quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Até a Vénus de Milo perdeu a cabeça...



...com o sorteio da Taça! SCP-FCP??? Já???


Está uma pessoa placidamente a começar um post sobre as suas desventuras artísticas e estala a bomba! Mas que droga! Enquanto isso, outros há que jogam com Desportivos das Aves e afins...Tá mal!


Agora já fiquei irritada e já nem me apetece muito dissertar sobre o meu primeiro desenho. Mas como já inseri a foto mesmo...


Ora a minha primeira aula foi, por assim dizer, traumática. Senti-me muito burra. Não fosse eu uma pessoa habituada a sofrer e teria fugido a sete pés ao dar com todos os colegas de braço esticado e lápis em riste, a tirar medidas 'à pro'. Eu, como de pro não tenho nada, nem nunca tive aulas de desenho na vida, não me armei e continuei a tirar as medidas a olho. E a fazer as sombras com o dedo. O que, vim depois a descobrir, nunca se faz! Começou bem!


Mas nem tudo foi mau. A composição do desenho ( a Vénus ao centro sobre o pedestal com um pano não engomado, a sua sombra à esquerda, e a sombra de outra estátua à direita) parece ter agradado e não tive reparos às proporções (apesar de achar que não estão perfeitas ali para o ombro direito) ao passo que os coleguinhas do lápis em riste levaram o reparo do prof: 'reparei que toda a gente estava a tirar verticais e horizontais com o lápis. Pena foi que isso não se tivesse reflectido depois no papel' (eu sei que é feio, mas sabe tão bem: bem feito! Para não se estarem a armar!).


Recapitulando: Para além de ser a única que parece nunca ter tido aulas de desenho, não domino as técnicas do sombreado e levei na cabeça (embora delicadamente) por 'sujar' o trabalho ao botar o dedo para sombrear. Ainda assim, a directora disse que 'tá giro'. Giro não é sinónimo de bem feito, mas também não quer dizer 'é um vómito, vai para casa!'. Portanto, apesar de achar que a vida me vai correr mal hoje de novo, persisto. Hoje temos de desenhar uma estátua masculina com as 'suas vergonhas' ; temo o pior que na Antiguidade 'aquilo' não era muito grande e eu ao longe vejo mal!

Não vi todos os desenhos, mas vi uns mais feios que o meu, e outros muito, mas muito mais giros. O meu orgulho sofre horrores no meio daqueles inspirados todos... Raios!!! E há lá uma moça que desenha que é um sonho. É quase ofensivo o que a miuda desenha! É desesperante saber que nunca conseguirei desenhar assim. Mas que se lixe, só o gozo que me dá estar na FBAUL vale o desgosto de ser apenas mediana...Enfim, pode ser que melhore se trabalhar assim muito, muito,muito, muito, muito, muito, muito...e ainda mais um pouco depois disso!
Não faz mal, que o Van Gogh e os outros impressionistas também passaram horrores antes de serem reconhecidos! O que não nos quebra torna-nos mais fortes. Assim espero!
E viva o Sporting! (não sei, pareceu-me adequado)

38 comentários:

  1. Nao sabia essa de nao se usar o dedo. Sempre fiz isso :x Acho que no secundario ensinam a usar o dedo, nao ateimo.

    de certeza que vais melhorar! afinal, é para isso que lá andas :D

    que ganhe o SCP!!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Oh linda queres melhor exemplo de machos nus que os que tem na "Fontanna di Nettuno"????
    Espreita e vai ser que nem precisas de oculos....ahhahahhaa

    Boa sorte para a aula e para o teu sporting.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  3. Ora bem...passo á frente a primeira parte do post (não te quero cuasar o desgosto antecipado de te lembrar o resultado do último jogo) e vou directamente para a parte que interessa :)

    Está muito giro, ainda por cima para quem nunca teve uma aula...imagina lá como vais estar no fim do curso!!!


