domingo, 28 de dezembro de 2008

Espírito de um Natal passado...

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a Gata Verde teve uma ideia muito gira para um post e fez-me andar a remexer nos baús para achar uma foto de Natal da nossa infância. Já lha enviei, mas entretanto não resisto a colocá-la aqui também, como símbolo de Natais passados e muito diferentes.

Aqui estou eu no meu primeiro natal, com nove mesitos e já a querer armar-me em esperta e andar, enquanto o meu primo B., com oito meses, continua placidamente sentado. (O meu primo B. pertence ao lado louro e de olhos azuis da família, que como rapariga sortuda que sou, nao herdei, claro está. Eu sou do lado do cabelo preto e olhos castanhos, mesmo. Ca nervos!!!!)

A foto é na minha casa em Paris, naturalmente.

E é inevitável relembrar os meus natais brancos em França. Com um sorriso nostálgico penso na inocência com que preparava o café que ia deixar para o Pai Natal se aquecer. Tínhamos uma casa engraçada, em Paris, com uma escada em caracol que ligava a cozinha à sala, a chamada 'loge', onde eram tratados os assuntos do prédio com os moradores (os meus pais eram concièrge, e os nossos aposentos eram contíguos a uma 'recepção', digamos assim). De maneira que, passava o serão do dia 24 a subir a escada para ver se o café ainda lá estava, sinal de que o pai Natal teria ou não passado. Ia deitar-me nesta excitação, e acordava na manhã seguinte com uma excitação ainda maior. Subia a escada a correr, em pijama e descalça (vício que ainda hoje me acompanha) e abria a chaminé. E ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!! Uma chaminé cheia de presentes!!!! E lembro-me de estar sentada no chão, a olhar embevecida para os livros (o meu presente favorito), e a minha mãe a rir-se no cimo da escada, e a ralhar moderadamente por eu me ter escapulido da cama tão cedo e andar sem chinelos. A minha mãe ainda hoje me chateia a cabeça se me apanha descalça em casa. Aliás, só para não a ouvir, assim que a campainha toca, lá vou eu calçar-me à pressa. Estou aqui sentada no pc e, guess what? tenho os dedinhos ao leú. Estão gelados, mas estão livres!

E pronto, um ar dos nossos natais em França...agora que passou mais um por cá. Se um dia tiver filhos hei-de dar-lhes natais como os que eu tinha. E ai de quem me diga às crianças que o Pai Natal não existe!!!!

E hei-de ensinar-lhes esta canção, também!

22 comentários:

  1. Bons espíritos esses. Havia magia nas mais pequenas coisas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eh, eh, eh, na foto nota-se que foi a mamã que te calçou... (quando não estarias de deditos ao léu, né?)

    Também achei a ideia da Gata muito gira, mas não tenho nenhuma foto dessas de infância. Muito menos a cores... Ainda não existiam máquinas baratas e descartáveis, é o que é!!! :)))

    Quanto aos miúdos é isso mesmo: têm muito tempo para aprender que o Pai Natal não existe! Até lá é deixá-los viver essa fantasia, que nunca fez mal a ninguém! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Pois eu cá deixava um pratinho cheio de biscoitos de mel, os meus favoritos...qd descobri k o Pai Natal tinha na minha mãe o seu fiel cúmplice passei a deixar mais umas bolachinhas para evitar k a mummy comese os biscoitos do gordito...fui boazinha, viste?

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Carla Sofia,

    Aposto que foram as minhas bochechas que te conquistaram ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Viajante,

    É mesmo, e não tinha nem um décimo dos brinquedos que têm os miudos agora. Curiosamente, acho que aproveitávamos muito mais os poucos que tínhamos. Hoje em dia é um escândalo o que se estraga os miudos. Tenho uma colega que se gabava de dar todos os dias uma prenda ao filho de 3/4 anos. Imagina...foram só 25! um disparate.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Teté,

    e que belo sapatinho branco que a mummy me calçou. Não combina nada com o resto, mas enfim, naquele tempo não havia mariquices.

    o meu pai sempre gostou de ter a tecnologia de ponta. Não sei que máquina era, mas não deve ter sobrevivido. Desses tempos já só tenho uma Yashica a preto e branco que tirava fotos fabulosas, mas que também está sem uso agora...é só recordação.

    Eu também acho que se deve deixar as crianças acreditar no Pai Natal. Se até eu acredito ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Zabour,

    Oh, que querida... a tua mãe é que não deve ter achado piada a ter de comer o dobro dos bolos! lol
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post, nunca tive um Natal branco e era um dos meus sonhos... Estará para breve, que ando a magicar reunir a familia em casa de uns familiares da Suiça... a ver...
    É tão bom recordar, a nostalgia assim é sempre bem-vinda. E apesar de não ter lá estado quase me senti criança de novo...
    p.s: as fotos dos bichinhos fizeram sucesso aqui em casa...
    Jokas e se não te visitar até lá Um maravilhoso 2009! Para ti e teus bichitos e pronto para os teus humanos tb...lol

    ResponderEliminar
  9. Eu conheço esta musica......aliás metia-a no blog mas depois mudei para "Douce Nuit".....

    Pois os meus natais maravilhosos de criança foram em Angola....eu a não querer dormir, a fazer de sentinela com as minhas irmãs a ver se ele entrava pela varanda (pois lá não havia cheminés....hihihii)e claro que acabavamos por adormecer.......quando acordavamos de manhã, lá estavam os presentes todos e nós a fazer uma barulheira infernal e a acordar os pais para eles virem ver.....ahahahahh

    Como é bom ser criança.

    Bonne Année, Bonne Santé et beaucoup amour.

    ResponderEliminar
  10. Vim desejar te um 2009 em grande cheio de coisas boas,com muitos sorrisos,e que tudo o que tu sonhaste se torne numa bela realidade.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  11. Que 2009 seja um ano de tudo (de bom)...

    bj

    ResponderEliminar
  12. gostei muito da cor dos teus olhos na foto! :)

    Bom ano!

    ResponderEliminar
  13. Estou a ver, mesmo que o Pai Natal te tenha presenteado com um par de meias, já as recambiaste às criancinhas, "estão a ver como o Pai Natal existe!".

    O ano que não se renove apenas em mais um ano mas que concretize todos os teus sonhos em realidade e com muitos natais.

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Belas recordações, infelizmente não tenho fotos dessas, perderam-se com o tempo :(
    BOM ANO NOVO e um beijo grandeeee

    ResponderEliminar
  15. Aralis,

    Espero que consigas o teu Natal branco em breve! Apesar de a neve não ser o mais importante, é verdade que dá uma pitada extra de magia ;)
    Bom ano para ti!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Parisiense,

    Une très bonne année
    bonheur et santé
    Beaucoup d'amitié
    et milles baisers!

    ai, que hoje acordei poeta... :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Joana,

    Obrigada, desejo-te o mesmo, e para o Mr. Rabbit e o vosso pequenino também. Muitas coisas boas em 2009!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. maria Manuela,

    Gostei do parenteses! lol
    Tudo de bom para ti também!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Vício,

    Parecem dois buracos de míssil, não é? pois...
    Bom Ano para ti também!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Paulo,

    Ai tadinhas das criancinhas...têm tempo de receber meias das tias velhotas! lol

    Um Bom Ano para ti e toda a tua família, e como dizes, que aspirações e sonhos se materializem num ano cheio de coisas boas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá!!

    São mesmo. Daquelas que nos aquecem o coração...
    Um bom ano para ti, e muitos beijinhos

    ResponderEliminar