sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Salto Quântico

Quando era miúda adorava fazer composições. Nunca tive o dom da síntese - como por certo já terão percebido pela extensão absurda da maior parte dos meus textos (e, lamento, este não será excepção) - e escrevia autênticos testamentos que eram geralmente lidos no quadro, para divertimento de muitos coleguinhas, e invejice de outros pobres de espírito (Patrícia, continuas parva!) (e estás feia!) (toma!)

Os temas eram variados, mas havia sempre os incontornáveis ‘quando crescer quero ser...’ e ‘se pudesse viajar no tempo seria...’.

Sendo que, quanto ao crescer, a partir de agora só se for para os lados, detenho-me uns minutos sobre o ‘se eu pudesse viajar no tempo seria...’.

A parte absolutamente fútil da minha pessoa levar-me-ia a responder, de caras: dama de companhia na Corte de Luís XIV. Mas nobre, claro. Nada de aia vinda do poveco. Porque não a própria da Rainha, perguntarão vocês. Bem...primeiro porque a pobre Marie-Thérèse não brilhava pelo seu intelecto, e depois porque era chifruda. Não estou cá para aturar um homem que durma com outra(s), ainda que seja Rei de França. Era o que mais faltava!
E depois porque é muito mais giro ser coquette e espirituosa e ter os imbecis dos príncipes, duques, condes e viscondes todos a suspirar pela discreta e elegantérrima Duquesa (gosto mais do título de Condessa, mas os Duques são mais ricos), do que ser Rainha e só ter salamaleques interesseiros. O poder tende a atrair gente engraxadora e isso é uma coisa que eu não suporto, e a ter de incarnar a babaca da Marie Thérèse, que possuía a retórica de um rato do campo, não lhes poderia dar as tiradas sarcásticas que eles mereciam e, por conseguinte, ficaria frustradíssima. E para ficar frustradíssima, deixo-me estar no escritório e poupo a desagregação molecular de uma viagem ao passado!

Confesso que gostaria de ocupar grande parte do meu tempo em Versailles. Desfilar, de queixo elevado, nesta galeria, vestida de ríquissimos veludos brocados (admitamos que seria inverno, porque o veludo no Verão é capaz de ser muito quente), com os cabelos presos com travessas cheias de pedrarias, e joias maravilhosamente discretas, para não ofuscar a minha estonteante beleza natural.
Galerie des Glaces - Palais de Versailles
Ser passeada de barco no lago (obviamente não seria eu a remar que se me romperiam as finíssimas luvas )
Frequentar os bailes e deslizar graciosa pelos salões engalanados.
Bordar, pintar, ler os clássicos e dar passeios a cavalo pelos verdes bosques circundantes.
Em suma, experimentar o Absoluto ócio. Isso é que eu que gostava. Muito!
Futilidades à parte, sempre gostei do tempo dos Mosqueteiros. Havia Honra. Havia Glória. Havia Esforço. Havia Dedicação. Hum...isto soa-me familiar. Oh Céus, já se elevava o meu Sporting naquela altura!!!! Sempre achei que D’Artagnan, a gostar de futebol, seria Sportinguista. De verdade: o pobre homem também esperou a vida toda pelo seu título de Maréchal de France que, tragicamente, no fim do sexto volume de ‘Le vicomte de Bragelonne’, do meu bem amado Alexandre Dumas*, lhe foi entregue quando agonizava, trespassado pelo fogo da artilharia inimiga. Ou nem sei se não terá o estafeta chegado tarde demais, o que justificaria o profuso choro que me lembro ter pautado as últimas linhas que li.

Brincadeira (que surgia espontanea e inesperadamente) à parte, nesses tempos, os bons eram mesmo bons. Honrados, com princípios, corajosos e honestos. Podiam cheirar mal, mas eram ´comme il faut'. Hoje cheiram todos muito bem, mas na maior parte... são umas bestas.

* Não foi só o Tolkien que escreveu uma trilogia: A história de D’Artagnan começa efectivamente com ‘Les Trois Mousquetaires’, mas continua em ‘Vingt Ans après’ e termina com ‘Le vicomte de Bragelonne’. Se bem me lembro, já lá vão uns anos valentes, este Vicomte era o filho de Athos e Milady de Winter ( essa grande cabra!)

23 comentários:

  1. Eu também via o salto quantico com o scott bakula!!!!!!!! iiiiiiiiiiiiiih!! adorava!!!!!!!!!

    Numa versão de bonecos animados o Aramis é A Aramis... na trilogia, também?
    Sempre adorei o dartagnan iiihihi! Mas, lembras-te q no dartacão a milady de winter era uma gata?????????????????? ah ah aha!

