quarta-feira, 29 de julho de 2009

O regresso do Grande Galo Universal

Há coisa de três semanas fui a um novo dermatologista. O meu anterior -a quem desculpava a ocasional falta de rigor clínico com o palminho de cara que tem-, decidiu mudar-se para a outra ponta da cidade e, let's face it, tenho mais que fazer! Portanto, arranjei outro mesmo ao lado do escritório. Não é tão giro, especialmente porque é mulher e eu não sou uma lésbica retinta, mas é prático.
Fui lá da primeira vez e trouxe uma pomada, um creme para as mãos, uma loção e um hidratante corporal. Tive de correr quatro fármácias para o encontrar, dado que toda a gente me queria vender a versão 'creme gordo' e não 'creme hidratante'. Há qualquer coisa de sinistro no facto de pedirmos o creme x, 'mas não é o gordo, é o hidratante' e nos darem sistematicamente a versão 'gordo'. Concluí, neste périplo, que a maior parte dos farmaceuticos é surda. Os que não são surdos são simplesmente burros.

Anyways...a coisa não melhorou, e na semana seguinte voltei. Bla bla bla, reacção alérgica, bla bla bla, insectos, bla bla bla...Trouxe outra pomada, e mais um creme, e um repelente de insectos. Don't ask, eu disse-lhe que não tinha sido picada. Por esta hora a minha mesa de cabeceira já parecia uma loja de conveniência, mas tudo bem.


Como seria de esperar, no inicio desta semana continuava na mesma, senão pior. Farta que estou de dizer amén aos não-diagnósticos, resolvi investigar na net e qual Gregory House (sem os olhos azuis e sem barba, felizmente) imprimi uma série de fotos e arranjei duas hipóteses muito verosímeis, na minha opinião de leiga. Diga-se que serei leiga, mas sei ler.

Já munida de argumentos, voltei hoje ao consultório.
Fui recebida com um 'Ui, isso não está nada bom' (no shit?!) e assim que tive oportunidade introduzi um tímido e submisso 'Drª, mas tem a certeza que não é tinha? olhe que eu tive lá o problema dos gatos e eles ainda podem ser portadores...'
'ah, sim, pode ser um fungo...' (considerei o 'pode ser' muito estimulante...)
E eu vá de continuar com os diferenciais, com calma, pois sei que os médicos não gostam de chico espertos: 'mas sabe, uma amiga minha disse-me que viu umas lesões iguais a estas numa pessoa que tinha uma coisa com um nome bizarro (fazendo-me de estúpida....) euh...imp...imp...
-'impetigo'
-'pois, isso' (yuppi, vai dar-me o antibiótico e fica tudo ok)
- 'hum, mas não me parece...' -(WHAT???? as bolhas são iguais às da foto na net!!!!!) -, 'devíamos era fazer uma biopsia '-(WHAT THE HELL?)- 'mas não queria deixar-lhe já uma cicatriz'- (pois, a mim também me parece bem não me picar). -'Vamos experimentar uma combinação de terapias'- (Oh Joy!)

Saí de lá sem diagnóstico definitivo, mas com um receituário para cápsulas anti-fúngicas e mais uma pomada antibiótica. A médica disse que era um antibiótico de nova geração, acabadinho de sair. Benzi-me em pensamento, já a imaginar-me a calcorrear as farmácias da zona à procura do remédio novo de que, provavelmente, ainda não teriam ouvido falar. Mas tive sorte, consegui na segunda que visitei. Mais 39€ para a caixa das almas, consulta não incluida. Era a trilogia Millennium do Larsson, mas não vou dizer nada...

Chego a casa e começo a ler as bulas. E adivinhem para que está indicada a pomada antibiótico? Correct! Para as infecções bacterianas, especialmente o ... impetigo.


Portanto, serei eu que sou chata ou deveria ter cobrado a consulta em vez de a pagar?Assim de repente...



PS: dispenso um cabazinho com um sortido de corticóides a preço de custo. E ainda junto a porcaria do creme antiprurido da marca que começa por 'U' e acaba em 'age' e que me seca a pele, mas que deve ser óptimo para polir o carro.

