domingo, 6 de maio de 2012

Um ano de saudade

Querida Sasha,
Passaram 366 dias mas é como se tivesse sido ontem. Quero recordar-te no teu melhor, em plena forma, e junto da água que adoravas. Adoro esta foto tua, este teu ar feliz. Lembro-me do dia em que a tirei, num dos nossos passeios solitários no Meco. Quando as coisas corriam mal, quando a depressão me assolava, pegava em ti e lá íamos nós para a praia. E, por muito triste que estivesse, com a tua generosa doidice conseguias sempre arrancar-me um sorriso. E voltava para casa a sentir-me muito melhor, mesmo com o carro cheio de areia e cheiro a cão molhado. Tenho saudades dos passeios pela praia. Tenho muitas saudades tuas. Tenho muita raiva do que aconteceu. Não merecias vencer um cancro para seres vencida por uma leptospirose. Não merecias um diagnóstico tardio, nem merecias ter lutado tanto em vão. Sabes que tentámos tudo, não sabes, Sasha? Nos últimos dois dias, tentámos tudo o que podia ser tentado. Eu também sei que tentáste e que foste uma valente. Aguentáste as intravenosas de antibiótico, a hemodiálise, o tubo gástrico... Aguentáste isso tudo, e eu acreditei sempre que ias conseguir voltar para casa. E foi um choque tão grande quando te fui visitar, cheia de esperança, e te vi ofegante na marquesa, com os olhinhos fixos, tão desesperada por ar que nem sei se me reconheceste. E quando o médico me mandou sair à pressa, eu soube. Eu soube que daí a nada ele vinha ter comigo e que ouviria as palavras que me disse, nem um minuto depois: "vamos perdê-la, vamos perdê-la...". E perdemos-te. E ainda hoje não percebo como raio isso aconteceu...



7 comentários:

  1. Ao ler este texto tão comovente, revi o que aconteceu no início de Janeiro com o Fígaro, o meu adorado filho mais velho (que só por acaso era um gato e não um ser humano). Ainda não consegui perceber como é que em 10 dias o perdi para uma doença renal tão galopante.
    Lamento muito pela Sasha.

    ResponderEliminar
  2. Levas porrada! Não se postam textos destes durante o horário de trabalho. Depois como é que disfarço as lágrimas? Han?

    Depois do que aconteceu ao meu Faraó nem consigo imaginar como me sentiria se acontecesse algo parecido ao Jack :s

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. :(, mas é a vida...Obrigada, Ana.


    Julie D'aiglemont: lamento muito pelo Fígaro :( Para a Sasha foram so cinco dias, desde o dia em que não quis comer (um labrador que não quer comer??? Pânico!) até o fim. Três dias internada perto de casa, um e meio transferida para uma clínica de Lisboa. Fizemos tudo. Tudo. Não chegou...
    Bem, tenho de parar e avançar, senão corre mal.
    Obrigada pela solidariedade.

    Fausto, o teu Jack está aí para as curvas :) Não penses nisso agora, temos tempo de sobra para sofrer quando tem mesmo de ser. Aproveita bem o teu cachorro lindo, para construir as memórias que ficam e que nos ajudam quando eles partem.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  4. De quem perdeu uma dálmata amorosa e linda, receba um solidário abraço .

    ResponderEliminar
  5. Cara São,

    Lamento muito a sua perda também. Obrigada pelo apoio, que retribuo com um abraço igualmente solidário.

    ResponderEliminar
  6. Um abraço solidário de alguém que já coleccionou alguns desses dramas ao longo da vida, o último dos quais o Verão passado.

    ResponderEliminar