    Força que vais vconseguir :)

    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Pois eu achei o desenho espectacular! E ainda mais para quem nunca teve aulas de desenho (que a escola secundária e isso, para o efeito, não conta nada). E claro que haverá um ou outro que serão capazes de melhor e outros que não te vão chegar aos calcanhares.

    Mas de uma coisa tens de ter noção - para a FBAUL só vão pessoas que de alguma forma já têm algum talento para o desenho (OK, um ou outro pode estar enganado, mas no geral). Portanto, ser "mediana" entre essa selecção de alunos talentosos já significa ser muito acima da média em relação a toda a população.

    Mas ainda me ri com essa dos craques de lápis em riste! Faz lembrar aqueles gajos que não percebendo nada de vinhos, quando vão ao restaurante e lhes dão a provar um, começam a fazer aqueles gestos todos que vêem os "connaisseurs" fazer, cheiram, rodam o copo, dão estalos com a língua, e depois põem um ar sério e acenam com a cabeça em sinal de concordância. Quando, na verdade, só se o vinho já se tivesse transformado em vinagre é que notavam que estava impróprio para consumo...

    'Tá, desta vez torço pelo SCP! :)))

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  5. Eu ia perguntar pk é k a gaja tinha sombra de homem...ainda bem k explicaste. O meu prof de EVT tb sempre nos disse k as sombras não se fazem com o dedo, mas o gajo era artista, e dos bons, como tu, linda...
    Qd à parte do futebol, até vou torcer pelos lagartos só para te impressionar, quem é amiga, quem é? Por esta não esperavas, pois não?

    Bjokas, lindona

    P.S.O meu bebé já partiu, tou tão triste, nem imaginas.De coração e alma partidos...

    ResponderEliminar
  6. Ora,que cheguei em hora de decisão(será?).
    Para mim o desenho está massa(giro,fixe)e admiro a destreza pelo o qual fez você o executar.
    Parabéns Safirita por nos mostrar mais essa faceta.
    Beijo dos bom pra ti!
    :)))))))

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que está muito bom se bem que de facto ombro direito está um bocadinho deficiente... mas para quem não tem (tinha) muito jeito para a figura humana eu diria mesmo: excelente!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Sporting? Que é isso?
    Conheço sim o Zborting-hãããããã-com-tranguilidad-hããããã, será esse?

    Gostei do teu desenho, ficou muito bom para quem diz que nunca teve aulas de desenho.
    Sabes, fui dar uma espreitadela no teu blog artística e não fazia ideia do teu talento! Ok, ok, confesso que não consegui evitar de rir da Mona Lisa hehehehe Acho que mesmo assim ficou mais bonita.

    Adoro pintar, quando tenho tempo pinto à óleo e desenho com lápis de carvão. O meu trabalho baseia-se mais em paisagens. Desenhar retratos, pessoas odeio!

    Tantos pontos em comum, carago! Até gosto do "risquinho ao meio" Baulo Bento...com tanguilidad...hããããã

    Hehehehe

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. e porque começas com esses pensamentos que nunca conseguirás desenhar assim? estás a desistir à partida!

    quanto à estátua... será que é muito chocante ver aquilo de perto ou alguém tentar fazer aquilo crescer? :D

    ResponderEliminar
  10. Tá bem, tá. Quanto à questão da bola depois falamos.

    Prá já começaste com uma fácil, sem braços e sem cabeça!

    ResponderEliminar
  11. Vamos ver como corre o clássico!!

    O David é demais, posso garantir! Uma verdadeira Obra de Arte!
    :)

    ResponderEliminar
  12. Não há mal nenhum em sentir que somos medianos e no fim descobrirmos que somos mesmo mesmo boas naquilo que fazemos, gostamos e nos preenche :)

    ResponderEliminar
  13. Com o tempo e com a técnica tu aperfeiçoas.
    Eu jamais faria algo assim.
    Beijinhos e sucessos.