    ResponderEliminar
  2. fizeste lembrar-me da teoria dum discurso politico! quando falta a profundidade é compensado em comprimento! :D

    da proxima vez que jogar trivial pursuit ligo-te para me ajudares nas categotias de história e literatura! são as mais dificeis para mim!

    bom fim de semana Condessa! ;)

    ResponderEliminar
  3. Isto é que é um salto quântico? Viajar no tempo e no espaço? OK!

    Bom, a corte de Luis XIV não cheirava mal: cheirava muito mal!!! O Rei Sol, como deves saber, tinha horror a banho, nunca se lavava, para compensar encharcava-se em perfume e desconfio que os bajuladores e graxistas de serviço fariam o mesmo. Além de que naquele tempo era relativamente fácil perder a cabeça: Luis XVI e Marie Antoinette poderiam dizê-lo, embora uns anos mais tarde, se não tivessem ficado sem fala...

    Resumindo, viajar por viajar, é melhor ao vivo, a cores e no presente!

    Li uma versão juvenil dos "Três Mosqueteiros", sabia que existiam esses "20 anos depois" (não sei se o título em português é este) mas nunca li, desconhecia totalmente essa do "Visconde de Bragelonne". Enfim, estamos sempre a aprender... :)))

    Beijocas e bom fim de semana!

    Post-Scriptum - dizem até que a perfumaria francesa se desenvolveu bastante na época de Luis XIV, precisamente devido ao mau cheiro reinante... ;)

    ResponderEliminar
  4. Excelente post!

    Sua Alteza está inspirada e com ideias, muitas ideias ;)))))

    Gosto de a ler divertida e aristocrática,
    assim:
    www.youtube.com/watch?v=eSiUc-4UcoA&feature=related

    e assim:
    www.youtube.com/watch?v=_s1YngtN3y4&feature=related

    E ainda com vontade de umas escapadelas nocturnas à ópera de Paris e assistir ao amanhecer bebendo champagne no Petit Trianon,
    assim:
    www.youtube.com/watch?v=7X9HojJ6N5I&feature=related

    Beijo as Mãos de Vossa Alteza, com votos de um inolvidável fim-de-semana por Versailles ;))))

    ResponderEliminar
  5. Eram uma vez os três, os famosos Mosqueteiros... Que bom recordar!
    :) Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Eles tinham piolhos. Tens a certezinha que querias ser dama de companhia lá na chafarica?

    ResponderEliminar
  7. Ola Boa Noite
    Um bom bocado de história.
    Eu sou 14 mas não tenho nada de realeza ou fidalguia, ah ah.
    Nesses tempos não faziam nada para ganharem o sustento, assim tinham tempo para as festas todas.ah ah ah
    Amizade
    LUIS 14

    ResponderEliminar
  8. Versailles faz parte do imaginário de muito boa gente !!!

    :)
    bj

    ResponderEliminar
  9. Querida Safira,
    mas então não preferia Marquesa, sabendo-se que eram desse título as duas Amantes que mais influência tiveram no Rei-Sol, Montespan e Maintenon? No caso da primeira, sabe-se como terminou, a mandar rezar missas negras sobre o seu (dela) corpo nu. Atemorizada?
    E sim, no romance, o Grande Gascão morre ao receber as insígnias de Marechal, na batalha de Maastrich. Nome prenunciador de desgraças futuras... Dos quatro só se salva Aramis, o preferido das Damas, mas para mal dos pecados Delas, tornado padre. O mundo é muuuito cruel!
    Devo dizer que é um achado encontrar Quem tenha lido toda a triologia, tão importante na minha infância. E, que eu mal Lhe pergunte, leu «O Clube Dumas», de Perez-Riverte?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Ó pá, tu andas doidinha de todo. Um post tão giro para ser altamente massacrado com a frase "já se elevava o meu Sporting naquela altura!!!! Sempre achei que D’Artagnan, a gostar de futebol, seria Sportinguista."
    Não tens cura, vou já internar-te...E como castigo mando-te o massagista do deserto, para veres que os dques e condes não são melhores que os outros homens, tunga...

    Bjokas, ó Rainha ;o)

    ResponderEliminar
  11. Vani,

    Ai também te lembras do Scotty...lol. E um que era o Manimal? Também vias?
    Bom, sobre os mosqueteiros, sim, os nomes dos desenhos animados estavam certos, embora fosse escusado chamar o d' artagnan de dartacão, mas pronto. Athos, Porthos e Aramis.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Vício,

    hum, não sei, mas parece-me que a tua primeira frase foi uma indirecta...LOL

    Também sou muito boa em artes e espectáculo, do queijinho cor de rosa

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Teté,

    Eu sei, eu sei, dessa chatice que era o nauseabundo cheiro, mas o fausto da aparência até me levaria a passar a viver em apneia, e só respirar a espaços. Era capaz de ficar roxinha, mas debaixo daquelas camadas de pó de talco ninguém reparava! ;)

    Olha que aconselho vivamente. É que a intriga com o Visconde a surgir do éter (que o Athos não sabia que tinha esse filho) é poderosa. Aliás, aconselho não só essa trilogia, como toda a obra de Dumas. É um espectáculo. Chorei baba e ranho, em todos.
    Beijinhos
    PS: e Viva o malcheiroso Rei Sol, que permitiu que o meu Pleasures, de Estée Lauder, enfeite a minha cómoda, juntamente com uns outros frsaquinho, também eles muito jeitosos.

