terça-feira, 7 de outubro de 2008

A lei da compensação

A minha prima enviou-me uma foto tirada este verão, na Lagoa de Albufeira. Nela pode ver-se aqui a vossa amiga, com os três miúdos dela: um gémeo de cada lado e o bebé ao colo. É uma foto feliz, que coloquei ao lado das outras fotos em que estou com os bébés da família ou dos amigos ao colo. Tenho dezenas de fotos com crianças...alheias. Estão todas giras, modéstia à parte, até fico mais risonha com os pequenos traquinas por perto, mas a verdade é que não pude evitar uma pontinha de tristeza por ver que acabo por pedir emprestadas as crianças dos outros para experimentar um pedacinho dessa coisa aparentemente banal a que chamam maternidade.

Por esses dias da foto, também raptei os gémeos da prima para um passeio cultural ao Farol do Cabo Espichel. Retenho da visita, mais do que a história do farol desde o início dos tempos (e que demorou quarenta e cinco minutos a ser debitada pelo simpático senhor) o sentimento inusitado de orgulho parvo por estar encarregue daqueles dois miudos de dez anos. Durante duas horas, fui eu quem lhes deu a mão, quem lhes respondeu às perguntas (especialmente o 'falta muito?' e o 'quando é que o senhor acaba?'), quem lhes repetiu dez mil vezes 'portem-se bem', quem fez de rei Salomão quando um tirou a máquina fotográfica do outro e desatou a fugir com o ultrajado a berrar atrás dele, quem os pôs a ambos de castigo por não terem parado senão à décima quarta advertência, e quem se certificou que os cintos estavam bem apertados antes de arrancar com o carro. Nunca faço isto, porque tenho poucas oportunidades para tal. Mas quando faço, modéstia à parte, faço bem. E por fazer bem, acho a vida um bocado injusta. Mas também já decidi não perder muito tempo com estas considerações absolutamente estéreis, e, depois do minuto e meio de blues, fui fazer outra coisa e esqueci o assunto.

Mas o Homem lá de Cima deve ter ficado a pensar nisso e deu-me um pequeno prémio de consolação. À tarde, levei o Boris ao vet para a vacina anual. A veterinária é louca pelo Boris, sempre foi, desde que ele era uma coisinha tinhosa que achei no meio da rua. E a verdade é que ela e a auxiliar agarraram-se ao gato como se ele fosse o Messias felino e elegeram-no o gato mais bonito do consultório. E depois da pica, que ele tolerou como um valente, sem fitas nem protestos, foi elevado a gato perfeito. E eu fiquei contente. E orgulhosa, pois então. Não tenho filhos, mas tenho o gato mais bonito aqui do sítio. Pronto.


E fiquei tão bem disposta que, mais tarde, na aula de ginástica, ri-me ao ouvir a prof. Paula a corrigir-me a postura com um sonoro 'Ó Amy, o pé é flectido, ok?'...
aahhh (suspiro conformado e, vá, ok, até acho piada ;))

37 comentários:

  1. Oh Amy...as crianças dos outros são tão bonitas.eheh.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. O Homem lá de Cima, se é que existe, deve ter alguns problemas de visão... de audição... de tacto, enfim!

    Mas o Boris é lindão mesmo. Faz-me lembrar o Tareco da minha avó, se bem que o teu tenha o pelo mais lustroso (o outro andava no campo a maior parte do dia).

    Ah, a "alcunha" pegou? Bom, do mal o menos, imagina que ela te chamava de Madre Teresa... :)

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Tens um filhote peludo...lindo ;=)
    E fotogenico

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Não haja duvidas que é o que se pode chamar de um "gatinho"....
    Tem o olhar de um verdadeiro tigre...será que mete as garras de fora muitas vezes????

    E a menina tambem ficou assim tão bonita na foto ??????

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  5. Cor do Sol,

    pois são...mas às vezes a malta gostava de ver a perspectiva...dos outros ;)
    Beijocas
    PS: e o ginásio, já começaste? estás inteira? ;)

    ResponderEliminar
  6. Teté,

    Ah, também achas que o HLDC anda desatento? pois...

    É lindão, não é? E é um fofo. Um gatinho muito meigo, que faz imensa companhia, anda sempre atrás de mim, e a disputar o colo à peneirenta Nádia.