    ResponderEliminar
  14. Para quem não sería capaz de desenhar um umbigo que fosse, só posso admirar o que sabes fazer mesmo sem aulas, e só posso imaginar o que conseguirás fazer depois de aprenderes as técnicas certas (é para isso que lá andas, certo?)
    Agora fico à espera do desenho do modelo vestido de ar ;))

    ResponderEliminar
  15. Fausto,

    Pois...era o que eu pensava também mas parece que não. Nunca faças isto ao pé de um professor de desenho, a não ser que sejas masoquista.
    ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Parisiense,

    Se tiver dúvidas anatómicas pesquiso essa Fontaba di Nettuno. Ou vou verificar in loco, que me parece bem tentador.

    O meu Sporting é o máior!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Querida Ka,

    Pois o facto de gostares muito de queijo também te afecta a memória: e o resultado antes do último, ora diz lá qual foi? Pista: o troféu está em Alvalade :)E olha, que o Paulo Bento é o Papa Taças. Por aí, estou descansada. A não ser que seja o Lucílio a apitar. Isso dou-te logo os parabéns antes do apito inicial!

    Voltando à vaca fria, vamos lá ver como é que corre, que por ora ainda deve ser só avaliação do que os alunos sabem fazer para se passar à correcção teórica.
    No fim do curso estarei...hum, mais velha? lol

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Teté,

    Ai que tenho de fazer uma clarificação! O que eu estou a tirar é um curso livre, e sem pré requisitos que não seja o do cheque ter cobertura ;)Não fomos avaliados para poder entrar, e daí talvez o leque variado de 'talentos'. Pelo menos três casos estão no curso porque não entraram para nenhuma das licenciaturas oficiais e estão a aproveitar o compasso de espera para se apurarem. Outros são séniores, com muito tempo nas mãos, e que já frequentaram n cursos na Sociedade de Belas Artes, e outros são assim aventureiros como eu. Mas não deixa de ser uma aprendizagem diferente da do liceu. Não tem mesmo nada a ver. Eu odiava desenho no liceu, andei Às turras com os pontos de fuga e as perspectivas. Já nesse tempo não achava piada às medidas exactas e confiava no golpe de vista. Mal, claro está. Estou a apurar-me. Espero.

    Tens de torcer mais vezes pelo Sporting. Não é que resultou? ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Zabour,

    Pois... o teu prof deve ter tido aulas a sério ;)
    Nas minhas aulas de educação visual (EVT é moderno)íamos desenhar fachadas de Sesimbra (uau!) e fazíamos elipses (Duplo uau!). Odiei profundamente Educação Visual, na verdade...Estranho.

    Também fiquei triste pelo teu menino...sempre esperei um desfecho diferente :(
    beijo grande

    ResponderEliminar
  20. Kátia,

    Já aprendi uma expressão nova! ;)
    Obrigada pelo mimo, e um grande beijo

    ResponderEliminar
  21. Mana

    Tu és suspeita, mas também sei que quando não gostas dizes, e não és nada meiga. Por isso, ufa! suspiro de alívio.

    Ouvi dizer que a mãe não te deixou ver o outro...domingo tratamos disso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Sílvia F,

    Ah, a minha Mona Lisa masculinizada e de mãozinha torta...um verdadeiro mimo! ;)
    E quando é que nos mostras as tuas paisagens? A sério, faz um post para a malta também ficar a conhecer essa faceta. Eu não fazia ideia!
    podes crer, com tanto em comum, se fosses um gajo, ainda te convidava para sair! LOL

    ResponderEliminar
  23. Vício,

    Há optimismo...e depois há realismo! Nao estou a desistir, estou a constatar. Adorava enganar-me!! ;)

    olha, o gesso parece-me bastante estático, vejo poucas possibilidades de 'crescimento'...

