segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Como perder um cliente em meia dúzia de linhas

Troca de emails com a Bertrand do Campo Pequeno:

'Bom dia,

Gostaria de saber se se encontra disponível na vossa loja o seguinte livro:
MALATO, Maria Luísa, História da Literatura Europeia : Uma Introdução aos Estudos Literários, Lisboa, Quid Juris- Sociedade Editora, 2008

Gostaria ainda de saber se, no caso de o terem em stock, poderei colocar uma reserva, ou efectuar a sua encomenda por esta via, para posterior levantamento.
Desde já grata pela vossa atenção'

Resposta da criatura: 'Não temos o livro em stock, mas poderá haver na loja das Amoreiras'.

((!) Ficamos todos muito contentes por haver essa possibilidade. Está bem de ver que vou mesmo até às Amoreiras ver se há o livro!)

Ia largar o assunto da mão (aliás, a Almedina já tem um email a solicitar este e mais outro. In your face,amigos bertrónicos, são 35 euros a menos nas vendas de hoje!), mas decidi que a mediocridade não pode continuar a passar impune.
Por isso, depois do email para a Almedina (que também não é lá essas coisas, mas na FNAC é certo que não compro mais nadinha), ainda me dei ao trabalho de responder à criatura. Just for fun.

Caro Senhor,

Como deve imaginar, se a loja das Amoreiras fosse uma hipótese que me interessasse teria sido para a loja das Amoreiras que teria endereçado este email.

Escolhi a vossa loja, por duas razões fundamentais: a primeira, a conveniência geográfica e a segunda porque, por momentos, convenci-me de que o negócio da Bertrand era de facto vender livros. Aparentemente, enganei-me, já que depreendo ainda da sua lacónica resposta que não existe possibilidade de encomendar títulos na vossa loja, o que desde já lamento. Assim vai obrigar-me a solicitar o serviço a uma livraria da concorrência que esteja, efectivamente, interessada em vender livros, e não sugerir ao cliente que se dirija a outra loja porque o título
poderá lá estar disponível...

Com conhecimento para o Gerente da loja, claro está.


TEMOS PENA!




7 comentários:

  1. Eu enviava também com conhecimento ao conselho de administração. É só reencaminhares.

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  2. Ao meu mais que tudo, na fnac, aqui há uns anos, quando quis encomendar uns livros (mais que um, sim): "No periodo do Natal não aceitamos encomendas." E zás, lá foram eles.

    Tenho muito boa impressão da Almedina, e da Bertrand também tinha.

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  3. Teresa: Já pediram desculpa :) Agora já encomendam se eu quiser. Não tinham percebido...pois, ler é difícil.
    Continuo a aguardar a resposta da Almedina. Este Senhor vai levar um 'passar bem'.


    Izzie: Na FNAC só compro à vista. Nem encomendas, nem online nem coisa nenhuma. Já tive chatices, e hoje em dia não tenho pachorra para ensinar os outros a trabalhar. Eu continuo a gostar da Bertrand, só embirrei com esta loja depois deste episódio. A Almedina é rápida e eficiente, mas também já me calhou uma croma que me vendeu um livro que se desintegrou dois minutos depois de o pagar,e não me tentou trocar, nem queria devolver o dinheiro. Faziam o crédito para outro livro. Mas eu não quero outro, se é deste que preciso! Essa ficou registada no livro de reclamações. Quando o pedi, a gerente mandou dizer que devolvia o dinheiro a título excepcional. Pois, pois, agora não quero, minha amiga. Fiz a reclamação, levei o livro desintegrado e colei-o em casa.

    O problema não é tanto da marca, é mesmo da dificuldade que devem ter em arranjar pessoal competente por pouco dinheiro.

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  4. Pois, a verdade é essa: os empregados estão lá a fazer frete, possivelmente mal pagos (mas disso ninguém tem culpa, eles é que aceitaram o trabalho!) e depois não se esforçam minimamente para um atendimento simpático e prestativo. O que é o mínimo que se pede a alguém que faz atendimento ao público, seja em livrarias ou noutras lojas!

    Fizeste muito bem em responder! :)

    Beijocas!

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  5. Falta de profissionalismo é o problema deste país....esta gente parece que trabalha para nos fazer um favor e não porque precisamos todos de trabalhar.

    Eu tive um problema assim mas com um carro....não me ligaram nenhum....pois depois de eu ter reclamado directamente para a origem e país da referida marca e tendo enviado copia para a sede de Lisboa....oh linda agora até andam comigo ao colo( diga-se que tambem sou magra, né...ahahahahh).

    Beijokitas e bom fim de semana (que para mim é prolongado...hihihi)

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  6. Estava a ver-me a ter uma reacção dessas... o que nem sequer era nada dificil... lol

    Na FNAC só mesmo arrastada...

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  7. És tu com esses e eu com a wook... tenho cá para mim que fazerem-se de parvos é uma estratégia. vencem pelo cansaço e exasperação que provocam. E comigo têm ganho, porque a minha pachorra anda de tal modo nas ruas da amargura que as palavras ficam presas na garganta e não saem.

    Tirando aquela vez na ilha do farol em que gritei tanto com os parvalhões que fiquei afónica.

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