    Pois parece que pegou, se bem que no fim da aula se chegou ao pé de mim e me disse que me chamava Amy por n ter decorado o meu nome. Vamos ver na quinta se foi só desculpa ou não....
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Mjf,

    e ainda assim não lhe sobe a fama à cabeça. É um gato muito bem educado! ;)
    Beijoca

    ResponderEliminar
  8. Parisiense,

    É uma paz de alma este gatinho. Está aqui ao meu colo enquanto escrevo, muito compenetrado a olhar para o monitor e a fazer romrom.
    Unhas de fora, só para brincar, ou quando se lhe mexe na barriga, que o rapaz não aprecia. De resto, nada.

    Não, linda, que eu não sou nada fotogénica e a minha 'tigreza' estava na lavandaria!
    ha haahaha a
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Tes mots m'ont touchés. Ne t'excuses surtout pas d'être longue dans tes commentaires, cela me fait plaisir et j'aime contribuer un peu pour que les gens reconnaissent que finalement "la vie est belle" car "on est heureux par comparaison" (disait le Général de Gaulle).
    Quant à ta publication, si tu aimes tant les enfants et que tu n'en n'as pas, pourquoi ne fais-tu pas du bénévolat ? Ne gâche pas tout cet amour que tu as à donner !
    C'est un beau specimen qui vit avec toi ! :-)
    Bisous verts

    ResponderEliminar
  10. Olha, experimenta multiplicar os gémeos por 11 e aturá-los cinco horas por dia, passante logo essas ideias maternais com os filhos dos outros. Hj tive que sair a correr da sala senão dava um estalo num garoto, nem imaginas, até chorei de raiva...


    Bjokas

    ResponderEliminar
  11. ó amy... aranja duas testemhunhas e fala com a mlee, insultar-te em público?

    bjinhauuu

    ResponderEliminar
  12. Capitão Merda,

    só às vezes...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Verdinha,

    Merci... Ce n'est pas très facile de faire du bénévolat avec ma vie un peu surchargé, mais si un jour j'ai plus de temps libre entre mains, j'aimerais me dédier à des causes plus humaines. C'est un peu un clichet, mais les enfants, les animaux et les gens agés. En tout, ceux qui sont plus sensibles et qui ont moins de gens pour veiller sur eux et les faire sourire (ou remuer la queue, pour les toutous et les matous)
    Gros bisous

    ResponderEliminar
  14. Zabour,

    a questão é que se eu tivesse filhos, tu não sairias a correr da sala que eles seriam lindos e maravilhosos e educados a preceito! ;)
    (por coincidência, pouco depois de ter publicado o post, pus-me a ver uma série sobre nascimentos. Via-se tudo. Foi horrível. Em suma, gosto muito dos meus gatos e dos meus cães!!! ;))
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Há tanta gente a precisar de uma mãe...
    Eu sou filha única, mas tenho mais três pessoas que se dizem meus irmãos... Não que fossem órfãos ou gostem assim tanto de mim. Gostam é da minha mãe, que os alimentou, acarinhou e amou mais do que quem tinha obrigação de o fazer.
    Às vezes nada tem a ver com biologia...
    :)

    ResponderEliminar
  16. Lagoa de albufeira?
    Sou completamente apaixonada por esse lugar... ò saudades...
    Folgo em saber que o Bóri se porta bem no vet.È que o meu Mozart transforma-se num verdadeiro felinossauro gigante, pronto a estrassalhar o primeiro a mover-se um centimetro que seja. Hehehehe
    Beijos.

    ResponderEliminar
  17. Eu não sou grande admiradora de gatos.
    Mas este bichano é mesmo muito bonito!
    E é todo fotogénico!
    boa semana
    a.hiltom

    ResponderEliminar
  18. Já experimentaste ficar com eles uma dessas semana das tuas férias?

    Bjs

    P.S. Noutro dia fui às compras com uma coisa linda de dois anos, loura e de olho azul. Foi um sucesso, o mulherio todo à minha/nossa volta. Os pais dizem que me a emprestam quando quiser... :))))))))

    ResponderEliminar
  19. A tua professora compara-te a uma drogada e bebâda e tu ris-te? Ui...

    ResponderEliminar
  20. Minha querida, faço minhas as tuas palavras em relação a estar destinada a acarinhar os filhos dos outros, mas sabes que mais?! Que se lixe! A vida é mesmo assim! Ó Amy, apesar de a original não ter uma vida que se possa seguir, deixa-me dizer-te que sou fã incondicional dela! E de ti também!
    (Só para que saibas, o Ângelo já nasceu! Já há mais um sobrinho para mimar!)
    :) Beijinho e bom fim dse semana!