    ResponderEliminar
  24. Paulofski,

    pois, eu sei que aí em cima 'prognósticos só depois do jogo' ha haahhah

    eh eh, descobriste-me a careca. De facto sem metade da anatomia é muito mais fácil! mas, pshiuuu, vamos manter isto entre nós, tá?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Lili,

    Qual David, o Beckam? ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Cor do Sol,

    Dizes aí uma grande verdade: não é preciso ser-se excepcional para sermos felizes e fazermos os outros felizes. É só dar o melhor de nós. É o que eu vou fazer: se melhorar muito, melhor. Se ficar média, pois está tudo bem na mesma. Desde que dê gozo, certo?
    Beijoca

    ResponderEliminar
  27. D. Antónia,

    Pode ser que sim, pode ser que sim...mas tu nunca digas desta água não beberei. A gente nunca sabe do que é capaz até fazer, certo?
    Beijos

    ResponderEliminar
  28. Rosa Negra,

    Olha do que te foste lembrar! Um umbigo é difícil, está cheio de preguinhas! ;)

    Não sei quando é que passaremos para o modelo vestido de ar, mas mantenho-te a par! lol
    beijinhos

    ResponderEliminar
  29. O sporting tem cá uma sorte nos sorteios. Calha sempre com equipas que andam desorientadas e a não jogar nada!

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  30. Desculpa lá mas a vénus está um milo!...perdão, um mimo!! As sombras do que representa a estátua estão bastante realisticas. Tenho de concordar com a zabourita no que respeita à sombra da direita...

    Educação Visual tive do 5º ao 9º e só me lembro de ter adorado o 6o ano: tive um 5!!! EUUUUUUU!!! LOOOOOOOOOOL! mas, passo a explicar, o 5 deveu-se "à imaginação e estão a ver, é assim que se usam as cores numa paisagem!" Parece que eu tinha jeito para pintar, mas nenhum para desenhar :(((...no 7o ano tramei-me porque era desenho atrás de desenho e eu não conseguia atinar com nada daquilo e odiei, tinha de pedir ao meu avô pra me fazer alguns trabalhos de casa looooooooool (esse desenha que nem te digo, lindissimo)! Depois só me lembro do professor de desenho do 9º ano, que nos deixava levar cábulas prós testes (dizia que o queo irritava não eram os alunos que levavam cábulas, mas os que levavam e não sabiam usá-las...) e que em vez de nos mandar desenhar, nos mandava escrever histórias!!!! =DDDD e era bom comó milho claro... :D era esse e era o profe de ginástica do 8º ano, um puto de 18 anos que tinha as mini-adolescentes todas babadas atrás...LOOOOOOOOl! é que o gajo era mesmo um adónis de milo!! =D

    ResponderEliminar
  31. Podes ir treinando, a pintar um daqueles cartazes do "Liedson, dá-me a tua camisola"!

    ,o)

    Boa sorte!!!
    (para o curso, que para o futebol, que ganhe o pior!!!!)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  32. Então? O segundo desenho, o das "vergonhas"? Não me digas que a coisa correu para além do previsto e tiveste de ir comprar mais papel? :))))

    Se começasses logo com rosas eu dizia-te para não perderes tempo. Sendo assim, é sinal que estás no caminho certo.

    bj

    ResponderEliminar
  33. Dualidades,

    Epá, essa foi forte! Mas, como só li depois do resultado com o Leixões, não é que tens razão?
    ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Vani,

    Minha mãe, perdi-me aí algures no ciclo preparatório! LOL

    Tb tive um prof de educação física que era um charme. Quer dizer, na altura achavamos o máximo. Agora, com algum recuo, já não sei que raio nos passou pela cabeça, que o homem não era nada de especial!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  35. Sorrisos,

    É mais é: Liedson, vê lá se marcas!
    QUe miséria!

    Já vi que és do Benfica, né. Vê lá se queres que vos rapte a Águia como deve de ser! ;)

    ResponderEliminar
  36. Viajante,
    LOL!!
    Deixa lá que não ia longe o senhor com aquelas 'vergonhas'. Tenho andado fora de circulação. A ver se retomo o ritmo normal e se publico a 'vergonhice' ;)

    A coisa exige mais do que eu pensava. Tenho de trabalhar em casa...senão não chego lá!
    Beijocas

    ResponderEliminar