30 comentários:

  1. Miga, estás fora de moda, o que está a dar não é o "impetigo" mas sim a gripe ;-)

    A tua vida dava um filme LOOOL
    Parabéns pelo diagnóstico. Eu desconfia sempre da sapiência dos dermatologistas, são uns aprendizes de curandeiro.

    bjcas

    P.S. Faltam 10 dias!!!

    ResponderEliminar
  2. Gabo-te a paciência! Eu procurava logo outro médico, até porque -não sei porquê- não gosto de médicas... a última com que me confrontei quase levou uma unhada na testa!

    ResponderEliminar
  3. Espero que tenhas conta-corrente na Farmácia D***o; ou isso ou tens uma conta calada. ;)

    ResponderEliminar
  4. Quanto à tua odisseia estou totalemnte solidária como bem sabes mas agora explica lá bem o que queres dizer mesmo com:
    "eu não sou uma lésbica retinta"

    é que assim de repente fico a pensar que...e coisa e tal... ó pá prontos, gostava de ver esclarecido este detalhezito :P

    Beijocas

    ps - eu dizia mesmo à médica que n pagava amis consultas

    ResponderEliminar
  5. E não será um simples eczema?...mas como tens bolhas...geralmente,qd um médico não sabe exactamente qual é o problema do doente, vai atacando por exclusão de partes, ou seja, vai experimentando tratamentos para aquilo que pode ser...as doenças e problemas de pele são terriveis miga, e há milhentas e muitas vezes confundem-se umas com as outras. Já agora, qual é o nome do corticóide? É que há um que tb me deram, novo, mas ainda eu não tinha começado a usá-lo e já estava a ser proibida de o usar ahahahah, pois há suspeitas de que possa ser cancerigeno.

    Bem, não sabendo se o bicho é fungo ou antibibi, mais vale atacar com o arsenal todo...se bem que, se fosse eu, atacava com um de cada vez...é que se o antibibi não resultar, é porque é ou fungico ou viral. Se o o anti-fungico não resultar, é bacteriano. Se nenhum resultar, há prái um virus...

    Tendo em conta a bicharada que tens em casa, não é de excluir os problemas de pele que a bicheza infelizmente nos pode provocar.

    onde é que tens essas bolhas?...bem, essas coisas, só vendo, né.

    Dá tempo ao tempo, e deixa ver se a dermatologista sabe o que faz. :)

    ResponderEliminar
  6. ps - ou então, vai a um(a) clinico(a) geral...

    ResponderEliminar
  7. Estas modas...
    Dermatologistas...
    Tudo errado. Quem percebe mesmo disto é o médico da Caixa, no centro de Saúde. Pomada Amarela, dá para o pé-de-atleta, para as nódoas negras, para a comichão e é um bom substituto do creme nívea e do barral.

    Também fiquei curioso com essa do "lésbica retinta"...

    ResponderEliminar
  8. Deixa lá, eu ando a braços com um ataque de borbulhite aguda... :((((((

    ResponderEliminar
  9. Se for impetigo: Para aqueles casos já disseminados, os médicos podem recomendar o uso de antibióticos. Esse procedimento, no entanto, deve ser acompanhado por um médico que irá identificar o agente causador determinando qual a melhor forma de tratamento.

    O diagnóstico é clínico. Para casos atípicos ou resistentes é indicado que se faça uma cultura (em laboratório especializado) para que seja identificado o microorganismo e juntamente já se faz a seleção do(s) antibiótico(s) apropriados ao tratamento.

    O mesmo sitio diz que é uma afecção mais comum em crianças.

    E se é impetigo, a gaja tá à espera de que para fazer uma cultura?...

    ResponderEliminar
  10. e no final de tudo... quem é amigo?
    o Google, claro!

    anti-fungico, antibiotico, antiprurido... e mais? andas tão anti!

    ResponderEliminar
  11. Nada que as mezinhas da avó não curem!