    ResponderEliminar
  21. GK,

    olá!
    Tens razão, não é uma questão de biologia, e no meu caso prende-se sobretudo com a impossibilidade actual de proporcionar uma família nuclear tradicional. Caso contrário, com ou sem biologia, palpita-me que já andariam por aqui uns pirralhos. ;)
    Beijinhos e volta sempre

    ResponderEliminar
  22. Pandora,

    Ainda ontem lá estive...bom, pertinho, no Meco.
    A minha irmã tem um Sebastião que requer sedativo antes da consulta e três pessoas a segurar nele...deve ser primo do teu Mozart! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Turbolenta Hiltom (andas-me a enganar?? ;))

    O Boris agradece!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  24. Viajante,

    Pois fica sabendo que sempre que vêm do Porto de visita, passam a semana a perguntar à mãe quando é que é sábado e domingo para virem para minha casa. têm bom gosto, os miudos, claro está! ;)E portam-se relativamente bem, que eu também não sou de deixar fazer tudo o que querem. Mas ainda assim, os miudos gostam de mim.
    E passamos grandes tardes a pintar todos juntos e a fazer festas ao Boris (que é o único que os atura).

    Xiiii, coisa feia usar a pobre criança para atrair o mulherio! ;)
    E não deram pelo embuste, as pobres almas?
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. rafeiro,

    A história já vem de trás, e por falar nisso, já tenho mais um capítulo hoje! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Li,
    Que máximo, tens mais um sobrinho! Parabéns, linda, e que passes bons momentos com ele. Eu também ando a ver se a minha irmã se decide, mas andam preguiçosos...
    Vou ter de esperar, que remédio :(
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Amy (lol)
    palpita-me que esta vai pegar... ;)

    ResponderEliminar
  27. Ai que dona babosa... como eu te entendo. É tão bom ouvirmos elogios aos nossos "filhotes"!


    :D

    ResponderEliminar
  28. Ooooh, mas eu jurava que já tinha comentado este poste!!!! :( isto da idade não perdoa, pá...

    Fiquei a olhar pó boris fascinada...o bichinho é um lindão, mesmo.

    Quanto ao resto, sabes, ainda tens tempo muié. Os relógios de hoje são mais afinados e duram mais tempo que os de ontem.

    Confesso que me passou um bocado a vontade quando comecei a ver o trabalho que dão e como a nossa vida desaparece para se centrar no baby...e o parto assusta-me horrores...

    Xi, tou como a zabour, há dias que só dá vontade de dar uma estalada numa daquelas pitarolas...

    ResponderEliminar
  29. E nunca somos assim tão parecidos com as Amys deste mundo... ;-)

    ResponderEliminar
  30. Vani,

    ai a arterosclerose é uma coisa tã triste, né? LOOOLLL

    pois é, o meu Boris é lindão mesmo. E meiguinho. E anda sempre atrás de mim...Dou-lhe muitos beijinhos, para ver se ele se trasnforma num principe de carne e osso, mas não está a resultar... ;)

    Quanto ao resto...pois...há relógios melhores que outros também...a pilha nao dura sempre e se ninguém dá corda...
    Ai, as metáforas parvas tamb´´em são uma coisa muito triste! Ha ahahahahaha

    BEijos, já me fizeste rir!

    ResponderEliminar
  31. Carracinha

    Sim, sim, conta-me dessas! Que eu também imagino o teu sorriso babado com a linda Netty!
    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Fausto,

    É evidente que não podes vir buscar o GG!!
    Bjs pequeninos, por quereres afiambrar-te com o meu rico gatinho.

    ResponderEliminar
  33. O Sebastião só é mau quando vai ao veterinário, porta-se mesmo mUUUUUUUUUUUUito mal.... e quando algúem lhe tenta pegar ao colo, e quando lhe fazem festas na barriga, e quando tem miudos a gritarem ao pé dele, e quando estão mais de quatro pessoas em casa, e....
    Esperem, o sebastião é mau quase sempre mas eu adoro-o.

    Quanto aos bébés tem lá calminha que a perfeição ás vezes demora....

    Beijos

    ResponderEliminar
  34. MAna,

    o Sebastião é lindo!!!
    Beijocas

    ResponderEliminar