    ResponderEliminar
  14. Caro Viajante,

    (ligeiro aceno de cortesia e mão enluvada estendida, à espera do oscular delicado)

    Ha que aproveitar o humor, que não exige berço, para compensar a falta de sangue azul. Mas acredito que numa vida anterior fui uma princesa. Um pouco antes de ter sido Napoleão, mas já se sabe, que o Karma viaja muito depressa.
    Anyway, é por demais evidente que fui alguém muito genial. Ainda se vislumbram traços dessa genialidade, mas houve qualquer coisa que correu menos bem, e agor estou a paga-as todas. É bem feito!

    Maluquice à parte, acreditas que ainda não vi o Marie Antoinette?? Agora que me envias os vídeos fiquei com vontade de ir a correr buscá-lo!
    Amei a sequência dos sapatinhos...eram um bocadinho foleiros, se formos comparar com os stilettos de agora, mas que luxo!
    Já não sei se acharia muita piada a ser vestida por 20 pessoas...mas desconfio que me habituaria!

    Beijos, nobre vassalo ;) (sorry, não resisti)

    ResponderEliminar
  15. Lili,

    do pequeno dartacão tão bons companheiros...
    Senpre que apanho esta música nas músicas para sonhar do porgrama da manhã da comercial é o delírio! Esta e o Tom Sawyer.
    Adoro!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Maria do Consultório,

    Fogo, isto era uma fantasia e já me estão a estragar tudo!!
    ;)
    hum...e se eu tivesse um spray com o equivalente ao quitoso? Achas que me safava?


    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Luís 14,

    Nem a propósito!;)
    Pois, por terem tempo para festas e mariquices é que eu queria lá passar uns tempos. Que ando fartinha de andar a correr de um lado para o outro!
    BEijinhos

    ResponderEliminar
  18. Maria Manuela,

    Então não? Aquilo é um espectáculo, ainda hoje.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Querido Paulo,

    Eu gostava mais da Louise de la Vallière que, contrariamente às outras tantas que passaram pelo leito real, era uma pessoa pura e sem ulteriores motivações. A pobre infeliz amava mesmo o seu Rei, enquanto as outras duas amavam o que o seu rei lhes dava, e a importância que à sua conta granjeavam nos Salões. Não, nada dessas distinções para mim. Um maridinho nobre, ocupado com as suas guerras e que não me chateasse muito, bastaria. Amante do Rei...não me tenta. Que tenhp pouca inclinação para conventos e orações, e essas acabavam todas por lá. Muito hipocritamente, aliás.

    Ah, não me recordava do pormenor do nome da batalha. De facto, uma analogia curiosa. Teria Dumas herdado de Nostradamus?
    Meu caro, não só li a trilogia como (julgo)toda a obra de romance histórico. A minha mãe tem em casa uma edição com mais de trinta volumes, em versão original (assim não se perde na tradução): A Túlipa Negra, A Dama das Camélias, A dama de Montsoreau, etc etc etc. Um forma maravilhosa de aprender História. E Dumas escrevia maravilhosamente, como se sabe.
    Não li 'O Clube Dumas', mas está visto que vou já pesquisar! ;)
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  20. Zabour,

    ó pá!!! A fantasia é minha, e se eu digo que o D«Artagnan era do Sporting, é porque era.

    Ai, que mais maldades é que é preciso para o massagista ficar a viver por cá? Hum? Posso ser muuuuito mal comportada. Para ter esse ENORRRRMMMMME castigo. ;)
    Ai, miga, sou muito anormal, não sou? Uma tenda tao grande...
    LOLOLLLLL

    Beijocas, Baronesa

    ResponderEliminar
  21. LOOOL, não era bem isso que eu estava a perguntar. Havia uns bonecos japoneses (acho que eram japoneses),que não o dartacão, em que o aramis era uma aramis! =D estava a perguntar se ele é uma ela nos livros. ;-)

    ResponderEliminar
  22. ps - e nada de te chamares nomes, que eu não expliquei bem a cena e é facil passar despercebido quando temos milhentas coisas pra ler. Hã!?

    ResponderEliminar
  23. eu sou um pouco melhor no azul e no verde!

    indirecta? porque dizes isso? (assobiando para o ar)

    ResponderEliminar