segunda-feira, 27 de julho de 2009

Coisas que me deixam possessa


Fax enviado à União Zoófila em 14 de Julho de 2009


ASSUNTO: Apadrinhamento do Gatinho Girassol (Ref.2267)

Exmos Senhores,

Sigo à distância o vosso trabalho, que muito admiro (nota minha: ok, admito que o site me enganou). Tenho três gatos e um cão, em alegre partilha de um apartamento. São todos muito felizes e quero retribuir a alegria que me dão ajudando um vosso gatinho. Escolho um apadrinhamento por seis meses, pois tenho esperança de que o Girassol seja adoptado entretanto, mas estarei atenta e findo o prazo tenciono renovar o apadrinhamento, ao Girassol ou a outro dos vossos deliciosos gatinhos.
Em anexo junto a ficha e o comprovativo do pagamento dos primeiros seis meses.
Faço votos para que as vossas campanhas encontrem a sensibilização que merecem e vou desde já contribuir para a sua divulgação.

Felicitando-vos novamente pelo vosso trabalho e pelo esforço na dignificação da vida dos nossos amigos animais , com os melhores cumprimentos,


Duas semanas depois, e com dois emails enviados sem resposta, vi-me obrigada a enviar o email abaixo:


Exmos Senhores,
Julgo não ser necessário explicar a pobre impressão que o vosso silêncio me está a causar.
Não lamento de modo nenhum a contribuição enviada, mas interrogo-me de facto se a minha impressão sobre a vossa instituição não estaria sobreavaliada. Receio bem que sim.
Considero inaceitável a total indiferença com que tratam um donativo e espero que o tempo que não é empregue a responder a um email (o que é uma regra básica da cortesia) seja empregue a zelar pelo interesse dos animais. Infelizmente não o creio, pois a vossa inércia em nada ajuda a vontade que outras pessoas como eu possam ter em ajudar a vossa instituição.
Agradeço que me seja dada uma resposta imediata, e que seja actualizado o site onde o gatinho Girassol continua sem madrinha, o que não é verdade desde há duas semanas.


Se há coisa que me aborrece é que não me respondam quando interpelo legitimamente alguém. Só queria mesmo que me confirmassem a recepção e o tempo que demoraria o processo de apadrinhamento. Além do mais, é para mim inadmissível que uma organização que vive de donativos esnobe quem lhe estende a mão. Não pretendo uma estátua, como é óbvio, mas entendo que um 'obrigado' se impunha. Não para me sentir mecenas, mas para sentir que o meu gesto fez alguma diferença. Aparentemente, não.

Mas, como me estou francamente nas tintas para o staff da União Zoófila e a sua má criação, e estou mesmo é preocupada com os animais que lá estão, apresento-vos o Girassol, o meu afilhado, quer a UZ queira, quer não.


O Girassol foi deixado abandonado numa casa (em conjunto com mais 7 gatos)!
É um gatinho que foi muito mal tratado e por isso é muito tímido e medroso...

Na ficha não consta a sua idade, mas está bem de saúde, já esterilizado, e vive na UZ há onze meses.

Seria um tiro no escuro conseguir que alguém se interessasse por este simpático gatinho, assim como pelos inúmeros companheiros que aguardam dono no gatil da UZ, mas eu tenho esperança. Já conto com dois casos de sucesso entre os apelos divulgados aqui, o que é uma taxa de sucesso de 100%. Espero que esta média se mantenha, e que o caso do Girassol acabe como o da minha querida Matilde, que recolhi da rua, e do Faísca, que não sendo meu também encontrou uma dona supimpa através de um post aqui colocado. Por isso, why not?

A minha ideia inicial era desafiar quem pudesse a apadrinhar um bichinho da UZ, num post recheado de romantismo. Perdi a minha inocência, e a UZ perdeu uma boa oportunidade. É o que acontece a quem não tem cházinho.

Mas os gatos e cães que lá moram não têm culpa e continuam a precisar da ajuda de todos. Provavelmente, daqui a seis meses estarei a apadrinhar outro animal. É a intenção que conta. Faço o que posso...agora é entre mim e os animais. A UZ é só um meio de transporte. Um autocarro muito cheio, de janelas fechadas e com um motorista muito mal educado, mas o único que há, por ora, para chegar ao Girassol.

Obrigada a quem puder ajudar.

31 comentários:

  1. Já tivemos oportunidade de falar sobre este assunto. Mas, tal como tu, continuo a ajudar pelos animais e mais precisamente pelo meu afilhado. Mas é duro saber que estão lá tantos animais e que nos tratam mal a nós que ajudamos como podemos. è natural que algumas pessoas desistam... Mas nós não desistimos. Upa para o Girassol! Beijocas para ti

    ResponderEliminar
  2. Mas, dada a ausência de resposta por parte deles, quem te garante que o teu donativo é para o teu afilhado?...

    ResponderEliminar
  3. prefiro levar "um mendigo" a comer que dar-lhe dinheiro para comida...

    ResponderEliminar
  4. Sandra,

    Pois, e o Lucky é mesmo um cão de sorte! :)Também tenho de ir visitar o meu Girassol um dia destes.

    beijinhos para ti, amiga Resistente

    ResponderEliminar
  5. Vani,

    Ninguém me garante, miga. Nesta coisa dos donativos, ou vais na boa fé, ou mais vale estar quieto. O meu donativo foi para apadrinhar o Girassol, e é nisso que vou acreditar. Repara, até pode o Tesoureiro levantar a o dinheiro e não dizer a ninguém que houve um donativo e ir comprar roupa ou jantar fora. Não estou a levantar falsos testemunhos, mas é uma possibilidade. Mas o que é que eu posso fazer? Nada. A não ser ir todos os dias à UZ garantir que o Girassol come e bebe, o que é manifestamente impossível.
    POrtanto, prefiro acreditar que o dinheiro é bem gerido e que os animais são bem tratados.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Vício,

    Eu também, mas isso só seria possível se eu adoptasse todos os animais que lá estão. Não dá, né?
    Faz-se o que se pode, e espera-se na seriedade das pessoas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Não desistas de obter resposta.
    Imagino que a UZ também tenha livro de reclamações ou uma qualquer outra instituição que a superintenda, não?

    Depois queixam-se que o povo não gosta dos pobres bichinhos... Corja!

    Também fiquei aborrecido, prontossss

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Desafio:

    Tudo o que eles querem, ou devem, saber sobre elas.

    Contribui.

    :)

    ResponderEliminar
  9. Pois partilho dessa desconfiança da UZ e da Sociedade Protectora dos Animais! As poucas vezes que contactei ambas, por causa de animais em perigo, deram-me uma corrida em osso... As coisas resolveram-se mas SEM QUALQUER ajuda deles!

    Ora não é para isso que servem? Para ajudar os animais em risco? Ou será que são apenas um bando de dondocas, com a mania que fazem qualquer coisa pelo bichinhnhos?

    ResponderEliminar
  10. Ouve eu estou para aqui a torcer-me toda com esses tipos da UZ.

    Como é que funciona esse sistema de apadrinhamento? Ficamos com o animal por seis meses, damos dinheiro, desculpa mas acabei por não perceber. Porque isto é assim, até Novembro/Dezembro, não posso receber mais nenhum cá em casa. Mas depois disso gostava de arranjar um amigo para El Niño. Agora já me disseram que o melhor é adoptar uma gata porque macho com macho pode dar confusão. Eu sinseramente preferia mais um menino, mas se é para ter ataques de testosterona cá em casa na minha ausência isso não. El niño ao que julgo saber, conviveu com outros gatos em pequenino e por isso é também ele muito medroso (sempre que ouve tocar à campainha foge e só sai debaixo da cómoda quando percebe que está sozinho comigo). Tirando isso sofre da síndrome de filho único: mimado, caprichoso,meigo, passa a vida a reclamar atenção, manda na casa toda, tu sabes... É como te digo, lá para o fim do ano conto adoptar mais um só não sei se menina ou menino, que me dizes ?

    ResponderEliminar
  11. Olá Safira,

    gosto muito do teu blog (que sigo) porque nele transparece bem o teu amor pelos animais. Fiquei um pouco triste com a tua entrada de hoje sobre a União Zoófila. Sou voluntária no Gatil há vários anos e sei bem o bom trabalho que lá se faz todos os dias. Embora não conheça com exactidão o processo de apadrinhamento, penso que a actualização da página é feita por voluntários, que nem sempre podem responder com a rapidez desejada.
    A União Zoófila está sempre de portas abertas para que todos possam ver como os animais são tratados.
    Deixo aqui uma palavra de apoio para todos os funcionários da União Zoófila e voluntários que dão com muito gosto uma parcela do seu tempo para que animais que ainda não têm a sorte de ter uma casa e pessoas que os AMEM, tenham os cuidados e carinhos que merecem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Viajante,

    A resposta que possa obter agora é indiferente. É o timing da coisa que é importante. Quando o momento passa...
    Quero é tentar ajudar os animais, já que não posso apedrejar furiosamente quem os abandona e maltrata.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Guia Simples,

    Eu não contribuo para causas perdidas: eles não aprendem mesmo! :)
    Mas já passei no teu cantinho, tenho de lá voltar com mais tempo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Teté,

    Eu não desconfiava até me acontecer isto e ter tido mais dois feedbacks negativos de pessoas que lidam com a UZ.
    Entendo que deva ser complicadíssimo, percebo que os voluntários sejam poucos. Não sei se são dondocas ou não que gerem as coisas, mas palpita-me que há ali lacunas graves...
    Ouço histórias de voluntários que tratam padrinhos como se estivessem a fazer frete, por ter de ir ao canil, abrir a porta, para a pessoa poder interagir com o animal. Isto parece.me aberrante, não?

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Maria Manuela,

    O apadrinhamento de que falo é apenas contribuição monetária. São 8€ por mês para um gato e 13€ para um cão. Não tenho a certeza se têm programas de fam´lias temporárias, julgo que só acontecerá se n tiverem espaço disponível (porque seria traumatico para os bichinhos, suponho)
    Supostamente, sendo padrinho tens direito de visitar o teu afilhado, recebes fotos e notícias dele periodicamente. É basicamente isto. Não é muito, mas é o que se pode fazer. Eu já não posso pensar em adoptar mais animais, mas não me conformo com as centenas de cães e gatos que são maltratados e abandonados e que estão confinados a uma jaula. è certo que têm abrigo e comida, mas revolta-me na mesma.

    Aplaudo o mais possível a tua ideia de encontrar um amigo para o El Nino. Sempre achei que é melhor ter mais do que um, para que se sintam mais acompanhados. Da experiência qu etenho, os meus dois machos, embora castrados, são agressivos para com a gatinha. Por isso, não sei se concordo com o conselho que te deram. O que eu tenho de dizer, e também da minha experiência, é que um gatinho bébé é mais fácil de integrar com um adulto. Mas nem sempre é garantia que a coisa corre bem qdo cresce e ficam dois adultos. O gil e o boris passam a vida a brigar, mas como n se magoam, não há azar de maior. Tenho de lhes mandar um berro qdo a coisa fica mais séria, mas também são capazes de adormecerem enrolados. Eu ia no gato mais do que na gatinha. Não sei, MM, é uma questão de sorte também.

    Sinceramente, acho que era de considerar uma visita ao gatil da UZ. Pode ser qeu te apaixones por algum gatinho/a (porque não o Girassol :)). Penso que há a possibilidade de 'devolver' o animal no caso de ele não se adaptar, mas não sei se é frequente ou não. Espero que não.

    Bom, não sei se ajudei, mas se precisares de companhia para ir à UZ, apita.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Mimpi,

    Obrigada pelo teu comentário que li com uma mente muito aberta.
    Obviamente não ponho toda a farinha no mesmo saco, e entendo perfeitamente que haja dificuldades na afectação dos voluntários. A este respeito, direi algo mais à frente. A minha 'revolta' não é pela actualização da página, não é o facto de lá ver o meu nome que me importa. Não é por mim. É pelo Girassol. Todos os animais que não têm padrinho são ainda mais 'tristes' na sua tristeza. É como dizer 'ninguém me liga'. Não é verdade. É dar oportunidade ao animal de dizer 'eu tenho um padrinho, alguém gostou de mim, não sou só uma referência na jaula x'. Atrasar essa oportunidade é mau para ele, não para mim. Eu já dei o dinheiro. Porque quis.
    Que n tenham pessoas para actualizar o site, tudo bem. Agora que não tenham pessoas para responder a um email, para dizer apenas 'sim, recebemos o seu formulário, obrigada', desculpa, mas não concebo. Pergunto: responderão a questões colocadas por email sobre os animais? Não sei. É muito bonito falar de voluntariado, mas até este tem de ser bem coordenado e bem treinado.
    Senão acontece isto: uma pessoa desencanta-se. E repara, eu não fiz o post até ter tido feedback de uma pessoa que vai com frequência à UZ e que já foi tratada com desdém por uma voluntária, como se estivesse ali a fazer frete. Quero acreditar q não são todos assim. Mas como sou pela transparência, entendo que a nossa opinião conta para apontar o que há de bom e o que pode ser melhorado. Não coloco em causa o bom trato aos animais, aliás sei que eles são bem tratados. Digo apenas que podiam fazer mais por eles se acarinhassem melhor as pessoas que querem ajudar. E isto passa por não tratar com indiferença quem a eles se dirige na boa fé. Não pretendia melindrar os bons voluntários, apenas criticar quem gere a questão burocrática. Há-de haver alguém responsável, que devia evitar constrangimentos destes. Ninguém é perfeito, mas há coisas que são mesmo só uma questão de cortesia.
    E, Mimpi, eu continuo à espera que me confirmem se receberam a papelada (e o dinheiro). Há duas semanas e meia...Todos os meus contactos estão no formulário. Não é uma questão de tempo, é uma questão de cultura instituida. Um donativo devia ser reconhecido de imediato. Era o que eu faria ' Recebemos o seu fax. Agradecemos, em nome do Girassol'. por email, fax, ou sms...Custava muito? Creio que não.
    Mas olha, pelo menos isto serviu para chamar a atenção para o problema. Pode ser que as coisas melhorem. Eu já estou contente porque já tenho uma ínfima janela de oportunidade para o Girassol ser adoptado. Já fiquei satisfeita só por isso.
    Obrigada por teres comentado, respeitei muito a tua opinião e também gostei de te ver defender a associação. Gosto de pessoas que se afirmam, especialmente quando discordam da minha opinião. Há sempre uma troca positiva, julgo eu.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. As pessoas por si mesmas já são pouco receptivas a este tipo de coisas, depois quando surgem estas situações ainda pior! Queremos acreditar que quando se pretende ajudar, essa ajuda é canalizada correctamente, mas será que é mesmo assim.

    Não sei se nessa situação é ou não assim, mas sem duvida que uma resposta de agradecimento era o mínimo que podiam fazer.

    ResponderEliminar
  18. Boa Tarde,

    Eu sou voluntária no gatil da União Zoófila e apesar de não estar directamente ligada aos apadrinhamentos posso obviamente tentar obter a informação que pretende.

    Compreendo perfeitamente a sua posição e acredite que estamos (os poucos voluntários assiduos que somos, direcção e funcionarios que tratam das questões administrativas) a tentar melhorar todo o processo de apadrinhamento de modo a que haja melhor e mais eficaz comunicação entre o padrinho e afilhado.

    Espero que consiga também compreender as dificuldades de funcionamento da UZ que infelizmente não tem a estrutura humana nem logistica para conseguir responder em tempo útil a tudo e todos.

    Eu vou ao gatil aos sabados, se quiser conhecer o in loco o seu afilhado, apareça (entre as 14h e as 17h ) e pergunte por mim - Cristina Tavares -, terei imenso prazer em lho apresentar caso ainda não o conheça "ao vivo e a cores".

    Deixo também o meu contacto de e-mail: cristina.brito.tavares@gmail.com


    Cumprimentos,
    Cristina Tavares

    ResponderEliminar
  19. A Lili do comumortal.blogspot.com também não teve reposta aos seus emails. Parace ser uma grande lacuna para uma instituição que necessita de todo o apoio possível e os animais são merecedores de melhor sorte.

    Baijinho

    ResponderEliminar
  20. ...Infelizmente já me aconteceu o mesmo! Não entendo o porquê! Nem nunca tive resposta!

    Eu vou ajudando como posso os que estão perto de mim, leia-se( e ando a prometer postar sobre isto e nunca mais tenho tempo), no meu jardinzito montaram tenda uma mamã e os seus 4 gatinhos, no terraço ao lado abandonado, está uma mamã e os seus dois gatinhos mais um irmão que desconfio ser o pai.:S Ainda por lá passam mais dois gatos de lés a lés. Eu faço por ter sempre agua fresca e comidinha para eles todos, é ver-me com cordinhas a por tupperwares.. mas cuido, e estão grandinhos e orgulho-me de fazer o que posso!!!

    O meu gato é que fica ciumento mas olha...

    Já me alonguei, mas afirmo, são pessoas como nós que ainda mais ajudam os animais apesar de tudo!

    Jokas

    ResponderEliminar
  21. Eu trabalho numa associação que ajuda pessoas e posso dizer-te que no minimo quando recebemos donativos de pessoas são-lhe enviados recibos desses donativos e agradecimentos.

    O que eles estão a fazer é inaceitável.
    Um simples mail com um agradecimento não custa nada e leva 2 minutos a fazer.
    È falta de organização e respeito por quem quer ajudar.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  22. safira, és um doce!
    e espero que o teu girassol conquiste um dono "supimpa" também.
    não tenho por hábito ler os comentários dos outros, principalmente quando são tantos. mas neste caso li, para ver se havia alguém com experiências semelhantes ou com conhecimento de causa sobre uz. e há! chegaste mesmo a pelo menos duas voluntárias que deixaram comentário. ainda bem. talvez assim se possa melhorar o sistema.
    também eu prefiro partir do princípio que as coisas funcionam, mesmo que não seja da forma que desejaríamos. e dar-lhes o benefício da dúvida, principalmente depois de ler os comentários destas voluntárias.
    tens toda a razão na tua indignação.
    uma grande beijoca para ti!

    ResponderEliminar
  23. André,

    Quero acreditar que sim, que a ajuda que damos para este como para outros projectos, é bem empregue e canalizada para o fim que pretendemos.
    Também sei que a altura é má, que as férias falam mais alto etc etc, mas sim, insisto no facto de ser simpático dar uma resposta a um fax e três emails...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Cara Cristina,

    Agradeço o seu comentário e o ter-se exposto para defender a UZ, ou os seus voluntários. Como disse acima, aprecio muito as pessoas que tomam posições e as defendem, e consigo obviamente compreender a sua e reconhecer o difícil que deve ser lidar com as questões de falta de pessoal que refere, para além de todas as outras que, com uma população da envergadura da que alberga a UZ, devem ser muito complicadas de resolver. Não pretendia como é lógico, colocar em questão o trabalho dos voluntários, a quem muito admiro e a quem, de certa forma, invejo, pois podem fazer a diferença in loco e conviver com os animais, ajudando a aliviar um pouco a sua tristeza e carências de afecto.
    O que condeno é o facto de não haver resposta a um donativo, que é certamente bem-vindo. Posso dizer-lhe que, após ter enviado a ficha do Girassol, fiz um convite a alguns próximos no sentido de fazerem também um apadrinamento para ajudar a UZ. Esta é só uma pequena amostra do que umas relações públicas bem cuidadas poderiam fazer pela organização. Se a Cristina puder fazer passar esta mensagem, de que as pessoas animam-se muito ao saber que fizeram uma diferença ao contribuir, de certeza que mais contributos virão. Se forem tratadas como se nada tivesse acontecido, pois obviamente desencorajam-se.

    Queria ainda agradecer-lhe a disponibilidade manifestada para me receber no gatil e certamente terei oportunidade de falar consigo pessoalmente quando for visitar o Girassol.
    Até lá, mais uma vez obrigada e também peço desculpa se lhe causei ofensa pessoal. Com algum recuo, e embora continue a achar que tenho razão para me manifesatr, reconheço que poderia ter sido menos antipática :)

    ResponderEliminar
  25. Paulofski,
    Pois, também sei que a Lili estava desapontada, e todos vimos o seu empenho na divulgação da iniciativa para recolha de donativos em géneros, e a disponibilidade que demonstrou em ser ela própria a recolher e entregar na UZ. É isto que a UZ tem de perceber: às vezes é preciso saber deixar ajudar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Aralis,

    Pois, não sei que te diga...
    Eu também costumava dar comida aos rafeirinhos que vivem num descampado, perto de mim. Há uns tempos, no entanto, alguém colocou uma placa (julgo que a Cam. Municipal, pelo jeito da coisa) a dizer que 'a nossa rua é mais limpa se não tiver comida no chão. Não alimente os animais nos sítios públicos'. Compreendes, ali no meio das pedras, deve causar muito prurido às bestas que passam na estrada.
    Felizmente que existe uma associação que vai recolhendo os animais e os coloca para adopção, de forma que ali já não há muitos abandonados. Os que restam estão a ser alimentados às escondidas, e noutro sítio.
    Portanto, como vês, enquanto tivermos autoridades que se preocupam mais com um descampado do que com o bem estar dos animais, este país n avança.
    Havia era de ser como em inglaterra, onde a RSPCA fiscaliza à séria, e manda donos incompetentes para o xelindró. Isso é que era!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Parisiense,

    pois, é isso mesmo que eu acho. Apanhar moscas é com mel, não com vinagre, certo?
    Mas pode ser que melhore, pelo menos já chamei a atenção para o problema.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  28. Maga,

    Bem... um doce não direi. Ou se queres mesmo que seja um doce, que seja um de citrino, que nunca perde o travozinho do mau feitio.Lol

    Sim, estou muito contente porque recebi respostas simpáticas da Mimpi e da Cristina e fico feliz por ver que estão atentas e que defendem a UZ. E dei alguma visibilidade ao meu menino Girassol e a Mimpi até me enviou um email a dar novidades dele, o que me deixou mesmo de queixo no chão, e até vou fazer um post sobre a solidariedade gratuita entre totais desconhecidos. Ainda dizem mal da blogosfera!
    Quanto à UZ, embora não tenha recebido ainda qualquer resposta oficial, dou claro, um desconto. Como disse à Cristina, não pretendia colocar em questão o trabalho dos voluntários, mas apenas a organização e o 'desprendimento' com que lidam com um donativo.
    Mas tenho fé que mude, sim

    Beijinho grande e festas para o Faísca (ouvi dizer que está um gatão ;))

    ResponderEliminar
  29. Olá...

    Já se escreveu tanto que quase não há nada a acrescentar.

    Acho que ficava bem enviarem um mail ou sms com 2 ou 3 breves linhas a agradecer o teu donativo em nome do Girassol. Mas por outro lado, dada a escassez de recursos da UZ e a quantidade de animais, existe tempo para o fazer?

    Como se escreveu, haja ou não agradecimento o que importa é que a ajuda chegue ao destinatário.

    Dizes que fazes o que podes. Pois se todos pensassem assim, tenho a certeza de que os animais presentes nos canis e gatis estariam a viver em bem melhores condições. Eu confesso que apesar de já pensar nisso há tanto tempo ainda não o fiz. Mas acho que me deste o empurrãozinho que me falta.

    No meu caso, faço questão de ajudar o Refúgio das Patinhas, onde descobri a Netty. Foram 5 estrelas no processo de adopção da Netty e imagina que na passagem de ano me telefonaram a saber como ela estava. Sei que ali estão pessoas que realmente se importam com os animais.

    Beijoca

    ResponderEliminar