terça-feira, 18 de dezembro de 2007

My cats and my cats and myself and my cats




Acordei às 5.23 com um peso no estômago… Era a Nádia! No seu passeio nocturno resolveu estacionar na minha barriga. Pois claro!
Tentei virar-me, mas também não consegui: Era o Gil, estirado nas minhas pernas. Cinco kgs de peso morto…Pus fora do lençol a minha mãozita para ver onde andava o Boris e respirei de alívio; vi que estava só aninhado a meu lado, o que constitui um progresso dado que geralmente acordo com ele enroscado no meu pescoço ou em equilíbrio em cima das minhas costas.

Ao longe, ouço o inconfundível ressonar da Sasha…Ela também podia dormir em cima da cama quando era cachorra. Mas depois de passar os 20kgs achei que era melhor para os meus ossos arranjar-lhe outro poiso.

Há muita gente que fica chocada com a minha forma de ver os meus meninos e meninas como uma extensão de mim. Não me passa pela cabeça ter um gato ou um cão só para fazer vista, e passar-lhes a mão pelo pelo à pressa quando chego a casa e depois fechá-los durante a noite. Não. Os meus gatos e a Sasha fazem parte da família, e como tal, estão onde eu estou. No quarto, na sala, na varanda e até na banheira. Se quiserem, claro. Tenho a colcha um bocado arranhada? É verdade. Há mais pelos do que seria de esperar no sofá? Pois há, e ficam lá até o aspirador resolver a questão. Os gatos andam por cima das bancadas da cozinha? Sim, e então? A Nádia até gosta de dormir em cima da placa do forno e tudo…

Percebo que cause confusão a muitas pessoas, mas estou-me francamente nas tintas. Eu também não percebo o gozo que se sente ao fumar, ou o que tem de absolutamente fantástico passar noite após noite a estourar os tímpanos numa discoteca, ou que se gastem 100 euros numa refeição só porque sim ( quer dizer, comer pode ser um prazer, mas por menos de metade já se faz uma refeição, vai-se ao cinema, e ainda se bebe um copo ou compra-se um livro, por exemplo). Muito menos percebo a malta que não gosta de música ou que não gosta de ler, ou que é do FCP. Mas pronto, epá cada um sabe de si. E eu gosto dos meus bichinhos assim…

E já que tanto falo neles, deixem-me apresentá-los, mas num instante que com a conversa já são 6:30. Se não me despacho ainda vou chegar atrasada ao trabalho, especialmente porque não pensei ainda no que vou vestir…o Drama!!!!

Temos então a Nádia,
que está comigo desde os dois meses e fez há pouco 8 anos. É uma linda persa de olhos verdes, muito caprichosa e snob e com alguns problemas de personalidade. Se fosse a minha mãe a descrevê-la diria que é a ‘coisinha mais reles’ que já lhe apareceu à frente, mas isto é porque ela não conhece parte dos administradores da empresa. Mas a minha gatuxa também é meiguinha, mas só quando quer. Mas pronto, sabe ser muito porquinha. É isto que me lixa nela, é mázita e faz chichi nos sítios mais inimaginaveis. É preciso estar sempre de olho… Mas parece que isto é apanágio dos persas. Viva o Europeu Comum!!!

Depois, temos o Gato Gil
(não é Gil, é mesmo GATO GIL) , que é o meu bébé mas não digam aos outros. Ele já tem 3 anos e foi recolhido da rua. Encontrei-o sozinho, debaixo de uma grua, e foi amor à primeira vista. Inicialmente estava combinado que seria para a minha irmã (foi ela que lhe deu este nome, obviamente, e quebrou o meu ciclo de nomes eslavos), que estava para casar, mas o futuro marido não achou graça e acabei por ficar com este gatinho tímido. Tem medo de tudo, e esconde-se assim que ouve gente estranha em casa. É muito raro avistá-lo, mas aqui fica uma foto em pose de relax em cima da mimoseira. É um querido, este gatinho.

E depois, o benjamim da casa, o Boris. O Boris também apareceu na minha vida por acaso,
porque eu não estava propriamente à procura de mais um gato! Mas, ouvi miar durante toda a tarde, e quando fui passear a Sasha, vi-o encolhido num cantinho, com um olho cheio de pus e um aspecto muito infeliz. ‘Ora, vou levá-lo e depois dou.o a alguém’, pensei eu. Right!!! Levei-o para casa, curei-o da conjuntivite e quando estava tudo bem, aparece-me com tinha. Para quem não sabe, mas agora sou perita!, a tinha é um fungo altamente contagioso, e nos gatos pode ser mortal. Como detectei a coisa cedo, bastaram dois meses (argh!!!!!!) de banhos diários e isolamento, e hoje o minorca vende saúde. Deve estar com cerca de nove meses e é o terror cá do sítio. Nada ficou na mesma após a chegada do Boris. Já fez mais asneiras sozinho do que os outros dois juntos. Aqui fica o artista. Vejam-me esta pelagem!!!! Bom, nesta foto não se vê muito bem, mas não é riscadinho nem malhadinho. Tem manchas simétricas, circulares e ovaladas, e um pelo espesso, apesar de curto. Chamo-lhe o meu pequeno leopardo… Conversa de ‘mãe’ babada, claro…