    ResponderEliminar
  12. Agora vais ficar bem, linda e esbelta novamente...porque foste atendida por pessoas MUITO simpáticas e competentes!!!!
    ;)))

    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Histórias dessas já conheço algumas. Eu mesmo cheguei a andar com os nervos à flor da pele até que a fórmula que um farmacêutico sabia, uma receita das antigas de ervas, óleos e pós de perlim pimpim, me resolveu o problema.

    É mesmo Vício, o google é um antivírico!

    ResponderEliminar
  14. ahahahahah tu estás tinhosa?? hihihihi
    ahhhhhhhh foste tu?? francamente, tss tss, tadinho do meu afilhado!

    enxofre

    ResponderEliminar
  15. Eu mudava de médico, porque se és tu que lhe estás a ensinar......a coisa está mesmo mal.

    Mas prontos agora com essa farmacia toda já podes ir para algum mercado vender o que já experimentas-te e não precisas....hihihih

    Boa sorte para o novo tratamento.
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  16. Viajante,

    Já sabes como eu sou, sempre contra a norma ;)
    Beijinhos
    PS: faltam 4!!!

    ResponderEliminar
  17. Gata,

    Foi isso que fiz, e acho que tens razão: as experiências com médicas também sempre me correram pior.
    Agora tenho um médico novo, que só levou cinco segundos a confirmar-me a coisa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. GI,

    Conta corrente não tenho, mas tenho atendimento personalizado e boas dicas! ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Ka,

    Vejo que retiveste a parte mais importante da minha odisseia...mas compreendo a tua preocupação, que a lesbianice retinta não tem cura. Felizmente, não padeço desse mal. Tranquilizem-se as hostes, last time I checked I was straight :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Vani,

    :)
    Não é eczema simples, que para esse tenho o meu rico cilosterme, ou lá que raio é aquilo. Passa num instante.
    É mesmo o que eu tinha imaginado. Sporanox durante um mês, fucidine durante 10 dias, e duas pomadas para misturar e aplicar topicamente.
    Mais uma semana e fica fino, estas coisas levam muito tempo a tratar, é uma seca!

    Os meus bichos parecem estar óptimos. Seguramente melhor do que eu, pelo menos :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  21. Niagara Et Al,

    Epá, que pomada amarela é essa? Agora que sou coleccionadora de bisnagas e tubinhos, quero juntar essa ao meu espólio!
    Quanto às lésbicas retintas, pois desejo-lhes muitos anos de vida, mas de preferência ao largo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Vani,

    A gaja n está à espera de nada, porque eu nunca mais lá boto os pés. Ela queria fazer-me uma biopsia!!!! Eu é que não deixei. Tá louca!
    No dia a seguir fui a um especialista, que me deu o tratamento correcto para a tinea corporis impetiginizada.
    Está a melhorar lentamente. Vamos lá ver...

    Ca seca!
    BEijos

    ResponderEliminar
  23. Vício

    Só não tenho é um anti-débeis mentais, e dava-me tanto jeitinho :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. André,

    Pior são os ingredientes das mézinhas. ONde é que vou arranjar folha de bardana? (já ajudava se soubesse o que isso é, mas pronto)
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Gata Verde,

    Lá isso do atendimento é cinco estrelas! ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Paulofski,

    O problema é que toda essa sabedoria popular se vai perdendo...e farmácias dessas já vai havendo poucas, infelizmente.
    Afinal, há que alimentar a Indústria do composto químico, certo?
    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Diabba,

    Epá, eu não terei sido. Sou uma vítima, como o teu afilhado. Assim de repente um 'tadinha de mim' também calhava bem, que isto é a monumental seca!

    ResponderEliminar
  28. Parisiense,

    Mudei logo no dia a seguir! Com um choradinho de uma amiga, consegui consulta de urgência com um médico que levou 5 segundos a estabelecer o diagnóstico. Mais, explicou tudinho, inclusive como aplicar correctamente a pomada. Em suma, um médico a sério :)

    Não estás interessada num cremezinho de mãos Uriage, não?
    hihihhihihih

    ResponderEliminar
  29. Vani,

    Ai, tenho de ir ver isso!!! Não tenho vindo à blogocoisa, ando preguiçosa À noite

    Beijos

    ResponderEliminar