ambientado ;)
    Contudo, nunca ouvi falar nessa revista? Tem muita tiragem?
    Beijinhos e volta sempre

    ResponderEliminar
  33. Rei da lã,

    Já viste? não há respeito!...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  34. Mana,

    Ora aí está uma grande verdade. Acho mal é ninguém me dar óscares, que aquilo derretido sempre dava para o meu blusão de cabedal!

    Beijos e boa viagem.
    Tenho uma encomenda para o Steven, não te esqueças!

    PS: eu também tenho saudades. Temos de rifar esta canzoada e gataria toda!

    ResponderEliminar
  35. Viajante,

    Espreitei um bocadinho no pc de um viajante do alfa no domingo. Ainda não vi o 1, mas conto fazê-lo antes de usar bengala.

    Estás com o Vício porque não imaginas o senhor ao vivo. Curioso, achava que o meu look SAS me traria augúrios mais felizes do qeu um bigodudo de bata. Deverei resignar-me ao poveco? Blarghhhh, jamais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Aralis,

    Um abraço solidário, nesse caso. Diz.me, os teus acidentes cósmicos nunca envolvem encontros imediatos com seres do sexo oposto absolutamente perfeitos, não? É que calhando, eu mudo para a tua galáxia, que por aqui não chove nada! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar