segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

X-mas Spirit em baixa, mas a malta está a tentar

É provável que este ano não faça árvore de Natal.

Com o Boris na idade do armário,





passaria provavelmente metade da vida a apanhar bolas, grinaldas e quiçá a própria árvore do meio do chão e, convenhamos, tenho mais que fazer!

Também não vou por as velinhas de pai Natal, e o centro de pot pourri cheio de pinhas e pauzinhos de canela, mais ou menos pelas mesmas razões. Nem a meia na chaminé, mas porque não tenho onde a prender, a não ser que alguém me faça o obséquio de dizer como se espeta um pionese numa pedra de mármore (nota mental: antes de gastar dinheiro, ver se a porcaria que se comprou pode ser usada...).

Em suma, e a não ser que algo mude drasticamente (i.e, que o Boris deixe de saltar por todo o lado, ou que inventem arvóres e decoraçãos em cimento armado) Santa Claus vai ficar desapontado com a recepção que lhe vou fazer. Mas até temos pena. Temos pena porque até fomos boazinhas este ano, e o nosso sapatinho devia ficar cheio a abarrotar. Aliás, fomos tão boazinhas que estávamos a pensar por umas galochas em vez de um sapato.

Mas até mesmo as galochas seriam insuficientes para o meu primeiro presente de Natal, oferecido pela minha prima que veio de Paris passar estes dois últimos dias chuvosos comigo, e que personifica como um presente* deve ser. A saber:

- Ser oferecido com gosto, pressupondo que se perdeu tempo a pensar na pessoa

- Ser adequado: ter a ver com a pessoa, ou com o momento que a pessoa atravessa

(panos de cozinha, bibelots parvos, tolhas de banho e electrodomésticos de cozinha, não são um bom presente para mim. Por favor, abstenham-se! Mana, se leres isto, passa palavra, por favor)

O presente da Élia ( que me trouxe mais milhentas coisas, entre elas uns DVDS preciosos de comédia francesa), tem tudo isto. Já explico o que é. Deixem-me só dizer que cometi uma incorrecção ao dizer que foi o meu primeiro presente. Na verdade, foi o último. O que ela me deu no limite do acesso para a porta de embarque, já nas cenas habituais de despedida, para grande divertimento de outros passageiros que devem ter achado estranho duas mulheres já crescidas na choraminguice (sou muito má em despedidas, mas ainda me ri porque o jovem segurança lhe perguntou se estava tudo bem ao ver o seu ar desgraçado. Eu, como nao tinha bilhete, bem podia morrer ali que o tipo não se ralava nada). Com a recomendação de só o abrir em casa, meti-o na mala, para abrir mais tarde. E saiu-me isto:





E isto o que é? Pois que é uma caixinha de 'Daily's Fortune',. Assim tipo um bolinho da sorte chinês, mas sem o bolinho. E para que serve? Para enfoque. Para não se perder a perspectiva. Supostamente, terei de tirar todos os dias um envelopezinho, abri-lo e ler a minha frase de enfoque para o dia. Isto valerá o que vale, mas se formos a ver pela amostra, a coisa não é descabida de sentido. A minha frase de enfoque de hoje, já traduzida da língua de Astérix é a seguinte:


Seja fiel na amizade.


A vida passa, mas os melhores amigos permanecem para sempre.


É um facto. E, como com todos os factos, assimilamo-lo e guardamo-lo num recanto qualquer do cérebro, regra geral só voltando a pensar nele se confrontados. Isto será então um 'daily reminder' para ser positiva e ver a vida como um copo meio cheio e apreciá-la menos como um facto e mais como uma energia.

Assim sendo, Santa Claus, gosto muito de ti, mas acho que já não precisas preocupar-te muito com o meu sapatinho. Apesar de granducho, acaba por já ter pouco espaço para coisas que não tenha e de que precise muito muito muito para viver. As pessoas que me rodeiam encarregam-se de mo ir enchendo de coisas essenciais volta e meia, mesmo que eu nem sempre consiga ver isso da melhor forma e precise de abrir envelopinhos todos os dias para pensar nisso. Tenho 500 dias para encasquetar a filosofia, Estou confiante que deve chegar!

Mas, como não ranhosona, vou imbuir aqui o tasco de espírito natalício e escolher umas músicas de Natal até que a quadra passe. E se alguém quiser cantar Christmas Carrolls à minha porta, como fez o mocito do 'Love actually', na minha cena romântica de eleição, pois que estejam à vontadinha. Especialmente se tiverem a cara que ele tem! ;)

* o autor pressupõe a diferença intrínseca entre 'presente' e 'mimo'. Dar um presente é um acto íntimo. Um mimo é uma atenção, que requer um estudo menos elaborado, embora seja conveniente conhecer minimamente os gostos da pessoa que se quer presentear. Incluo nos mimos, os chocolates, os sabonetes, os gadjets, etc. São presentinhos só para dizer 'pensei em ti'. Um presente diz muito, muito mais. Mas gosto dos dois, sim? Estejam à vontade!

39 comentários:

  1. Olá!
    Eu este ano também me abstenho de enfeites natalicios cá por casa...primeiro porque a filhota tem 17 anos e já não liga muito a esses pormenores depois o meu Baltazar António ( o meu lindo bichano amarelo) andou na mesma escola de traquinices que o teu.


    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. E como ele diz... mesmo no final... "Enough, enough now..." e seguiu a sua vida, aceitando os factos, resignado à circunstância que uma amizade verdadeira vale mais que qualquer amor...

    Enfim, o ideal mesmo será o amor e a amizade numa pessoa só.

    Sorri assim que vi que tinhas escolhido esta cena, porque é de facto, a minha cena romântica preferida... adoro, simplesmente amo este filme!

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Amiga, o espírito de Natal também está a custar a entrar na minha casa. Mas para não dizerem que tenho mau feitio, lá fui à arrecadação buscar uma mini árvore de Natal. Quando digo mini, estou a dizer que árvore mede 30cm de altura, com umas luzinhas e estrelinha, ficou mais que perfeita. E é tudo de decoração. Mas na verdade é só mesmo para dizer que adorei essa prenda da tua amiga. E quanto à frase do dia, digamos que é uma grande verdade.
    beijinhos e boa semana
    :)

    ResponderEliminar
  4. Olha e se o presente for um mimo? Como ficamos?E se o bibelot for escolhido com carinho?Tb não vais gostar?Olha k não te comprei nem chocolates, nem sabonetes...
    Acho melhor mandar-te um cheque prenda, já não sei se vais gostar da minha prenda...:O(

    Beijito

    ResponderEliminar
  5. E pendurares a árvore de Natal no tecto? Dizem que está na moda este ano, as árvores invertidas :P
    Agora fora de brincadeiras, deve haver alguma coisa que possas fazer para dar um ar natalício à tua casa sem haver danos colaterais.
    E adorei o presente que recebeste, a ideia é magnífica :))
    Um beijo e continua com esse espírito

    ResponderEliminar
  6. Os amigos são realmente um dos nossos bens mais preciosos e fazem-nos sentir mais aconchegados que qualquer enfeite de Natal.

    Bj

    ResponderEliminar
  7. Com esses diabrete compreende se que não vas ter arvore nem enfeites,a minha arvore foi feita ontem e os enfeites seguiram se hoje e o pequenote estava em delirio total.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Escuto e obedeço. Querida Safira, vou já posttar um miminho, com voto sincero.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que prenda deliciosa a da tua prima :)
    É muito bom termos pessoas assim, com essa sensibilidade :, não é?

    Beijoca enoooorme!

    ResponderEliminar
  10. Pois é, gatos e árvores de natal não combinam muito... mas um pouco de espírito natalício é booooomm!

    Achei esse presente um mimo! Ainda por cima dá para veres o lado bom da vida durante 500 dias, não apenas nesta época... :)))

    Cena muito romântica, sim senhora, não sei se será a da minha eleição mas andará lá perto! Também gostei muito do filme.

    Beijocas e anima-te, nina!

    ResponderEliminar
  11. É natal e ninguém leva a mal :)

    Não tenho gato mas o rapaz lá de casa não passa um dia sem lhe dar um toque pessoal, vive enfeitiçado com a árvore de natal que ele próprio enfeitou.

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. E eu que tinha aqui um passvit e um ralador de cenoura tão lindinhos para te pôr na galocha. Tinha de vir logo a prima estragar tudo. E o gato também! :)))))

    ABRAÇO!!

    P.S. Sono contentissimo ;)

    ResponderEliminar
  13. sapato é algo que normalmente é pisado pelo pé... assim sendo, se andares descalça em casa podes dizer que a tua casa é o teu sapato!
    já viste que o Santa pode encher-te a casa?

    ResponderEliminar
  14. Não estou a relembrar o filme, mas é romantico. Embora ande fascinada com vampiros loool!! :D

    Há um livrito assim do género, pequenito, que penso que se chama o grande livro das respostas, ou algo assim. Fazes uma pergunta, abres o livro em qq página, e tau, tens a tua resposta. É giroooo! :D

    ResponderEliminar
  15. Olá linda cheguei......

    Também eu anda tenho a lagrima no canto do olho e a vontade louca de apanhar outra vez o avião....

    Tambem eu trouxe muitos presentes de Paris " carinhos de todos os amigos que lá tenho á anos e que não me esuqecem, nem eu a eles".....

    Os dias são sempre poucos quando o amor é muito!!!!

    Bisous de Paris

    ResponderEliminar
  16. Ah, nada como enfeites de madeira: é certo que as adoráveis criaturas não deixam de andar à sapatada com eles, se for preciso, mas têem uma enoooorme vantagem: não se partem!!!

    Por estas bandas dá-se também o mesmo problema, mas enfim... sempre dão uma cor à casa:))

    Boa semana, excelente prenda (mas abri-la antes do tempo???)

    ResponderEliminar
  17. Qd leio os teus posts, fico sempre igual, sem palavras.
    Ás vezes quero escrever alguma coisa, mas não sei o quê..
    Acho que dizes tudo o que existe para dizer, identifico-me sempre mto com o que escreves, e por vezes olha, não sei, quase que verto uma lagrimita..
    Sensibilidade acima de tudo nos presentes, pode ser uma coisa isignificante mas desde que seja escolhida a pensar na pessoa, se ela irá gostar ou não, tentando agradar, isso para mim é o que vale.
    O mue espirito de Natal perdeu-se há mtos anos, ficou lá para trás, naqueles anos em que era miuda, e que á conta do meu aniversário, acoradava a 25 de Dezembro e via ao sofá xeio de prendas, tudo o que eu pedia ao Pai Natal..
    Actualmente não queria nada, apenas queria o que não tenho que era uma casa cheia de gente, e calor humano. No entanto faz-se sempre um esforço para colocar sempre uma decoração natalicia na casa, (não posso dar como desculpa os gatos, porque os não tenho), com esperança que o brilho das fitas e dos enfeites passe para dentro de mim...

    Enfim, desculpa usar o teu espaço para um desabafo, mas embora não escreva nada por vezes gosto mto de te ler, e sinto-me sempre mto "próxima"..

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. MJF,

    Baltazar António é muito bom! lol
    ah, mas olha que eu entretanto acho que já mudei de ideia...depois n posso tirar a foto anual aos presentes sob a árvore. Ainda me decido!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Poeta_Poente,

    Este filme é maravilhoso. Todo ele. É um retrato muito bem conseguido da vida real, com romantismo, decepção, perseverança e falta dela, humor e drama.
    Revejo-o volta e meia e não me canso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Carla Sofia,

    Este ano anda tudo muito chocho, pelos vistos. Eu ando a ver se ainda faço a árvore, que me faz falta o catrapiscar das luzinhas.
    É gira a prenda, é. E as frases estão a acertar em cheio no que preciso ouvir, ou neste caso, ler.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  21. Zabour,

    Ai amiga, claro que vou gostar. A não ser, é claro, que seja uma caneca do benfica ou coisa que o valha. Tu livra-te!
    ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  22. Gata Verde,

    Queres levá.lo até passar a quadra? ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Rosa NEgra,

    ai, isso ainda era pior: ele ficava-me pendurado do tecto! LOL

    Mas eu ainda me resigno a encastrar a arvore num sitio recondito, de modo a minimizar estragos.
    Agora deu-me a febre!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  24. Cor do Sol,

    Tens muita razão. Os amigos ~são mesmo mais divertidos que os enfeites natalícios, e além disso podem ir connosco às compras e dizer-nos que parecemos um saco de batatas num vestido, coisa que uma bola de natal com certeza não faria!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Joana,

    Ai, se eu tivesse pequeninos cá em casa até eu fazia de Pai Natal. É verdade que o Natal é das crianças. Este ano os meus priminhos não vêm :( vai ser só gente grande.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Querido Paulo,

    Pensei que estava a brincar, mas tive mesmo um miminho! Beijinho
    PS: mas do que eu gostava mesmo, mesmo, mesmo era de uma vivenda com um terreno enorme e um cavalinho... (hum, será que pega?) Estou a brincar, Paulo, o miminho foi muito apreciado.
    Obrigada e beijinho

    ResponderEliminar
  27. Ka,

    É mesmo. Claro que também ajuda morar numa cidade onde encontras coisas maravilhosas aos pontapés, né?
    BEijos

    ResponderEliminar
  28. Teté,

    E como eu sou forreta, estou a reciclar todos os que vou tirando. No fim dos quinhentos, torno a por tudo na caixa, baralho e tiro de novo!

    Então diga lá qual é a sua cena romãntica de eleição.
    Olha, isto dá um post...tenho de perguntar à malta ;)

    Beijocas,(PS: já me animei um bocadito)

    ResponderEliminar
  29. Teté,

    E como eu sou forreta, estou a reciclar todos os que vou tirando. No fim dos quinhentos, torno a por tudo na caixa, baralho e tiro de novo!

    Então diga lá qual é a sua cena romãntica de eleição.
    Olha, isto dá um post...tenho de perguntar à malta ;)

    Beijocas,(PS: já me animei um bocadito)

    ResponderEliminar
  30. Paulofski,

    Deve ser giro viver com miudos nesta época. Quando tiver um sobrinho também o convido para enfeitar a minha arvore.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  31. Viajante,

    E que bonito ficarias com o narizito ralado e depois prensado no passevite! ;)

    Baci

    ResponderEliminar
  32. Vício,

    Gostei da tua lógica. Só me preocupa o Santa ter mau gosto. Vá que me enche a casa de moscas? CREDO!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Van

    Ai que pecado! Como não estás a ver o filme? O Hugh Grant em primeiro ministro a dançar no nº 10? LOL, tens de ver.

    Também já vi esse livro das respostas na FNAC, mas não respondeu damelhor forma à pergunta que fiz e não o trouxe. Como se fosse dificil responder a 'quando é que o Jon se muda para minha casa?' PFfffff, livro incompetente!
    Beijos

    ResponderEliminar
  34. PArisiense,

    Ai amiga, deves estar com a neura de regressar...omeu abraço sincero de solidariedade.

    Ja vou ver como correu a viagem lá no teu sítio!
    Bisous

    ResponderEliminar
  35. Leonor,

    Também tenho uns bonequinhos de pendurar de madeira, mas nem assim estão a salvo das sapatadas. MAs ainda vou pensar nisso este fim de semana, se calhar.

    Abri todas as que ela me trouxe antes do tempo, que a moça queria por força que eu visse tudo. Mas eu gosto de ir abrindo. Mas vou juntando, mesmo abertas, para a foto anual aos presentes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Eumesma,

    Estás proibida de lacrimejar neste templo da insanidade!

    Sabes que acho que muitas pessoas desejam uma casa cheia e calor humano, mais até que os presentes. Mas com a histeria consumista que alimenta a quadra, acabam por perder-se os valores que a tornavam especial.
    É como dizes, temos de fazer por brilhar. Se os enfeites ajudam, pois que venham fitas e bolas!!!
    Raios, depois de tanta conversa, ainda faço a arvore mesmo!
    Beijinhos e ânimo, senão vou ter de te cobrar cinco érios de multa!

    ResponderEliminar
  37. Vá, se tu fizeres eu tb vou fazer!!! Já fizeste ??? ;-))

    Bjs e e não me multes, senão ainda fico mais deprimida e desato a destruir a todas as árvores que existirem por ai lol

    Bom fds

    ResponderEliminar
  38. Eumesma,

    Ja fiz sim senhora. Acabaram-se-te as desculpas.

    Be happy!
    Beijinhos

    ResponderEliminar