sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O Palhaço

Não, não vou falar de ex namorados nem de chefes (ai , caroço, que não posso dizer isto aqui!!!! ;)))

Não sei porquê, hoje lembrei-me da minha tia Lurdes (que não era bem minha tia, mas é uma longa história) e de uma prenda nos longínquos anos 80. Em vez de um livro, desembrulhei (contrariada, claro) um disco infantil. Um 33 rotações. Desenganem-se os que pensam que se tratava dos Onda Choc ou Ministars ou do último êxito dessa grande referência musical da minha infância, a Suzy Paula. Não. Era um disco para o qual eu olhei com profundo desdém, e que atendia pelo nome de 'Operários do Natal'. Devem estar com a cara com que eu fiquei, especialmente porque até estávamos em pleno verão! Ainda assim, não desarmei, e com o sorriso branco-cru-a-atirar-para-o-amarelado, virei-o para ver os títulos e tentar perceber o que não tinha percebido pela capa, que carinhosamente reproduzo (afinal, parece que não fui eu a única a receber o disco, há por aí mais blogues com esta referência)
cheia de bonecos estranhos, que para mim não tinham qualquer relação aparente. Os títulos também eram sugestivos:

Os amigos

O lenhador

O carteiro


A costureira

O palhaço
Também me lembro da tia Lurdes me dizer para não mostrar muito aos meus amigos, porque os operários eram todos comunistas e podiam pensar que eu também era. Ora eu, com oito ou nove anos, ligava tanto a isso que tive de lhe perguntar o que a palavra queria dizer. A explicação foi tão boa, que ainda hoje não entendo muito bem o conceito, mas isso são outros quinhentos.
Comecei a tomar gosto pelas músicas, e depressa as sabia na ponta da língua. O 'Operários de Natal' tocava alternado com o 'Fungagá da Bicharada' numa cacofonia non stop, a que se juntaram mais tarde os Onda Choc (claro que ofereceram o disco à minha irmã, trauma que nunca superei) e os seus fabulosos covers dos hits internacionais do momento.
Anyways... retenho ainda hoje as letras de muitas das canções dos ditos operários. Letras simples, para crianças, mas com a participação do grande Ary dos Santos, Fernando Tordo, Carlos Mendes e Paulo de Carvalho, era de esperar que surgissem algumas pérolas.
Tenho-me lembrado muito desta:
'Quem se ri com os palhaços
desconhece que hora a hora
num palhaço que se ri
há sempre um homem que chora'
Nunca gostei de palhaços, no sentido de que nunca lhes achei muita graça. Berravam que era um disparate, assustavam-me com as buzinas estridentes a 'destempo' e os sapatões que esguichavam água, e sempre os achei muito pategos e pouco divertidos. Talvez por centrarem a graça na exploração do ridículo, que é uma coisa que não me excita por aí além. Sempre fui muito 'esquisitinha', assumo. Nunca gostei de palhaços, mas fui sempre sensível ao homem (ou mulher) por trás da boca de Joker e narigão vermelho, a desmaquilhar-se no seu camarim e a sair para o mundo real, onde a vida tem certamente menos graça e onde o público não é uma massa anónima que o aplaude mas um semelhante que o olha com indiferença, senão mesmo com desdém. Se formos ver, hoje em dia, o termo 'palhaço' tem mais de insultuoso que outra coisa. Que o digam os árbitros de futebol...
Não sei, no fundo sempre tive a ideia de que os palhaços são pessoas de carne e osso um pouco tristes. Por isso gosto daquela quadra dos operários. E, de vez em quando, lembro-me dela, quando nos dias de neura ainda consigo armar um sorriso, e dizer meia dúzia de piadas para alegrar alguém, ou apenas para me manter do 'lado de cá' da sanidade. Não gosto do palhaço, mas tenho muito respeito pelo homem que lhe vai dando vida. Lá diz o ditado: quem vê caras não vê corações, que é como quem diz, os palhaços também choram!
Chorar para dentro também é arte.
Este post foi claramente 'palhaçada' minha...mas já na fase ascendente pós-neura. Passou quase despercebida, certo?
My point exactly...

27 comentários:

  1. Por vezes é mais fácil fazer isso, sorrir, mandar umas piadas e seguir em frent...

    Engraçado, tmbém tive sempre a percepção de que o homem por trás do palhaço era por norma uma pessoa tristonha.

    Beijocas animadoras :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também nunca gostei de +alhaços e sempre tive a ideia de que era pessoas tristes, com pintiras tristes. Olha, não gosto. Mas, conheço o disco dos operários :)

    ResponderEliminar
  3. Anda no deserto e gosta de armar em bom...julga que é esperto e que tem um ar de bom tom...

    Era uma vez, um bonito pombo, que sabia tocar bombo!! Tocava na banda dos pombos correio e tinha o papo sempre muito muito cheio!!

    =DDDDDDDDDDDDD

    Ná, nada de ministars ou onda choca, eu era mais queijinhos frescos!!! =DDDDD e o rabanete saltitão!!! e o avô cantigas!! =D e adoraaaaaaaaaaaaava o stevie wonder!!! ai djaste cól, tu sei, ai lâve iú!! andai minit fróm de bótom ofe mai arte!!!

    =D

    também nunca achei muita piada a palhaços, e ODIAVA o palhaço rico!!!!

    ResponderEliminar
  4. Ó pá, assim não vale!