Bom, são horas de ir para o banho!!! A Sasha Margarida fica para outro post…

Saudações felinas

7 comentários:

  1. Gostei muito de ler este teu post pois encontrei alguém que pensa como eu pelo menos em relação aos gatos. Eu tenho actualmente uma pretinha, a Carlota, encontrada na praia muito, mas mesmo muito doente, com 2 meses. Agora já tem 5 anos e está boa apesar de ter FIV (sida dos gatos) que já tinha quando a apanhei. Mas é um doce de gata, mansinha, mansinha. Antes tive uma siamesa, má como as cobras que só não me arranhava a mim e à minha filha, mas gostava dela na mesma. Já morreu. Tinha 12 anos e teve um tumor nas maminha, ainda fez uma ablação total delas mas só resistiu mais 2 meses. Costumava dizer que se tivesse um filho com problemas gostava na mesma dele e é assim, os meus gatos são como filhos, preocupo-me imenso com eles e sinto um amor incondicionável. Quando vou para o estrangeiro pago à minha empregada para estar lá em casa a fazer companhia.
    Quando o meu marido não está a Carlota dorme sempre comigo, quando ele está não, porque ele detesta animais, por isso só tenho um gato de cada vez, senão tinha a casa cheia deles. A Carlota come comigo e anda sempre comigo mal chegue a casa, só quem tem este tipo de ligação aos animais se entende.

    ResponderEliminar
  2. Ora! Se já espreitaste a Gota sabes que penso exactamente como tu. A casa é tanto delas como minha (em boa verdade ainda é mais delas, mas enfim). E dormem comigo, pois claro! E não serve de nada pensar em proibir um gato de saltar para cima da bancada, do frigorífico ou do topo de um armário. Eles fazem-se desentendidos... e fazem o que lhes dá na real gana. E nós adoramos!

    Os teus meninos são lindos, todos eles! (como se houvesse gatos feios...) A Nádia deve dar-te um trabalhão com aquela pelagem soberba.

    Fico à espera de conhecer os outros :)

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Isso é que companhia em casa.

    Os teus gatos são lindos. E acho que devem andar á vontade em casa, tal como os deixas andar. E aposto que com o frio que se tem feito sentir, sabe bem ter um "aquecedor" destes na caminha! :-)

    Eu também adoro animais e fico contente por saber que ainda existe muita gente que não os vê como seres inferiores mas sim como companheiros de vida!

    Confesso que a minha perdição são os cães... queria tanto ter um em casa para me fazer companhia... Mas depois penso que ficar um dia inteiro sozinho em casa também não é bom. Nesse aspecto, os gatos adaptam-se melhor. Mas queria mesmo muito uma companhia de 4 patas lá em casa. Assim, vou-me contentando com a minha linda e meiga Putchi (uma cadelinha rafeira que vai fazer 11 anos) que está em casa dos meus pais.

    Beíjocas

    ResponderEliminar
  4. Agradecimentos de 'mãe' babada:

    Eu mesma: é isso mesmo, os nossos bichinhos são tão merecedores de amor incondicional como a nossa família e amigos. Espero que a Carlota dure muitos anos e te dê muito carinho! :)

    Teresa: Passei a manhã de domingo passado a 'tosquear' a Nádia. Três horas e meia, com uma tesoura das unhas. A idiota prefere a tesoura ao pente e adora arranhar-me e bufar como um demónio em fúria quando a tento pentear e deixar-se chegar ao ponto em que é só um nó!!! Meio Kgs de gata e um gigantesco nó!!! Tudo emaranhado, um horror. Corto-lhe o pelo em casa desde que levei nas orelhas do veterinário porque 'as anetesias fazem mal aos rins, e porque é que a deixa chegar a este ponto, tem de a pentear todos os dias e mais não sei quê.. DAHHH!!! Se arranjar coragem faço um post com uma foto do resultado...estás a ver o ET? É mais ou menos o que ela parece agora. Nem sei se devia dizer isto, ainda me acusam de atentado à dignidade felina... mas a culpa é dela. Estúpida!!!
    Por fim: 'gatos feios não existem'...bom, os gatos egípcios são um bocadinho 'esquisitos' assim despelados...

    Carracinha Linda: Vais adorar a Sasha Margarida, a minha labrador! Para breve uma foto e descrições pormenorizadas da resma de disparates que ela me faz por dia!

    ResponderEliminar
  5. Como membro dos canídeos, venho deixar aqui o meu protesto por apresentares o raio dos gatos e o boby ter ficado de fora... pfff.

    ResponderEliminar
  6. Adorei,adorei!!!
    Já ouvi falar tanto da tua bicheza,mas só conhecia a Sasha e a Nádia. Os outros 2 são lindos!!!!
    Percebo-te lindamente quando dizes que fazem parte da familia,eu também sou assim...

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Também tenho uma amiga que adora gatos :)

    ResponderEliminar