    Ia dizer qualquer coisa profunda sobre a figura do palhaço ser de alguma forma trágica, mas a Van a cantar o "ai djaste cól tu sei ai lâve iú" desconcentrou-me completamente! Com uma barrigada de riso! :)))

    Bom, mas pronto, é verdade que a figura da palhaço é vista como tendo essa dualidade: ele faz rir, mas por trás da máscara é um homem que também sofre e chora. Fizeste-me lembrar de um filme de Charlie Chaplin, "Luzes da Ribalta", que na época não gostei nada - julgávamos ir ver uma comédia e o filme é mais para o drama.

    Enfim, mas o importante é que essa neura passe! ;)

    Tem um óptimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Os blogs que visito tem andado com ares nostalgicos.Lembrar de uma tia que deu um disco que nem gostou muito?Foi mesmo neura.Lol,lol
    Mas,se preocupa não.Também tenho dessas vez por outra(ou quase sempre).
    ;)
    Beijo e bom final de semana!

    ResponderEliminar
  6. Qd era pequena adorava os palhaços. Um dia, no final do circo de Natal, qd estavamos à espera da carrinha que nos ia levar para a escola, saiu do camarim o palhaço pobre e nós, deslumbrados com aquela presença fomos a corre para ele, para grande aflição da minha professora, não á que o raio do palhaço disse:"Deixem-me em paz, seus fedelhos!!" Olha, ficamos todos tão chocados que nunca mais gostei de palhaços, corno do homem...
    Tb tinha medo dos cabeçudos, os famosos Zé Pereira, mas isso é uma história k não posso contar aki,ias gozar cmg o resto da vida. Só de pensar nisso já vou precisar de terapia, outra vez! :o(

    Bjokas

    ResponderEliminar
  7. Palhaços também não é comigo.... quando era pequena assustavam-me...
    os teus meninos como estão?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Boa noite
    Os palhaços têm o dom de transformar, captar atenções e emoções sendo estas boas ou más, nas pessoas.
    Amizade
    LUIS 14

    ResponderEliminar
  9. As pessoas que se escondem por tras de mascaras como o palhaço por norma são pessoas tristes é a percepção que eu tenho.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. As pessoas que se escondem por tras de mascaras como o palhaço por norma são pessoas tristes é a percepção que eu tenho.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Conheço contigo.
    Tenho que conviver com uma série de palhaços.
    Mas são uns tristes....

    ;op

    ResponderEliminar
  12. Ka

    É, o problema é quando isso começa a ser um hábito e as pessoas deixam de conseguir dissociar o humor do 'humor'. Ou seja, quando a pessoa vai mandando piadas porque tem sentido de humor, mas também precisa de ser animada. A questão é que quando se é um bocadinho palhaço, os outros só prestam atenção à máscara.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Cor do Sol,

    Quem faz o Natal p'ra todos nós?
    São os Amigos
    Quem nos dá prazer e dá calor?
    São os Amigos
    A quem é que damos o melhor?
    É aos Amigos...

    Tão novinha e conheces? Isso é que é!! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Van

    Ai minha mãe...queijinhos frescos é do tempo dos Afonsinos!!! LOL
    Eram aqueles daquela Ana Faria que tinha a mania de fazer covers de árias famosas, tipo:
    O Luís, o Luís
    Já foi a Paris

    Muito bom!
    Um deles era filho dela, não era?

    Epá, ainda ontem cantei 'ai djaste cól, tu sei, ai lâve iú!! andai minit fróm de bótom ofe mai arte', mas tenho de treinar a pronúncia que está a anos luz da tua!

    O palhaço rico era um emproado! Também não gostava dele!
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Teté,

    pois, é difícil ficar de neura com a Vani por perto. Raça da mulher lembra-se de cada uma! ;)

    Não ha neura que resista! E o que vale é que são de curta duração. A questão é mesmo que às vezes não se percebe e vai assim de atropelo na mesma, e esperam-se piadas na mesma. Ou pior, deixa de se perguntar 'tá tudo bem' só porque continuamos a ter humor. Mal estaria o mundo se o humor morresse de cada vez que se está em baixo, certo?
    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Kátia,

    Passa, claro que sim. Mas não há milagres: para conseguir superar as neuras temos de ir ao fundo delas. Tudo tem o seu processo...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Zabour,

    tens consciencia que vais ter de contar a história, não tens?
    ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Carla Sofia,

    Pois, não sei de onde nasceu o mito de que os miudos gostam de palhaços...não conheço ninguém que me diga que gosta dos desgraçados.

    Os meninos estão fantásticos e estragadissimos de mimo, claro

    beijinnhos

    ResponderEliminar
  20. Luís 14,

    Precisamente. A questão é saber qual é o preço que pagam por isso...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Joana,

    Por vezes quando se espera que faças sempre rir acabas por não ter espaço para poder chorar. Daí a tristeza. Penso eu de que...
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  22. Sorrisos,

    Já eu convivo com palhaços que nem sequer são engraçados. Isso então é do mais triste que há! :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Não, não passou despercebido, não senhor ;)

    E não me parece que este post tenha sido propriamente uma "palhaçada". Longe disso, tem muito que lhe se liga ;)
    My pont exactly...

    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Os palhaços, ricos ou pobres faziam-me sempre rir, gargalhar até soluçar. O que não gosto muito é de certas palhaçadas que se vêm por aí sem ser propriamente num circo.

    ResponderEliminar
  25. Viajante,

    Caríssimo, falamos a mesma língua...
    A vida é chata, por vezes...
    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Paulofski,

    Sim, se os palhaços no circo nem sempre têm piada fora dele têm menos piada ainda...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  27. Consegues arranjar a letra do "palhaço"?

    ResponderEliminar